Buscar

Endocardiose

Prévia do material em texto

Endocardiose
É a doença mais comum de válvula. A partir de uma determinada idade a válvula começa a degenerar, a fibrosar, a formar nódulos, ficar enrugadas, duras, perdendo a maleabilidade e a flexibilidade. Então endocardiose é sinônimo de doença valvular degenerativa crônica. 62% dos casos é endocardiose de mitral, 33%mitral e tricúspide e apenas 1% é na tricúspide. Na aórtica e pulmonar é muito raro. É muito raro também em gato, é mais uma doença de cão, e tem o desenvolvimento gradual e tem etiologia desconhecida. 
 Fisiopatogenia: 
A gravidade vai variar de pequenos nódulos a placas que destroem a válvula e a válvula vai começar a ficar insuficiente, e seu fechamento não é mais adequado e ocorre refluxo sanguíneo no momento da sístole e no átrio vai ter lesões de jato porque o sangue vai bater sempre naquele local do atrio. Na forma avançada a válvula apresenta: aspecto enrugado, bordas espessadas e então a válvula torna-se insuficiente. Isso vai levar a uma ↓ do DC e ativação dos mecanismos compensatórios. O animal vai apresentar sopro sistólico de regurgitação, tosse devido a edema pulmonar ou compressão do brônquio principal esquerdo e outros sinais de sinais de ICE. Se for na válvula tricúspide vai ter edema nos membros, hepato/espenomegalia, ascite. 
 O diagnóstico nunca poderá ser icc, porque isso é consequencia de um problema primario. Então o diagnóstico é a primeira doença que esta causando o icc. 
 Causas De Tosse Em Um Cardiopata: 
Edema pulmonar (ICCE), Compressão do brônquio principal esquerdo(aumento de átrio esquerdo, geralmente nas hipertroficas e endocardiose), dirofilariose (doença do coração direito) e efusão pleural (ICCD). 
 Diagnóstico: 
- RX: ↑ de AE (proporcional à severidade da doença), Compressão brônquio principal esquerdo, Edema pulmonar. 
 - Ecocardiograma: dilatação AE e espessamento valvular. 
Tratamento: 
ASSINTOMÁTICO (somente sopro): Exercícios moderados e orientar o proprietário. Hoje já se fala em dar um dilatador/inibidor da eca pra aumentar a sobrevida deste animal, antes dele apresentar os sinais de ICC. 
 SINTOMÁTICO: 
- 5 D’s; 
- DIGITÁLICOS: Inotrópico + para aumentar a contratilidade : Digoxina: ¼ compr. 0,125mg a cd 48 hs 
- DILATADOR (Inibidor da ECA para ↓ volume sanguíneo e impede vasoconstrição): Enalapril 0,25 a 0,5mg/Kg a cd 24-72 hs 
- DIURÉTICO para ↓ volume sanguíneo e congestão: Furosemida: 1 a 2 mg/Kg, VO, BID  DIETA: - Taurina: 250mg, VO, TID 
 - DIETA HIPOSSÓDICA. 
- DESCANSO
Se a terapia com os 5 D’s não for suficiente, adicionar um segundo vasodilatador e um poupador de potássio.

Continue navegando