Buscar

Judite decapitando holofernes

Prévia do material em texto

IEMA Pleno Bacabeira
Alunos: Otávio, Marcos Vinícius, Danyllo, Jamylle, Ludymilla e Ellen
Professora: Marília
Judite Decapitando Holofernes
A pintura "Judite decapitando Holofernes" é uma obra da artista barroca italiana Artemisia Gentileschi. Ela foi concluída entre 1614 e 1620. A obra retrata a cena de Judite degolando Holofernes, um tema comum na arte desde o início do Renascimento. O tema remete ao Livro de Judite no Antigo Testamento, que narra o assassinato do general Holofernes por Judite. A pintura mostra o momento em que Judite, ajudada por sua serva, degola o general, depois de ele ter adormecido bêbado. A pintura é implacavelmente física, com jorros de sangue.
Apesar de retratar uma cena clássica da Bíblia, Gentileschi desenhou a si mesma como Judite e seu mentor, Agostino Tassi, que foi julgado por estuprá-la, como Holofernes. A biógrafa de Gentileschi, Mary Garrard, propôs uma leitura autobiográfica da pintura, afirmando que ela funciona como uma catarse de expressão da raiva reprimida da artista. No entanto, essa visão não é totalmente aceita pelos estudiosos da arte.
Gentileschi pintou duas versões desta obra: a primeira está no Museo Nazionale di Capodimonte, em Nápoles; e a segunda está na Galeria Uffizi, em Florença.
Artemisia Gentileschi
Artemisia Gentileschi (Roma, 8 de julho de 1593 – Nápoles, 1656) foi uma pintora barroca italiana, considerada hoje uma das mais bem-sucedidas pintoras de sua época. Ela foi incentivada desde a infância na pintura por seu pai Orazio Gentileschi, que era um famoso pintor natural da cidade de Pisão. Artemisia se tornou a primeira mulher a ser membro da academia de pintura de Florença.
Muitos de seus temas são personagens femininas que aparecem em diversas passagens da Bíblia, mas sua fama como pintora começou com retratos. Quando seu pai foi convidado para pintar na corte do rei Carlos I da Inglaterra, Artemisia o acompanhou e foi convidada para pintar vários retratos de nobres da corte inglesa. Entre suas obras mais conhecidas estão Judite Decapitando Holofernes e Susana e os anciãos.
Artemisia Gentileschi é conhecida por sua arte realista e naturalista. Ela superou o estupro que sofreu no século XVII e se tornou uma das artistas mais talentosas do seu tempo1. Seu trabalho resplandece até hoje e é admirado por muitos.

Continue navegando