Buscar

Slides Video-Aula Unidade III - Tecnologia da Informação aplicada à Gestão em EAD

Prévia do material em texto

Prof. Antônio Palmeira
Tecnologia da Informação Aplicada à Gestão em EaD
Unidade III
Conteúdo da Unidade III
Histórico da tecnologia na educação.
As novas tecnologias educacionais.
Tecnologias assistivas.
Histórico da educação a distância.
Os professores e o uso das novas tecnologias.
O computador e a alfabetização.
Processo de aprendizagem utilizando games.
Tecnologia da informação na educação
Tecnologias da Informação como ferramental eficiente para atingir objetivos
Tecnologia da Informação como propulsora de mudanças.
O ensino tradicional e as novas tecnologias.
Alunos totalmente “digitais” e professores ainda “analógicos”.
Ondas da informatização na educação
1ª Onda – Utilização de ferramentas de software e de informática básica para os contextos administrativos das escolas.
2ª Onda – Utilização de software educativo no processo de ensino e de aprendizagem.
3ª Onda – Utilização da internet e o surgimento da aprendizagem colaborativa por meio de redes ganha uma força extraordinária.
Início da Tecnologia da Informação na educação
No Brasil, tudo começou, primeiro, na década de 1970, quando os setores administrativos e de secretaria das escolas começaram a se informatizar por meio de sistemas de informação acompanhados de ferramentas de infraestrutura de TI, como computadores, impressoras e tecnologias de rede e de banco de dados.
No primeiro momento do uso da informática nas escolas, uma das grandes barreiras era a formação das pessoas envolvidas no processo educacional. Estas não tinham conhecimento das ferramentas, além de ter grandes dificuldades de operação em nível de usuário, dificultando a execução de tarefas que envolviam sistemas e computadores.
Tecnologia da Informação na educação: década de 1980
Surge o primeiro grande projeto público (EDUCOM) com o objetivo de utilizar a informática como ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem Também ajudou na criação de centros de pesquisas espalhados pelo País. Foi coordenado pela Universidade de Brasília.
Impulsionado pelo EDUCOM, o PRONINFE tinha o objetivo de trabalhar a formação de professores nas questões voltadas para informática. 
Na UNICAMP, foi desenvolvido um projeto voltado para tecnologias aplicadas a educação conhecido como “Logo”. O Logo foi uma linguagem computacional criada em 1967, nos Estados Unidos, especificamente para o ensino da matemática.
Tecnologia da Informação na educação: década de 1990
Tecnologias de informação começam, aos poucos, a terem o seu uso disseminado na sociedade e na vida das pessoas, ocorrendo um movimento paralelo ao desenvolvimento da informática nas escolas. 
Surgem as escolas de informática básica, apresentando os seus cursos voltados para softwares aplicativos, tais como planilhas eletrônicas, editores de texto, geradores de apresentação, entre outros.
Essas escolas, a princípio, atendiam às demandas de mercado de trabalho, mas, em um segundo momento, forçaram as escolas a terem em suas grades curriculares a formação em informática.
Tecnologia da Informação na educação: década de 1990 (continuação)
Surge o Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO) que cria os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) para a formação de professores e técnicos, além da distribuição de computadores para as escolas públicas
O acesso às redes de computadores e à internet começam a se popularizar, de forma precária é claro, mas favorecendo o direcionamento da internet nas escolas.
Outro grande destaque deste período é a criação de disciplinas específicas voltadas para a informática nos cursos de licenciatura e pedagogia, favorecendo ainda mais a formação de professores com um trabalho alinhado ao uso de ferramentas de TI.
Tecnologia da Informação na educação: nos dias de hoje
Grandes movimentos no intuito de integrar tecnologia e educação.
Utilização de smartphones e demais recursos com mobilidade.
Acesso à informação anywhere/anytime.
Interatividade
1. A utilização das tecnologias da informação no contexto administrativo das escolas se deu em qual onda do desenvolvimento destas ferramentas na educação?
1ª Onda.
2ª Onda.
3ª Onda.
4ª Onda.
5ª Onda.
Interatividade
1. A utilização das tecnologias da informação no contexto administrativo das escolas se deu em qual onda do desenvolvimento destas ferramentas na educação?
1ª Onda.
2ª Onda.
3ª Onda.
4ª Onda.
5ª Onda.
As novas tecnologias na educação
Em um primeiro momento, pensa-se apenas no computador.
O computador precisa ser compreendido em duas perspectivas:
Perspectiva instrucional – computador e todos os seus mecanismos como objeto de estudo por parte do aluno;
Perspectiva construcionista – computador concebido como recurso na resolução de problemas, construção de ideias.
Utilização do software na educação
Softwares de exercício e prática – são aplicações direcionadas para a resolução de exercícios, que tem como finalidade verificar os conhecimentos adquiridos pelos alunos e estabelecimento de estatísticas diante de respostas encontradas.
Softwares tutoriais – são aplicações destinadas à instrução dos alunos, verificando o conhecimento destes por meio de um conjunto de perguntas e com uma função de avaliação do tutor.
Softwares de programação – são softwares que permitem a criação de algoritmos (programas) para a resolução de problemas.
Utilização do software na educação
Softwares tutores inteligentes – são aplicações que apresentam conteúdo específico numa estrutura linear, tais como hipertextos ou sistemas especialistas, centrado na descoberta.
