Buscar

Palestra Salão de Beleza

Prévia do material em texto

Um olhar sobre os fatores da beleza
Salão Soberanas – EAD CENTER
Olá, caro colaborador, você já parou para pensar no montante de resíduo que é gerado no nosso setor de trabalho?
Não são somente os fios de cabelos ou as unhas cortadas: há uma série de resíduos com propriedades químicas, além de objetos cortantes ou perfurantes, embalagens de plástico, vidro, metal e muitos outros itens que vão para o lixo. 
Quando esses materiais e produtos são descartados de qualquer maneira, sem que haja preocupação com as consequências desse ato, quem paga caro é o planeta — e até mesmo o próprio salão.
Vale destacar que os produtos mais usados em um salão de beleza, especialmente tinturas e substâncias para alisamento, podem conter altos níveis de chumbo, arsênio, hidróxido de sódio, cromo e tantos outros metais pesados e elementos químicos perigosos. Nesse sentido, é de responsabilidade dos profissionais e do estabelecimento agir da forma correta em relação ao descarte correto dos resíduos de salão de beleza.
Como fazer o descarte correto dos resíduos?
Identificando o tipo de produto:
Imprimimos tabelas para que os senhores possam se familiarizar com os tipos:
Químicos, Biológicos, Comuns e Perfurocortantes
Nos resíduos químicos, são incluídos tanto os produtos utilizados quanto as embalagens que contenham toxinas. Mesmo que seja de plástico, por exemplo, o rótulo costuma conter elementos problemáticos por conta da tinta usada na impressão. Luvas e toucas usadas também entram nessa categoria.
Os biológicos são os cabelos, lixas e afins. 
Os comuns são aqueles utilizados por clientes e funcionários no dia a dia (como papel, itens de plástico simples ou mesmo lixo orgânico). 
Os perfurocortantes, por fim, são as tesouras, palitos e demais materiais que podem perfurar ou causar cortes e arranhões.
Obrigada por sua atenção e colaboração!
Após identificar o tipo de resíduo, separe de acordo com as características. Lembrando que os resíduos químicos e os perfurocortantes necessitam ser armazenados de forma que não necessitem ser tocados e não poluam o meio ambiente.
O próximo passo é o descarte de maneira correta. Para isso, contamos com a Coleta Seletiva que acontece quatro vezes na semana no EAD CENTER. Devemos deixar previamente separado, para não haver acúmulo.
Quanto aos resíduos inservíveis ou que precisam passar por processos específicos para que voltem à cadeia produtiva ou sejam descartados sem prejudicar o meio ambiente; o EAD CENTER tem uma parceria com uma empresa ambiental para ajudar no direcionamento desse processo e que faz esse trabalho de coletar e dar destinação final ( serviços coletados uma vez por semana).
Imagens: Imagem: megaflopp / iStock / Google
Consulta: AMARI – Serviços de reciclagem
Texto: Mychely Ateli Mendes

Continue navegando