Logo Passei Direto
Buscar

Questão

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) cuja função envolve detectar o fluxo físico de mercadorias e serviços que entram e saem do país, tendo por prerrogativas o planejamento, definição das estratégias comerciais e questões operacionais. São subordinados ao MDIC, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a qual assume a formulação, adoção, implantação e coordenação de políticas e atividades correlatas ao comércio exterior, serviços e turismo.
A SECEX, cujas atribuições incluem: I. Emitir licenças de exportação e importação. II. Preservar o poder de compra da moeda e a solidez e eficiência do SFN. III. Fiscalizar preventivamente ou a posteriori os preços, pesos, medidas, classificação, qualidade e tipos declarados nas operações que envolvem operações de exportações e importações, prover regras de financiamento da exportação e da manufatura que envolva exportação e entre outras competências normatiza. IV. Supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de aduana. É verdadeiro o que se afirma em:
I. Emitir licenças de exportação e importação.
II. Preservar o poder de compra da moeda e a solidez e eficiência do SFN.
III. Fiscalizar preventivamente ou a posteriori os preços, pesos, medidas, classificação, qualidade e tipos declarados nas operações que envolvem operações de exportações e importações, prover regras de financiamento da exportação e da manufatura que envolva exportação e entre outras competências normatiza.
IV. Supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de aduana.
a. Apenas I, II e III
b. Apenas III e IV
c. Apenas II e III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV.

É o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado. Isso posto, esse regime é utilizado para expor produtos em feiras, uso de equipamentos por atletas em competições como Olimpíadas, Circuito Automobilístico (carros de Formula 1), etc.
Diante disto, tal afirmação se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. EX-tarifário.
b. Exportação tempestiva.
c. Exportação temporária.
d. Exportação “triangular”.
e. Exportação permanente.

As exportações estão em ritmo de crescimento devido aos interesses dos empresários em diversificar as suas operações, negociar em moeda estrangeira estando, portanto, exposto as variações cambiais inerentes a essas operações. No entanto, as exportações com sua formação complexa e conjunto de variáveis e atribuições associadas aos desafios constantes de interpretação da legislação aduaneira é considerada um benefício para o país por captar divisas, gerar empregos, renda e aumento da qualificação do capital intelectual envolvido nos processos.
Diante disto, julgue as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) A Exportação temporária é o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado.
( ) EX-tarifário é a operação de exportação por conta e ordem foi criada com a Lei 12.995/2014 a qual estipula que para efeitos fiscais a mercadoria foi exportada pelo produtor ou revendedor contratante da exportação a qual deverá ocorrer no prazo de 30 dias contado da contratação da pessoa jurídica exportadora por conta e ordem.
( ) Exportação “triangular consiste na redução temporária da alíquota do imposto na importação de máquinas, equipamentos, etc. (mercadorias que se configurem como Bens de Capital - BK), e na área de informática e telecomunicações (BIT), previstos na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) quando a produção nacional for inexistente.
a. F, V, F.
b. V, F, F.
c. V, V, V.
d. V, F, V.
e. F, V, V.