Softwares simuladores – são aplicações direcionadas à reprodução do mundo real em uma tela de computador, permitindo aos alunos testar possibilidades de resoluções de problemas.
Jogos educativos – são aplicações que visam à exploração do sentido lúdico e das fantasias dos alunos para a resolução de problemas. 
As Tecnologias da Informação e os processos de sala de aula
Atividades de planejamento.
Desenvolvimento da aula.
Atividades avaliativas.
Tecnologias Assistivas
Também conhecido pelo seu acrônimo TA, as Tecnologias Assistivas representam um conjunto de ferramentas e sistemas com o objetivo ampliar as capacidades ou proporcionar habilidades para as pessoas com deficiência, promovendo a inclusão. 
O emprego de TA encontra-se nas mais diversas áreas, desde o auxílio às necessidades mais básicas e rotineiras até aquelas mais refinadas e voltadas para o aprendizado.
Algumas categorias de TA
Suporte às necessidades diárias.
Acessibilidade em computador.
Projetos arquitetônicos.
Órteses e próteses.
Adequação postural.
Recursos para mobilidade.
Recursos para cegos ou pessoas com visão subnormal.
Recursos para surdos e pessoas com déficit auditivo.
Recursos adaptativos em geral.
Histórico da educação a distância
Século XV – criação da imprensa, por Gutenberg, na Alemanha.
No Brasil, em 1904, tem início o ensino por correspondência como marco inicial do EaD.
Em 1941, surge o Instituto Universal Brasileiro.
Década de 1970, surge o Telecurso, como uma iniciativa da Rede Globo.
Em 2005, surge a Universidade Aberta do Brasil com o foco no desenvolvimento da educação a distância.
Razões responsáveis pelo desenvolvimento da EaD
A expansão de oportunidades em lugares nos quais os recursos são precários, possibilitando o acesso a uma educação de mais qualidade.
O fato de oferecer as pessoas a possibilidade de entrar em contato e conhecer tecnologias que podem estar no seu cotidiano; também fornece respostas flexíveis e personalizadas de diferentes tipos de informação, educação e treinamento.
Dispor de meios de atualizar rapidamente o conhecimento técnico.
Gerações no desenvolvimento da educação a distância 
(MOORE; KEARSLEY, 2007)
1ª Geração:
Ensino por correspondência, que tem principal fator limitante o baixo grau de interatividade. 
Teve como finalidade atingir alunos desapoiados socialmente, especialmente as mulheres, e foi fundamentada em guias de estudos e na autoavaliação. 
Outro ponto a ressaltar dessa geração é o uso de tecnologias denominadas independentes,porque não estão amarradas em recursos elétricos ou eletrônicos para sua utilização ou produção. Bons exemplos são os livros e apostilas.
Gerações no desenvolvimento da educação a distância 
(MOORE; KEARSLEY, 2007)
2ª Geração:
Utiliza o emprego de tecnologias de rádio e a televisão, além de outros recursos didáticos, como caderno didático, apostilas, fita K-7.
O marco dessa geração foi a invenção da Rádio Sorbonne em Paris, em 1937. 
É conhecida como geração multimídia por utilizar material impresso e recursos de áudio e vídeo. 
Como na geração anterior, um baixo nível de interatividade com atendimento isolado, dependendo de contatos telefônicos, quando possível, com pouca ou nenhuma interação professor/aluno.
Gerações no desenvolvimento da educação a distância 
(MOORE; KEARSLEY, 2007)
3ª Geração:
Geração das universidades abertas que surgiram, em 1969, com a British Open University na Inglaterra. 
Chamada de geração multimídia interativa por acontecer uma maior interatividade e utilização de vários recursos pedagógicos facilitando uma maior troca de informações e utilização das tecnologias de telecomunicações. 
Apresenta papel fundamental na EaD em nível superior tornando admissível e acessível para muitos estudantes um curso superior. Foi uma transformação em EaD em nível mundial, sobretudo na educação superior.
Gerações no desenvolvimento da educação a distância 
(MOORE; KEARSLEY, 2007)
4ª Geração:
Geração das teleconferências por áudio, vídeo e computador ou da audioteleconferência, baseada na utilização do computador e da internet.
A tutoria, neste caso, acontece por meio de atendimento síncrono (Informação é transmitida e recebida, num instante de tempo bem definido e conhecido pelo transmissor e receptor), ou seja, estes têm de estar sincronizados. 
Utiliza as plataformas educacionais (AVA – Ambiente Virtual de Estudos), por exemplo, Moodle, Blackboard ou outra.
Gerações no desenvolvimento da educação a distância 
(MOORE; KEARSLEY, 2007)
5ª Geração:
Geração da internet web ou, ainda, inteligência da aprendizagem flexível. 
É a geração que vigora na maioria dos cursos hoje em dia em EaD. 
Tem proporcionado um amplo aumento da oferta de cursos a distância no país, chamando a atenção de possíveis estudantes e também de professores e pesquisadores. 
Utiliza-se de recursos da internet agregando processos automáticos adiantados em que as aulas são virtuais, baseadas no computador e na internet, cabendo ao aluno planejar, organizar e programar seus estudos por si mesmos.
Interatividade
Considerando as gerações no desenvolvimento da educação a distância (MOORE; KEARSLEY, 2007), quando surgiram as universidades abertas?
1ª geração.
2ª geração.
3ª geração.
4ª geração.
5ª geração.
Interatividade
Considerando as gerações no desenvolvimento da educação a distância (MOORE; KEARSLEY, 2007), quando surgiram as universidades abertas?
1ª geração.
2ª geração.
3ª geração.
4ª geração.
5ª geração.
ATÉ A PRÓXIMA!

Continue navegando