Buscar

tc1

Prévia do material em texto

LITERATURA PORTUGUESA
7a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0244_EX_A7_201701274248_V1 
	22/10/2019
	Aluno(a): FABIANA CARVALHO DE SOUZA NICHELLI
	2019.3 EAD
	Disciplina: CEL0244 - LITERATURA PORTUGUESA 
	201701274248
	
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Pode-se afirmar que a estética realista Portugal promove:
		
	
	a denúncia dos fatores econômicos falidos, visando uma sociedade mais rica e desenvolvida.
	
	a denúncia dos males raciais, visando uma sociedade democrática e culta.
	
	a denúncia dos males marítimos, visando embarcações mais seguras e bem equipadas.
	 
	a denúncia dos males sociais, visando uma sociedade progressista e justa.
	
	a denúncia dos males inflacionais, visando uma economia estável e segura.
	Respondido em 22/10/2019 04:33:49
	
Explicação:
Os jovens escritores realistas comungavam o ideal de ver uma sociedade justa para todos os portugueses, tendo em vista que a monarquia, a burguesia e o clero aliaram-se, dividindo o poder político e as riquezas, e abandonando o povo em estado de miserabilidade. 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	É possível afirmar que Gustave Flaubert com sua obra Madame Bovary exerce grande influência sobre Eça de Queirós no romance O Primo Basílio. Analisando e comparando as obras é possível identificar várias semelhanças, tanto nas características estruturais destas como nas personagens que as compõem.
De um lado, temos toda a história narrada em Madame Bovary que acontece na França no início do século XIX, no ano de 1857. De outro lado, temos a história narrada em O primo Basílio (1878), também no século XIX; narrativas que devastam e criticam as convenções burguesas daquele tempo que acontece tanto na França, quanto em Lisboa.
As duas histórias que se apóiam sobre Ema personagem flaubertiana e Luísa personagem queirosiana, estão demarcadas por um espaço temporal de vinte um anos entre uma e outra.
O principal tema contido nas obras supracitadas é a questão:
		
	
	da vida plena da burguesia.
	 
	do adultério na classe média
	
	da educação religiosa das personagens.
	
	das leituras realistas das personagens
	
	da boêmia da época.
	Respondido em 22/10/2019 04:33:57
	
Explicação:
O Primo Basílio, romance de Eça de Queirós publicado em 1878, chegou a ser acusado de plágio por alguns críticos que destacaram as semelhanças da narrativa com o romance Madame Bovary, publicado em 1857 pelo escritor francês Gustav Flaubert. No entanto, a teoria da literatura estabeleceu as diferenças entre as duas obras e seguiram uma nova linha de análise, pela qual a intertextualidade entre os romances foi compreendida como uma tendência dos romances do século XIX chamados "romances de adultério", no qual se insere, também, Dom Casmurro, do escritor brasileiro Machado de Assis. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	No trecho extraído de O Primo Basílio, de Eça de Queirós, a opção que melhor demonstra a ociosidade da vida da personagem Luísa, cujo marido (Jorge) está viajando a trabalho, é:
Havia doze dias que Jorge tinha partido e, apesar do calor e da poeira, Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina. Se Jorge soubesse não havia de gostar, não! Mas estava tão farta de estar só! Aborrecia-se tanto! De manhã ainda tinha os arranjos, a costura, a toilette, algum romance... Mas de tarde!
À hora em que Jorge costumava voltar do ministério, a solidão parecia alargar-se em torno dela. Fazia-lhe tanta falta o seu toque de campainha, os seus passos no corredor!...
Ao crepúsculo, ao ver cair o dia, entristecia-se sem razão, caía numa vaga sentimentalidade : (...) o que pensava em tolices então! (Eça de Queirós. O Primo Basílio. São Paulo: Ateliê, 2000)
		
	 
	"De manhã ainda tinha os arranjos, a costura, a toilette, algum romance... Mas de tarde!"
	
	"Fazia-lhe tanta falta o seu toque de campainha, os seus passos no corredor!..."
	
	"Havia doze dias que Jorge tinha partido e, apesar do calor e da poeira, Luísa vestia-se para ir à casa de Leopoldina. "
	
	"Ao crepúsculo, ao ver cair o dia, entristecia-se sem razão, caía numa vaga sentimentalidade : (...) o que pensava em tolices então! "
	
	"Se Jorge soubesse não havia de gostar, não!"
	Respondido em 22/10/2019 04:34:04
	
Explicação:
A alternativa correta é "De manhã ainda tinha os arranjos, a costura, a toilette, algum romance... Mas de tarde!", trecho do romance no qual o narrador destaca ocupações fúteis de uma burguesa, Luísa, com a qual ela se distraía, em oposição ao período da tarde, o qual não está associado a qualquer atividade da personagem. Assim, o texto destaca a ociosidade de Luísa.
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O Simbolismo, que tem origem no grupo dos poetas malditos franceses (Mallarmé, Baudelaire e Verlaine), juntamente com Rimbaud, torna-se modelo para o Simolismo português.
Que tendência da literatura é abandonada pelos simbolistas franceses?
		