A composição administrativa-fiscal engloba a presença do governo para que sejam aplicadas as devidas regulamentações, verificações e normatizações necessárias ao pleno funcionamento das operações de comércio exterior (WERNECK, 2008). Este órgão é um órgão que possui abrangência de responsabilidades e competências como: estratégia, operação, elaboração e interpretação de normas e regulamentos e combate ao contrabando (SEGALIS et al., 2012).
Tal afirmação diz respeito a qual órgão? Assinale a alternativa correta:
a. A Receita Federal do Brasil
b. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
c. Câmara de Comércio Exterior (Camex).
d. Banco Central do Brasil (BCB).
e. Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Ações abaixo com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso: ( ) Drawback integrado suspensão: envolve a aquisição no mercado doméstico ou por meio de importação, de forma combinada ou não, com suspensão dos tributos que incidem sobre a importação e no mercado doméstico. ( ) Drawback para embarcação: aplicado na operação de importação de matéria prima utilizada em processo de industrialização de embarcação, com destino ao mercado interno conforme redação da Lei nº 8.402/1992. ( ) Drawback integrado isenção: o objetivo dessa modalidade é obter a isenção do Imposto de Importação (II), e desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação (Lei nº 12.350/2010 e Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 3/2010 cuja finalidade é disciplinar a modalidade do drawback integrado isenção). ( ) Drawback para fornecimento no mercado interno: É caracterizado pela importação de matérias-primas, produtos intermediários e componentes destinados à fabricação, no País (Brasil), de máquinas e equipamentos (Bens de Capital) a serem oferecidos no mercado doméstico, em consonância de licitação internacional, contra o pagamento em moeda conversível proveniente de financiamento captados no exterior ou por meio do BNDES. Assinale a alternativa correta:
a. F, F, F, F.
b. V, F, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, V, F, F.
e. V, V, V, V.

A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico cuja finalidade é conter informações aduaneiras, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística que representam a operação de exportação das mercadorias com os respectivos códigos de enquadramento.
Deste modo, quanto as principais informações na elaboração da DU-E, analise as asserções abaixo: I. Declarante. II. Declarado. III. Usuário. IV. Emissário. V. Teleconferente. VI. Exportador. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, V e VI são corretos.
b. Apenas I, III e VI são corretos.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas IV e V são corretos.
e. Apenas II, IV e V são corretos.

A política de comércio exterior é regida por meio da aplicação do Código Tributário Nacional (CTN) por meio da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, Instruções Normativas (IN) e Decretos da Receita Federal do Brasil (RFB). Isso posto, existem alguns termos relacionados a legislação tributária que devem ser compreendidos, tais como imposto, tributo, taxa, entre outros.
Deste modo o CTN no art.3, traz a definição do termo Tributo. Assinale a alternativa correta que traz a definição de Tributo:
a. toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
b. toda a prestação em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, constituindo-se como sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
c. toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, sem que seja instituída em Lei.
d. toda a prestação pecuniária, não obrigatória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
e. toda a prestação pecuniária compulsória, pagável com mercadorias ou dinheiro, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) cuja finalidade é integrar os órgãos do governo como Decex, BCB e SRF e os demais intervenientes do sistema de comércio exterior brasileiro que participam das operações a saber: os bancos, corretoras, permissionários, depositários, transportadores, despachantes aduaneiros.
Diante do exposto, a Taxa de utilização do SISCOMEX foi instituída por meio da Lei nº 9.716, de 26 de novembro de 1998, art. 3º. Assim entendido, a responsabilidade da administração da taxa é da Secretaria da Receita do Ministério da Fazenda. Quanto ao fato gerador da taxa de utilização do SISCOMEX, consiste: Assinale a alternativa correta:
a. Do ato de Declaração de Importação (DI).
b. Do ato de Declaração de Imobilização (DI).
c. Do ato de Certificação de Exportação (CE).
d. Do ato de Certificação de Importação (CI).
e. Do ato de Atestado de Importação (AI).

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) cuja função envolve detectar o fluxo físico de mercadorias e serviços que entram e saem do país, tendo por prerrogativas o planejamento, definição das estratégias comerciais e questões operacionais. São subordinados ao MDIC, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a qual assume a formulação, adoção, implantação e coordenação de políticas e atividades correlatas ao comércio exterior, serviços e turismo.
A SECEX, cujas atribuições incluem: I. Emitir licenças de exportação e importação. II. Preservar o poder de compra da moeda e a solidez e eficiência do SFN. III. Fiscalizar preventivamente ou a posteriori os preços, pesos, medidas, classificação, qualidade e tipos declarados nas operações que envolvem operações de exportações e importações, prover regras de financiamento da exportação e da manufatura que envolva exportação e entre outras competências normatiza. IV. Supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de aduana. É verdadeiro o que se afirma em:
I. Emitir licenças de exportação e importação.
II. Preservar o poder de compra da moeda e a solidez e eficiência do SFN.
III. Fiscalizar preventivamente ou a posteriori os preços, pesos, medidas, classificação, qualidade e tipos declarados nas operações que envolvem operações de exportações e importações, prover regras de financiamento da exportação e da manufatura que envolva exportação e entre outras competências normatiza.
IV. Supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de aduana.
a. Apenas I, II e III
b. Apenas III e IV
c. Apenas II e III.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas I, III e IV.

