Buscar

10 Preparos prévios a instalação das PPRs

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PREPAROS PRÉVIOS À INSTALAÇÃO DAS PPRs 
PREPARO DE BOCA I - PLANEJAMENTO
· O planejamento consiste no estabelecimento de uma sequência lógica do tratamento, essas intervenções são curativas, restauradoras, substitutivas ou preventivas.
PLANO DE TRATAMENTO
· Na PPR o plano de tratamento é divido em:
1. Preparo de boca I: planejamento curativo, inespecífico e que não está ligado diretamente à PPR.
2. Preparo de boca II: específico para a PPR, consiste no planejamento protético.
DIAGNÓSTICO
· Para formular o diagnóstico é necessário de anamnese, exame clínico e radiográfico e modelos de estudo preferencialmente montados em articulador.
SEQUÊNCIA DE TRATAMENTO
· 1. Anamnese, exame clínico e radiográfico e modelos de estudo. 
· Na anamnese observa-se os anseios do paciente.
· No exame clínico é analisado o tipo de cárie, se há a fratura coronária e sua causa, a profundidade e extensão da cárie, se o dente será suporte de uma prótese deve ser analisado se o tratamento vai ser radical ou não, se há mobilidade dentária, a situação e posição do dente de suporte, o que também influencia o planejamento da PPR, a presença e a causa de desgaste oclusal.
· Quanto à gengiva, deve ser analisada a sua cor, forma, quantidade de gengiva inserida, limpeza do paciente, profundidade de sulco, presença de bolsa ativa/inativa. Necessidade de confecção de uma PPR provisória. Análise do rebordo.
· No exame radiográfico observa-se se ocorre e a profundidade da lesão, qualidade das restaurações, qualidade e tempo das endodontias, se ocorre perda horizontal ou vertical, se a lâmina dura está intacta ou não, tipo de reabsorção óssea, altura do osso alveolar, se ocorre lesão perio-endo.
· O modelo de estudo sempre será montado em RC, mesmo que a reabilitação seja feita em OC, em RC será analisada se há interferências oclusais e se esta é cabível de ajuste, o tipo de preparo que será feito, confecção de provisório, enceramento diagnóstico e a confecção de moldeiras individuais.
· 2. Na fase curativa são feitas urgências, raspagem supra-gengival, correção dos excessos de restauração, orientação de higiene bucal, é feita a parte básica de periodontia, remoção de cárie, planejar as extrações, confecção de provisórios, tratamento endodôntico. Feita a perio e a endo, se necessária é feita a ortodontia.
· 3. Nas etapas finais são feitas as reavaliações, terapia periodontal, controle de placa, raspagem coronária e radicular, pequenos movimentos ortodônticos, ajuste oclusal e cirurgia periodontal e paraendoontica.
FASE PROTÉTICA - PREPARO DE BOCA II
· Deve-se observar qual material vai ser usado para restaurar o dente tratado, se haverá algum conflito com os outros dentes ou com a própria PPR.
· O material deve ser selecionado de acordo com o tratamento, seja uma coroa, um núcleo, etc.
· A PPR pode ser feita com ouro, cobalto-cromo, níquel-cromo e titânio. 
· Realização de cavidade para apoio.
· Realização de restaurações estéticas e em dentes posteriores (extensão preventiva).
· Manutenção, controle e liberação do paciente através de comparação com radiografia anterior e analisar o que foi feito.

Continue navegando