Buscar

COISAS BÁSICAS SOBRE INTERPOSIÇÃO

Prévia do material em texto

COISAS BÁSICAS SOBRE INTERPOSIÇÃO:
· Como fazer uma petição de interposição?
R: Interposição, Apelação e Razões de Apelação.
EXCELENTÍSSIMO (a) SENHOR (a) DOUTOR (a) JUIZ (a) DE DIREITO DA 10º VARA DO JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU
Ou
EXMO. JUIZ DE DIREITO DO _____ª JUIZADO ESPECIAL CRIMINAL DA COMARCA DE FOZ DO IGUAÇU/PR
Processo nº …
1ª Situação: (NOME DO APELANTE), nacionalidade, estado civil, profissão, CI, CPF, residente e domiciliado, devidamente qualificado na epigrafe autos da AÇÃO ________, que tramita pelo rito _________, movida por (ou que move em face de) (NOME DO APELADO), nacionalidade, estado civil, profissão, CI, CPF, endereço, inconformado com a respeitável sentença de folhas ____, vem a este juízo, tempestivamente, interpor recurso de
OU
2ª Situação: (NOME DO APELANTE), já qualificado nos autos, por seu advogado, com fulcro no art. 82,§ 1ª, da Lei 9.9099/95, vem interpor
        RECURSO DE APELAÇÃO       
      
1ª situação: em face da setenta condenatória exalada pelo juízo epigrafado requerendo seu recebimento e processamento na forma legal com base nas razões acostados
Termos em que
Pede deferimento
Local e Data
advogado/OAB ...
ou
2ª Para o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado do…, apresentando as razões em anexo, assim como o comprovante de recolhimento das custas relativas ao preparo do recurso.
Diante do exposto, requer a este juízo, se digne em receber o presente recurso no efeito ___________, nos termos do art. ____, remetendo os autos à Superior Instância.
Pede deferimento.
Local e data .
ADVOGADO/OAB
_________________________________________________
[ MODELO] DE RAZÕES DE APELAÇÃO
EGRÉGIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARANA
COLENDO A TURMA RECURSAL
EXMOS.JUIZES DE DIRETO
DOUTA PROCURADORIA DE JUSTIÇA 
Processo nº:…
(NOME DO APELANTE), por seu advogado ao final assinado, vem apresentar as competentes.
           RAZOES RECURSAIS
O metodo mais usual para argumentação da contracto jurídica ocidental (silogismo jurídico)
Silogismo é um sistema logico, criado e desenvolvido, no âmbito, próprio da filosofia grega.
Três elementos.
Premissa Maior,
Premissa Manor,
Conclusão:
O silogismo jurídico em premissa maior - representa a norma jurídica, o comando legal por natureza e definição, de forma geral e abstrata, vai se fazer valer, ter eficácia, quando ela reclama sua incidência, os fatos.
Norma gerais abstratas vinculadas a ocorrência de fatos concretos, a ocorrência de um fenômeno chamado de "Subsunção" enquadramento de uma norma jurídica de uma fato real a um comando abstrato.
Em sua incapacidade, todas as regras serão geral e abstratos, por correspondência, geral e abstrato verificado, incorrendo em hipótese legal.
Silogismo Jurídico, norma jurídica, o artigo 121 do CP, aduz que matar alguém é crime.
Situação concreta. João matou Pedro.
Fatos - João cometeu crime de homicídio em face de Pedro conforme o artigo 121 do Código Penal Brasileiro.
O enquadramento Típico - subsunção - filosofica, na estrutura do argumento jurídico, precisa estabelecer em 1ª lugar, verificado.
1ª descrever o disposto legal aplicável.
2ª Muito comum para que seja chegado a as determinadas conclusões, observa-se incidentes, para aglutinar em uma única ideia, no plano (artigos para objetivar os dispositivos, que poderá estabelecer uma premissa maior).
Exemplo: Art 109, CP, art 115, do CP.
