Buscar

RESOLUÇÃO DE CASO N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR – UnP
 
Disciplina: Metodologias Ativas de Ensino e Aprendizagem para EaD
Docente: Prof. Dra. Magdalena Cortese Coelho
Tutor(a): Profa. Esp. Nadyne Ribeiro da Silva Cardoso
Discente: Thiago Moura Barbosa - Mat.: 2019300777
RESOLUÇÃO DE CASO N1
Atualmente as metodologias ativas tornaram-se essenciais para o sucesso dos alunos e da escola e “podem ser adotadas para desenvolver as competências relevantes no século XXI sob a perspectiva da pedagogia, da andragogia e da heutagogia” (CAVALCANTI; FILATRO, 2018, p. 19). Ao implementar metodologias ativas, a escola pode criar um ambiente de aprendizagem mais rico e estimulante, onde os alunos podem desenvolver todo o seu potencial e se tornarem cidadãos mais ativos e críticos.
Nesse sentido, em relação ao desafio enfrentado pela professora Milena para propor o uso de metodologias ativas no contexto de sua escola, para que ela possa definir a melhor estratégia para ofertar a capacitação aos professores ela deve: analisar junto aos professores o desempenho destes, para determinar as áreas em que eles precisam de mais formação. Com base nas necessidades identificadas, definir os objetivos de aprendizagem específicos para cada professor. A partir daí, escolher as melhores estratégias de aprendizagem (oficinas, treinamentos presenciais, cursos online etc.) e estabelecer um cronograma de formação. Depois, determinar os recursos necessários para a formação (orçamento, materiais de apoio e recursos tecnológicos) e por fim, acompanhar e avaliar a eficácia do plano de ação, visando eventuais correções.
Em relação a reunião com os pais dos estudantes, primeiramente acredito que a professora Milena deveria comunica-los com antecedência da reunião para que estes possam se organizar a participar. Já na reunião, acredito que Milena deva começar explicando ao pais do alunos o motivo da mudança na metodologia de ensino da escola e como isso afetará seus filhos. Logo em seguida, deveriam ser apresentadas as novas metodologias de ensino, incluindo seus objetivos e os benefícios que essa mudança pode trazer para o desempenho escolar de seus filhos. Neste sentido, gostaria de apontar como as metodologias ativas mais adequadas para o caso, sendo a seguintes: Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem Baseada em Projetos, Aprendizagem Baseada em Jogos Digitais e o Ensino Híbrido, que engloba a Sala de Aula Invertida e outros modelos ativos.
REFERÊNCIAS
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. São Paulo: Penso Editora, 2018.
CAVALCANTI, Carolina Costa; FILATRO, Andrea. Metodologias inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

Continue navegando