É o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado. Isso posto, esse regime é utilizado para expor produtos em feiras, uso de equipamentos por atletas em competições como Olimpíadas, Circuito Automobilístico (carros de Formula 1), etc.
Diante disto, tal afirmação se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. EX-tarifário.
b. Exportação tempestiva.
c. Exportação temporária.
d. Exportação “triangular”.
e. Exportação permanente.

As exportações estão em ritmo de crescimento devido aos interesses dos empresários em diversificar as suas operações, negociar em moeda estrangeira estando, portanto, exposto as variações cambiais inerentes a essas operações. No entanto, as exportações com sua formação complexa e conjunto de variáveis e atribuições associadas aos desafios constantes de interpretação da legislação aduaneira é considerada um benefício para o país por captar divisas, gerar empregos, renda e aumento da qualificação do capital intelectual envolvido nos processos.
Diante disto, julgue as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) A Exportação temporária é o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado.
( ) EX-tarifário é a operação de exportação por conta e ordem foi criada com a Lei 12.995/2014 a qual estipula que para efeitos fiscais a mercadoria foi exportada pelo produtor ou revendedor contratante da exportação a qual deverá ocorrer no prazo de 30 dias contado da contratação da pessoa jurídica exportadora por conta e ordem.
( ) Exportação “triangular consiste na redução temporária da alíquota do imposto na importação de máquinas, equipamentos, etc. (mercadorias que se configurem como Bens de Capital - BK), e na área de informática e telecomunicações (BIT), previstos na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) quando a produção nacional for inexistente.
a. F, V, F.
b. V, F, F.
c. V, V, V.
d. V, F, V.
e. F, V, V.

A composição administrativa-fiscal engloba a presença do governo para que sejam aplicadas as devidas regulamentações, verificações e normatizações necessárias ao pleno funcionamento das operações de comércio exterior (WERNECK, 2008). Este órgão é um órgão que possui abrangência de responsabilidades e competências como: estratégia, operação, elaboração e interpretação de normas e regulamentos e combate ao contrabando (SEGALIS et al., 2012).
Tal afirmação diz respeito a qual órgão? Assinale a alternativa correta:
a. A Receita Federal do Brasil
b. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
c. Câmara de Comércio Exterior (Camex).
d. Banco Central do Brasil (BCB).
e. Secretaria de Comunicação Social (Secom).

Ações abaixo com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso: ( ) Drawback integrado suspensão: envolve a aquisição no mercado doméstico ou por meio de importação, de forma combinada ou não, com suspensão dos tributos que incidem sobre a importação e no mercado doméstico. ( ) Drawback para embarcação: aplicado na operação de importação de matéria prima utilizada em processo de industrialização de embarcação, com destino ao mercado interno conforme redação da Lei nº 8.402/1992. ( ) Drawback integrado isenção: o objetivo dessa modalidade é obter a isenção do Imposto de Importação (II), e desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação (Lei nº 12.350/2010 e Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 3/2010 cuja finalidade é disciplinar a modalidade do drawback integrado isenção). ( ) Drawback para fornecimento no mercado interno: É caracterizado pela importação de matérias-primas, produtos intermediários e componentes destinados à fabricação, no País (Brasil), de máquinas e equipamentos (Bens de Capital) a serem oferecidos no mercado doméstico, em consonância de licitação internacional, contra o pagamento em moeda conversível proveniente de financiamento captados no exterior ou por meio do BNDES. Assinale a alternativa correta:
a. F, F, F, F.
b. V, F, V, F.
c. F, F, V, V.
d. V, V, F, F.
e. V, V, V, V.

