Buscar

5 HABILIDADES DO LIVRO A ARTE DA GUERRA E SUAS APLICAÇÕES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS

Prévia do material em texto

5 HABILIDADES DO LIVRO A ARTE DA GUERRA E SUAS APLICAÇÕES NO MUNDO DOS NEGÓCIOS.
Nome do professor: 
Nome do aluno:
Introdução
A obra “Arte da Guerra” foi feita em aproximadamente 500 a.C, por um militar chinês denominado como Sun Tzu. Sua primeira versão foi divulgada em bambu no idioma chinês, contudo, embora seja tão antigo, leciona valiosos ensinamentos até os dias de hoje. No livro, são deliberadas estratégias para serem utilizadas durante uma guerra, porém, podem ser demasiadamente cabíveis para as organizações.
Desenvolvimento
1- Avaliar e planejar antes de tomar decisões. Isso envolve uma averiguação de posicionamento, por exemplo, que alberga a influência de concorrentes. Em outras palavras, nem toda a concorrência deve ser combatida.
2- A prosperidade na guerra depende da habilidade de encerrar um conflito de modo rápido. Esse ensinamento pode ser levado para a vertente de conflitos internos, deixando a empresa mais unida e forte; e também pode ser incluído na premissa de agir velozmente no mercado. O sucesso empresarial pode vim quando a instituição se esforça para reduzir o tempo de tomada de decisões.
3- A força bélica que é, de fato, verdadeira e potente, é dimensionada na sua união, e não no seu tamanho. Por isso, o líder deve se impor como um agente mediador de conflitos, promovendo uma união estável no grupo, e não permitindo desavenças.
4- Deve-se criar e manter uma criatividade para acrisolar a força, bem como a motivação dos colaboradores. Em resumo, uma boa gestão empresarial o fomenta o potencial dos funcionários. Por isso, novamente, é ressaltado a tamanha importância que um bom líder tem no sucesso interno e externo da empresa.
5- Espiões como fonte de informação sobre o inimigo. No mundo dos negócios, isso é vital para adquirir vantagens sobre a concorrência. O gestor deve, portanto, estar sempre ciente dos passos da concorrência, pois eles podem até mesmo usar a força do inimigo contra eles mesmos.
Considerações Finais
A Arte da Guerra tem um poder de conscientizar, motivar e lecionar os gestores a contagiarem seus colaboradores com o fim de estimular o crescimento monetário, social e marqueteiro de suas empresas.
Referências Bibliográficas
TZU, Sun. A arte da guerra: os treze capítulos originais. Geração Editorial, 2009.

Continue navegando