Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO OAB-02

User badge image
Victor Sá

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A advogada Kátia exerce, de forma eventual e voluntária, a advocacia pro bono em favor de certa instituição social, a qual possui personalidade jurídica como associação, bem como de pessoas físicas economicamente hipossuficientes. Em razão dessa prática, sempre que pode, Kátia faz menção pública à sua atuação pro bono, por entender que isto revela correição de caráter e gera boa publicidade de seus serviços como advogada, para obtenção de clientes em sua atuação remunerada. Considerando as informações acima, assinale a afirmativa correta.
A) Kátia comete infração ética porque a advocacia pro bono não pode ser destinada a pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de aviltamento de honorários. Kátia também comete infração ética ao divulgar sua atuação pro bono como instrumento de publicidade para obtenção de clientela.
B) Kátia comete infração ética, ao divulgar sua atuação pro bono como instrumento de publicidade para obtenção de clientela. Quanto à atuação pro bono em favor de pessoas jurídicas, inexiste vedação.
C) Kátia comete infração ética porque a advocacia pro bono não pode ser destinada a pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de aviltamento de honorários. Quanto à divulgação de seus serviços pro bono para obtenção de clientela, inexiste vedação.
D) A situação narrada não revela infração ética. Inexistem óbices à divulgação por Kátia de seus serviços pro bono para obtenção de clientela, bem como à atuação pro bono em favor de pessoas jurídicas.

Em certo município, os advogados André e Helena são os únicos especialistas em determinado assunto jurídico. Por isso, André foi convidado a participar de entrevista na imprensa escrita sobre as repercussões de medidas tomadas pelo Poder Executivo local, relacionadas à sua área de especialidade. Durante a entrevista, André convidou os leitores a litigarem em face da Administração Pública, conclamando-os a procurarem advogados especializados para ajuizarem, desde logo, as demandas que considerava tecnicamente cabíveis.
Considerando as situações acima narradas e o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) André e Helena agiram de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
B) Nenhum dos dois advogados agiu de forma ética, tendo ambos inobservado as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
C) Apenas André agiu de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
D) Apenas Helena agiu de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em certa comarca, em razão da insuficiência do número de defensores públicos em atuação, o Juiz Caio nomeou o advogado Pedro para defender um réu juridicamente necessitado.
Quanto aos honorários a serem recebidos por Pedro, assinale a afirmativa correta.
A) Pedro apenas terá direito ao recebimento de honorários na hipótese de a parte contrária ser sucumbente, a serem pagos pelo autor.
B) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz, independentemente de sucumbência, a serem pagos pelo Estado, segundo a tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB.
C) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz, independentemente de sucumbência, a serem pagos pela Defensoria Pública, segundo a tabela organizada pelo Defensor Público Geral do Estado.
D) Pedro apenas terá direito ao recebimento de honorários na hipótese de a parte contrária ser sucumbente, a serem pagos pela Defensoria Pública.

O renomado advogado José deseja editar, para fins de publicidade, cartões de apresentação de suas atividades profissionais como advogado. José, especialista em arbitragem e conciliação, já exerceu a função de conciliador junto a órgãos do Poder Judiciário. Além disso, José, atualmente, é conselheiro em certo Conselho Seccional da OAB e é professor aposentado do curso de Direito de certa universidade federal.
Considerando as informações dadas, assinale a afirmativa correta.
A) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como à pregressa atuação de José como conciliador e à de professor universitário.
B) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à pregressa atuação de José como conciliador e à atividade de professor universitário.
C) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua pregressa atuação como conciliador. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como, à atividade de professor universitário.
D) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como à pregressa atuação de José como conciliador. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à atividade de professor universitário.

Antônio, residente no Município do Rio de Janeiro, ajuizou em tal foro, assistido pelo advogado Bernardo, ação ordinária em face do Banco Legal, com pedido de pagamento de indenização por danos morais supostamente sofridos por ter sido ofendido por segurança quando tentava ingressar em agência bancária localizada em Niterói.
Em tal situação, caso se comprove que Bernardo agiu de forma coligada com Antônio para lesar o Banco Legal, Bernardo será responsabilizado
a) solidariamente com Antônio, conforme apurado em ação própria.
b) solidariamente com Antônio, conforme apurado nos próprios autos.
c) subsidiariamente com Antônio, conforme apurado em ação própria.
d) subsidiariamente em relação a Antônio, conforme apurado nos próprios autos.

Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da Norma Jurídica, ao tratar dos critérios de valoração da norma jurídica, fala de três critérios possíveis: justiça, validade e eficácia.
Com relação ao critério da eficácia na obra em referência, assinale a afirmativa correta.
a) Relaciona-se ao problema da interdependência necessária entre os critérios, isto é, para que uma regra seja eficaz, ela deve também ser válida e ser justa.
b) Diz respeito ao problema de uma norma ser ou não seguida pelas pessoas a quem é dirigida e, no caso de violação, ser imposta por via coercitiva pela autoridade que a evocou.
c) Trata-se do problema da correspondência ou não da norma aos valores últimos ou finais que inspiram um determinado ordenamento jurídico, expressos pelo legislador de maneira mais ou menos explícita.
d) Refere-se ao problema da existência da regra enquanto tal e se resolve com um juízo de fato, isto é, trata-se de constatar se uma regra assim determinada pertence ou não a um ordenamento jurídico.

Herbert Hart, em seu livro O Conceito de Direito, comenta sobre a influência da moral sobre o Direito, afirmando que nenhum positivista poderá negar que a estabilidade dos sistemas jurídicos depende, em parte, da correspondência com a moral.
Assinale a opção que, segundo o autor no livro em referência, mostra como essa influência da moral sobre o direito pode ocorrer.
A) Pode se dar por meio da legislação ou por intermédio do processo judicial. Pode ocorrer que, em alguns sistemas, os critérios últimos de validade incorporem explicitamente princípios de justiça ou valores morais substantivos.
B) Por intermédio da religião, sobretudo naqueles estados que, mesmo tendo a forma laica, admitem a influência das autoridades religiosas sobre o funcionamento das instituições.
C) Ocorre por meio do pensamento científico. O desenvolvimento da ciência aponta possibilidades que exigem uma base moral que normatize os padrões de conduta em relação ao que seria aceitável ou não naquela sociedade.
D) A influência da moral sobre o direito acontece por força da própria natureza das coisas. São padrões de certo e errado que surgem naturalmente e em um determinado momento histórico são incorporados ao direito positivo de forma espontânea e automática.

Diante de tal fragmento e de acordo com a teoria do poder constituinte, o ato em tela deve ser corretamente enquadrado como forma de expressão legítima do poder constituinte.
A) originário. B) derivado difuso. C) derivado decorrente. D) derivado reformador.
A) originário.
B) derivado difuso.
C) derivado decorrente.
D) derivado reformador.

Diante de tal situação e de acordo com o direito constitucional contemporâneo, a Lei Y deve ser considerada.
A) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “reserva do possível”. B) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “proibição de retrocesso social”. C) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “reserva do possível”, cuja interpretação garante a onipotência do Poder Legislativo na concretização dos direitos sociais. D) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “proibição do retrocesso social”, de modo que os direitos sociais não têm imperatividade, podendo ser livremente regulamentados.
A) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “reserva do possível”.
B) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “proibição de retrocesso social”.
C) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “reserva do possível”, cuja interpretação garante a onipotência do Poder Legislativo na concretização dos direitos sociais.
D) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “proibição do retrocesso social”, de modo que os direitos sociais não têm imperatividade, podendo ser livremente regulamentados.

Sobre a questão em discussão, segundo o sistema jurídico -constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) A Lei nº YYY apresenta indiscutível interesse público, portanto, a retroatividade absoluta é válida, encontrando-se de acordo com o que determina o sistema jurídico -constitucional. B) A garantia ao direito adquirido não se aplica às normas municipais, que podem, por razões econômicas, produzir efeitos retroativos. C) A retroatividade absoluta da Lei nº YYY fere o texto constitucional, pois afeta situações já constituídas e exauridas em momento pretérito. D) O direito adquirido, por determinação constitucional expressa, pode ser desconsiderado nas situações em que o seu reconhecimento inviabilize políticas públicas nas áreas de educação e saúde.
A) A Lei nº YYY apresenta indiscutível interesse público, portanto, a retroatividade absoluta é válida, encontrando-se de acordo com o que determina o sistema jurídico -constitucional.
B) A garantia ao direito adquirido não se aplica às normas municipais, que podem, por razões econômicas, produzir efeitos retroativos.
C) A retroatividade absoluta da Lei nº YYY fere o texto constitucional, pois afeta situações já constituídas e exauridas em momento pretérito.
D) O direito adquirido, por determinação constitucional expressa, pode ser desconsiderado nas situações em que o seu reconhecimento inviabilize políticas públicas nas áreas de educação e saúde.

De acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, Giuseppe.
A) poderá exercer qualquer cargo público no âmbito da República Federativa do Brasil, uma vez que, por ser filho de pessoa detentora da nacionalidade brasileira, já possui a condição de brasileiro nato. B) poderá atingir o seu objetivo de ser um diplomata brasileiro caso lhe seja reconhecida a condição de brasileiro nato, status que somente será alcançado se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira. C) poderá adquirir a nacionalidade brasileira na condição de brasileiro naturalizado e, assim, seguir a carreira diplomática, pois a Constituição veda qualquer distinção entre brasileiros natos e naturalizados. D) não poderá seguir a carreira diplomática pela República Federativa do Brasil, já que sua situação concreta apenas lhe oferece a possibilidade de adquirir a nacionalidade brasileira pela via da naturalização.
A) poderá exercer qualquer cargo público no âmbito da República Federativa do Brasil, uma vez que, por ser filho de pessoa detentora da nacionalidade brasileira, já possui a condição de brasileiro nato.
B) poderá atingir o seu objetivo de ser um diplomata brasileiro caso lhe seja reconhecida a condição de brasileiro nato, status que somente será alcançado se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira.
C) poderá adquirir a nacionalidade brasileira na condição de brasileiro naturalizado e, assim, seguir a carreira diplomática, pois a Constituição veda qualquer distinção entre brasileiros natos e naturalizados.
D) não poderá seguir a carreira diplomática pela República Federativa do Brasil, já que sua situação concreta apenas lhe oferece a possibilidade de adquirir a nacionalidade brasileira pela via da naturalização.

