Buscar

1politica organização

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Existem diferentes instituições que participam dos processos de operacionalização do Fundeb. Assinale a alternativa que representa uma atribuição do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).​​​​​​​
Realizar o censo escolar e disponibilizar dados.
1. Nos últimos anos, o Ministério da Educação tem buscado fortalecer as avaliações em larga escala no país, visando à qualificação da Educação Básica. Entre as ações para esse fortalecimento está a reestruturação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e a institucionalização do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Dos resultados observados a partir desse fortalecimento, é possível concluir que:
as ações vêm se mostrando eficazes, na medida em que permitem o estabelecimento de metas adequadas para a melhoria do ensino, pensadas a partir da aprendizagem dos alunos.
1. Qual das alternativas a seguir apresenta uma possibilidade concreta de tornar a escola um ambiente mais democrático culturalmente?
O educador pode sempre repensar sua própria trajetória a partir de algumas perguntas ou exercícios – e isso pode ser feito no coletivo de professores. Estes podem retomar seus próprios históricos, perceber suas evoluções teóricas e desafios em termos de aumentar a democracia cultural da escola.
1. Tradicionalmente, de que forma a escola se relacionou com as culturas?
A escola se caracteriza historicamente como um universo monocultural: assume como ‘correta’ a cultura dos grupos dominantes – passando pelos saberes, até as maneiras como se conversa, como se organiza o espaço, como se utiliza o corpo, etc.
1. Em consonância com nossa legislação, políticas públicas educacionais são formuladas, tais como as presentes nos programas e ações que foram firmados e aprovados no evento que resultou na agenda de 2030, de que o Brasil participou. Aponte abaixo a opção que apresenta um dos programas que compõem essa agenda:
Apoio à alfabetização e à educação de jovens e adultos.
1. A educação não formal se apresenta como um espaço rico para que os sujeitos aprendam vários conhecimentos úteis para sua formação pessoal. Em contraponto, a educação formal, realizada na escola, também nos fornece uma gama de conhecimentos. Sobre a relação possível entre a educação formal e a educação não formal, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I – A educação formal, que tem como foco prioritário o conhecimento científico, traduzido nos conteúdos escolares, e a educação não formal, que focaliza, além do conhecimento científico, outros tipos de conhecimento igualmente importantes, têm uma ação complementar para a formação dos sujeitos.
PORQUE
II – A educação não formal e a formal não são opositoras. Na sociedade atual ambas são necessárias e determinantes de nossa trajetória de vida. Assim, algumas ações da educação não formal, que ocorrem ao longo de nossas vidas, podem inclusive ocupar espaços escolares para ocorrer.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa CORRETA:
As asserções I e II são verdadeiras e a asserção II é uma justificativa correta da asserção I.

Outros materiais