Buscar

ESAB - HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA - 5 TENTATIVA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA – ESAB
AVALIAÇÃO ONLINE – 5ª TENTATIVA
Questão 1 : Sobre a formação de uma identidade política negra, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: Kabengele Munanga argumenta que exatamente porque homens, brancos, heterossexuais e burgueses sempre estiveram no topo da pirâmide social, política e econômica, portanto, não há necessidade de se mobilizarem politicamente para conquistar espaços que já têm garantidos e consolidados na sociedade desde os tempos coloniais. Como afirmou Munanga: “O tigre não precisa proclamar e gritar sua tigritude, pois ele domina a selva de que é rei. São os mais fracos que precisam se mobilizar para defender sua existência, daí a razão de ser de suas identidades coletivas.”
	A
	
	É justo falar de identidades políticas de brancos, homens e heterossexuais,já que esses são grupos que sofreram privações e desvantagens desde os tempos coloniais.
	B
	
	Falar de identidade negra não quer dizer falar somente da diferença de pigmentação da pele, ela também se refere à visão comum que o mundo branco ocidental reuniu sob a nomenclatura de negros.
	C
	
	A identidade negra que reúne todos os negros de todos os gêneros, religiões e classes é uma identidade política.
	D
	
	Não se fala de identidades políticas brancas, heterossexuais, masculinas ou burguesas, pois são nítidas as vantagens e privilégios que esses grupos possuíram desde os tempos coloniais.
Questão 2 : A escravidão chegou ao fim oficialmente em 13 de maio de 1888. As leis que fizeram parte do processo de abolição da escravidão foram
 
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:Justificativa: As principais leis desse processo, foram: Eusébio de Queirós: Proibia definitivamente o tráfico de escravos para o Brasil. Rio Branco ou lei do ventre livre: Declarava livres os filhos de escravos nascidos daquela data em diante Saraiva-Cotegipe ou lei do sexagenário: Declarava livres escravos com mais de 60 anos Áurea: Declaravalivres todos os escravos ainda existentes no País
	A
	
	Áurea, Sexagenários, Alves Branco e Eusébio de Queirós.
	B
	
	Alves Branco, Ventre Livre, Sexagenários e Áurea.
	C
	
	Ventre Livre, Sexagenários, Eusébio de Queirós e Áurea.
	D
	
	Áurea e Alves Branco.
Questão 3 : Leia as notícias abaixo de marque a alternativa correta:
Fragmento I
“Centenas de evangélicos com faixas e gritando palavras de ordem realizam protesto em frente a um terreiro de matriz africana e afro-brasileira – candomblé, umbanda e jurema. As imagens poderiam ser de um filme sobre a Idade Média. No entanto, foram registradas no domingo, no Varadouro, em Olinda, Grande Recife.
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/07/18/evangelicostentam-invadir-terreiro-em-olinda-49482.php. Acessoem 19 de setembro de 2012.
 
Fragmento II
“As imagens foram captadas pelo filósofo e babalorixá Érico Lustosa, vizinho do terreiro alvo dos ataques. Segundo ele, por pouco os evangélicos não invadiram o espaço. ‘Eles gritavam ‘Sai daí, satanás’ e forçaram o portão. Foi aí que me coloquei em frente ao portão e meu filho começou a gravar. Um deles gritou para a gente tomar cuidado, que ele era evangélico mas era também um ex-matador’, relembrou.”
http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/noticia/2012/07/18/evangelicostentam-invadir-terreiro-em-olinda-49482.php. Acesso em 19 de setembro de 2012.
 
Acerca do conteúdo veiculado pelas notícias acima, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Inúmeras são as notícias que nos mostram a intolerância com as religiões de matriz africana e outras diversas manifestações culturais negras.
	A
	
	o reconhecimento e o respeito à diversidade religiosa foram totalmente assimilados pelos diversos grupos religiosos presentes no Brasil.
	B
	
	a formação multicultural da vida religiosa no Brasil não pode mais ser vista como elemento motor de conflitos de natureza religiosa.
	C
	
	a marginalização de determinados grupos religiosos deixou de existir com a promulgação da Constituição Federal de 1988.
	D
	
	no Brasil, apesar das garantias legais da liberdade de crença e cultos religiosos, ainda resistem formas específicas de intolerância religiosa.
Questão 4 : Sobre a manifestação cultural do Jongo, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: O jongo é uma forma de expressão no qual seus participantes formam uma roda e cantam e dançam ao som da percussão de tambores. Ela tem sua origem entre os povos africanos de origem bantu. No Brasil, sua composição depende da região em que é praticado.
	A
	
	Tem sua origem entre os povos africanos de origem bantu.
	B
	
	No sudeste,os escravos, mesmo de fazendas diferentes, se reuniam para praticaro jongo e o faziam homenageando os costumes africanos e os anciãos das comunidades
	C
	
	Em 2007,o Jongo foi proclamado patrimônio cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
	D
	
	Consiste em um jogo corporal de agilidade e uso de navalha para golpear oponentes.
Questão 5 : No Brasil, os escravos
 
1. trabalhavam tanto no campo quanto na cidade, em atividades econômicas variadas.
2. podiam conseguir carta de alforria que podia ser conseguida gratuitamente através de negociação ou mediante altos pagamentos.
3. resistiam de diversas formas, seja praticando o suicídio, seja organizando rebeliões.
4. tinham a mesma cultura e religião, já que eram todos provenientes de Angola.
5. estavam proibidos pela legislação de efetuar pagamento por sua alforria.
 
Das afirmações apresentadas, são verdadeiras apenas
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: A alforria podia ser conseguida gratuitamente através de negociação ou mediante altos pagamentos. Ela era sempre revogável, ou seja, o proprietário que a concedeu, podia revogá-la a qualquer momento,alegando mau comportamento do escravo. Em sua maioria,as cartas de alforria eram custosas aos escravos que deviam pagar aos proprietários uma quantia monetária ou prestação de serviços
	A
	
	1, 2 e 4.
	B
	
	3, 4 e 5.
	C
	
	1, 3 e 5.
	D
	
	1, 2 e 3.
Questão 6 : As identidades coletivas nada mais são do que definições de um grupo. Sobre os modos de definir uma identidade, assinale a incorreta.
Resposta Errada! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Nem sempre as identidades são definidas através de critérios objetivos. As identidades são relacionais e se definem na interação com os outros, portanto, sempre se reconfiguram. O sentimento de pertencimento a uma comunidade, por exemplo, não é objetivo, mas pode ser definidor de identidades.
	A
	
	Hétero-definição- se dá quando as identidades coletivas são definidas externamente, por pessoas de fora desse grupo.
	B
	
	Autodefinição- quando a definição da identidade ocorre internamente, dentro do próprio grupo que seleciona características dentro de seu complexo cultural (língua, religião, arte, sistemas político, economia, visão do mundo) para se aglutinar. Nesse caso, trata-se da definição de identidades por autoatribuição ou autodefinição.
	C
	
	Um exemplo de hétero-definição é o caso dos europeus que ao chegarem no Brasil nomearam todas a etnias nativas aqui existentes de indígenas.
	D
	
	Todas as identidades são sempre definidas através de critérios objetivos, como língua e religião em comum.
Questão 7 : "Angola, Congo, Benguela Monjolo, Cabinda, Mina Quiloa, Rebolo"
(Jorge Ben, África/Brasil-Zumbi)
O texto refere-se a
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:Justificativa: A canção de Jorge Bem faz referência a grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil.
	A
	
	colônias holandesas de exploração na África do século XVI ao século XVIII.
	B
	
	grupos africanos escravizados e trazidos para o Brasil durante a colonização.
	C
	
	reinos africanos que se rebelaram contra a colonização portuguesa na época da independência do Brasil.
	D
	
	comunidadeslivres formadas por escravos fugitivos.
Questão 8 : Sobre a situação das mulheres negras no Brasil, assinale a alternativa incorreta:
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:Justificativa: É notório que o Brasil é um país de grandes desigualdades sociais e que os índices de violência estão diretamente relacionados a essas desigualdades. Porém, não há como pensar a violência em nosso país sem considerarmos os recortes de gênero e de raça. Essa violência não acontece de maneira igual para homens, mulheres, negros e brancos. Entender as especificidades desses quadros é fundamental para a prevenção,uma vez que os dados apontam claramente a misoginia e o racismo associados como elementos causadores das violências.
	A
	
	Os índices de violência contra a mulher encontram-se altos independente da etnia. Tanto mulheres brancas como negras sofrem violência da mesma maneira, sem haver especificidades de acordo com a etnia.
	B
	
	Machismo e racismo estão na gênese da violência contra a mulher negra determinando a forma como é vista pela sociedade, a limitação de seus espaços, comportamentos e sua sexualidade.
	C
	
	O Movimento das Mulheres Afro-latinas e Caribenhas é uma das formas de ampliar e fortalecer as organizações e a identidade das mulheres negras e combater o racismo, sexismo e violência.
	D
	
	Os séculos de exploração deixaram como herança a intensa erotização e apropriação do corpo da mulher negra. Esse cenário não se restringe apenas ao Brasil,possuindo características comuns em diversos países principalmente da América Latina.
Questão 9 : Observe a imagem abaixo e responda a questão:
Na obra Entrudo, de Jean-Baptiste Debret (1768-1848), apresentada acima,
 
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Pode-se dizer que o carnaval no Brasil teve origem no entrudo. Essa era uma brincadeira de rua, típica do Brasil colonial, no qual, pessoas de máscaras brincavam atirando farinha, água e outros artefatos, umas sobre as outras. O entrudo sempre causou polêmica entre os moradores da colônia. Praticado principalmente em bairros periféricos de maioria negra, a mídia e os intelectuais nunca pouparam esforços para criticar essa prática. A partir de 1880 houve uma intensa campanha contra a brincadeira, foram impostas formas de punição como multas e prisões a quem praticasse o entrudo.
	A
	
	registram-se cenas da vida íntima dos senhores de engenho e suas relações com os escravos.
	B
	
	identifica-se a presença de traços marcantes do movimento artístico denominado Cubismo.
	C
	
	identificam-se, nas fisionomias, sentimentos de angústia e inquietações que revelam as relações conflituosas entre senhores e escravos.
	D
	
	observa-se uma brincadeira de rua, típica do Brasil colonial, no qual, pessoas de máscaras brincavam atirando farinha, água e outros artefatos, umas sobre as outras
Questão 10 : Segundo as pesquisas mais recentes, pode-se afirmar, em relação aos quilombos coloniais brasileiros, que os mesmos:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:Justificativa: Ao contrário do que se imagina, os quilombos não eram comunidades formadas exclusivamente por negros e escondida nas florestas. Os quilombos brasileiros apareceram em várias localidades, comumente próximos a engenhos e minas de ouro. Essa proximidade era importante para que houvesse interação com a sociedade e comercialização de seus produtos, mesmo que de forma clandestina.
	A
	
	distinguiam-se pelo isolamento, pela marginalização, sem nenhum vínculo com os arredores que os cercavam;
	B
	
	eram de caráter predominantemente agrícola, sobrevivendo do que plantavam e do que teciam;
	C
	
	eram habitados exclusivamente por escravos fugidos, constituindo-se em verdadeiros Estados teocráticos;
	D
	
	dedicavam-se, alguns, à agricultura, outros, à mineração, outros, ainda, ao pastoreio, articulando-se com os núcleos vizinhos através do comércio.

Continue navegando