A partir das informações fornecidas e com base no texto constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) Letícia preenche a idade mínima para concorrer ao cargo de deputada estadual, mas não poderá concorrer no estado X, por expressa vedação constitucional, enquanto durar o mandato de Juliano. B) Uma vez que Letícia está ligada a Juliano, seu padrasto, por laços de mera afinidade, inexiste vedação constitucional para que concorra ao cargo de deputada estadual no estado X. C) Letícia não poderá concorrer por não ter atingido a idade mínima exigida pela Constituição como condição de elegibilidade para o exercício do mandato de deputada estadual. D) Letícia não poderá concorrer nos estados X e Y, uma vez que a Constituição dispõe sobre a inelegibilidade reflexa ou indireta para os parentes consanguíneos ou afins até o 2º grau nos territórios de jurisdição dos titulares de mandato eletivo.
A) Letícia preenche a idade mínima para concorrer ao cargo de deputada estadual, mas não poderá concorrer no estado X, por expressa vedação constitucional, enquanto durar o mandato de Juliano.
B) Uma vez que Letícia está ligada a Juliano, seu padrasto, por laços de mera afinidade, inexiste vedação constitucional para que concorra ao cargo de deputada estadual no estado X.
C) Letícia não poderá concorrer por não ter atingido a idade mínima exigida pela Constituição como condição de elegibilidade para o exercício do mandato de deputada estadual.
D) Letícia não poderá concorrer nos estados X e Y, uma vez que a Constituição dispõe sobre a inelegibilidade reflexa ou indireta para os parentes consanguíneos ou afins até o 2º grau nos territórios de jurisdição dos titulares de mandato eletivo.

No âmbito da competência comum estabelecida pela Constituição Federal de 1988, assinale a opção que apresenta a orientação recebida.
A) A União deve atuar legislando privativamente a respeito da referida proteção, sendo que, aos demais entes federativos, restará tão somente cumprir as normas editadas pela União, sem que possam suplementá-la. B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são todos competentes para promover a referida proteção, sendo os termos dessa cooperação fixados em legislação primária produzida pelo Congresso Nacional, com quórum de aprovação de maioria absoluta. C) A União e os Estados dividirão, com exclusividade, as responsabilidades inerentes à produção das normas e à atuação administrativa, tendo por pressuposto o fato de ter o constituinte originário brasileiro, na Constituição de 1988, adotado uma típica federação de 2º grau. D) A referida proteção é uma tarefa precípua da União, podendo o Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, se considerar conveniente, delegar tarefas específicas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
A) A União deve atuar legislando privativamente a respeito da referida proteção, sendo que, aos demais entes federativos, restará tão somente cumprir as normas editadas pela União, sem que possam suplementá-la.
B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são todos competentes para promover a referida proteção, sendo os termos dessa cooperação fixados em legislação primária produzida pelo Congresso Nacional, com quórum de aprovação de maioria absoluta.
C) A União e os Estados dividirão, com exclusividade, as responsabilidades inerentes à produção das normas e à atuação administrativa, tendo por pressuposto o fato de ter o constituinte originário brasileiro, na Constituição de 1988, adotado uma típica federação de 2º grau.
D) A referida proteção é uma tarefa precípua da União, podendo o Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, se considerar conveniente, delegar tarefas específicas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Sobre o decreto interventivo federal, segundo o sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a afirmativa correta.
A) A Constituição da República de 1988 veda, de forma cabal, o direito de secessão, sendo o decreto constitucional. B) O ato de insurreição traz consigo grave comprometimento à ordem pública, o que aponta para a constitucionalidade do decreto. C) Como Delta está situado em um Estado-membro, não há previsão constitucional para a decretação de intervenção federal. D) O fato de a decisão presidencial não ter sido antecedida de requisição pelo Supremo Tribunal Federal indica a invalidade do decreto.
A) A Constituição da República de 1988 veda, de forma cabal, o direito de secessão, sendo o decreto constitucional.
B) O ato de insurreição traz consigo grave comprometimento à ordem pública, o que aponta para a constitucionalidade do decreto.
C) Como Delta está situado em um Estado-membro, não há previsão constitucional para a decretação de intervenção federal.
D) O fato de a decisão presidencial não ter sido antecedida de requisição pelo Supremo Tribunal Federal indica a invalidade do decreto.

Em dúvida, o Presidente da República recorre ao seu corpo jurídico, que, atendendo à sua solicitação, informa que, de acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, o pleito da base governista.
A) é viável, pois é prerrogativa do chefe do Poder Executivo solicitar o regime de urgência constitucional em todos os projetos de lei que tramitem no Congresso Nacional. B) não pode ser atendido, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser solicitado pelo presidente da mesa de uma das casas do Congresso Nacional. C) viola a CRFB/88, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser requerido pelo Presidente da República em projetos de lei de sua própria iniciativa. D) não pode ser atendido, pois, nos casos urgentes, o Presidente da República deve veicular a matéria por meio de medida provisória e não solicitar que o Legislativo aprecie a matéria em regime de urgência.
A) é viável, pois é prerrogativa do chefe do Poder Executivo solicitar o regime de urgência constitucional em todos os projetos de lei que tramitem no Congresso Nacional.
B) não pode ser atendido, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser solicitado pelo presidente da mesa de uma das casas do Congresso Nacional.
C) viola a CRFB/88, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser requerido pelo Presidente da República em projetos de lei de sua própria iniciativa.
D) não pode ser atendido, pois, nos casos urgentes, o Presidente da República deve veicular a matéria por meio de medida provisória e não solicitar que o Legislativo aprecie a matéria em regime de urgência.

A direção da escola está.
A) correta, pois não possui autonomia para reclassificar automaticamente os alunos. B) incorreta, já que a classificação independe da escolarização anterior. C) correta, uma vez que é vedado à família solicitar a progressão para turmas mais avançadas. D) correta, na medida em que os componentes curriculares vetam o avanço nos cursos e nas séries.
A) correta, pois não possui autonomia para reclassificar automaticamente os alunos.
B) incorreta, já que a classificação independe da escolarização anterior.
C) correta, uma vez que é vedado à família solicitar a progressão para turmas mais avançadas.
D) correta, na medida em que os componentes curriculares vetam o avanço nos cursos e nas séries.

Sobre a hipótese narrada, cabe a você esclarecer que a Convenção assegura.
A) plenamente o direito à resposta, que deve ocorrer no órgão de difusão da escolha do ofendido. B) o direito de resposta e determina que ele aconteça no órgão de difusão que tenha a capacidade de alcançar o maior número de pessoas. C) o direito à resposta e determina que ela deve ser feita no mesmo órgão de difusão em que ocorreu a divulgação das informações inexatas e ofensivas. D) o direito de resposta, mas estabelece como condição a apreciação judicial e o encerramento da lide em última instância.
A) plenamente o direito à resposta, que deve ocorrer no órgão de difusão da escolha do ofendido.
B) o direito de resposta e determina que ele aconteça no órgão de difusão que tenha a capacidade de alcançar o maior número de pessoas.
C) o direito à resposta e determina que ela deve ser feita no mesmo órgão de difusão em que ocorreu a divulgação das informações inexatas e ofensivas.
D) o direito de resposta, mas estabelece como condição a apreciação judicial e o encerramento da lide em última instância.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A advogada Kátia exerce, de forma eventual e voluntária, a advocacia pro bono em favor de certa instituição social, a qual possui personalidade jurídica como associação, bem como de pessoas físicas economicamente hipossuficientes. Em razão dessa prática, sempre que pode, Kátia faz menção pública à sua atuação pro bono, por entender que isto revela correição de caráter e gera boa publicidade de seus serviços como advogada, para obtenção de clientes em sua atuação remunerada. Considerando as informações acima, assinale a afirmativa correta.
A) Kátia comete infração ética porque a advocacia pro bono não pode ser destinada a pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de aviltamento de honorários. Kátia também comete infração ética ao divulgar sua atuação pro bono como instrumento de publicidade para obtenção de clientela.
B) Kátia comete infração ética, ao divulgar sua atuação pro bono como instrumento de publicidade para obtenção de clientela. Quanto à atuação pro bono em favor de pessoas jurídicas, inexiste vedação.
C) Kátia comete infração ética porque a advocacia pro bono não pode ser destinada a pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de aviltamento de honorários. Quanto à divulgação de seus serviços pro bono para obtenção de clientela, inexiste vedação.
D) A situação narrada não revela infração ética. Inexistem óbices à divulgação por Kátia de seus serviços pro bono para obtenção de clientela, bem como à atuação pro bono em favor de pessoas jurídicas.

Em certo município, os advogados André e Helena são os únicos especialistas em determinado assunto jurídico. Por isso, André foi convidado a participar de entrevista na imprensa escrita sobre as repercussões de medidas tomadas pelo Poder Executivo local, relacionadas à sua área de especialidade. Durante a entrevista, André convidou os leitores a litigarem em face da Administração Pública, conclamando-os a procurarem advogados especializados para ajuizarem, desde logo, as demandas que considerava tecnicamente cabíveis.
Considerando as situações acima narradas e o disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) André e Helena agiram de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
B) Nenhum dos dois advogados agiu de forma ética, tendo ambos inobservado as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
C) Apenas André agiu de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.
D) Apenas Helena agiu de forma ética, observando as normas previstas no Código de Ética e Disciplina da OAB.

