Buscar

psicologia da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O contexto educacional concentra discussões a respeito da inclusão escolar, com vistas à efetivação do direito à educação para o público da educação especial na sala de aula da escola regular. Nesse sentido, analise as afirmativas abaixo e identifique a correta quanto aos indicadores que psicólogos e psicólogas, que atuam com educação inclusiva, utilizam para avaliar seus trabalhos:
Evolução do aluno que é público-alvo da educação especial; compreensão e sensibilização do professor em relação às especificidades de cada aluno; segurança e autonomia do professor no desenvolvimento de atividades com o aluno.
1. Professores e equipes gestoras são capacitados de modo exaustivo sendo direcionados para o uso das teorias escolhidas não havendo diálogo entre as partes. Como consequência esses modismos teóricos vão sofrendo modificações gerando desgaste e resistência por parte dos educadores que a todo momento veem novas imposições como essas.
Para superar essas práticas e planejar uma formação de professores que construam um pensamento crítico, reflexivo e consciente se faz necessário saber que:
Educar é criar condições para o exercício da cidadania de modo autônomo e democrático.
1. O âmbito educacional concentra discussões em torno da inclusão escolar, almejando a efetivação do direito à educação das pessoas público-alvo da Educação Especial na sala comum da escola regular. Esse direito foi possível mediante a formulação de legislações e de políticas públicas educacionais. A atuação do psicólogo no meio escolar é de sumas importância, devido:
I. O psicólogo escolar, profissional atuante em ambientes educacionais, também teve de redirecionar as suas práticas para as demandas que emergiram desse contexto.
II. A escola regular inclusiva e a sala de aula inclusiva trouxeram desafios aos professores, uma vez que o coletivo e o individual passaram a ganhar notabilidade no cotidiano escolar. Enfatizou-se, assim, a relevância dos professores como público-alvo de atuação do psicólogo escolar.
III. A Psicologia Escolar sofreu influência inicial francesa e norte-americana. No Brasil, a primeira metade do século XX foi marcada por um modelo clínico de intervenções direcionadas aos problemas de aprendizagem, utilizando os testes psicológicos como principal instrumento.
IV. Como atribuições do psicólogo escolar, tende a colaborar com a adequação nas práticas realizadas pelos professores com vista a melhoria no processo de ensino e aprendizagem.
V. A atuação do psicólogo escolar junto aos professores diante da Educação Inclusiva mostra-se relevante para a comunidade escolar, sendo professores e alunos os principais beneficiados.
Estão CORRETAS:
I, II, III, IV e V.
1. A missão da escola para a classe trabalhadora não era a aquisição de habilidades cognitivas específicas, era de ajustes comportamentais para atender às medidas mais imediatas para essa classe. Assim sendo qual era o objetivo dessa missão?
O objetivo era ensinar uma disciplina rígida e forçá-los a aprender a trabalhar sem descanso para garantir a obediência do trabalhador na relação entre patrões e empregados.
1. Dentro de um contexto escolar, como que a pluralidade cultural pode ser definida?
A pluralidade cultural pode ser definida como a valorização e o conhecimento das características étnicas dos diferentes grupos sociais independentes de tendências individuais.

Continue navegando

Outros materiais