A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico cuja finalidade é conter informações aduaneiras, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística que representam a operação de exportação das mercadorias com os respectivos códigos de enquadramento.
Deste modo, quanto as principais informações na elaboração da DU-E, analise as asserções abaixo: I. Declarante. II. Declarado. III. Usuário. IV. Emissário. V. Teleconferente. VI. Exportador. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, V e VI são corretos.
b. Apenas I, III e VI são corretos.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas IV e V são corretos.
e. Apenas II, IV e V são corretos.

A política de comércio exterior é regida por meio da aplicação do Código Tributário Nacional (CTN) por meio da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, Instruções Normativas (IN) e Decretos da Receita Federal do Brasil (RFB). Isso posto, existem alguns termos relacionados a legislação tributária que devem ser compreendidos, tais como imposto, tributo, taxa, entre outros.
Deste modo o CTN no art.3, traz a definição do termo Tributo. Assinale a alternativa correta que traz a definição de Tributo:
a. toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
b. toda a prestação em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, constituindo-se como sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
c. toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, sem que seja instituída em Lei.
d. toda a prestação pecuniária, não obrigatória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
e. toda a prestação pecuniária compulsória, pagável com mercadorias ou dinheiro, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.

O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) cuja finalidade é integrar os órgãos do governo como Decex, BCB e SRF e os demais intervenientes do sistema de comércio exterior brasileiro que participam das operações a saber: os bancos, corretoras, permissionários, depositários, transportadores, despachantes aduaneiros.
Diante do exposto, a Taxa de utilização do SISCOMEX foi instituída por meio da Lei nº 9.716, de 26 de novembro de 1998, art. 3º. Assim entendido, a responsabilidade da administração da taxa é da Secretaria da Receita do Ministério da Fazenda. Quanto ao fato gerador da taxa de utilização do SISCOMEX, consiste: Assinale a alternativa correta:
a. Do ato de Declaração de Importação (DI).
b. Do ato de Declaração de Imobilização (DI).
c. Do ato de Certificação de Exportação (CE).
d. Do ato de Certificação de Importação (CI).
e. Do ato de Atestado de Importação (AI).