Em certa comarca, em razão da insuficiência do número de defensores públicos em atuação, o Juiz Caio nomeou o advogado Pedro para defender um réu juridicamente necessitado.
Quanto aos honorários a serem recebidos por Pedro, assinale a afirmativa correta.
A) Pedro apenas terá direito ao recebimento de honorários na hipótese de a parte contrária ser sucumbente, a serem pagos pelo autor.
B) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz, independentemente de sucumbência, a serem pagos pelo Estado, segundo a tabela organizada pelo Conselho Seccional da OAB.
C) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz, independentemente de sucumbência, a serem pagos pela Defensoria Pública, segundo a tabela organizada pelo Defensor Público Geral do Estado.
D) Pedro apenas terá direito ao recebimento de honorários na hipótese de a parte contrária ser sucumbente, a serem pagos pela Defensoria Pública.

O renomado advogado José deseja editar, para fins de publicidade, cartões de apresentação de suas atividades profissionais como advogado. José, especialista em arbitragem e conciliação, já exerceu a função de conciliador junto a órgãos do Poder Judiciário. Além disso, José, atualmente, é conselheiro em certo Conselho Seccional da OAB e é professor aposentado do curso de Direito de certa universidade federal.
Considerando as informações dadas, assinale a afirmativa correta.
A) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como à pregressa atuação de José como conciliador e à de professor universitário.
B) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à pregressa atuação de José como conciliador e à atividade de professor universitário.
C) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua pregressa atuação como conciliador. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como, à atividade de professor universitário.
D) É vedada menção, nos cartões de apresentação de José, à sua condição de conselheiro do Conselho Seccional, bem como à pregressa atuação de José como conciliador. Todavia, autoriza-se a referência nos cartões à atividade de professor universitário.

Antônio, residente no Município do Rio de Janeiro, ajuizou em tal foro, assistido pelo advogado Bernardo, ação ordinária em face do Banco Legal, com pedido de pagamento de indenização por danos morais supostamente sofridos por ter sido ofendido por segurança quando tentava ingressar em agência bancária localizada em Niterói.
Em tal situação, caso se comprove que Bernardo agiu de forma coligada com Antônio para lesar o Banco Legal, Bernardo será responsabilizado
a) solidariamente com Antônio, conforme apurado em ação própria.
b) solidariamente com Antônio, conforme apurado nos próprios autos.
c) subsidiariamente com Antônio, conforme apurado em ação própria.
d) subsidiariamente em relação a Antônio, conforme apurado nos próprios autos.

Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da Norma Jurídica, ao tratar dos critérios de valoração da norma jurídica, fala de três critérios possíveis: justiça, validade e eficácia.
Com relação ao critério da eficácia na obra em referência, assinale a afirmativa correta.
a) Relaciona-se ao problema da interdependência necessária entre os critérios, isto é, para que uma regra seja eficaz, ela deve também ser válida e ser justa.
b) Diz respeito ao problema de uma norma ser ou não seguida pelas pessoas a quem é dirigida e, no caso de violação, ser imposta por via coercitiva pela autoridade que a evocou.
c) Trata-se do problema da correspondência ou não da norma aos valores últimos ou finais que inspiram um determinado ordenamento jurídico, expressos pelo legislador de maneira mais ou menos explícita.
d) Refere-se ao problema da existência da regra enquanto tal e se resolve com um juízo de fato, isto é, trata-se de constatar se uma regra assim determinada pertence ou não a um ordenamento jurídico.

Herbert Hart, em seu livro O Conceito de Direito, comenta sobre a influência da moral sobre o Direito, afirmando que nenhum positivista poderá negar que a estabilidade dos sistemas jurídicos depende, em parte, da correspondência com a moral.
Assinale a opção que, segundo o autor no livro em referência, mostra como essa influência da moral sobre o direito pode ocorrer.
A) Pode se dar por meio da legislação ou por intermédio do processo judicial. Pode ocorrer que, em alguns sistemas, os critérios últimos de validade incorporem explicitamente princípios de justiça ou valores morais substantivos.
B) Por intermédio da religião, sobretudo naqueles estados que, mesmo tendo a forma laica, admitem a influência das autoridades religiosas sobre o funcionamento das instituições.
C) Ocorre por meio do pensamento científico. O desenvolvimento da ciência aponta possibilidades que exigem uma base moral que normatize os padrões de conduta em relação ao que seria aceitável ou não naquela sociedade.
D) A influência da moral sobre o direito acontece por força da própria natureza das coisas. São padrões de certo e errado que surgem naturalmente e em um determinado momento histórico são incorporados ao direito positivo de forma espontânea e automática.

Diante de tal fragmento e de acordo com a teoria do poder constituinte, o ato em tela deve ser corretamente enquadrado como forma de expressão legítima do poder constituinte.
A) originário. B) derivado difuso. C) derivado decorrente. D) derivado reformador.
A) originário.
B) derivado difuso.
C) derivado decorrente.
D) derivado reformador.

Diante de tal situação e de acordo com o direito constitucional contemporâneo, a Lei Y deve ser considerada.
A) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “reserva do possível”. B) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “proibição de retrocesso social”. C) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “reserva do possível”, cuja interpretação garante a onipotência do Poder Legislativo na concretização dos direitos sociais. D) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “proibição do retrocesso social”, de modo que os direitos sociais não têm imperatividade, podendo ser livremente regulamentados.
A) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “reserva do possível”.
B) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X, sem apresentação de lei regulamentadora alternativa, viola o princípio da “proibição de retrocesso social”.
C) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “reserva do possível”, cuja interpretação garante a onipotência do Poder Legislativo na concretização dos direitos sociais.
D) constitucional, pois predomina no direito brasileiro o princípio da “proibição do retrocesso social”, de modo que os direitos sociais não têm imperatividade, podendo ser livremente regulamentados.

Sobre a questão em discussão, segundo o sistema jurídico -constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) A Lei nº YYY apresenta indiscutível interesse público, portanto, a retroatividade absoluta é válida, encontrando-se de acordo com o que determina o sistema jurídico -constitucional. B) A garantia ao direito adquirido não se aplica às normas municipais, que podem, por razões econômicas, produzir efeitos retroativos. C) A retroatividade absoluta da Lei nº YYY fere o texto constitucional, pois afeta situações já constituídas e exauridas em momento pretérito. D) O direito adquirido, por determinação constitucional expressa, pode ser desconsiderado nas situações em que o seu reconhecimento inviabilize políticas públicas nas áreas de educação e saúde.
A) A Lei nº YYY apresenta indiscutível interesse público, portanto, a retroatividade absoluta é válida, encontrando-se de acordo com o que determina o sistema jurídico -constitucional.
B) A garantia ao direito adquirido não se aplica às normas municipais, que podem, por razões econômicas, produzir efeitos retroativos.
C) A retroatividade absoluta da Lei nº YYY fere o texto constitucional, pois afeta situações já constituídas e exauridas em momento pretérito.
D) O direito adquirido, por determinação constitucional expressa, pode ser desconsiderado nas situações em que o seu reconhecimento inviabilize políticas públicas nas áreas de educação e saúde.

De acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, Giuseppe.
A) poderá exercer qualquer cargo público no âmbito da República Federativa do Brasil, uma vez que, por ser filho de pessoa detentora da nacionalidade brasileira, já possui a condição de brasileiro nato. B) poderá atingir o seu objetivo de ser um diplomata brasileiro caso lhe seja reconhecida a condição de brasileiro nato, status que somente será alcançado se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira. C) poderá adquirir a nacionalidade brasileira na condição de brasileiro naturalizado e, assim, seguir a carreira diplomática, pois a Constituição veda qualquer distinção entre brasileiros natos e naturalizados. D) não poderá seguir a carreira diplomática pela República Federativa do Brasil, já que sua situação concreta apenas lhe oferece a possibilidade de adquirir a nacionalidade brasileira pela via da naturalização.
A) poderá exercer qualquer cargo público no âmbito da República Federativa do Brasil, uma vez que, por ser filho de pessoa detentora da nacionalidade brasileira, já possui a condição de brasileiro nato.
B) poderá atingir o seu objetivo de ser um diplomata brasileiro caso lhe seja reconhecida a condição de brasileiro nato, status que somente será alcançado se vier a residir no Brasil e optar pela nacionalidade brasileira.
C) poderá adquirir a nacionalidade brasileira na condição de brasileiro naturalizado e, assim, seguir a carreira diplomática, pois a Constituição veda qualquer distinção entre brasileiros natos e naturalizados.
D) não poderá seguir a carreira diplomática pela República Federativa do Brasil, já que sua situação concreta apenas lhe oferece a possibilidade de adquirir a nacionalidade brasileira pela via da naturalização.

A partir das informações fornecidas e com base no texto constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) Letícia preenche a idade mínima para concorrer ao cargo de deputada estadual, mas não poderá concorrer no estado X, por expressa vedação constitucional, enquanto durar o mandato de Juliano. B) Uma vez que Letícia está ligada a Juliano, seu padrasto, por laços de mera afinidade, inexiste vedação constitucional para que concorra ao cargo de deputada estadual no estado X. C) Letícia não poderá concorrer por não ter atingido a idade mínima exigida pela Constituição como condição de elegibilidade para o exercício do mandato de deputada estadual. D) Letícia não poderá concorrer nos estados X e Y, uma vez que a Constituição dispõe sobre a inelegibilidade reflexa ou indireta para os parentes consanguíneos ou afins até o 2º grau nos territórios de jurisdição dos titulares de mandato eletivo.
A) Letícia preenche a idade mínima para concorrer ao cargo de deputada estadual, mas não poderá concorrer no estado X, por expressa vedação constitucional, enquanto durar o mandato de Juliano.
B) Uma vez que Letícia está ligada a Juliano, seu padrasto, por laços de mera afinidade, inexiste vedação constitucional para que concorra ao cargo de deputada estadual no estado X.
C) Letícia não poderá concorrer por não ter atingido a idade mínima exigida pela Constituição como condição de elegibilidade para o exercício do mandato de deputada estadual.
D) Letícia não poderá concorrer nos estados X e Y, uma vez que a Constituição dispõe sobre a inelegibilidade reflexa ou indireta para os parentes consanguíneos ou afins até o 2º grau nos territórios de jurisdição dos titulares de mandato eletivo.

