Buscar

Ativ03Urbanização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR 
Engenharia Civil 
Sistemas de Urbanos de Água e Esgoto
Anna Luiza Dantas do Nascimento 
Atividade 03
Sendo a foto aérea a área de projeto, defina três atividades que devem ser avaliadas com detalhe no estudo de concepção para nosso caso. Disserte suas escolhas em, pelo menos, uma lauda.  Considere que a topografia e o rio têm o ponto mais baixo no lado direito da imagem.
Resposta:
A concepção de um sistema de esgoto é realizada na fase inicial do projeto, e consiste no “conjunto de estudos e conclusões referentes ao estabelecimento de todas as diretrizes, parâmetros e definições necessárias e suficientes para a caracterização completa do sistema a projetar” (TSUTIYA; ALEM SOBRINHO, 2000, p. 5).
Segundo Tsutiya e Alem Sobrinho (2000), seus objetivos são:
· Identificar qualquer fator interveniente no sistema de esgoto.
· Diagnosticar o sistema existente na situação atual e para futuras demandas.
· Estabelecer os parâmetros básicos.
· Pré-dimensionar as unidades do sistema.
· Escolher a melhor alternativa, segundo estudo de concepção.
· Estabelecer as diretrizes gerais do projeto.
· Estimar os serviços que devem ser realizados na fase de projeto.
A norma NBR 9648 (1986) afirma que o estudo de concepção deve organizar de modo integrado as diferentes partes do sistema de forma qualitativa e quantitativa para a escolha da concepção básica. No estudo de concepção devem ser realizadas várias atividades, que têm como objetivo estabelecer parâmetros de comparação entre os diferentes arranjos, concluindo-se com a definição pela melhor opção. As primeiras atividades do estudo para esse caso especifico podem ter requisitos como:
· Descrever a região, definir se são necessárias plantas topográficas.
· Determinação das condições sanitárias dos corpos receptores, tanto para a região de lançamento, como até onde este possa influir nas suas características, considerando as disposições legais existentes quanto à classe do corpo receptor, seus padrões de qualidade e os lançamentos.
· Estimar e caracterizar as populações a serem atendidas ano a ano segundo o alcance do plano do projeto, devendo estar em concordância com os estudos demográficos e de uso de ocupação do solo usados na projeção do sistema de abastecimento de água.
Descrever a região é um pré requisito importantíssimo, pois a partir dele serão tomados os próximos caminhos, após definir se são necessárias plantas topográficas, serão levantadas informações como: dados dos recursos hídricos, descrição das características físicas (relevos do solo, informações meteorológicas, informações geológicas, informações fluviométricas e corpos receptores), dados demográficos, caracterização dos acessos, do tipo de comunicação, da mão de obra, dos materiais de construção e da energia elétrica, dados do sistema existente e de outros sistemas públicos, uso da terra e legislação. No segundo tópico, será feito um plano para a captação do esgoto até ao local que será expelido, seguindo todas as normas de proteção. E no último tópico, é necessário para garantir a eficiência do projeto, tanto para os executores como para a população, com manutenções e vigilância. 
Tsutiya e Alem Sobrinho (2000) colocam como ponto importante no delineamento de um sistema de esgoto a concepção do traçado da rede. Distinguem-se três tipos:
· Rede perpendicular
· Rede leque
· Rede radial ou distrital
Na maioria dos casos, a definição do traçado da rede vai estar estreitamente relacionada à topografia da cidade e à sua lógica de esgotamento, a qual tem como objetivo juntar em um único ponto toda a água para tratamento, ou para ser recalcada a outro ponto onde será tratada. Para o nosso projeto a rede ideal seria a rede perpendicular, pois são usadas em cidades e em bairros próximos aos rios.

Continue navegando