Buscar

Pedagogia Liberal e suas Tendências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pedagogia Liberal e suas Tendências
A pedagogia liberal é voltada para o sistema capitalista e esconde a realidade das diferenças entre as classes sociais. nessa pedagogia, a escola tem que preparar os indivíduos para a sociedade, de acordo com as suas aptidões individuais.
A pedagogia liberal está presente em várias tendências, como veremos a seguir:
· Tendência liberal tradicional
    Esta tendência segue o ensino humanístico, no qual o aluno aprende através de seu próprio esforço. Não existe uma relação professor-aluno, pois os conhecimentos são passados como verdades absolutas e o professor é considerado autoridade e completamente sábio, não permitindo que os alunos reflitam sobre o assunto.
· Tendência liberal renovada
    Nessa tendência a escola propõe um ensino onde o aluno é sujeito do conhecimento. É muito mais valorizado as habilidades cognitivas do que os conteúdos. O professor é visto como um facilitador do desenvolvimento dos alunos, incentivando o estudante a aprender fazendo. Os métodos de ensino desta tendência incentivam a pesquisa, a descoberta e ao estudo do meio natural e social.
  
· Tendência liberal tecnicista 
     A escola se preocupa em modelar o comportamento humano, em produzir pessoas "competentes" para o mercado de trabalho. O relacionamento professor-aluno são relações estruturadas e objetivas, com papeis bem definidos onde o professor administra as condições de transmissão da matéria e o aluno recebe, aprende e fixa as informações passadas. 
A tendência liberal tecnicista foi introduzida no Brasil no final da década de 1960 com o objetivo de adequar o sistema educacional ao regime militar.
· Tendência liberal renovada não-diretiva
  Essa tendência tem como idéia principal que a escola tenha um papel fundamental na formação de atitudes e portanto, deve preocupar-se com problemas de ordem psicológica do que com problemas de ordem social ou pedagógica. Os conteúdos de ensino visam facilitar aos estudantes os meios para buscarem por si mesmo os conhecimentos que, no entanto, são dispensáveis. O professor tem que se preocupar em desenvolver um estilo próprio para facilitar a aprendizagem dos alunos, atuando como um facilitador que auxilia o aluno a se organizar, dando-lhe apoio, aconselhando, respeitando, etc. O aluno é motivado para ser capaz de de auto avaliar, de analisar seu desenvolvimento, seu processo de aprendizagem, suas relações com o conhecimento e consigo mesmo. 
Referências e sugestões de leitura
GRASSI, T.M. Psicopedagogia: um olhar, uma escuta. Curitiba: IBPEX, 2009. 220p.
LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo: Loyola, 1985. 85p.

Continue navegando