No âmbito da competência comum estabelecida pela Constituição Federal de 1988, assinale a opção que apresenta a orientação recebida.
A) A União deve atuar legislando privativamente a respeito da referida proteção, sendo que, aos demais entes federativos, restará tão somente cumprir as normas editadas pela União, sem que possam suplementá-la. B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são todos competentes para promover a referida proteção, sendo os termos dessa cooperação fixados em legislação primária produzida pelo Congresso Nacional, com quórum de aprovação de maioria absoluta. C) A União e os Estados dividirão, com exclusividade, as responsabilidades inerentes à produção das normas e à atuação administrativa, tendo por pressuposto o fato de ter o constituinte originário brasileiro, na Constituição de 1988, adotado uma típica federação de 2º grau. D) A referida proteção é uma tarefa precípua da União, podendo o Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, se considerar conveniente, delegar tarefas específicas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.
A) A União deve atuar legislando privativamente a respeito da referida proteção, sendo que, aos demais entes federativos, restará tão somente cumprir as normas editadas pela União, sem que possam suplementá-la.
B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios são todos competentes para promover a referida proteção, sendo os termos dessa cooperação fixados em legislação primária produzida pelo Congresso Nacional, com quórum de aprovação de maioria absoluta.
C) A União e os Estados dividirão, com exclusividade, as responsabilidades inerentes à produção das normas e à atuação administrativa, tendo por pressuposto o fato de ter o constituinte originário brasileiro, na Constituição de 1988, adotado uma típica federação de 2º grau.
D) A referida proteção é uma tarefa precípua da União, podendo o Presidente da República, no uso de suas atribuições constitucionais, se considerar conveniente, delegar tarefas específicas aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Sobre o decreto interventivo federal, segundo o sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a afirmativa correta.
A) A Constituição da República de 1988 veda, de forma cabal, o direito de secessão, sendo o decreto constitucional. B) O ato de insurreição traz consigo grave comprometimento à ordem pública, o que aponta para a constitucionalidade do decreto. C) Como Delta está situado em um Estado-membro, não há previsão constitucional para a decretação de intervenção federal. D) O fato de a decisão presidencial não ter sido antecedida de requisição pelo Supremo Tribunal Federal indica a invalidade do decreto.
A) A Constituição da República de 1988 veda, de forma cabal, o direito de secessão, sendo o decreto constitucional.
B) O ato de insurreição traz consigo grave comprometimento à ordem pública, o que aponta para a constitucionalidade do decreto.
C) Como Delta está situado em um Estado-membro, não há previsão constitucional para a decretação de intervenção federal.
D) O fato de a decisão presidencial não ter sido antecedida de requisição pelo Supremo Tribunal Federal indica a invalidade do decreto.

Em dúvida, o Presidente da República recorre ao seu corpo jurídico, que, atendendo à sua solicitação, informa que, de acordo com o sistema jurídico-constitucional brasileiro, o pleito da base governista.
A) é viável, pois é prerrogativa do chefe do Poder Executivo solicitar o regime de urgência constitucional em todos os projetos de lei que tramitem no Congresso Nacional. B) não pode ser atendido, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser solicitado pelo presidente da mesa de uma das casas do Congresso Nacional. C) viola a CRFB/88, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser requerido pelo Presidente da República em projetos de lei de sua própria iniciativa. D) não pode ser atendido, pois, nos casos urgentes, o Presidente da República deve veicular a matéria por meio de medida provisória e não solicitar que o Legislativo aprecie a matéria em regime de urgência.
A) é viável, pois é prerrogativa do chefe do Poder Executivo solicitar o regime de urgência constitucional em todos os projetos de lei que tramitem no Congresso Nacional.
B) não pode ser atendido, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser solicitado pelo presidente da mesa de uma das casas do Congresso Nacional.
C) viola a CRFB/88, pois o regime de urgência constitucional somente pode ser requerido pelo Presidente da República em projetos de lei de sua própria iniciativa.
D) não pode ser atendido, pois, nos casos urgentes, o Presidente da República deve veicular a matéria por meio de medida provisória e não solicitar que o Legislativo aprecie a matéria em regime de urgência.

A direção da escola está.
A) correta, pois não possui autonomia para reclassificar automaticamente os alunos. B) incorreta, já que a classificação independe da escolarização anterior. C) correta, uma vez que é vedado à família solicitar a progressão para turmas mais avançadas. D) correta, na medida em que os componentes curriculares vetam o avanço nos cursos e nas séries.
A) correta, pois não possui autonomia para reclassificar automaticamente os alunos.
B) incorreta, já que a classificação independe da escolarização anterior.
C) correta, uma vez que é vedado à família solicitar a progressão para turmas mais avançadas.
D) correta, na medida em que os componentes curriculares vetam o avanço nos cursos e nas séries.

Sobre a hipótese narrada, cabe a você esclarecer que a Convenção assegura.
A) plenamente o direito à resposta, que deve ocorrer no órgão de difusão da escolha do ofendido. B) o direito de resposta e determina que ele aconteça no órgão de difusão que tenha a capacidade de alcançar o maior número de pessoas. C) o direito à resposta e determina que ela deve ser feita no mesmo órgão de difusão em que ocorreu a divulgação das informações inexatas e ofensivas. D) o direito de resposta, mas estabelece como condição a apreciação judicial e o encerramento da lide em última instância.
A) plenamente o direito à resposta, que deve ocorrer no órgão de difusão da escolha do ofendido.
B) o direito de resposta e determina que ele aconteça no órgão de difusão que tenha a capacidade de alcançar o maior número de pessoas.
C) o direito à resposta e determina que ela deve ser feita no mesmo órgão de difusão em que ocorreu a divulgação das informações inexatas e ofensivas.
D) o direito de resposta, mas estabelece como condição a apreciação judicial e o encerramento da lide em última instância.

