Buscar

TGIII - Sara Duarte de Andrade Araujo

Prévia do material em texto

“Ensinando Geografia mediante aos novos desafios ambientais e sociais”
Sara Duarte de Andrade Araújo ¹
Introdução
A proposta aqui desenvolvida é usar variados materiais didáticos a fim de promover raciocínio geográfico. Materiais didáticos organizados pelo professor a partir de conteúdo pedagógico além de sua experiência, possibilitam práticas didáticas coerentes com os modos de aprender de seus alunos. O tema do trabalho varia entre novas formas de organização de produção e de consumo, novas tecnologias, novos conflitos que redefinem as relações de poder entre os países e, ainda, problemas ambientais de dimensão planetária que lançam desafios inéditos à humanidade. Foi constatado que os alunos demonstraram interesses por materiais variados, seja na curiosidade de montar, jogar e participar enriqueceu as aulas, mesmo os mais desinteressados foram atraídos pela proposta e passaram a cooperar e interagir em sala de aula. 
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel do ensino da geografia no contexto atual, em que os desafios socioambientais são cada vez maiores. A geografia escolar não deve permanecer ancorada em uma geografia meramente de localização e descrição, mas deve dar o salto para explicação dos fenômenos. Deve facilitar a compreensão do ambiente com objetivo último da educação para a formação do cidadão. Neste contexto, devemos abordar o estudo das relações dos grupos sociais com seu ambiente tendo em vista os processos de globalização e o novo mundo que está sendo construído. 
Desenvolvimento
“Ensinando Geografia mediante aos novos desafios ambientais e sociais”
Objetivo: estimular nos alunos o desejo de se envolver no questionamento e na investigação. É essencial que os alunos exercitem e desenvolvam habilidades geográficas tendendo a encontrar soluções para os problemas colocados na organização do espaço, atual e futuro.
Ensinar pressupõe sempre um compromisso social, ético e cívico. Hoje, esse compromisso é um desafio para o ensino em geral e para geografia em particular. A geografia deve contribuir para a formação de cidadãos que olhem criticamente para a realidade que nos rodeia. Os professores não podem fechar as janelas das salas de aula aos problemas atuais e desafios sociais, tanto ambientais, como socioeconômicos, porque possuem uma dimensão territorial. Estamos em um contexto complexo, de crise econômica, política e social, de dimensões globais. Conforme dito por Lucci (p.3), as compreensões de questões relevantes envolvem o mundo atual. A realidade brasileira, abordada em todas as unidades, recebe destaque especial. Desse modo, o território brasileiro pode ser estudado num contexto mais abrangente e a partir de um ponto de vista mais amplo, e as particularidades da nossa realidade podem ser comparadas a outras.
Hoje, a geografia torna-se uma grande aliada na formação de cidadãos críticos com a realidade incerta em que atuamos. Ensinar geografia hoje implica em se preocupar com o que ensinar, buscando repensar qual conteúdo de Geografia propor, de acordo com os avanços da ciência geográfica e em relação às necessidades sociais. O leme do trabalho de ensino deve ser o que é ensinado, quais são os propósitos e como deve ser ensinado, que tipo de estratégias, recursos de ensino e métodos são o mais adequado. Responder a essas perguntas é uma das tarefas que eu como professores nos consideramos na tarefa diária.
Alguns temas a serem trabalhados: 
- A geografia na Era da Informação
- Sociedade de consumo
- Água: uso e problemas
- Questão ambiental e desenvolvimento sustentável
- Dimensão global de problemas ambientais
- Natureza, sociedade E ambiente
Inovações didáticas e metodológicas no ensino de geografia não são o objetivo deste trabalho, e por isso não nos aprofundamos neles, mas no expor as questões que hoje podem ter um interesse social para o ensino de geografia, as questões de como será realizado em sala de aula, com quais métodos, quais estratégias e quais recursos são o mais adequado para desenvolvê-los. Principalmente porque as opções didáticas não são alheias aos conteúdos geográficos selecionados para trabalhar.
Temos vindo a apresentar um enfoque no ensino da Geografia cujo objetivo é ajudar os cidadãos a compreender o mundo em que vivem, para inovação no ensino da Geografia face aos desafios sociais e territoriais.
Portanto, a metodologia não pode ser meramente expositiva com a única intenção de aprendizagem mecânica. Deve ser apoiado por uma metodologia ativo porque nele o aluno participa ativamente de seu próprio processo de aprendizagem e permite que você alcance uma aprendizagem significativa de sua realidade.
Uma metodologia ativa que pode ser baseada na aprendizagem colaborativa e / ou individual. A combinação de estratégias de ensino e variedade de recursos de ensino também é uma necessidade para promover a motivação.
Estudos de caso, trabalhos de campo, roteiros educacionais, jogos e simulações que envolvem o uso de novas tecnologia, cartografia dados digitais, estatísticos ... que o ajudam a compreender e aprofundar os seus conhecimentos, a adquirir competências e aptidões geográficas e a tomar consciência do mundo em que vivem.
Considerações finais
O ensino de geografia não pode ignorar os problemas que isso acarreta a globalização. Você deve obter uma consciência no treinamento de cidadãos, na perspectiva da educação para o desenvolvimento sustentável, encorajar a reflexão que conduz à ação. Um ensino no qual as chamadas outras geografias que dão caráter explicativo devem ser incluídas aos problemas íntimos das pessoas. Um ensino do espaço em que a combinação de escalas é essencial para entender como o local e as globais estão inter-relacionados. E um ensino de Geografia em que deve enfatizar as opções metodológicas. Porque quando falamos, a partir da Didática da Geografia refletimos sobre quais conteúdos geográficos selecionar em relação a quem se dirige a formação, quais os recursos, métodos e estratégias mais adequados para promover a aprendizagem significativo, ajudando os alunos a compreender melhor e agir no mundo onde você mora.
Referência Bibliográfica
LUCCI, Elian Alabi. Conecte Território de Sociedade 1/ Geografia. Elian Alabi Lucci, Anselmo Lazaro Branco. Claudio Mendonça. São Paulo. Editora Saraiva. 2011
¹ - Discente do 3º período de Licenciatura em Geografia – Consorcio CEDERJ. Polo: Campo Grande. Matrícula: 20112140287

Continue navegando