Buscar

ATIVIDADE 1 EVOLUÇÃO ORGÂNICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO – UEMA PROGRAMA ENSINAR: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UEMA – CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 
RESPONSÁVEL: PROF. Dr. RICARDO OLIVEIRA ROCHA
EVOLUÇÃO ORGÂNICA
ALUNA: Sarah Emanuele F Gonçalves 
 PÓLO: VIANA 
1. Analisem os princípios das propriedades: emergentes que fazem parte da unidade e do todo da ecologia e sua relação com a evolução dos compostos orgânicos, para que possam ter uma dimensão mais ampla das mesmas, juntamente com os níveis de organização que ocorrem tanto homeostaticamente, quanto homeoreticamente.
Os princípios das propriedades emergentes é uma consequência importante da organização hierárquica, determinando que à medida que os componentes se combinam são produzidas novas propriedades que antes não existiam, ou seja, por definição são propriedades coletivas que emergem ou aparecem como resultantes da interação entre os componentes. É importante ressaltar que as novas propriedades emergem porque os componentes interagem, não porque a natureza básica dos componentes é modificada. Os níveis de hierarquia começa desde o átomo até a biosfera, os níveis organizacionais pode-se colocar da seguinte forma: organismo; população; comunidade; ecossistema e paisagem. 
Assim, os indivíduos (organismo) de uma espécie de uma determinada área constituem e se organizam numa população, as populações que se interagem numa área particular formam uma comunidade, a qual juntamente com seu ambiente físico vai formar um ecossistema. De outra forma, organismo: nível mais simples de organização, apenas um indivíduo; população: grupo de indivíduos que cruzam entre eles e que vivem num determinado lugar em um tempo definido; comunidade: grupo de espécies diferentes que moram na mesma área e há interação; ecossistema: comunidade mais as partes abióticas do ambiente e por fim, paisagem: padrão espacial que tem ligação aos processos ecológicos. Citando as propriedades emergentes da população por exemplo, estão tamanho, densidade, estrutura espacial, razão sexual e variabilidade.

Continue navegando