Buscar

Exercicios aula 5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Integração Regional - Aula 5 - Integração econômica
Prof. Erik H. Ribeiro 
Aluna: Caroline Rodrigues Lopes
EXERCÍCIOS 
1) Descreva os efeitos negativos e positivos associados à integração regional 
Efeitos Negativos: Países ficam limitados a poucas barreiras comerciais, perdendo sua autonomia no setor econômico, perda parcial da soberania estatal, em tratados internacionais os Estados se obrigam a cumprir certas regras de convivência como respeito mútuo, cooperação, promoção conjunta de determinadas atividades assim como de prevenção e defesa contra problemas globais. No setor militar, muitos Estados assinam tratados de não agressão e diminuição de armamentos como o nuclear, ficando expostos a possíveis ameaças.
Efeitos Positivos: Redução de barreiras comerciais e implementação de diversas outras medidas de abertura econômica recíproca que aumenta a eficiência econômica dos países participantes. Ganhos econômicos com altos níveis de produção e melhor posição de barganha no plano internacional aumentando a qualidade e quantidade dos fatores de produção por conta de inovações e avanços tecnológicos. Aumentos de empregos para os países participantes e possibilidade de livre navegação entre as fronteiras.
2) Como a integração afeta a soberania dos Estados participantes? 
Pois causa uma perda da liberdade estatal para decidir soberanamente sobre diversos assuntos já que os Estados se obrigam a cumprir certas regras de convivência, de respeito mútuo, de cooperação, de promoção conjunta de determinadas atividades, de prevenção e defesa contra problemas globais, etc. Como por exemple, a renúncia de determinadas ações em nome de um benefício comum inclusive em aspectos cruciais de defesa nacional (dissuasão nuclear), exigindo certo grau de confiança dos parceiros envolvidos em determinados aspectos de cooperação estratégica. Também inclui perdas de autonomia nas medidas internas de politica comerciais e industriais assim como também políticas macroeconômicas e públicas que podem impactar outros países.
3) Discorra sobre os dilemas econômicos enfrentados pelos países emergentes na globalização e na escolha pela integração regional (Sul-Sul) ou pela integração com países desenvolvidos (Norte-Sul). 
Os países que escolhem participar na integração regional com economias avançadas (Norte-Sul), possuem poder e força de barganha com tecnologia e integração de cadeia produtivas, além de estratégias políticas mas não visam somente o sucesso comercial ou fortalecimento econômico, já que esses acordos demoram muito tempo para terem retorno ao países subdesenvolvidos (seria um acordo a longo prazo). Como consequência, gera custos de reconversão e perda de emprego que significa custos políticos e sociais para os países subdesenvolvidos.
Já os países que escolhem participar na integração regional da mesma região (Sul-Sul) possuem um conforto institucional e menos impactos nas rupturas sistêmicas, porém não possuem um crescimento acelerado de desenvolvimento tecnológico e nem transformador.
4) Compare os diferentes estágios de integração regional 
a) Zona de Livre Comércio - Os blocos econômicos existentes, em sua maioria, optaram por essa modalidade de integração. Porém, algumas dificuldades devem ser superadas: a primeira é o estabelecimento de regras de origem, que identificam a proveniência do produto; a segunda é a necessária seleção dos produtos que irão integrar a zona de livre comércio. Exemplos de integração de Zona de Livre Comércio: AECL (EFTA), NAFTA, MERCOSUL.
b) União Aduaneira - Na união aduaneira, é exigida, além das características de zona livre de comércio, também a adoção de uma tarifa aduaneira comum, abandonando-se desta forma, o regime das regras de origem, e consequentemente a exigência de certificados de origem. Exemplos: GATT, MERCOSUL, BENELUX.
c) Mercado Comum - O mercado comum é uma etapa posterior à união aduaneira e é baseado em cinco liberdades básicas: 1) a livre circulação de bens; 2) a livre circulação de pessoas; 3) a livre prestação de serviços e a liberdade de estabelecimento; 4) a livre circulação de capitais; 5) a livre concorrência. Somente a Europa possui um Mercado Comum.
d) União Monetária - União monetária consolidada numa moeda única a ser emitida por um Banco Central independente. Isto importa na transferência da política monetária e cambial do âmbito dos Estados-Membros para o comunitário. Assim como o Mercado Comum, somente a Europa possui União Monetária instituída através do Tratado da União Européia e sua moeda é o Euro.

Outros materiais