Prévia do material em texto

RUA MARANHÃO, 924 | ED COLISEO | CASCAVEL - PR 
45 3040-1010 | WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
CADERNO DE PROVAS OBJETIVA 
1 - Ao receber este caderno de provas, confira inicialmente se os seus dados pessoais e os dados do cargo 
a que você concorre estão corretos e coincidem com o que está registrado na sua folha de respostas. Confira, 
também, a numeração de cada página do seu caderno de provas. Em seguida, virifique se ele contém a quan-
tidade de itens indicada em sua folha de respostas, acompanhada de espaço para rascunho, de uso opcional. 
Caso o caderno esteja incompleto, tenha qualquer defeito ou apresente discordância quanto aos seus dados 
pessoais ou atos relativos ao cargo a que você concorre, solicite ao monitor de sala que tome as providências 
cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido. cabíveis, pois não serão aceitas reclamações posteriores nesse sentido. 
Marcar de forma correta: conforme o exemplo: 
2 - Quando autorizado pelo monitor de sala, será iniciada a realização das provas. 
3 - Não se comunique com outros candidatos nem se levante sem autorização do monitor de sala. 
4 - A duração da prova será de 4h, incluso o tempo destinado ao preenchimento da folha de respostas.
5 - Ao terminar a prova, chame o monitor, devolva - lhe a sua folha de respostas e deixe o local de prova. 
6 - O canditado só poderá usar caneta esferográfica na cor preta. 
A B C D
EXAME 39
OAB
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
1
----------------------------------------------------------------------
O Dr. Silvestre, advogado, é procurado por um
cliente para patrociná-lo em duas demandas em
curso, nas quais o aludido cliente figura como autor.
Ao verificar o andamento processual dos feitos,
Silvestre observa que o primeiro processo tramita
perante a juíza Dra. Isabel, sua tia. Já o segundo
processo tramita perante o juiz Dr. Zacarias, que,
coincidentemente, é o locador do imóvel onde o Dr.
Silvestre reside.
Considerando o disposto no Código de Ética e
Disciplina da OAB, assinale a afirmativa correta.
A) O Dr. Silvestre cometerá infração ética se atuar
em qualquer dos processos, tendo em vista o
grau de parentesco com a primeira magistrada e
a existência de relação negocial com o segundo
juiz.
B) O Dr. Silvestre cometerá infração ética apenas
se atuar no processo que tramita perante a juíza
Dra. Isabel, tendo em vista o grau de parentesco
com a magistrada. Quanto ao segundo
processo, não há vedação ética ao patrocínio na
demanda.
C) O Dr. Silvestre cometerá infração ética apenas
se atuar no processo que tramita perante o juiz
Dr. Zacarias, tendo em vista a existência de
relação negocial com o magistrado. Quanto ao
primeiro processo, não há vedação ética ao
patrocínio na demanda.
D) O Dr. Zacarias não cometerá infração ética se
atuar em ambos os feitos, pois as hipóteses de
suspeição e impedimento dos juízes versam
sobre seu relacionamento com as partes, e não
com os advogados.
2
----------------------------------------------------------------------
Um escritório de renome internacional considera
expandir suas operações, iniciando atividades no
Brasil. Preocupados em adaptar seus procedimentos
internos para que reflitam os códigos brasileiros de
ética profissional, seus dirigentes estrangeiros
desejam entender melhor as normas a respeito da
relação entre clientes e advogados no país.
Sobre esse tema, é correto afirmar que os
advogados brasileiros
A) podem, para a adoção de medidas judiciais
urgentes e inadiáveis, aceitar procuração de
quem já tenha patrono constituído, sem prévio
conhecimento deste.
B) deverão considerar sua própria opinião a
respeito da culpa do acusado ao assumir defesa
criminal.
C) podem funcionar, no mesmo processo,
simultaneamente, como patrono e preposto de
seu cliente, desde que tenham conhecimento
direto dos fatos.
D) podem representar, em juízo, clientes com
interesses opostos se não integrarem a mesma
sociedade profissional, mas estiverem reunidos
em caráter permanente para cooperação
recíproca.
3
----------------------------------------------------------------------
A advogada Kátia exerce, de forma eventual e
voluntária, a advocacia pro bono em favor de certa
instituição social, a qual possui personalidade
jurídica como associação, bem como de pessoas
físicas economicamente hipossuficientes.
Em razão dessa prática, sempre que pode, Kátia faz
menção pública à sua atuação pro bono, por
entender que isto revela correição de caráter e gera
boa publicidade de seus serviços como advogada,
para obtenção de clientes em sua atuação
remunerada.
Considerando as informações acima, assinale a
afirmativa correta.
A) Kátia comete infração ética porque a
advocacia pro bono não pode ser destinada a
pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de
aviltamento de honorários. Kátia também
comete infração ética ao divulgar sua atuação
pro bono como instrumento de publicidade
para obtenção de clientela.
B) Kátia comete infração ética, ao divulgar sua
atuação pro bono como instrumento de
publicidade para obtenção de clientela. Quanto
à atuação pro bono em favor de pessoas
jurídicas, inexiste vedação.
C) Kátia comete infração ética porque a
advocacia pro bono não pode ser destinada a
pessoas jurídicas, sob pena de caracterização de
aviltamento de honorários. Quanto à divulgação
de seus serviços pro bono para obtenção de
clientela, inexiste vedação.
D) A situação narrada não revela infração ética.
Inexistem óbices à divulgação por Kátia de seus
serviços pro bono para obtenção de clientela,
bem como à atuação pro bono em favor de
pessoas jurídicas.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
4
----------------------------------------------------------------------
A advogada Maria integra a Comissão de Defesa do
Consumidor de certa Seccional da OAB, promovendo
debates e a qualificação profissional de colegas
sobre temas específicos de Direito do Consumidor.
Sobre a atuação de Maria, enquanto integrar a
comissão, assinale a afirmativa correta.
A) Maria poderá firmar contrato gratuito de
prestação de serviços com entidades da OAB.
B) Maria é impedida de adquirir bens móveis
fungíveis de entidades da OAB.
C) Maria poderá alienar bens móveis infungíveis
para entidades da OAB.
D) Maria poderá adquirir bens imóveis de
entidades da OAB.
5
----------------------------------------------------------------------
Em certo município, os advogados André e Helena
são os únicos especialistas em determinado assunto
jurídico. Por isso, André foi convidado a participar de
entrevista na imprensa escrita sobre as repercussões
de medidas tomadas pelo Poder Executivo local,
relacionadas à sua área de especialidade. Durante a
entrevista, André convidou os leitores a litigarem em
face da Administração Pública, conclamando-os a
procurarem advogados especializados para
ajuizarem, desde logo, as demandas que considerava
tecnicamente cabíveis.
Porém, quando indagado sobre os meios de contato
de seu escritório, para os leitores interessados,
André disse que, por obrigação ética, não poderia
divulgá-los por meio daquele veículo. Por sua vez, a
advogada Helena, irresignada com as mesmas
medidas tomadas pelo Executivo, procurou um
programa de rádio, oferecendo-se para uma
reportagem sobre o assunto. No programa, Helena
manifestou-se de forma técnica, educativa e geral,
evitando sensacionalismo.
Considerando as situações acima narradas e o
disposto no Código de Ética e Disciplina da OAB,
assinale a afirmativa correta.
A) André e Helena agiram de forma ética,
observando as normas previstas no Código de
Ética e Disciplina da OAB.
B) Nenhum dos dois advogados agiu de forma
ética, tendo ambos inobservado as normas
previstas no Código de Ética e Disciplina da
OAB.
C) Apenas André agiu de forma ética, observando
as normas previstas no Código de Ética e
Disciplina da OAB.
D) Apenas Helena agiu de forma ética, observando
as normas previstas no Código de Ética e
Disciplina da OAB.
6
----------------------------------------------------------------------Em certa comarca, em razão da insuficiência do
número de defensores públicos em atuação, o Juiz
Caio nomeou o advogado Pedro para defender um
réu juridicamente necessitado.
Quanto aos honorários a serem recebidos por Pedro,
assinale a afirmativa correta.
A) Pedro apenas terá direito ao recebimento de
honorários na hipótese de a parte contrária ser
sucumbente, a serem pagos pelo autor.
B) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz,
independentemente de sucumbência, a serem
pagos pelo Estado, segundo a tabela organizada
pelo Conselho Seccional da OAB.
C) Pedro tem direito a honorários fixados pelo juiz,
independentemente de sucumbência, a serem
pagos pela Defensoria Pública, segundo a tabela
organizada pelo Defensor Público Geral do
Estado.
D) Pedro apenas terá direito ao recebimento de
honorários na hipótese de a parte contrária ser
sucumbente, a serem pagos pela Defensoria
Pública.
7
----------------------------------------------------------------------
O renomado advogado José deseja editar, para fins
de publicidade, cartões de apresentação de suas
atividades profissionais como advogado. José,
especialista em arbitragem e conciliação, já exerceu
a função de conciliador junto a órgãos do Poder
Judiciário. Além disso, José, atualmente, é
conselheiro em certo Conselho Seccional da OAB e é
professor aposentado do curso de Direito de certa
universidade federal.
Considerando as informações dadas, assinale a
afirmativa correta.
A) É vedada menção, nos cartões de apresentação
de José, à sua condição de conselheiro do
Conselho Seccional, bem como à pregressa
atuação de José como conciliador e à de
professor universitário.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
B) É vedada menção, nos cartões de apresentação
de José, à sua condição de conselheiro do
Conselho Seccional. Todavia, autoriza-se a
referência nos cartões à pregressa atuação de
José como conciliador e à atividade de
professor universitário.
C) É vedada menção, nos cartões de apresentação
de José, à sua pregressa atuação como
conciliador. Todavia, autoriza-se a referência nos
cartões à condição de conselheiro do Conselho
Seccional, bem como, à atividade de professor
universitário.
D) É vedada menção, nos cartões de apresentação
de José, à sua condição de conselheiro do
Conselho Seccional, bem como à pregressa
atuação de José como conciliador. Todavia,
autoriza-se a referência nos cartões à atividade
de professor universitário.
8
----------------------------------------------------------------------
Antônio, residente no Município do Rio de Janeiro,
ajuizou em tal foro, assistido pelo advogado
Bernardo, ação ordinária em face do Banco Legal,
com pedido de pagamento de indenização por danos
morais supostamente sofridos por ter sido ofendido
por segurança quando tentava ingressar em agência
bancária localizada em Niterói.
Ao despachar a petição inicial, o juiz verificou que
Antônio ocultou a circunstância de que já havia
proposto, perante um dos juizados especiais cíveis
da comarca de Niterói, outra ação em face do Banco