	
	Ocultismo.
	 
	Realismo-Naturalismo.
	
	Idealismo-Facismo.
	
	Ilusionismo.
	
	Exclusivamente no facismo.
	Respondido em 22/10/2019 04:34:11
	
Explicação:
O Simbolismo opõe-se ao Realismo-Naturalismo, tendência literária fundamentada na compreensão de que a literatura é uma ciência e que o escritor é um observador da realidade. Os simbolistas propuseram um retorno à subjetividade, mas sem as marcas heroicas do Romantismo. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Podemos verificar que o Realismo revela  : I - senso do contemporâneo. Encara o presente do mesmo modo que romantismo se volta para o passado ou para o futuro. II - o retrato da vida pelo método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos III - técnica minuciosa, dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
Dessa forma, podemos dizer que :
		
	
	 apenas a afirmativa III é correta;
	
	 as três afirmativas são incorretas.
	
	 as afirmativas I e II são corretas;
	 
	 as três afirmativas são corretas;
	
	 as afirmativas II e III são corretas;
	Respondido em 22/10/2019 04:34:20
	
Explicação:
Os realistas têm absoluta identificação com o tempo em que vivem. Desaparece totalmente o comportamento passadista tão usual na literatura romântica. Busca o método da documentação, em que a seleção e a síntese operam buscando um sentido para o encadeamento dos fatos . Usa a técnica minuciosa da descrição , dando a impressão de lentidão, de marcha quieta e gradativa pelos meandros dos conflitos, dos êxitos e dos fracassos.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo não condiz com o estilo literário de Eça de Queirós?
		
	
	De modo a tornar a sua escrita mais expressiva, Eça apoia-se nos adjetivos e advérbios de modo que transmitem ao leitor uma sensação de visualização.
	
	Nas suas obras, Eça pretende criticar a sociedade portuguesa da época.
	 
	Eça produziu uma literatura sentimentalista, que priorizava a fuga da realidade, por meio da fuga da crítica
	
	Uma das preocupações de Eça foi evitar as frases demasiado expositivas, fastidiosas e pouco esclarecedoras dos românticos.
	
	Eça revela um estilo literário dualista, por um lado descreve de forma fiel a realidade observável e por outro, a fantasia e a imaginação do escritor realçam essa mesma descrição.
	Respondido em 22/10/2019 04:34:33
	
Explicação:
Como escritor realista, Eça de Queirós propõe-se a observar a realidade e apresentá-la, sem enfeites, ao seu leitor. Dessa forma, sua literatura é objetiva e não sentimental, como a dos escritores românticos. A realidade, portanto, é o material literário de Eça de Queirós.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	José Maria Eça de Queirós (1845-1900) tornou-se o maior escritor realista de Portugal pela sua:
		
	
	escrita simples e romântica da vida familiar lusitana.
	
	necessidade de buscar novos horizontespara a imprensa da época.
	
	vivência na infância em regiões muito pobres.
	
	orientação filosófica do progresso agressivo que Portugal vivia.
	 
	ousadia e sarcasmo na denúncia da hipocrisia que imperava na sociedade lusitana.
	Respondido em 22/10/2019 04:34:40
	
Explicação:
O escritor Eça de Queirós, aliado ao Realismo, caracteriza-se por sua narrativa crítica e sarcástica sobre a sociedade e os valores burgueses que imperavam em Portugal no século XIX. 
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marque a alternativa em que todas as características indicadas representam o idealismo dos escritores realistas portugueses.
		
	
	Evolucionismo, ceticismo, subjetivismo, naturalismo.
	 
	Racionalismo, objetivismo, cientificismo, ceticismo.
	
	Cientificismo, ceticismo, egocentrismo, bucolismo.
	
	Subjetivismo, cientificismo, ceticismo, naturalismo.
	
	Cientificismo, ceticismo, bucolismo, naturalismo.
	Respondido em 22/10/2019 04:34:49
	
Explicação:
A alternativa correta é "Racionalismo, objetivismo, cientificismo, ceticismo". A literatura realista buscava comprender a realidade a partir da observação científica da sociedade e dos comportamentos humanos. Assim, caracteriza-se, também, pelo ceticismo, tendo em vista que é despojada de idealismos românticos e de conformações religiosas. 
	
	
	Gabarito
Coment.

Continue navegando