Buscar

ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO NEPRE

Prévia do material em texto

POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA
ORIENTAÇÕES PARA APLICAÇÃO DO DOCUMENTO
2019
SUMÁRIO
Apresentação e a organização do material
A Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola: objetivo e estrutura
A estrutura do NEPRE e a importância da REDE de Atendimento
Formação Continuada, NEPRE on line, implementação da Política e Fortalecimento dos NEPREs.
1. Apresentação e organização do Material
Este documento é a segunda edição revisada da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, lançada pela SED em 2011. Decorridos sete anos da primeira edição, esta versão ajusta-se à nova estrutura da Secretaria de Estado da Educação (SED) e das mudanças na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis bem como das Gerências Regionais de Educação que devem atuar em parceria com as Unidades de Atendimento e com as Supervisões de Política e de Gestão da Rede para melhor subsidiarem os NEPREs (Núcleos de Educação e Prevenção às Violências na Escola) em cada uma das escolas da Rede Estadual de Educação. Além disso, também atualiza o Marco Legal, alguns fundamentos e o glossário das violências. 
O Caderno está organizado de forma a trazer um pouco da história e dos marcos legais que estabelece os princípios norteadores para a efetivação dos direitos humanos. Apresenta a Estrutura dos NEPREs e as principais atribuições de cada uma das suas instâncias. No capítulo 5 aborda os fundamentos desta política que integra as ações de educação, prevenção, atenção e atendimento, articuladas em rede intersetorial, objetivando a promoção de uma educação em e para os direitos humanos. Apresenta ainda a rede de atendimento, um modelo de fluxograma para o atendimento e o glossário de violências.
2. A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO, PREVENÇÃO, ATENÇÃO E ATENDIMENTO ÀS VIOLÊNCIAS NA ESCOLA: 
objetivo e estrutura
Esta política, integra as ações de educação, prevenção, atenção e atendimento articuladas em rede intersetorial, objetivando a promoção de uma educação em e para os direitos humanos, pauta-se num conjunto de ordenamentos legais que estabelece princípios norteadores para a efetivação dos direitos humanos, bem como em conhecimentos e fundamentos sobre violências da, à e na escola.
Com esta nova publicação, pretende-se a instituição da Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola que subsidie, configure e fortaleça o NEPRE formalmente na SED, na Coordenadoria Regional da Grande Florianópolis (COREF), nas GEREDs e nas escolas da rede estadual, como um Núcleo de Estudos e Trabalhos de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências, sem deixar de atender a outras demandas, já escritas e publicadas, como educação sexual e uso/abuso de substâncias psicoativas.
Nepre ESCOLA
Nepre GERED
Nepre SED
3. A ESTRUTURA DO NEPRE
Parte A
Nepre 
SED
Estrutura:
Coordenação DIPE/DIGR
Técnicos e técnicas da DIGR
Técnicos/as das demais Diretorias de estrutura da SED e ainda parceiros da Rede de Atendimento (como convidados/as)
Algumas atribuições:
Elaborar e divulgar a Política; Articular e firmar parcerias; Elaborar documentos que orientem os NEPREs; Fomentar base de dados; Promover formação continuada e o protagonismo infantojuvenil; e Definir e estudar a elaboração de procedimentos e instrumentos de encaminhamentos das ocorrências de violências.
Nepre GERED/COREF
Estrutura:
Coordenação
Técnicos e técnicas da GERED / COREF de forma a criar equipe multidisciplinar
Técnicos/as da Rede de Atendimento (como convidados/as)
Algumas Atribuições: 
Implementar e avaliar sistematicamente a Política; Articular e firmar parcerias; constituir os NEPREs nas escolas; Manter atualizadas as informações do NEPRE on line e/ou mandar relatórios trimestrais; e Elaborar Plano de Ação Anual
Nepre 
ESCOLA
Estrutura:
Coordenação Técnica
Gestão Escolar
Representante de estudantes, pais e lideranças do entorno da escola e rede de atendimento
Algumas Atribuições: 
Implementar e avaliar sistematicamente a Política; Articular o NEPRE com outras entidades democráticas da escola e de seu entorno; Criar na escola espaço para ouvir, atender e oportunizar o conhecimento; Fomentar a inclusão da temática no PPP; envolver estudantes em ações coletivas, incentivando o protagonismo infantojuvenil.
3. A IMPORTÂNCIA DA REDE DE ATENDIMENTO
Parte B
A articulação dos NEPREs com sua rede de atendimento é prevista nesta política e fundamental para a atenção e atendimento às violências, para além das ações pedagógicas possíveis no espaço escolar.
Para aprofundar ainda mais o que traz este material sobre a Rede de atendimento (capítulo 6) e o Fluxo da Atenção e do Atendimento (capítulo 7), indicamos ainda o estudo do 1º Caderno Pedagógico Reflexões para a Implementação da Política  de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na Escola, disponível em http://www.sed.sc.gov.br/servicos/programas-e-projetos/6613-politica-de-educacao-prevencao-atencao-e-atendimento-as-violencias-na-escola.
4. Formação Continuada, NEPRE on line, Implementação da Política e Fortalecimento dos NEPREs.
A publicação desta segunda versão da Política reafirma que ainda temos alguns desafios a superar:
A efetiva Implementação da Política em todas as escolas da rede;
O Fortalecimento dos NEPREs já instituídos e a instituição naquelas escolas que ainda tem o núcleo somente no papel;
 O uso da ferramenta NEPRE on line por todas as escolas e gerências; 
(Você pode acompanhar o Relatório NEPRE on line 2018 e verificar que o uso desta importante ferramenta já é realidade em muitos NEPREs. Acesse o relatório em http://www.sed.sc.gov.br/servicos/programas-e-projetos/6613-politica-de-educacao-prevencao-atencao-e-atendimento-as-violencias-na-escola)
A formação continuada de Coordenadores/as de NEPREs , ampliando gradativamente para demais profissionais da área da educação e demais áreas da rede de atendimento que fazem parte dos NEPREs nas regionais e nas escolas.
Encontre outros materiais e informações sobre a Política de Educação, Prevenção, Atenção e Atendimento às Violências na escola no link acima e entre em contato em caso de dúvidas.
Boa leitura!

Continue navegando