Prévia do material em texto

Questão
	Iniciado em
	quinta, 5 out 2023, 17:08
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 5 out 2023, 18:32
	Tempo empregado
	1 hora 24 minutos
	Avaliar
	0,50 de um máximo de 0,50(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
O Brasil participa de acordos multilaterais como o celebrado com o Acordo de Complementação Econômica 18 (ACE 18) em que se estabelece as preferências tarifárias com os países, a saber: Argentina, Paraguai e Uruguai independente da classificação dada pela Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM). 
Deste modo, a tarifa de importação entre esses países é: 
Assinale a alternativa correta:
a.
Incide com alíquota de 2%.
b.
Incide com alíquota de 18%.
c.
Não incide, ou seja, é zero.
d.
Incide com alíquota de 5%.
e.
Incide com alíquota de 25%.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Por sua vez, as modalidades de pagamento operacionalizam o recebimento entre exportadores e importadores, incluindo as trocas entre moedas, sistema de crédito e demais transações pertinentes às operações do comércio internacional. As condições de pagamento são estipuladas no conjunto de documentos que compõe os trâmites aduaneiros e o importador só poderá ter acesso a mercadoria na alfândega, geralmente por meio de um despachante aduaneiro, caso essa documentação esteja completa e correta (LA TORRE e SILVA, 2016).
As condições de pagamento podem ser classificadas e divididas em quatro. Assinale a alternativa que contenha de forma correta essas quatro classificações:
a.
(i) pagamento antecipado; (ii) pagamento em permuta, (iii) pagamento a prazo e (iv) exportações financiadas.
b.
(i) pagamento postecipado; (ii) pagamento à vista, (iii) pagamento a prazo e (iv) exportações financiadas.
c.
(i) pagamento antecipado; (ii) pagamento à vista, (iii) pagamento a prazo e (iv) exportações financiadas.
d.
(i) pagamento em permuta; (ii) pagamento à vista, (iii) pagamento a prazo e (iv) exportações financiadas.
e.
(i) pagamento antecipado; (ii) pagamento à vista, (iii) pagamento a prazo e (iv) exportações acordadas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) cuja função envolve detectar o fluxo físico de mercadorias e serviços que entram e saem do país, tendo por prerrogativas o planejamento, definição das estratégias comerciais e questões operacionais. São subordinados ao MDIC, a Câmara de Comércio Exterior (Camex) a qual assume a formulação, adoção, implantação e coordenação de políticas e atividades correlatas ao comércio exterior, serviços e turismo. A SECEX, cujas atribuições incluem: 
I.     Emitir licenças de exportação e importação.
II.    Preservar o poder de compra da moeda e a solidez e eficiência do SFN.
III.  Fiscalizar preventivamente ou a posteriori os preços, pesos, medidas, classificação, qualidade e tipos declarados nas operações que envolvem operações de exportações e importações, prover regras de financiamento da exportação e da manufatura que envolva exportação e entre outras competências normatiza.
IV.  Supervisiona, orienta, planeja, controla e avalia as atividades de aduana. 
É verdadeiro o que se afirma em:
a.
Apenas I, II e III
b.
Apenas III e IV
c.
Apenas II e III.
d.
Todas as alternativas estão corretas.
e.
Apenas I, III e IV.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
É o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado. Isso posto, esse regime é utilizado para expor produtos em feiras, uso de equipamentos por atletas em competições como Olimpíadas, Circuito Automobilístico (carros de Formula 1), etc. 
Diante disto, tal afirmação se refere a(o): 
Assinale a alternativa correta:
a.
EX-tarifário.
b.
Exportação temporária.
c.
Exportação “triangular”.
d.
Exportação permanente.
e.
Exportação tempestiva.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Tendo em vista o disposto na IN SRF nº 28/1994, alterada pela IN RFB nº 1.742, de 22 de setembro de 2017 e legislação aduaneira por meio do DECRETO nº 6.759/2009, capítulo II, art.580, fica entendido por despacho de exportação o procedimento fiscal mediante o qual se processa o desembaraço aduaneiro da(s) mercadoria(s) cujo destino é o exterior.
Deste modo, os tipos de despacho de exportação são:
Assinale a alternativa correta:
a.
Com certificado digital e sem certificado digital no SISCOMEX.
b.
Com registro e sem registro no SISCOMEX.
c.
Com garantia comercial e sem garantia comercial.
d.
Com lastro global e sem lastro global no SISCOMEX.
e.
Com seguro aduaneiro e sem seguro aduaneiro.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A comercialização internacional se assemelha às condições domésticas com exceções e particularidades como o envio para longas distâncias, negociação em moeda estrangeira (Dólar, Yuan, Euro, Iene, etc.), essas variáveis podem tornar as operações de exportação complexas. As operações de exportações podem ocorrer por meio: 
