Buscar

Geografia Econômica APX1 SARA DUARTE DE A ARAUJO


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO 
LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - EaD 
GEOGRAFIA ECONÔMICA
Aluna: SARA DUARTE DE ANDRADE ARAUJO 
Matrícula: 20112140287
APX1 2021 2
Avaliação à Distância - APX1 – 2º Semestre de 2021 
Questão obrigatória
 
1-    “A Geografia Econômica é, em poucas palavras, a análise da superfície terrestre em todos os aspectos que interessam do ponto de vista econômico.” (Joana Chorincas, 2001).
Esta é uma das muitas definições a respeito da disciplina. Defina, com suas palavras, o objeto de estudo da Geografia Econômica.(5,0 pts.)
RESPOSTA: 
A Geografia Econômica estuda os fenômenos e atividades econômicas em relação à sua distribuição no espaço geográfico. O estudo da geografia econômica pode ser baseado em diferentes escalas dimensionais: local, nacional, continental, internacional, global. 
 A Geografia Econômica é a disciplina científica que trata da análise dos fenômenos econômicos a partir de sua distribuição no espaço. A partir do espaço geográfico, a geografia econômica elabora o " espaço econômico ". A disciplina de estudo combina duas disciplinas científicas diferentes, a da geografia e a da economia política. O principal objeto de estudo da geografia econômica são as relações dos sujeitos econômicos no espaço. As relações econômicas no espaço não são influenciadas apenas por fatos econômicos, mas também por outros aspectos extra-econômicos (política, cultura, história, etc.). Somente a análise multidisciplinar das relações pode possibilitar uma explicação dos fluxos econômicos no espaço. Por isso, a geografia econômica também pode ser definida como a ciência das relações espaciais.
A geografia econômica analisa as relações dos sujeitos econômicos em um espaço definido, denominado " território ", e em uma determinada escala de análise (local, nacional, global). Para explicar as relações econômicas de um território, a geografia econômica deve levar em consideração:
 - fatores naturais do espaço : altitude, clima, recursos naturais, posições fatores políticos do espaço : fronteiras, história, religião, política, etc.
 - fatores políticos do espaço: fronteiras, história, religião, política, etc.
Fatores naturais e políticos permitem explicar as relações dos sujeitos econômicos em um território. Ao contrário da teoria econômica, a geografia econômica é uma disciplina de estudo que manifesta um vínculo mais concreto com a realidade observável.
  
2-    Qual é a importância dos estudos do economista alemão Von Thünen, elaborados no século 19, para a Geografia Econômica do século 20?(5,0 pts.)
RESPOSTA: 
Os estudos de von Thünen foi a chave para resolver um grande problema em sua época - como equilibrar o custo da terra com a melhor safra para produzir. As mudanças nas tecnologias de comunicação e transporte e o progresso nos métodos de preservação de alimentos, como a refrigeração, mudaram o significado de algumas das variáveis ​​de sua teoria. No entanto, os conceitos básicos do modelo de von Thünen ainda são válidos. 
Sua atenção aos detalhes se transformou em uma paixão por um assunto que ainda é de interesse para os geógrafos econômicos de hoje - os efeitos da distância e dos custos de transporte na localização da atividade produtiva. O modelo de Von Thünen ajuda a explicar a relação entre o custo da terra e o custo de transporte da safra para o mercado. Usando todos os dados que coletou, von Thünen começou a escrever sobre a estrutura espacial da agricultura. Ele publicou seus estudos sob o título O Estado Isolado. Von Thünen chamou seu modelo de Estado isolado porque, para fins de análise, ele queria estabelecer um país autossuficiente. Este país seria desprovido de influências externas que perturbariam o funcionamento interno da economia.
A maior mudança espacial, desde a época de von Thünen, é a mudança na tecnologia de transporte, que permitiu ao Estado Isolado passar de uma microescala para uma macroescala. Alguns outros fatores são refrigeração moderna e métodos de preservação de alimentos, política governamental sobre o uso da terra rural, mercados globais e o uso múltiplo de produtos agrícolas. O fato de que as florestas não ocupam mais uma zona próxima ao mercado é verdade porque não usamos a madeira como nossa principal fonte de combustível. Hoje, dependemos de outras fontes como carvão e energia nuclear.
Bibliografia:
WAIBEL, Leo. Teoria de VON THÜNEN sobre a Influência da Distância do Mercado Relativamente à Utilização da Terra. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, P.3, Março de 1943

Continue navegando