Legal em razão dos mesmos fatos, na qual o pedido
indenizatório foi julgado improcedente, em decisão
que já havia transitado em julgado quando ajuizada
a ação no Rio de Janeiro.
Em tal situação, caso se comprove que Bernardo
agiu de forma coligada com Antônio para lesar o
Banco Legal, Bernardo será responsabilizado
A) solidariamente com Antônio, conforme apurado
em ação própria.
B) solidariamente com Antônio, conforme apurado
nos próprios autos.
C) subsidiariamente com Antônio, conforme
apurado em ação própria.
D) subsidiariamente em relação a Antônio,
conforme apurado nos próprios autos.
9
----------------------------------------------------------------------
“O problema da eficácia nos leva ao terreno da
aplicação das normas jurídicas, que é o terreno dos
comportamentos efetivos dos homens que vivem
em sociedade...”
Norberto Bobbio
Norberto Bobbio, em seu livro Teoria da Norma
Jurídica, ao tratar dos critérios de valoração da
norma jurídica, fala de três critérios possíveis:
justiça, validade e eficácia.
Com relação ao critério da eficácia na obra em
referência, assinale a afirmativa correta.
A) Relaciona-se ao problema da interdependência
necessária entre os critérios, isto é, para que
uma regra seja eficaz, ela deve também ser
válida e ser justa.
B) Diz respeito ao problema de uma norma ser ou
não seguida pelas pessoas a quem é dirigida e,
no caso de violação, ser imposta por via
coercitiva pela autoridade que a evocou.
C) Trata-se do problema da correspondência ou
não da norma aos valores últimos ou finais que
inspiram um determinado ordenamento
jurídico, expressos pelo legislador de maneira
mais ou menos explícita.
D) Refere-se ao problema da existência da regra
enquanto tal e se resolve com um juízo de fato,
isto é, trata-se de constatar se uma regra assim
determinada pertence ou não a um
ordenamento jurídico.
10
----------------------------------------------------------------------
Há muitos tipos diferentes de relação entre o direito
e a moral e a relação entre eles não pode ser isolada
com proveito para efeitos de estudo. Em vez disso, é
importante distinguir algumas das muitas coisas
diferentes que podem querer dizer-se através da
afirmação ou negação de que o direito e a moral
estão relacionados.
Herbert Hart
Herbert Hart, em seu livro O Conceito de Direito,
comenta sobre a influência da moral sobre o Direito,
afirmando que nenhum positivista poderá negar que
a estabilidade dos sistemas jurídicos depende, em
parte, da correspondência com a moral.
Assinale a opção que, segundo o autor no livro em
referência, mostra como essa influência da moral
sobre o direito pode ocorrer.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
A) Pode se dar por meio da legislação ou por
intermédio do processo judicial. Pode ocorrer
que, em alguns sistemas, os critérios últimos de
validade incorporem explicitamente princípios
de justiça ou valores morais substantivos.
B) Por intermédio da religião, sobretudo naqueles
estados que, mesmo tendo a forma laica,
admitem a influência das autoridades religiosas
sobre o funcionamento das instituições.
C) Ocorre por meio do pensamento científico. O
desenvolvimento da ciência aponta
possibilidades que exigem uma base moral que
normatize os padrões de conduta em relação ao
que seria aceitável ou não naquela sociedade.
D) A influência da moral sobre o direito acontece
por força da própria natureza das coisas. São
padrões de certo e errado que surgem
naturalmente e em um determinado momento
histórico são incorporados ao direito positivo de
forma espontânea e automática.
11
----------------------------------------------------------------------
No Preâmbulo da Constituição do Estado Alfa
consta:
“Nós, Deputados Estaduais Constituintes, no pleno
exercício dos poderes outorgados pelo artigo 11 do
Ato das Disposições Transitórias da Constituição da
República Federativa do Brasil, promulgada em 5 de
outubro de 1988, reunidos em Assembleia, no pleno
exercício do mandato, de acordo com a vontade
política dos cidadãos deste Estado, dentro dos
limites autorizados pelos princípios constitucionais
que disciplinam a Federação Brasileira,
promulgamos, sob a proteção de Deus, a presente
Constituição do Estado Alfa.” 
Diante de tal fragmento e de acordo com a teoria do
poder constituinte, o ato em tela deve ser
corretamente enquadrado como forma de expressão
legítima do poder constituinte
A) originário.
B) derivado difuso.
C) derivado decorrente.
D) derivado reformador.
12
----------------------------------------------------------------------
O perfil de proteção jurídica dos direitos
fundamentais já passou e vem passando por
momentos de avanços e involuções atrelados aos
diferentes paradigmas constitucionais. Formam uma
categoria aberta e dinâmica, que se encontra em
constante mutação, em razão do Art. 5º, § 2º, da
CRFB/88. Nessa perspectiva, em 2017, foi editada a
LeiX que regulamentou diversos direitos sociais do
rol constante do seu Art. 6º. Com isso, incorporou
vários direitos sociais ao patrimônio jurídico do
povo. No entanto, em 2019, foi aprovada a Lei Y, que
revogou completamente a Lei X, desconstituindo
pura e simplesmente o grau de concretização que o
legislador democrático já havia dado ao Art. 6º da
CRFB/88, sem apresentar nenhum outro
instrumento protetivo no seu lugar.
Diante de tal situação e de acordo com o direito
constitucional contemporâneo, a Lei Y deve ser
considerada
A) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X,
sem apresentação de lei regulamentadora
alternativa, viola o princípio da “reserva do
possível”.
B) inconstitucional, pois a revogação total da Lei X,
sem apresentação de lei regulamentadora
alternativa, viola o princípio da “proibição de
retrocesso social”.
C) constitucional, pois predomina no direito
brasileiro o princípio da “reserva do possível”,
cuja interpretação garante a onipotência do
Poder Legislativo na concretização dos direitos
sociais.
D) constitucional, pois predomina no direito
brasileiro o princípio da “proibição do
retrocesso social”, de modo que os direitos
sociais não têm imperatividade, podendo ser
livremente regulamentados.
13
----------------------------------------------------------------------
A Lei nº YYY do Município Alfa revogou o adicional
por tempo de serviços (ATS), abolindo-o por inteiro
com efeitos retroativos absolutos. Além disso,
estabeleceu as regras para que os servidores não só
deixassem de receber o referido adicional, como
também para que devolvessem todas as quantias
por eles recebidas a título de ATS.
A medida foi justificada sob o argumento de que
haveria significativa economia das despesas públicas
e, por isso, seria possível o aumento nos
investimentos em saúde e em educação. Os
servidores, por sua vez, alegaram clara violação ao
direito adquirido e ao ato jurídico perfeito em
relação à determinação de devolução dos valores já
recebidos.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
Sobre a questão em discussão, segundo o sistema
jurídico -constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) A Lei nº YYY apresenta indiscutível interesse
público, portanto, a retroatividade absoluta é
válida, encontrando-se de acordo com o que
determina o sistema jurídico -constitucional.
B) A garantia ao direito adquirido não se aplica às
normas municipais, que podem, por razões
econômicas, produzir efeitos retroativos.
C) A retroatividade absoluta da Lei nº YYY fere o
texto constitucional, pois afeta situações já
constituídas e exauridas em momento pretérito.
D) O direito adquirido, por determinação
constitucional expressa, pode ser
desconsiderado nas situações em que o seu
reconhecimento inviabilize políticas públicas
nas áreas de educação e saúde.
14
----------------------------------------------------------------------
Doralice, brasileira, funcionária de uma empresa
italiana situada em Roma (Itália), conheceu Rocco,
italiano, e com ele se casa. Em Milão, em 1998,
nasceu Giuseppe, filho do casal, sendo registrado
unicamente em repartição pública italiana. Porém,
recentemente, Giuseppe, que sempre demonstrou
grande afinidade com a cultura brasileira, externou a
seus pais e amigos duas ambições: adquirir a
nacionalidade brasileira e integrar os quadros do
Itamarati, na condição de diplomata brasileiro. Ele
procura, então, um escritório de advocacia no Brasil
para conhecer as condições necessárias para atingir
seus objetivos.
De acordo com o sistema jurídico-constitucional
brasileiro, Giuseppe
A) poderá exercer qualquer cargo público no
âmbito da República Federativa do Brasil, uma
vez que, por ser filho de pessoa detentora da
nacionalidade brasileira, já possui a condição de
brasileiro nato.
B) poderá atingir o seu objetivo de ser um
diplomata brasileiro caso lhe seja reconhecida a
condição de brasileiro nato, status que somente
será alcançado se vier a residir no Brasil e optar
pela nacionalidade brasileira.
C) poderá adquirir a nacionalidade brasileira na
condição de brasileiro naturalizado e, assim,
seguir a carreira diplomática, pois a
Constituição veda qualquer distinção entre
brasileiros natos e naturalizados.
D) não poderá seguir a carreira diplomática pela
República Federativa do Brasil, já que sua
situação concreta apenas lhe oferece a
possibilidade de adquirir a nacionalidade
brasileira pela via da naturalização.
15
----------------------------------------------------------------------
Juliano, governador do estado X, casa-se com
Mariana, deputada federal eleita pelo estado Y, a
qual já possuía uma filha chamada Letícia, advinda
de outro relacionamento pretérito.
Na vigência do vínculo conjugal, enquanto Juliano e
Mariana estão no exercício de seus mandatos,
Letícia manifesta interesse em também ingressar na
vida política, candidatando-se ao cargo de deputada
estadual, cujas eleições estão marcadas para o
mesmo ano em que completa 23 (vinte e três) anos
de idade.
A partir das informações fornecidas e com base no
texto constitucional, assinale a afirmativa correta.
A) Letícia preenche a idade mínima para concorrer
ao cargo de deputada estadual, mas não poderá
concorrer no estado X, por expressa vedação
constitucional, enquanto durar o mandato de
Juliano.
B) Uma vez que Letícia está ligada a Juliano, seu
padrasto, por laços de mera afinidade, inexiste
vedação constitucional para que concorra ao
cargo de deputada estadual no estado X.
C) Letícia não poderá concorrer por não ter
atingido a idade mínima exigida pela
Constituição como condição de elegibilidade
para o exercício do mandato de deputada
estadual.
D) Letícia não poderá concorrer nos estados X e Y,
uma vez que a Constituição dispõe sobre a
inelegibilidade reflexa ou indireta para os
parentes consanguíneos ou afins até o 2º grau
nos territórios de jurisdição dos titulares de
mandato eletivo.
16
----------------------------------------------------------------------
Diante do desafio de promover maior proteção às
florestas, à fauna e à flora, reiteradamente atingidas
por incêndios e desmatamentos, organizações
não-governamentais resolvem provocar o Poder
Público, a fim de que sejam adotadas providências
concretas para manutenção do equilíbrio climático.