A conjulgacao de dispositivos legais, levando a uma outra questão, esse argumento jurídico, flui como um rio, na fundamentação por outro dispositivo ou norma, e, atenção para o seguinte, Pirâmide, ilustra o sistema, no apõe a Constituição como norte como todo e qualquer infra-constitucional , reflete um comendo normativo de ordem, e, a rigor, como leis ordinárias e complementares, fora as outras, que lhe vide sustenta fundamento de validade ao instituto da precisão, o que ela reflete em termos dos direitos constitucionais, indexado a ideia, o que a prescrição busca objetivar, um aspecto punitivo sem pena, sem sanção de pena, perpetua, a constituição e expressa em dizer que nao sera admitido o caráter perpetuo, previsto em disposto legal no artigo 5ª da CF de 88 "vedadas as penas de caráter perpetuas" (grifo nosso)
A Constituição já diz quais seriam os prescritos e quais não !, impondo um exercício do caráter existencial do lapsos temporais da premissa que orienta a prescrição do estabelecimento da prefacio punitiva, na validação da estabelecer as penas perpetuas da prescritibilidade.
Olha ainda que a natureza da classificação do artigo 5ª "Os direito de clausula pétrea"
Isso representa que chamamos de "Tirocínio jurídico"
em mora todo um aspecto de fundamentos jurídicos que da validades a esses reflexos, pode-se jogar a pirâmide nas ladeiras.
As solidada e argumentações jurídicas.
Trabalhar as teses de ondules constitucional e mandamentos federais, obviamente, não se trabalha em sede de defesa previa devido o fenômeno, mas, o instituto da prescindo sem o devido raciocínio "com ondule e forca de clausula, devido a supressão de instancia, quando vc se sujeita a fazer uma peca + ou -, nao poderá fazer sua tese, em mente de que a argumentação jurídica parte da constituição, por ramificar ou seguir uma estrada que poderá chegar em um único lugar mais poderá voltar no começo.
sempre que tiver argumentando uma via jurídica e normas constitucional e depois as vias infraconstitucionais e determinada circunstancias não se consiga devido o caso, e enquadramento do fato, não gera liga, de maneira perfeita, e ai o que pode-se utilizar para azeita o enquadramento.
Quando isso acontece deve-se reportar as fontes subzidias, as fontes do direitos,
Civil - Low - ordenamento jurídico parte da lei.
Comum low - principios - constitucionais - norma e impor observância de determinado regramento.
O sentido uniforme das decisões da mesma decisão do mesmo sentido ja foi aplicada de forma reiterada, simbolizada por súmulas pacificada na jurisprudência de julgados monocráticas.
O elemento tenha essa característica no mesmo sentido reiterado em mais de um mesmo tribunal.
Esses elementos corroboram para fundamentação ordinária e fundamentação legal.
Concentrar exclusivamente a argumentação jurídica, pra isso o histórico dos fundamentos legais.
I. Demonstrar a admissibilidade, a tempestividade, interesse recursão (suiombência)
II. Relatório/Resenha Fático-Processual. * Descrever, em ordem cronológica, (na sequência que aconteceram no processo), os fatos e atos processuais que fundamentam os direitos deduzidos (Grifo nosso)
Fatos e Fundamentos (resenhar, síntese, do que aconteceu relevante de forma fáticas e processual)
Quando é realizado esse resumo, é, fundamental, dos aspectos que será titulo de exemplo, uma, tese, preliminar é sobre " Prescrição da pretensão Punitiva ", este relatório precisa aglutinar em consonância com perfeita descrição.
1. Data do Fato até a Data da Publicação da Sentença com o condenatório, a menoridade relativa (idade do individuo ao tempo dos fatos).
Ao elaborar esse relatório, fatia processual, sustente essa fase de prescrição, conforme mencionado no tópico 1 após a prescrição da pretensão punitiva.
Resenhar a linha temporal"Observar que no ocorrido, local e data, fato e atos já decorreu tanto tempo, em virtude da publicação, (qual é a ideia, em mente, engenharia reversa na estrutura das peças).
A Enganharia - tese jurídicas e na sequencia elaborar o relatório.
As premissas maiores: Antes mesmo do relatório - preliminares.
As premissas menores
III. Do Direito.
Preliminares de Mérito, são: presunção pret. Punitiva.
Do Mérito
Direito.                       
Ação:…
Apelante:…
Apelado:…
EGRÉGIA
Merece ____________ a sentença recorrida em razão da má apreciação das questões de fato e de direito, como irá demonstrar o apelante.
DOS FATOS
A presente ação trata de ____________
DOS FUNDAMENTOS
1º Das preliminares
2º Do Merito
DO PEDIDO DE NOVA DECISÃO
Em razão de todo o exposto, requer o apelante que esse Egrégio Tribunal conheça do recurso ora interposto e lhe dê provimento para _____________a sentença recorrida __________________ por ser medida de Direito e de justiça.