Assinale a alternativa que contenha os meios possíveis:
a.
Direto ou Indireto.
b.
Administrativo e burocrático.
c.
Direto e Variável.
d.
Fixo e Indireto.
e.
Fixo e Variável.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
As autorizações para a emissão de certificados de origem por parte das instituições deverão ser requisitadas junto ao sistema do DEINT por meio de documento escrito conforme determina a Portaria SECEX nº 16/2011.
O processo de emissão e verificação de origem da mercadoria exige atenção, cumprimento à um conjunto de normas e especificações nacionais e internacionais e meticulosidade na forma de cálculo respeitando a composição do produto em consonância com os insumos empregados de acordo suas respectivas classificações: 
Assinale a alternativa correta:
a.
IOF
b.
IPI
c.
ICMS.
d.
NCM.
e.
IRPJ
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
As exportações estão em ritmo de crescimento devido aos interesses dos empresários em diversificar as suas operações, negociar em moeda estrangeira estando, portanto, exposto as variações cambiais inerentes a essas operações. No entanto, as exportações com sua formação complexa e conjunto de variáveis e atribuições associadas aos desafios constantes de interpretação da legislação aduaneira é considerada um benefício para o país por captar divisas, gerar empregos, renda e aumento da qualificação do capital intelectual envolvido nos processos. 
Diante disto, julgue as afirmativas abaixo com “V” para verdadeiro e “F” para falso: 
(  ) A Exportação temporária é o regime cuja finalidade permite a exportação e importação por um tempo pré-determinado com a aplicação da suspensão do pagamento de tributação durante o período acordado. 
(  ) EX-tarifário é a operação de exportação por conta e ordem foi criada com a Lei 12.995/2014 a qual estipula que para efeitos fiscais a mercadoria foi exportada pelo produtor ou revendedor contratante da exportação a qual deverá ocorrer no prazo de 30 dias contado da contratação da pessoa jurídica exportadora por conta e ordem. 
(   ) Exportação “triangular consiste na redução temporária da alíquota do imposto na importação de máquinas, equipamentos, etc. (mercadorias que se configurem como Bens de Capital - BK), e na área de informática e telecomunicações (BIT), previstos na Tarifa Externa Comum do Mercosul (TEC) quando a produção nacional for inexistente. 
Assinale a alternativa correta:
a.
V, F, F.
b.
V, F, V.
c.
V, V, V.
d.
F, V, V.
e.
F, V, F.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão9
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
O tratamento administrativo necessário para operacionalizar as exportações no Brasil como licenciamentos, acompanhamentos e autorizações envolvem diversas instituições governamentais. 
Cada instituição ou órgão do governo possui uma competência definida como normatizar ou regular o processo de exportação. Isso posto, Segalis et al. (2012), afirma que o órgão responsável por normatizar as operações de comércio exterior é: 
Assinale a alternativa correta:
a.
MIDC.
b.
Decex.
c.
Banco Central do Brasil.
d.
Secex.
e.
Receita Federal do Brasil.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A composição administrativa-fiscal engloba a presença do governo para que sejam aplicadas as devidas regulamentações, verificações e normatizações necessárias ao pleno funcionamento das operações de comércio exterior (WERNECK, 2008). 
Este órgão é um órgão que possui abrangência de responsabilidades e competências como: estratégia, operação, elaboração e interpretação de normas e regulamentos e combate ao contrabando (SEGALIS et al., 2012). 
Tal afirmação diz respeito a qual órgão? 
Assinale a alternativa correta:
a.
A Receita Federal do Brasil
b.
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
c.
Câmara de Comércio Exterior (Camex).
d.
Banco Central do Brasil (BCB).
e.
Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Feedback
Sua resposta está correta.
	Iniciado em
	quinta, 5 out 2023, 19:00
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	quinta, 5 out 2023, 20:24
	Tempo empregado
	1 hora 24 minutos
	Avaliar
	0,50 de um máximo de 0,50(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Os Incoterms definem as responsabilidades que abrangem os custos e riscos de cada parte envolvida nos processos de importação e exportação. O termo é uma abreviação que segundo La Torre e Silva (2016), deriva do inglês International Commercial Terms, que traduzido significa Termos Internacionais do Comércio. 
Neste sentido, em relação as Modalidades de Incoterm, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