Porém, sem saber quais os entes federativos que
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
seriam constitucionalmente competentes para agir
na direção almejada, buscam maiores
esclarecimentos com competente advogado(a).
No âmbito da competência comum estabelecida
pela Constituição Federal de 1988, assinale a opção
que apresenta a orientação recebida.
A) A União deve atuar legislando privativamente a
respeito da referida proteção, sendo que, aos
demais entes federativos, restará tão somente
cumprir as normas editadas pela União, sem
que possam suplementá-la.
B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os
Municípios são todos competentes para
promover a referida proteção, sendo os termos
dessa cooperação fixados em legislação
primária produzida pelo Congresso Nacional,
com quórum de aprovação de maioria absoluta.
C) A União e os Estados dividirão, com
exclusividade, as responsabilidades inerentes à
produção das normas e à atuação
administrativa, tendo por pressuposto o fato de
ter o constituinte originário brasileiro, na
Constituição de 1988, adotado uma típica
federação de 2º grau.
D) A referida proteção é uma tarefa precípua da
União, podendo o Presidente da República, no
uso de suas atribuições constitucionais, se
considerar conveniente, delegar tarefas
específicas aos Estados, ao Distrito Federal e
aos Municípios.
17
----------------------------------------------------------------------
Com grande adesão da população, o prefeito do
Município Delta, situado no Estado-membro Alfa,
declarou a independência do território municipal,
criando um novo país.
Assustado com a rapidez do processo, o Presidente
da República, após ouvir o Conselhode Defesa
Nacional, sem perda de tempo, decidiu decretar a
intervenção federal no Município. Ato contínuo,
submeteu o decreto ao Congresso Nacional, que o
aprovou, também de forma célere, por
unanimidade.
Sobre o decreto interventivo federal, segundo o
sistema jurídico-constitucional brasileiro, assinale a
afirmativa correta.
A) A Constituição da República de 1988 veda, de
forma cabal, o direito de secessão, sendo o
decreto constitucional.
B) O ato de insurreição traz consigo grave
comprometimento à ordem pública, o que
aponta para a constitucionalidade do decreto.
C) Como Delta está situado em um
Estado-membro, não há previsão constitucional
para a decretação de intervenção federal.
D) O fato de a decisão presidencial não ter sido
antecedida de requisição pelo Supremo Tribunal
Federal indica a invalidade do decreto.
18
----------------------------------------------------------------------
O deputado federal Alberto propôs, no exercício de
suas atribuições, projeto de lei de grande interesse
para o Poder Executivo federal.
Ao perceber que o momento político é favorável à
sua aprovação, a bancada do governo pede ao
Presidente da República que, utilizando-se de suas
prerrogativas, solicite urgência (regime de urgência
constitucional) para a apreciação da matéria pelo
Congresso Nacional.
Em dúvida, o Presidente da República recorre ao seu
corpo jurídico, que, atendendo à sua solicitação,
informa que, de acordo com o sistema
jurídico-constitucional brasileiro, o pleito da base
governista
A) é viável, pois é prerrogativa do chefe do Poder
Executivo solicitar o regime de urgência
constitucional em todos os projetos de lei que
tramitem no Congresso Nacional.
B) não pode ser atendido, pois o regime de
urgência constitucional somente pode ser
solicitado pelo presidente da mesa de uma das
casas do Congresso Nacional.
C) viola a CRFB/88, pois o regime de urgência
constitucional somente pode ser requerido pelo
Presidente da República em projetos de lei de
sua própria iniciativa.
D) não pode ser atendido, pois, nos casos
urgentes, o Presidente da República deve
veicular a matéria por meio de medida
provisória e não solicitar que o Legislativo
aprecie a matéria em regime de urgência.
19
----------------------------------------------------------------------
Ricardo concluiu o terceiro ano do Ensino
Fundamental com êxito e a família quer que ele seja
classificado para o quinto ano. A direção da escola
negou o pedido, com o argumento de que a lei não
permite esse procedimento. 
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
A direção da escola está
A) correta, pois não possui autonomia para
reclassificar automaticamente os alunos.
B) incorreta, já que a classificação independe da
escolarização anterior.
C) correta, uma vez que é vedado à família solicitar
a progressão para turmas mais avançadas.
D) correta, na medida em que os componentes
curriculares vetam o avanço nos cursos e nas
séries.
20
----------------------------------------------------------------------
Numa acirrada disputa eleitoral pelo governo
municipal de sua cidade, o prefeito atual e candidato
à reeleição, divulgou, por meio do site da Prefeitura,
informações inexatas e ofensivas contra o candidato
da oposição.
Esse candidato o(a) procurou, por saber de sua
atuação como advogado(a) em defesa dos Direitos
Humanos, e disse que, amparado na Convenção
Americana sobre Direitos Humanos, queria o direito
de resposta na rádio local.
Sobre a hipótese narrada, cabe a você esclarecer
que a Convenção assegura
A) plenamente o direito à resposta, que deve
ocorrer no órgão de difusão da escolha do
ofendido.
B) o direito de resposta e determina que ele
aconteça no órgão de difusão que tenha a
capacidade de alcançar o maior número de
pessoas.
C) o direito à resposta e determina que ela deve
ser feita no mesmo órgão de difusão em que
ocorreu a divulgação das informações inexatas e
ofensivas.
D) o direito de resposta, mas estabelece como
condição a apreciação judicial e o encerramento
da lide em última instância.
21
----------------------------------------------------------------------
Em 14 de dezembro de 2009, o Brasil promulgou a
Convenção de Viena sobre o Direito dos Tratados de
1969, por meio do Decreto nº 7.030. A Convenção
codificou as principais regras a respeito da
conclusão, entrada em vigor, interpretação e
extinção de tratados internacionais.
Tendo por base os dispositivos da Convenção,
assinale a afirmativa correta.
A) Para os fins da Convenção, “tratado” significa
qualquer acordo internacional concluído por
escrito entre Estados e/ou organizações
internacionais.
B) Os Estados são soberanos para formular
reservas, independentemente do que disponha
o tratado.
C) Um Estado não poderá invocar o seu direito
interno para justificar o descumprimento de
obrigações assumidas em um tratado
internacional devidamente internalizado.
D) Os tratados que conflitem com uma norma
imperativa de Direito Internacional geral têm
sua execução suspensa até que norma ulterior
de Direito Internacional geral da mesma
natureza derrogue a norma imperativa com eles
conflitante.
22
----------------------------------------------------------------------
José, preocupado com o meio ambiente, faz uso de
um processo caseiro de transformação do lixo
orgânico em adubo, bem como separa o lixo
inorgânico, destinando-o à reciclagem. Por isso,
sempre que os caminhões que prestam o serviço
público de coleta de lixo passam por sua casa, não
encontram lixo a ser recolhido. José, então, se
insurge contra a cobrança da taxa municipal de
coleta de lixo proveniente de imóveis, alegando que,
como não faz uso do serviço, a cobrança em relação
a ele é indevida. 
Acerca desse cenário, assinale a afirmativa correta.
A) Por ser a taxa de um tributo contraprestacional,
a não utilização do serviço pelo contribuinte
retira seu fundamento de validade.
B) A coleta de lixo domiciliar nessas condições não
configura a prestação de um serviço público
específico e divisível, sendo inconstitucional.
C) Por se tratar de serviço público prestado à
coletividade em geral, no interesse da saúde
pública, seu custeio deve ocorrer por meio dos
recursos genéricos auferidos com a cobrança de
impostos.
D) A cobrança é devida, pois o serviço está sendo
potencialmente colocado à disposição do
contribuinte.
23
----------------------------------------------------------------------
O Estado Alfa alterou, por meio de lei, a contribuição
social para custeio do regime próprio de previdência
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
social, cobrada dos seus servidores ativos, dos
aposentados e dos pensionistas.
José e Márcio são servidores públicos do mesmo
órgão estadual, ganhando cada um,
respectivamente, a remuneração mensal de 15 mil
reais e 10 mil reais.
José, ao notar que a alíquota incidente sobre sua
remuneração era de 16,5%, ao passo que para
Márcio a alíquota era de 14,5%, ficou indignado e,
em relação a essa situação diferenciada, resolve
contratar você, como advogado(a), para um eventual
questionamento judicial.
A respeito da posição de José, assinale a
afirmativa correta.
A) Nenhum tributo incidente sobre a renda ou
proventos poderá ter alíquotas progressivas,
sob pena de violar a capacidade contributiva.
B) É vedada a adoção de alíquotas progressivas
para esta espécie de contribuição social, em
respeito ao princípio da capacidade
contributiva.
C) A progressividade tributária deve ser
obrigatoriamente adotada para todos os
tributos estaduais, nos termos da CRFB/88,
garantindo-se efetividade ao princípio da
capacidade contributiva.
D) Esta espécie de contribuição social poderá ter
alíquotas progressivas de acordo com o valor da
base de contribuição.
24
----------------------------------------------------------------------
A Secretaria da Receita Federal do Brasil lavrou, em
2022, auto de infração de um milhão de reais em
face da sociedade empresária Maçã Ltda. pornão ter
recolhido o Imposto de Importação (II) e a
Contribuição Social Sobre Lucro Líquido (CSLL)
referentes ao ano de 2021, incidentes sobre a
comercialização de livros eletrônicos (ebooks) por
ela importados e comercializados no país.
O departamento jurídico da sociedade autuada
contrata você, como advogado(a), para emitir
parecer para fundamentar sua defesa. Diante desse
cenário, assinale a afirmativa correta.
A) O II e a CSLL são indevidos, pois os livros
eletrônicos (e-books) se enquadram na
imunidade tributária dos livros.
B) Apenas o II é indevido, pois os livros eletrônicos
(e-books) se enquadram na imunidade
tributária dos livros.
C) Apenas a CSLL é indevida, pois os livros
eletrônicos (e-books) se enquadram na
imunidade tributária dos livros.
D) O II e a CSLL são devidos, pois os livros
eletrônicos (e-books) não se enquadram na
imunidade tributária dos livros.
25
----------------------------------------------------------------------
Panificadora Pães Fofos Ltda., tendo como sócio
administrador José, alienou seu fundo de comércio
à Panificadora Flor de Lisboa Ltda., deixando de
atuar comercialmente. Contudo, 9 meses após a
alienação do fundo de comércio, a Panificadora Pães
Fofos Ltda. alugou um novo ponto comercial e
retornou às atividades de panificação.
Diante desse cenário, assinale a afirmativa correta.
A) A Panificadora Flor de Lisboa Ltda. responde,
integralmente, pelos tributos relativos ao fundo
adquirido, devidos até à data do ato de
aquisição.