Pede deferimento.
Local e data .
ADVOGADO/OAB ...
Observação dos 06 (seis) possíveis "vícios presentes"
1. Ausência Defesa Técnica da Transação Penal: A base de princípios e dispositivo legal - tem um ferimento do devido processo legal, e qual os efeitos:
a) a nulidade (demonstra os prejuízos de caráter absoluto).
2. Observar a ausencia de REP, vítima = nulidade Rec da Denuncia.
3. Exemplo:D.F 01/01/2015 a R.D 01.05.2015 P.S.C 01.03.2018 - o prazo prescricional, observe-se os intervalos - 2 (dois) anos e 10 (dez) meses.
4. Exemplo: aduz que nasceu em 1996 e crime foi em 2015 =19 (dezenove) anos, "Menor" de 21 faz-se-à uma redução de 50% da pena.
5. Extinção da Pretensão Punitiva - na "modalidade retroativa" quando a lei volta no tempo.
6. Observa-se que dentro das questões preliminares - a ampla defesa em contraditório faz-se-à tudo que aduz contra o réu, essa inversão da ordem em relação a oitiva, também gera-se nulidade, invalida por vicio não observada a colheita da prova.
Observação dos 04 (quatro) possíveis "vícios presentes" no "Mérito"
Todos os temas acima em vista a estrutura -
Breve síntese do tema observado: a) Materialidade de fato
b) A prova da existência do fato típico - "Quem é o autor" o enquadramento em preceito criminal,
C) TIPICIDADE A) Objetivo e B) Subjetivo.
d) Ilicitude e a Culpabilidade
e) Pena
Nessa mesma ótica entende-se os crimes não transeuntes - como é que se trabalha a materialidade nos crimes que deixam vestígios - portanto com o Código de Penal .
1. "A materialidade"
2. Observar sempre se as provas são Méritos para a condenação em sua suficiência ou insuficiência de prova - por autoria ou materialidade.
3. Tipicidade - trabalha a ausência de fundamentação adequada da decisão, a tipicidade apenas se reporta em tipo penal em questão, declinando o preceito do enquadramento a ausência de fundamentação adequada também é fator importante na decisão.
4. A Pena aplicável é possível ser questionada - como funciona a doze meteria da pena, de qual maneira o juiz fixa a pena - ou seja, 1ª a Pena base do Artigo 59 - pena provisória e pena definitiva.
Para se fixar a pena base - deve-se observar o fundamento da sentença, o juiz utiliza - culpabilidade, mal antecedentes e as consequências do crime.
Observar sempre o termo "Dolo intenso" isso não classifica "Majorante"
O aumento da pena em relação a culpabilidade, e mal antecedes, isso não é tecnicamente "somente Trânsito em julgado" as condenações criminais definitivas, para efeito de maus antecedentes, portanto o fato de existência de dois ou mais crimes não significa maus antecedentes.
As consequências dos crime em sua elementar do crime nesse contexto a integridade da ação penal, logo a vitima pode se opor a esse bem jurídico, em fundamentação para aumento de pena base, deveria ser estabilidade no mínimo legal, faz-se-à um teto, ainda que esses três circunstancias "venham ser desfavorável ao Réu, pode-se discutir a luz do direito o "Princípio da Proporcionalidade".
Assim o juiz deve-se observar o limite maximizo e mínimo para sopesar sua fixação - gradiente de pena em equilíbrio sendo possível esse entendimento, ser, Interposição, Apelação e Razões de Apelação.
Importantíssimo - artigo 82 da Lei 9099/99 - a regra geral do civil diz que o prazo é de 10 dias, não se exclui o dia do inicio e sim soma com o dia do inicio.
Exemplo: dia 08/03/2018 - mais 10 dias sera igual dia 19/03/2018
O dia 18 seria domingo e 19 segunda, entenda a regra e aplique o prazo, assim, faz-se-à importante equiparar para o dia 19 ou dia 21. conforme CPP ou CPC.
Estamos observando mais de um instituto jurídico.
· O que é uma peça de interposição?
R: É a forma pela qual o juiz dá razão a uma das partes de acordo com sua interpretação dos fatos interpostos em face ao Direito.
· O que é a interposição de recurso?
