Buscar

Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACIDENTE EM MARIANA (MG) E SEUS IMPACTOS AMBIENTAIS
 
O acidente em Mariana liberou cerca de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração, que eram formados, principalmente, por óxido de ferro, água e lama. Essa pavimentação, no entanto, demorará certo tempo, pois, em virtude da quantidade de rejeitos, especialistas acreditam que a lama demorará anos para secar.
A cobertura de lama também impedirá o desenvolvimento de espécies vegetais, uma vez que é pobre em matéria orgânica, o que tornará, portanto, a região infértil. Além disso, em virtude da composição dos rejeitos, ao passar por um local, afetarão o pH da terra e causarão a desestruturação química do solo.
Após o acidente, vários peixes morreram em razão da falta de oxigênio dissolvido na água e também em consequência da obstrução das brânquias. A grande quantidade de lama lançada no ambiente afeta os rios não apenas no que diz respeito à vida aquática.
Muitos desses rios sofrerão com assoreamento, mudanças nos cursos, diminuição da profundidade e até mesmo soterramento de nascentes.
Por fim, espera-se que a lama, ao atingir o mar, afete diretamente a vida marinha na região do Espírito Santo onde o rio Doce encontra o oceano. Biólogos temem os efeitos dos rejeitos nos recifes de corais de Abrolhos, um local com grande variedade de espécies marinhas.
Acidente em Mariana (MG) e seus impactos ambientaisLinks para um site externo.. Vanessa Sardinha dos Santos. Links para um site externo.(adaptado)
Como amplamente divulgado pela imprensa, o acidente de Mariana foi o mais grave dos últimos anos. Conforme o estabelecido no artigo 225 da Constituição Federal, cabe ao poder público e a coletividade zelar pelo Meio Ambiente equilibrado. Alguns princípios do direito ambiental foram violados quando não foram tomadas todas as medidas para evitar o dano causado. A empresa SAMARCO, responsável pela operação da barragem de Mariana, assim como seus diretores e alguns técnicos que poderiam ter evitado o ocorrido, responderão nas três esferas: civil, penal e administrativa. A tríplice punição do agente causador do dano requer alguns procedimentos administrativos e processuais que visam à punição e à reparação do dano causado. Convém salientar que o dano causado ao meio ambiente ainda impactará por muitos anos o ecossistema.
Diante do caso apresentado elabore um texto dissertativo, entre 2 e 4 páginas, contendo as seguintes respostas:
1. Cite e descreva 3 princípios do direito ambiental que foram violados no acidente da barragem de Mariana.
2. A que órgão cabe o licenciamento e fiscalização das atividades mineradoras? Explique como eles exercem essas funções.
3. No caso da barragem de Mariana podemos aplicar a teoria da modalidade risco integral? Explique.
4. Descreva a tríplice punição do agente causador e de que forma pode ser aplicada no caso de Mariana?
5. Como a Lei de Crimes Ambientais trata a questão da aplicação da punição da pessoa jurídica?
6. Cite um tipo de ação que pode ser interposta para a indenização das vítimas e o retorno ao estado anterior? Quem são os legitimados para interpor a ação?
  
Procedimentos para elaboração do TD  
1. Utilize como base para o trabalho a legislação ambiental referente a atividade de mineração.
2. Consulte o site do IBAMA (órgão federal) e do Departamento Nacional de Produção Mineral - DNPM.
3. Verifique o estabelecido nas seguintes normativas:
· ARTIGO 225 §2º da CONSTITUIÇÃO FEDERAL.
· ARTIGO 14 §1º DA LEI Nº 6938/81 C/C O ARTIGO 927, parágrafo único do Código Civil.
· Lei nº 12334/10 que estabeleceu a Política Nacional de Segurança de Barragens.
4. Pesquisa a doutrina que trate do tema.
5. Siga as orientações para o trabalho disponíveis a seguir:
NORMAS PARA O TRABALHO:
· O texto dos originais deve ser organizado em Título, Autor, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão e Referências Bibliográficas.
· O texto deverá ocupar no mínimo duas, e no máximo quatro páginas, incluindo Texto, Tabelas e/ou Figuras e Referências.
· O texto deverá ser formatado em página A-4 com margens de 2,5 cm. Deve ser empregada fonte Times New Roman, tamanho 12, exceto no título que deverá ser 14.
· O Alinhamento deverá ser justificado.
· O espaçamento entre as linhas deverá ser de 1,5.
· As citações bibliográficas (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

Continue navegando