Buscar

Simulado Atividades de Aprendizagem 05 Plan Estr

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Planejamento Estratégico
Simulado: Atividades de Aprendizagem 05
Questão 1
Parte estrutural do planejamento estratégico é ter definida a visão, pois ela potencializa vantagens competitivas às empresas, ajudando-as a se manterem focadas nos seus objetivos. Todavia, para que uma visão seja realmente eficaz, é necessário:
A Enfatizar o que ela pode ser e esclarecer o que ela deve ser.
B Representar a "carteira" de identidade da empresa.
C Ser compreendida por todos da organização.
D Expressar os valores organizacionais.
Questão 2
Como parte integral de uma gestão eficiente, o BSC é mais do que um sistema de medidas táticas e operacionais. Ele é usado como um sistema de gestão estratégica, que ajuda na análise e gestão das estratégias tanto no curto como no longo prazo. Na sua estrutura, o BSC mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e do crescimento. Sobre estas quatro perspectivas apresentadas, analise as sentenças a seguir: I- A perspectiva financeira do BSC permite tornar os objetivos financeiros explícitos e ajustar esses objetivos em recursos monetários às unidades de negócio em função das necessidades das unidades de negócio. II- Dentro da perspectiva dos clientes, o BSC busca identificar qual o segmento de clientes e quais os mercados que a organização pretende atender. III- Na perspectiva dos processos internos da empresa, o BSC busca evidenciar os processos operacionais que estão apresentando bons resultados e que não necessitam ser reformulados. IV- Dentro da perspectiva de aprendizado e crescimento, são levadas em consideração as informações coletadas nas outras três perspectivas. Diante das análises das três perspectivas, o BSC defende a ideia de poupar investimentos em qualificações profissionais de seus integrantes e para desenvolvimento organizacional. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
Questão 3
Segundo Souza (2010), a análise ambiental é o monitoramento e a avaliação dos ambientes que visa, na parte externa, identificar as oportunidades e ameaças que estão fora da organização e, no ambiente interno, avaliar as forças e as fraquezas ou pontos fortes e fracos, que estão na própria organização. Considerando as ameaças externas, oportunidades externas, pontos fortes internos e pontos fracos internos da organização, analise as sentenças a seguir: I- Vendedores bem treinados são um ponto forte da organização. II- Os clientes são uma ameaça externa da organização. III- O capital de giro insuficiente é um ponto fraco da organização. IV- Os concorrentes são uma oportunidade externa da organização. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: SOUZA, D. L. de. Planejamento estratégico em organizações públicas: planejamento de longo prazo em organizações públicas com a utilização do Balanced Scorecard e de cenários prospectivos. Universidade Gama Filho. Brasília. 2010. Disponível em: . Acesso em: 8 fev. 2016.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e IV estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
Questão 4
Um aspecto relevante que contribui para a criação do cenário ideal de planificação, isto é, de elaboração e execução de um planejamento estratégico, é a integração de recursos humanos. Quando a organização deseja estabelecer suas ações de forma compartilhada, englobando todas as áreas e processos funcionais, inúmeros benefícios são gerados e trazidos à organização, por exemplo, uma comunicação interna favorecida. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um dos benefícios da integração para as organizações:
A Constante avaliação do desempenho.
B Clima organizacional favorecido.
C Monitoramento da qualidade.
D Promoção de feedback.
Questão 5
Dentre as principais metodologias estratégicas, utilizadas para monitorar o desempenho organizacional, destaca-se o Balanced Scorecard (BSC). Este modelo de gestão estratégica foi concebido por Kaplan e Norton (1997) e tem como objetivo propor uma mensuração e análise balanceada da organização, envolvendo indicadores financeiros e não financeiros. Sobre o BSC, assinale a alternativa CORRETA: FONTE: KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: balanced scorecard. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
A A estrutura do BSC é composta por quatro indicadores de desempenho: financeiro, cliente, processos internos e processos externos.
B O BSC permite que a verificação de desempenho da organização ocorra, apenas, após a elaboração do planejamento estratégico.
C A principal característica do BSC é acompanhamento de objetivos e ações tático-operacionais.
D Uma das contribuições do BSC é o estabelecimento das prioridades estratégicas da organização.
Questão 6