R: A interposição de recurso nada mais é do que levar determinada(s) matéria(s) ao conhecimento dos julgadores que compõem a instância superior para reapreciação, ou seja, para nova análise do mérito, que pode envolver questões de fato, de direito ou de ambos simultaneamente.
· O que significa a palavra interposição?
R: 1. Acto ou efeito de interpor ou interpor-se. 2. Posição entre duas coisas.
· Qual é o prazo para a interposição do recurso?
R: É o meio utilizado para a contestação, perante o Superior Tribunal de Justiça, de alguma decisão proferida por um Tribunal de Justiça ou Tribunal Regional Federal que contrarie ou negue vigência à lei federal.
· Quem julga recurso interposto?
R: Embora o artigo 1.010 aponte que a apelação é direcionada ao juízo ad quo, ou seja, o juízo de primeira instância, onde o processo se encontra no momento da apelação, quem o julga é o juízo da instância superior.
Art. 1.010. A apelação, interposta por petição dirigida ao juízo de primeiro grau, conterá:
I - os nomes e a qualificação das partes;
II - a exposição do fato e do direito;
III - as razões do pedido de reforma ou de decretação de nulidade;
IV - o pedido de nova decisão.
§ 1º O apelado será intimado para apresentar contrarrazões no prazo de 15 (quinze) dias.
§ 2º Se o apelado interpuser apelação adesiva, o juiz intimará o apelante para apresentar contrarrazões.
§ 3º Após as formalidades previstas nos §§ 1º e 2º, os autos serão remetidos ao tribunal pelo juiz, independentemente de juízo de admissibilidade.
· O que é a interposição de recurso?
R: A interposição de recurso nada mais é do que levar determinada(s) matéria(s) ao conhecimento dos julgadores que compõem a instância superior para reapreciação, ou seja, para nova análise do mérito, que pode envolver questões de fato, de direito ou de ambos simultaneamente.
· Quando é possível a interposição de recurso especial?
R: 105 da Constituição prevê-se o cabimento de recurso especial quando a decisão recorrida contrariar tratado ou lei federal ou negar-lhe vigência. Trata-se, de modo geral, da violação ao direito federal.
· O que acontece depois do recurso especial?
R: Após o julgamento do recurso especial, os autos devem ser remetidos ao Supremo Tribunal Federal para julgamento do recurso extraordinário.
Modelo de Petição de aviso de interposição de agravo de instrumento
EXCELENTISSIMO JUIZ DE DIREITO DA ... VARA DA COMARCA DE...
Processo nº ...
NOME, já qualificada nos autos do processo de numeração em epígrafe que move em face de NOME, por seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, nos termos do artigo 1.018 do Código de Processo Civil, informar a este r. juízo a interposição de recurso de Agravo de Instrumento, em face da decisão de fls. ... dos presentes autos, requerendo, por fim, em cumprimento ao disposto no “caput” do artigo mencionado, a juntada dos respectivos documentos que instruíram o presente recurso apresentado, tais como:
a) petição de interposição e de razões do agravo de instrumento;
b) comprovante de protocolo do recurso;
c) cópia da decisão recorrida;
d) certidão de intimação da decisão recorrida;
e) cópia da guia de recolhimento de custas e despesas processuais.
Não obstante, a Requerente ainda informa que foi anexado ao recurso de Agravo de Instrumento, as seguintes peças processuais constantes nestes autos, tais como:
a) inicial, fls. ...;
b) contestação, fls. ...;
c) Procuração dos advogados, fls. ...;
Por fim, poderá este r. juízo reformar inteiramente a decisão recorrida, caso reconheça a procedência do pedido da Requerente, ora Agravante, de tal modo que a decisão deverá ser comunicada ao relator do Agravo de Instrumento, que considerará prejudicado o recurso, nos termos do artigo 1.018, § 1º do Código de Processo Civil.
Diante o exposto, vem a Requerente, respeitosamente, perante Vossa Excelência, em cumprimento às disposições do artigo 1.018, caput do Código de Processo Civil, informar a interposição de recurso de Agravo de Instrumento requerendo, caso seja reconhecido por Vossa Excelência, a procedência do pedido da Requerente, ora Agravante,a reforma integral da decisão agravada.
Nestes termos,
Pede e espera deferimento.
Local..., Data...
ADVOGADO...
OAB...

Continue navegando