Buscar

RESOLUÇÃO DE CASO N1

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE POTIGUAR - UnP
 
Disciplina: Design e Elaboração de Material Didático para EaD
Docente: Prof. Dr. João Olinto Trindade Junior
Tutor(a): Profa. Esp. Janine Demartis Granja
Discente: Thiago Moura Barbosa - Mat.: 2019300777
MASTER EAD – APRIMORANDO O MATERIAL DIDÁTICO
A Educação a Distância (EaD) tem se consolidado como uma opção viável e eficiente para o acesso à educação. No entanto, para oferecer uma formação de qualidade, é essencial que as instituições que trabalham com EaD invistam na construção de um material didático adequado e atualizado (MAIA; MATAR, 2008). 
Nesse sentido, um modelo de Design Instrucional, como o modelo ADDIE (Análise, Design, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação) pode ser uma excelente escolha para aprimorar o material didático da MasterEAD. Um modelo como o ADDIE, permite uma abordagem sistemática e estruturada na criação de materiais educacionais, garantindo que todas as etapas sejam contempladas, levando em consideração as necessidades dos estudantes (FILATRO, 2008).
Além disso, a utilização de Recursos Educacionais Abertos (REA) pode contribuir também como uma solução para aprimorar o material didático da MasterEAD. Os REA são materiais educacionais disponíveis gratuitamente na internet, que podem ser utilizados, adaptados e compartilhados sem restrições de direitos autorais. Essa abordagem amplia a possibilidade de acesso ao conhecimento e permite que os materiais sejam constantemente atualizados e aprimorados (SANTANA, ROSSINI; PRETTO, 2012).
Outra estratégia que pode contribuir para aprimorar o material didático é a gamificação. A gamificação vai permitir a utilização de elementos e ideias contidas nos jogos no contexto do material didático e também no Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). A partir da gamificação, é possível tornar o processo de aprendizagem mais atrativo, engajador e desafiador, incentivando o aluno a se dedicar e a buscar um maior envolvimento com o conteúdo (ALVES, 2015).
Portanto, a utilização do modelo ADDIE em conjunto com os REA e a gamificação pode contribuir significativamente para aprimorar o material didático da 	MasterEAD. Essas estratégias permitem uma abordagem mais sistemática, atualizada e engajadora na construção dos materiais educacionais, garantindo que os estudantes tenham acesso a uma formação de qualidade e que estejam mais preparados para os desafios do mercado de trabalho, sendo assim a junção de todas essas abordagens a melhor maneira de elaborar um material didático para a modalidade EaD.
REFERÊNCIAS
ALVES, Flora. Gamification: como criar experiências de aprendizagem engajadoras. 2 ed. São Paulo: DVS editora, 2015. 172 p.
FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. 192 p. Disponível em: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/436. Acesso em: 04 maio 2023.
MAIA, Carmem; MATTAR, João. ABC da EaD: a educação a distância hoje. 1 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008. 138 p. Disponível em: https://www.bvirtual.com.br/NossoAcervo/Publicacao/421. Acesso em: 04 maio 2023.
SANTANA, Bianca; ROSSINI, Carolina; PRETTO, Nelson De Luca. Recursos Educacionais Abertos: práticas colaborativas e políticas públicas. 1 ed. Salvador: EDUFBA. São Paulo: Casa da Cultura Digital, 2012. 246 p.

Continue navegando