Assinale a alternativa correta:
a.
3, 5, 1, 2, 4.
b.
1, 2, 3, 4, 5.
c.
4, 1, 3, 2, 5.
d.
2, 4, 1, 3, 5.
e.
4, 1, 5, 3, 2.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 2
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A política de comércio exterior é regida por meio da aplicação do Código Tributário Nacional (CTN) por meio da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, Instruções Normativas (IN) e Decretos da Receita Federal do Brasil (RFB). Neste sentido, de acordo com Werneck (2008), a tributação possui duas características, a saber: (i) fiscal, cujo objetivo é arrecadar recursos para pagar despesas públicas e (ii) extrafiscal a qual se utiliza com a finalidade de intervenção na economia para incentivar ou desincentivar setores da economia. 
Por outro lado, os tributos são classificados de acordo com o CTN como? 
Assinale a alternativa correta:
a.
Contribuição, multa, taxa.
b.
Imposto, tributo, contribuição.
c.
Imposto, taxa, contribuição.
d.
Taxa, anuidade, contribuição.
e.
Multa, taxa, anuidade.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 3
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Para incentivar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado internacional o governo brasileiro por meio da estrutura do comércio exterior utiliza mecanismos de isenção fiscal destinado à exportação tendo como fato gerador a saída da mercadoria do território nacional (SEGALIS et al., 2012).
Deste modo, analise a afirmação abaixo: 
[…] É um tributo que incide no âmbito dos Estados e do Distrito Federal (DF) cujo fato gerador de acordo Segalis et al. (2012), é o despacho aduaneiro da mercadoria a ser importada. 
Tal afirmação diz respeito a qual tributo? 
Assinale a alternativa correta:
a.
IOF
b.
CIDE
c.
IPI
d.
IRPF
e.
ICMS
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 4
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Complete a lacuna da afirmação a seguir: 
O Novo Processo de Exportações promoveu simplificações nas operações, maior eficiência, integração com a __________________, facilitação no preenchimento dos dados, automatização na conferência das informações prestadas, agilidade processual, abrangências nas licenças para mais de uma operação, Novo Sistema de Controle de Carga e Trânsito Único e a eliminação de documentos por meio da Declaração Única de Exportação – DU-E. 
Assinale a alternativa correta:
a.
Nota Fiscal Eletrônica.
b.
Declaração de Exportação.
c.
Manifestação de transporte
d.
Declaração de Importação.
e.
Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 5
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
O Drawbaaack é um regime aduaneiro especial cujo objetivo é incentivar as exportações e acontece no momento da importação ou aquisição no mercado doméstico de insumos desonerado de impostos (matérias-primas, peças, componentes que vão integrar produtos destinados à exportação) (Decreto nº 6.759/2009, art.383 redação dada pelo Decreto nº 8.010/2013). 
Deste modo, julgue as afirmações abaixo com “V” para Verdadeiro e “F” para Falso: 
(   ) Drawback integrado suspensão: envolve a aquisição no mercado doméstico ou por meio de importação, de forma combinada ou não, com suspensão dos tributos que incidem sobre a importação e no mercado doméstico. 
(   ) Drawback para embarcação: aplicado na operação de importação de matéria prima utilizada em processo de industrialização de embarcação, com destino ao mercado interno conforme redação da Lei nº 8.402/1992. 
(   ) Drawback integrado isenção: o objetivo dessa modalidade é obter a isenção do Imposto de Importação (II), e desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS), da Contribuição para o PIS/PASEP-Importação e da COFINS-Importação (Lei nº 12.350/2010 e Portaria Conjunta RFB/SECEX nº 3/2010 cuja finalidade é disciplinar a modalidade do drawback integrado isenção). 
(   ) Drawback para fornecimento no mercado interno: É caracterizado pela importação de matérias-primas, produtos intermediários e componentes destinados à fabricação, no País (Brasil), de máquinas e equipamentos (Bens de Capital) a serem oferecidos no mercado doméstico, em consonância de licitação internacional, contra o pagamento em moeda conversível proveniente de financiamento captados no exterior ou por meio do BNDES. 
Assinale a alternativa correta:
a.
F, F, F, F.
b.
V, F, V, F.
c.
F, F, V, V.
d.
V, V, F, F.
e.
V, V, V, V.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 6
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico cuja finalidade é conter informações aduaneiras, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística que representam a operação de exportação das mercadorias com os respectivos códigos de enquadramento.
Deste modo, quanto as principais informações na elaboração da DU-E, analise as asserções abaixo: 