A gerência precisa estar envolvida no estabelecimento de valores compartilhados, convicções e premissas para que os empregados saibam se comportar" (LUSSIER, 2010, p. 52). A criação e a manutenção da cultura de uma empresa é uma das mais importantes responsabilidades do gestor. Lussier ilustra os três níveis de cultura tendo a base os pressupostos subjacentes (o que se crê e pratica); o segundo nível corresponde pelas normas e valores (o que se diz); e o nível superior os artefatos e comportamentos (o que se vê). Sobre a cultura, analise as seguintes sentenças: I- O nível de comportamento inclui as coisas que podem ser observadas, o que é feito e o que se diz, bem como as ações dos funcionários. Os artefatos por sua vez são o resultado do comportamento incluindo a linguagem escrita e falada, os objetos materiais, o vestuário e até mesmo o arranjo físico da organização. II- O segundo nível, dos valores representam a forma como as pessoas acreditam que devem se comportar. Estes fatores podem ser percebidos de maneira direta. III- O nível das premissas é o profundo arraigamento dos valores e convicções, são considerados verdadeiras sem qualquer questionamento. Raramente são discutidas, mas amplamente compartilhadas, estas servem de manual do comportamento. IV- Percebe-se que a base da pirâmide são os comportamentos, os valores e convicções que oferecem a sustentação as premissas da cultura, ou seja, o efeito é de cima para baixo. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: LUSSIER, R. N. Fundamentos de administração. São Paulo: Cengage Learning, 2010.
A II e III.
B II e IV.
C I e III.
D I, III e IV.
Questão 7
Oliveira (2003, p. 47-48) define o planejamento estratégico como "o procedimento administrativo que proporciona sustentação metodológica para se constituir a melhor direção a ser adotada pela empresa”. Logo, este planejamento deve possuir algumas etapas em sua composição, que envolvem: diagnóstico estratégico; missão da empresa; instrumentos prescritivos e quantitativos; e controle e avaliação.
Assinale a alternativa que descreve corretamente a etapa controle e avaliação:
A Nesta etapa se determina as condições atuais da empresa, ou seja, como a empresa está, verifica-se todos os aspectos inerentes à realidade externa e interna da empresa.
B Nesta fase verifica-se como a organização está indo, em relação à situação desejada, o que deve ser feito passo a passo no desenvolvimento do planejamento estratégico, e não apenas no final do processo.
C Esta fase determina onde a organização deseja chegar e como ela fará para que isso aconteça. 
D Nesta fase é estabelecida a razão da empresa existir. Além disso, define-se a postura que a empresa terá perante o mercado. 
Questão 8
O autor Mintzberg et al. (2006 apud MARTINS, 2015, p. 37), estabelece uma visão mais ampla do conceito de estratégia, apresentando o modelo dos 5 Ps: Segundo o autor, são inúmeros os campos do conhecimento que, de alguma forma, contribuem para o entendimento do que seja estratégia. Estratégia é o padrão ou plano que integra as principais metas, políticas e sequência de ações de uma organização em um todo coerente. Neste sentido, qualdefinições de estratégia dos 5Ps tem como característica o olhar para dentro, relacionando à organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
A (    ) Estratégia como Pretexto.
B (    ) Estratégia como Plano.
C (    ) Estratégia como Perspectiva.
D (    ) Estratégia como Padrão.
Questão 9
Em diversas oportunidades e circunstâncias, ouvimos que o planejamento é composto por diversas etapas e aspectos, e que também necessita respeitar determinados princípios para que os objetivos organizacionais possam ser alcançados. De forma geral, esses princípios são divididos em gerais e específicos. Entre os princípios gerais, podemos citar:
Assinale a alternativa CORRETA: 
A Princípio da contribuição aos objetivos: o planejamento deve visar sempre os objetivos máximos da organização.
B Todas as alternativas estão corretas.
C Princípio da precedência do planejamento: corresponde a uma função administrativa que vem antes das outras (organização, direção e controle).
D Princípio da maior influência e abrangência: o planejamento pode provocar uma série de mudanças nas características e atividades da organização (mudanças estas que podem ser provocadas nas pessoas, tecnologia e sistemas).
Questão 10
Luz (2009) descreve como componentes da cultura organizacional os mitos, os rituais, os valores e também os tabus. Destes componentes o que representa o TABUS.
Marque a alternativa CORRETA.
A Tabus: são comemorações particulares da empresa.
B Tabus: como nós já vimos, os valores direcionam a conduta dentro da empresa sempre buscando o alcance dos objetivos.
C Tabus: esses, segundo Lopes (2012), normalmente são questões que não são bem aceitas pela organização.
D Tabus: são histórias imaginárias

Outros materiais

Outros materiais