Buscar

Redação sobre racismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Redação sobre: racismo
Ao se falar sobre os caminhos para combater o racismo no Brasil, é necessário mencionar alguns aspectos relacionados a temática. Levando esse contexto em consideração, pode-se destacar que o racismo é definido como um feito de discriminação baseado na crença da existência de uma hierarquia de etnias, como por exemplo: alguém achar que é superior por causa do seu tom de pele, características e afins.
Em primeiro lugar, o racismo é um problema desde o início de sua exploração pelos europeus. Nesse sentido, os portugueses se achavam superiores, e com isso trouxeram negros africanos para serem escravizados, e por muito tempo esses povos foram tratados como propriedade e sem direitos.
Em segundo lugar, ao longo da história da escravidão no Brasil surgiram algumas políticas abolicionistas, motivadas inicialmente pelos ingleses, na qual instituiu o Bill Aberdeen (1845), com isso tornava-se permitido a apreensão de navios negreiros. Posteriormente, foi aprovada no Brasil a Lei Eusébio de Queiroz (1850), Lei do Ventre Livre (1871), Lei dos Sexagenários (1885) e finalmente a Lei Áurea, aprovada em 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel. Porém, é deplorável que séculos após a lei, o racismo ainda seja uma questão, já que o que torna a pele clara ou escura é apenas a concentração de melanina, não alguma razão que dê suporte a ideia de superioridade ou de inferioridade de uma etnia em relação a outra.
Portanto, depreende-se que a desigualdade étnica e o racismo seguem como entraves sociais. Nesse sentido, cabe a escola através das disciplinas que compõem o currículo escolar, trabalhar a valorização da cultura afro-brasileira, por meio de atividades extraclasse e de feiras culturais, além de promover debates em sala de aula sobre a questão racial no país. Atrelado a isso, deve haver um enrijecimento das leis relacionadas a prática de racismo.

Outros materiais