Buscar

Atividade 7 - CASO 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA … VARA JÚRI DA COMARCA MARICÁ – RJ 
Processo nº …
ROMULO, já qualificado nos autos em epígrafe, vem, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no artigo 581, inciso IV do Código de Processo Penal, interpor RECURSO EM SENTIDO ESTRITO, por não se conformar com a decisão que pronunciou o autor do presente recurso. 
Requer, que Vossa Excelência se retrate da decisão proferida, nos termos do artigo 589 do Código de Processo Penal.
Por fim, caso entenda por mantê-la requer, outrossim, que, juntamente com as razões recursais, os autos sejam encaminhados ao Tribunal. 
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local..., data...
Advogado...
OAB...
RAZÕES DE RECURSO EM SENTIDO ESTRITO
EGRÉGIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA, EMÉRITOS JULGADORES.
SÍNTESE 
Durante uma discussão intensa, o recorrente desferiu golpes de faca nas mãos de sua esposa Paola, no entanto, o recorrente abandonou o local após ferir as mãos de sua esposa, percebendo que esses atos não seriam suficientes para causar a morte.
Diante do ocorrido, Paola relatou o incidente com sua mãe, que levou ao hospital e, em seguida, à delegacia, onde o caso foi registrado. As autoridades conduziram um inquérito policial abrangente, que incluiu depoimentos de testemunhas, exames médicos e declarações do recorrente admitindo os fatos, quais sejam: o recorrente desferiu golpes de faca nas mãos de sua esposa e abandonou o local após apenas ferir as mãos de Paola.
O Ministério Público ofereceu denúncia de feminicídio, que foi recebida em 24 de janeiro de 2020. O processo avançou com a designação de uma audiência no Tribunal do Júri. Durante a primeira audiência, o recorrente não foi intimado, o que levou o magistrado a marcar um novo interrogatório.
Na segunda audiência, o recorrente compareceu, mas optou por permanecer em silêncio durante o interrogatório. Após esses acontecimentos, o Ministério Público não tomou mais medidas. Logo o presente recurso é a medida jurídica cabível. 
DO DIREITO
O presente recurso busca a extinção da punibilidade do recorrente em relação ao crime de homicídio imputado na denúncia devido à prescrição da pretensão punitiva estatal, com base no Art. 107, inciso IV, ou Art. 109, inciso I, c/c Art. 115, todos do Código Penal.
A prescrição ocorreu devido ao atraso de tempo entre os dados do crime e a coleta da denúncia, ultrapassando o prazo prescricional de 10 anos.
Ademais houve nulidade na instrução do processo, pois o réu não foi devidamente intimado para a audiência em que as testemunhas foram ouvidas, o que viola o princípio da ampla defesa, conforme o Art. 5º, inciso LV, da Constituição Federal.
E ainda, a houve desistência voluntária, pois o recorrente optou por não concretizar o crime, conforme o Art. 15, caput do Código Penal. Logo, requer que o recorrente apenas responda pelo crime de lesão corporal grave.
Por fim, solicita-se o afastamento do tipo penal feminicídio, com base no princípio da irretroatividade da lei penal desfavorável.
DO PEDIDO
Nestes termos, requer que o recurso seja conhecido, assim como provido, de maneira a reformar a decisão de pronuncia, nos termos do artigo 581, inciso IV, do Código de Processo Penal.
Nestes termos,
Pede deferimento.
Local..., data...
Advogado...
OAB...