Buscar

Encefalopatia hepática

Prévia do material em texto

Encefalopatia hepática
A encefalopatia hepática é a deterioração da função cerebral que ocorre em pessoas com doença hepática grave, porque substâncias tóxicas normalmente eliminadas pelo fígado se acumulam no sangue e chegam ao cérebro. A encefalopatia hepática ocorre em pessoas com doença hepática prolongada (crônica).
Patogenia:
Substâncias não detoxificadas Amônia, ácidos graxos de cadeia curta, aminas biogênicas do TGI Circulação sistêmica Interferência no funcionamento cerebral
Pós-prandial: alimentos vão para o intestino grosso onde tem bactérias que convertem amônio em amônia – amônia vai para o fígado onde é convertida em ureia para ser liberada.
Cirrose hepática e shunt portossistêmico: amônia, que deveria ter sido transformada em ureia, e outras substâncias que não foram detoxificadas ficam circulantes e impregnam o cérebro levando a estupor e convulsão. No caso do shunt a amônia não chega ao fígado, ganha a circulação, chegando ao cérebro.
A cirrose hepática não tem predisposição de raça, já o shunt portossistêmico ocorre mais em filhotes de raças como Yorkshire, Schnauzer, Poodle toy e Spitz lemão (raças miniatura).
Cirrose ocorre principalmente em animal que faz utilização crônica de fármacos, como animais atópicos, com hemoparasitoses e epiléticos.

Continue navegando