I.             Declarante.
II.            Declarado.
III.          Usuário.
IV.          Emissário.
V.           Teleconferente.
VI.          Exportador. 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas II, IV e V são corretos.
b.
Apenas IV e V são corretos.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Apenas I, V e VI são corretos.
e.
Apenas I, III e VI são corretos.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 7
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A política de comércio exterior é regida por meio da aplicação do Código Tributário Nacional (CTN) por meio da Lei nº 5.172, de 25 de outubro de 1966, Instruções Normativas (IN) e Decretos da Receita Federal do Brasil (RFB). Isso posto, existem alguns termos relacionados a legislação tributária que devem ser compreendidos, tais como imposto,tributo, taxa, entre outros. Deste modo o CTN no art.3, traz a definição do termo Tributo. 
Assinale a alternativa correta que traz a definição de Tributo:
a.
toda a prestação em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, constituindo-se como sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
b.
toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, sem que seja instituída em Lei.
c.
toda a prestação pecuniária, não obrigatória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
d.
toda a prestação pecuniária compulsória, pagável com mercadorias ou dinheiro, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
e.
toda a prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em Lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 8
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema Integrado de Comércio Exterior (SISCOMEX) cuja finalidade é integrar os órgãos do governo como Decex, BCB e SRF e os demais intervenientes do sistema de comércio exterior brasileiro que participam das operações a saber: os bancos, corretoras, permissionários, depositários, transportadores, despachantes aduaneiros. 
Diante do exposto, a Taxa de utilização do SISCOMEX foi instituída por meio da Lei nº 9.716, de 26 de novembro de 1998, art. 3º. Assim entendido, a responsabilidade da administração da taxa é da Secretaria da Receita do Ministério da Fazenda. 
Quanto ao fato gerador da taxa de utilização do SISCOMEX, consiste: 
Assinale a alternativa correta:
a.
Do ato de Declaração de Imobilização (DI).
b.
Do ato de Certificação de Importação (CI).
c.
Do ato de Certificação de Exportação (CE).
d.
Do ato de Atestado de Importação (AI).
e.
Do ato de Declaração de Importação (DI).
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 9
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
Antes mesmo de começar a exportar o interessado deve começar a classificação da mercadoria; é somente a partir dela que é possível consultar os procedimentos a serem tomados, a saber, podemos definir os primeiros passos como: 
I.             Escolhe-se o produto a ser exportado;
II.           Negociar o plano financeiro com o comprador;
III.          Recolher os impostos;
IV.         Classifica o número NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul);
V.           Consulta o tratamento administrativo do NCM do produto. 
Deste modo, é verdadeiro o que se afirma em: 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas IV e V estão corretas.
b.
Apenas I, III, IV e V estão corretas.
c.
Apenas I, IV e V estão corretas.
d.
Todas as alternativas estão corretas.
e.
Apenas I, II e III estão corretas.
Feedback
Sua resposta está correta.
Questão 10
Completo
Atingiu 0,05 de 0,05
Marcar questão
Texto da questão
A Declaração Única de Exportação (DU-E) é um documento eletrônico cuja finalidade é conter informações aduaneiras, administrativa, comercial, financeira, tributária, fiscal e logística que representam a operação de exportação das mercadorias com os respectivos códigos de enquadramento.
Assim, a interação entre a DU-E e alguns processos que envolvem o processo de registro, verificação das informações, da mercadoria, enquadramento fiscal entre outros. Deste modo, participam do processo: 
I.             Licenças, Permissões, Certificados (LPCO).
II.           Drawback.
III.          Gestão de Riscos (GR).
IV.         Pagamento Centralizado do Comércio Exterior (PCCE).
V.           Tratamento Tributário (TT).
VI.         Controle de Carga e Trânsito aéreo, marítimo e terrestre (CCT).
VII.       Conferência Aduaneira (CA). 
Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas IIII, IV, V, VI e VII são verdadeiras.
b.
Apenas I, III e IV são verdadeiras.
c.
Todas as alternativas estão corretas.
d.
Apenas II é verdadeira.
e.
Apenas I e II são verdadeiras.
Feedback
Sua resposta está correta.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina