Buscar

A1 CRIAÇÃO E PRODUÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A1 CRIAÇÃO E PRODUÇÃO
Parte superior do formulário
Sobre o manejo da cama no sistema de produção de frangos de corte considere as seguintes afirmativas:
I) Para ser considerada de boa qualidade, a cama deve apresentar algumas características, dentre elas, alta capacidade de absorção, isolante térmico, preço acessível e disponibilidade da região do aviário;
II) O ideal é que a profundidade da cama seja maior no inverno e menor no verão;
III) A cama pode ser reaproveitada por até 10 lotes, desde que esta passe apenas por tratamento químico;
IV) Para a reutilização da cama, o avicultor precisa verificar a condição sanitária do lote anterior, além das condições físicas do material.
Apenas as afirmativas:
a. I, II e IV estão corretas.
Texto da questão
O círculo de proteção, também chamado de pinteiro, geralmente feito de material de madeira compensada, tem o objetivo de proteger os pintainhos/pintainhas de 1 dia, de correntes de ar e mantê-los próximos à fonte de calor, água e ração. Observe a figura abaixo e, relacione o comportamento das aves em relação ao sistema de aquecimento.
d. Muita corrente de ar, frio demais, quente demais, condição de ambiência normal.
Texto da questão
O Brasil, maior exportador de frangos do mundo também se destaca na qualidade da saúde dos seus plantéis. A biosseguridade na avicultura pode ter vários graus de intensidade, dependendo da etapa da cadeia de produção avícola. Como vocês descreveriam os cuidados sobre biosseguridade na criação de matrizes?
b. A higienização das instalações, associada ao vazio sanitário de é fundamental atenção para minimizar os riscos de infecções, no qual o aviário deverá ficar um período de aproximadamente 15 dias sem a presença de aves.
Texto da questão
Sobre o manejo da cama, no sistema de produção de aves de postura considere as seguintes afirmativas:
I) O material da cama deve ser bem escolhido, pois é o que vai determinar a interferência ou não da manutenção durante a estadia do lote no galpão. As partículas devem ser homogêneas, livre de material estranho e substâncias tóxicas, fungos e microrganismos; 
II) A cama pode ser reaproveitada por até 6 lotes, desde que o material passe apenas por tratamento químico;
III) No primeiro uso, a cama deve ser nova, limpa e seca, com altura uniforme de aproximadamente 10 cm;
IV) Após a retirada das aves, a cama também deverá ser tratada de maneira apropriada. A reutilização dela somente poderá ser realizada, caso não seja constatado problemas sanitários que possam colocar em risco o próximo lote a ser alojado.
É correto, apenas as afirmativas:
c. I, III e IV estão corretas apenas.
Texto da questão
"Hoje em dia, o impacto ambiental causado pela produção avícola é muito menor do que o registrado há 40 anos, por exemplo, resultado de uma ave que produz mais em um espaço menor" (Adaptado de https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/cobb-vantress-participa-de-simposio-de-avicultura-do-nordeste-com-palestra-de/20180427-161849-d856)
A frase 'uma ave que produz mais', no contexto acima, indica o resultado de: _________________________________.
b. Do tripé manejo, nutrição e genética.
Texto da questão
A cama de frango consiste no material que reveste o piso dos aviários, elaborada principalmente de maravalha, sabugo de milho triturado, areia, feno de gramíneas e casca de culturas. Juntamente com as fezes, urina, restos de ração e penas das aves caracteriza-se como um produto de origem animal. Assinale a alternativa INCORRETA:
d. A cama de frango pode ser introduzida na dieta de animais ruminantes, pois com o aumento do custo da alimentação do gado, esta tem sido uma das opções usadas pelos criadores.
Texto da questão
A escolha do local adequado para implantação do aviário visa aperfeiçoar os processos construtivos, de conforto térmico e sanitário. É recomendável, dentro do possível, que sejam situados em locais de topografia plana ou levemente ondulada e onde se aproveite a ventilação natural. Outros aspectos devem ser levados em consideração, EXCETO:
b. A cobertura ideal para instalações deve apresentar grande capacidade para absorver a radiação solar.
Texto da questão
A cama de frango consiste no material que reveste o piso dos aviários, que juntamente com as fezes, urina, restos de ração e penas das aves caracteriza-se como um produto de origem animal. Dentre as características desejáveis, o material utilizado como cama deve apresentar alta capacidade de absorção de água e excretas para evitar problemas sanitários no lote. Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao tipo de material utilizado pelos granjeiros para revestir o piso das aviários:
a. Brita.
Texto da questão
Todas as aves fazem periodicamente uma muda de penas, como um processo natural de renovação das penas velhas e desgastadas. A poedeira comercial também faz essa muda periódica, mas nesse período a ave para de pôr ovos. Como a muda é um processo demorado, para acelerar o processo, alguns produtores utilizam um manejo conhecido como muda forçada. Sobre a prática de manejo, adotado na avicultura de postura, assinale a alternativa correta.
e. O importante para que a muda seja forçada é fazer com que a ave volte ao seu peso de início de postura, às 18 semanas.
Texto da questão
"Não podemos dizer que os critérios de biosseguridade animal, cada vez mais exigentes, atrapalharam a evolução da avicultura. Pelo contrário, os geneticistas buscam aves com características que contribuam com o bem-estar, e granjas que atendem a essas necessidades são comprovadamente muito mais bem-sucedidas... O lucro ou o prejuízo no setor de avicultura depende muito da forma de cuidar e manejar os frangos. A criação de frangos de corte é hoje uma das atividades agropecuárias mais desenvolvidas. Em menos de 50 dias você tem um lote pronto e esse dá lugar a outro. O giro de capital é muito rápido."
https://www.aviculturaindustrial.com.br/imprensa/etapas-do-manejo-de-frango-de-corte/20130307-090133-h028
Sobre o manejo de frangos de corte acima citado, assinale a alternativa INCORRETA:
b. A desinfecção do aviário e dos equipamentos deve ser feita no dia da chegada dos pintainhos/pintainhas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando