Buscar

MATERIAIS E PATRIMONIO

Prévia do material em texto

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA
Gestão de Materiais e Patrimônio
Vinícius dos Santos Casemiro
Matrícula: 01476011 
Curso: Logística 
Os 4Vs da produção estão relacionados a como o serviço entregue por uma determinada empresa tem impacto na sua produção sendo para cada V um modelo de disponibilidade adaptado a realidade do negócio, Slack (2009), destaca que há uma divisão de quatro blocos que definem os Vs da produção, sendo esses: Volume, Variedade, Variação e Visibilidade. 
O Volume é relacionado ao fluxo de trabalho sob demanda de quantidade e que estão relacionados a desempenho repetitivo como ocorre em restaurantes, com pratos predefinidos e um cardápio pré-elaborado, podendo ser colocado os passos da elaboração de um prato por um chefe seguindo uma receita padrão como o prato do chefe por exemplo.
A variedade já está relacionada a prestadores de serviços que disponibilizam para seus clientes diversos tipos de serviços como em um pacote, podemos citar a empresa Uber como um prestador de serviços, onde ela oferece serviços de passageiros e de entrega de mercadorias.
Um exemplo do modelo de Variação pode ser uma rede de resorts que oferece estadia a seus cliente por temporadas, podendo haver aplicações de preços de acordo com o tempo ou ocasião da contratação do serviço.
Já a Visibilidade pode ser enquadrada em todas as outras classes como a forma que a empresa representa a sua marca e serviços para o público externo.
Os Vs da produção para serem impregados de forma eficiente precisam esta alinhados as entradas e saídas dos produtos ou serviços ofertados por uma empresa. Para Chiavenato (2011) “O sistema recebe entradas (inputs) ou insumos para poder operar. A entrada de um sistema é tudo o que o sistema importa ou recebe de seu mundo exterior”.
Para Campos (2004), há um necessidade de se seguir um padrão para definir a entrega do serviço e a qualidade que o input e output irá oferecer ao cliente, desta forma considera a organização da entrada e da saída do processo como uma premissa a ser seguida à risca pelos seus operadores, terá impacto positivo e será determinante para potencializar resultados. A tabela abaixo representa um exemplo de como deve ocorrer o processo de entrada (input) e Saída (output) no desenvolvimento da produção.
Tabela de Operacionalização input/output
	Operação
	Input
	Transformação
	Output
	Viagem de Avião
	· Disponibilidade de Classes
· Serviço de Bordo
· Segurança
· Conforto
· Transporte de Passageiros
· Transporte de Cargas
	Movimentação de passageiros entre Cidades, Estados e Países
Movimentação de cargas entre Cidades, Estados e Países
	Passageiros e Cargas sendo transportados
	Desenvolvimento de Software
	· Linguagem de Programação
· Levantamento de Requisitos
· Disponibilidade de Equipamentos
	· Expansividade
· Integração de dados
· Backup e segurança
	· Acessibilidade
· Conectividade
· Transparência de dados
Adaptada pelo autor
REFERÊNCIAS
CAMPOS, Vicente Falconi. Controle da Qualidade Total (no estilo japonês). 8ª edição. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviço Ltda., 2004.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração geral e pública. 6. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011.
LEÃO, Wandick . O processo de transformação: Input e Output (Entrada e Saída). 2014. Disponível em: https://administradores.com.br/artigos/o-processo-de-transformacao-input-e-output-entrada-e-saida. Acesso em: 24 mai. 2022.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Continue navegando