B) Ambas as panificadoras respondem,
solidariamente, pelos tributos relativos ao
fundo adquirido, devidos até à data do ato de
aquisição.
C) A Panificadora Pães Fofos Ltda. responde,
subsidiariamente, pelos tributos relativos ao
fundo adquirido, devidos até à data do ato de
aquisição.
D) A Panificadora Pães Fofos Ltda. e José, seu sócio
administrador, respondem, subsidiariamente,
pelos tributos relativos ao fundo adquirido,
devidos até à data do ato de aquisição.
26
----------------------------------------------------------------------
A Sociedade Empresária Aguardente 100% Ltda.,
fabricante de bebidas destiladas, por meio de sua
advogada Sophia, protocolou perante a Secretaria
Especial da Receita Federal do Brasil, ainda dentro
do prazo legal para pagamento, consulta referente à
necessidade de recolhimento de Imposto sobre
Produtos Industrializados (IPI) acerca de operação
específica por ela desempenhada.
Escoado o prazo original para pagamento e ainda
não decidida a consulta, à luz do Código Tributário
Nacional (CTN) assinale a afirmativa correta.
A) Aguardente 100% Ltda. poderá ter cobrados
contra si juros de mora que correm mesmo na
pendência da consulta tributária.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
B) Por ocasião da decisão final da consulta, o Fisco
federal poderá impor multa tributária caso a
solução de consulta seja contrária aos
interesses de Aguardente 100% Ltda.
C) A obrigação tributária a ser cumprida por
Aguardente 100% Ltda., por ter sido objeto de
consulta, não poderá ser acrescida de juros de
mora e nem poderá ser imposta multa
tributária à empresa.
D) Podem ser aplicadas contra Aguardente 100%
Ltda. medidas de garantia previstas no CTN ou
em lei tributária na pendência da consulta
tributária.
27
----------------------------------------------------------------------
Fulano, servidor público federal lotado em órgão da
administração pública federal no Estado de São
Paulo, contesta ordens do seu chefe imediato,
alegando que são proibidas pela legislação. A chefia,
indignada com o que entende ser um ato de
insubordinação, remove Fulano, contra a sua
vontade, para órgão da administração pública
federal no Distrito Federal, para exercer as mesmas
funções, sendo certo que havia insuficiência de
servidores em São Paulo, mas não no Distrito
Federal.
Considerando as normas de Direito Administrativo,
assinale a afirmativa correta.
A) A remoção de Fulano para o Distrito Federal é
válida, porque configura ato arbitrário da
Administração.
B) Não é cabível a remoção do servidor com
finalidades punitivas, por se ter, em tal
hipótese, desvio de finalidade.
C) A remoção pode ser feita, uma vez que Fulano
não pautou sua conduta com base nos
princípios e regras aplicáveis aos servidores
públicos.
D) O ato de insubordinação deveria ter sido
constatado por meio de regular processo
administrativo, ao fim do qual poderia ser
aplicada a penalidade de remoção.
28
----------------------------------------------------------------------
Em uma movimentada rodovia concedida pela União
a uma empresa privada, um veículo particular colidiu
com outro, deixando diversos destroços espalhados
pela faixa de rolamento. Um dos objetos deixados
sobre a pista cortou o pneu de um terceiro
automóvel, causando a colisão deste em uma
mureta de proteção.
Com base no fragmento acima, assinale a afirmativa
correta.
A) A concessionária deve responder objetivamente
pelos danos causados, com fundamento na
teoria do risco administrativo.
B) Em nenhuma hipótese a concessionária poderá
ser responsabilizada pelo evento danoso.
C) A concessionária responde pelos danos
materiais causados ao terceiro veículo, com
fundamento na teoria do risco integral, isto é,
ficou comprovado que o dano foi causado por
culpa exclusiva de terceiro ou por força maior.
D) O proprietário do terceiro automóvel só será
reparado pelos danos materiais caso demonstre
a culpa da concessionária, caracterizada, por
exemplo, pela demora excessiva em promover a
limpeza da rodovia.
29
----------------------------------------------------------------------
Em decorrência das queimadas que têm assolado
certo bioma, os municípios vizinhos Alfa, Beta e
Gama, nacionalmente conhecidos pelo turismo
ambiental promovido na localidade e drasticamente
afetados pelo fogo, decidiram formalizar um
consórcio público com vistas a promover a proteção
ao meio ambiente.
No respectivo protocolo de intenções, os entes
federativos estabeleceram a denominação
- Protetivus -, a finalidade, o prazo de duração, a
sede do consórcio e a previsão de que o consórcio é
associação pública, dentre outras cláusulas
necessárias.
Diante dessa situação hipotética, em consonância
com a legislação de regência, assinale a
afirmativa correta.
A) A associação pública Protetivus não poderá
integrar a Administração Indireta dos
municípios Alfa, Beta e Gama.
B) Os municípios Alfa, Beta e Gama somente
entregarão recursos financeiros ao consórcio
público mediante contrato de rateio.
C) Os municípios Alfa, Beta e Gama não poderiam
formalizar o consórcio público em questão sem
a participação da União.
D) A edição de Decreto por cada um dos
municípios envolvidos é suficiente para que a
associação pública Protetivus adquira
personalidade jurídica.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
30
----------------------------------------------------------------------
O Município Beta procedeu ao recadastramento de
seus servidores efetivos e constatou que 6 (seis)
bacharéis em contabilidade exerciam variados cargos
na estrutura administrativa, todos providos
mediante concurso público. Verificou também que
existiam 10 (dez) cargos vagos de auditores fiscais de
tributos, decorrentes de aposentadorias havidas nos
últimos anos.
O Município, considerando a necessidade de
incrementar receitas, editou lei reorganizando sua
estrutura funcional de modo a reenquadrar aqueles
servidores como auditores fiscais de tributos.
Com base na hipótese apresentada, acerca do
provimento de cargo público, assinale a afirmativa
correta.
A) A medida é inválida, porque o provimento
originário de cargo efetivo em uma
determinada carreira exige concurso público
específico.
B) A medida é válida, porque os servidores
reenquadrados são concursados,
configurando-se na espécie mera transformação
de cargos, expressamente prevista na CRFB/88.
C) A medida é inválida, porque o provimento de
todo e qualquer cargo faz-se exclusivamente
medianteconcurso público.
D) A medida é válida, porque os servidores
reenquadrados são concursados e não há
aumento de despesa, uma vez que os cargos
preenchidos já existiam.
31
----------------------------------------------------------------------
Maria foi aprovada em concurso para o cargo de
analista judiciário do Tribunal Regional Federal da 2ª
Região, mas, após ter adquirido a estabilidade, foi
demitida sem a observância das normas relativas ao
processo administrativo disciplinar. Em razão disso,
Maria ajuizou ação anulatória do ato demissional, na
qual obteve êxito por meio de decisão jurisdicional
transitada em julgado. Nesse interregno, contudo,
Alfredo, também regularmente aprovado em
concurso e estável, foi promovido e passou a ocupar
o cargo que era de Maria.
Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa
correta.
A) A invalidação do ato demissional de Maria não
poderá importar na sua reintegração ao cargo
anterior, considerando que está ocupado por
Alfredo.
B) Maria, em razão de ter adquirido a estabilidade,
independentemente da existência e
necessidade do cargo que ocupava, deverá ser
posta em disponibilidade.
C) Maria deverá ser readaptada em cargo superior
ao que ocupava anteriormente, diante da
ilicitude de seu ato demissional.
D) Em decorrência da invalidade do ato
demissional, Maria deve ser reintegrada ao
cargo que ocupava e Alfredo deverá ser
reconduzido para o cargo de origem.
32
----------------------------------------------------------------------
Em janeiro de 2022, João, na qualidade de Secretário
de Educação do município Alfa, de forma culposa,
praticou ato que causou lesão ao erário municipal,
na medida em que permitiu, por negligência, a
aquisição de bem consistente em material escolar
por preço superior ao de mercado. O Ministério
Público ajuizou ação civil pública por ato de
improbidade administrativa em face de João,
imputando-lhe a prática de ato omisso e culposo que
ensejou superfaturamento em prejuízo ao
Município, bem como requereu a condenação do
Secretário Municipal a todas as sanções previstas na
Lei de Improbidade Administrativa. 
Após ser citado, João procurou você, como
advogado(a), para defendê-lo. Com base na Lei nº
8.429/92 (com as alterações introduzidas pela Lei nº
14.230/21), você redigiu a contestação, alegando
que, atualmente, não mais existe ato de
improbidade administrativa
A) omissivo, pois a nova legislação exige conduta
comissiva, livre e consciente do agente,
caracterizada por um atuar positivo por parte
do sujeito ativo do ato de improbidade, para
fins de caracterização de ato ímprobo.
B) culposo, pois a nova legislação exige conduta
dolosa para todos os tipos previstos na Lei de
Improbidade e considera dolo a vontade livre e
consciente de alcançar o resultado ilícito
tipificado na lei, não bastando a voluntariedade
do agente.
C) que cause simplesmente prejuízo ao erário, pois
é imprescindível que o sujeito ativo do ato de
improbidade tenha se enriquecido ilicitamente
com o ato praticado, direta ou indiretamente.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
D) que enseje mero dano ao erário, pois é
imprescindível que o sujeito ativo do ato de
improbidade tenha também atentado contra os
princípios da administração pública, direta ou
indiretamente.
33
----------------------------------------------------------------------
Após regular processo administrativo de
licenciamento ambiental, o Estado Alfa, por meio de
seu órgão ambiental competente, deferiu licença de
operação para a sociedade empresária Gama realizar
atividade de frigorífico e abatedouro de bovinos.
Durante o prazo de validade da licença, no entanto,
a sociedade empresária Gama descumpriu algumas
condicionantes da licença relacionadas ao
tratamento dos efluentes industriais, praticando
infração ambiental. Diante da inércia fiscalizatória do
órgão licenciador, o município onde o
empreendimento está instalado, por meio de seu
órgão ambiental competente, exerceu o poder de
polícia e lavrou auto de infração em desfavor da
sociedade empresária Gama. 
No caso em tela, a conduta do município é
A) lícita, pois, apesar de competir, em regra, ao
órgão estadual lavrar auto de infração
ambiental, o município pode lavrar o auto e,
caso o órgão estadual também o lavre,
prevalecerá o que foi lavrado primeiro.
B) lícita, pois, apesar de competir, em regra, ao
órgão estadual licenciador lavrar auto de
infração ambiental, o município atuou
legitimamente, diante da inércia do órgão
estadual.
C) ilícita, pois compete privativamente ao órgão
estadual responsável pelo licenciamento da
atividade lavrar auto de infração ambiental,
vedada a atuação do município.
D) ilícita, pois, apesar de competir, em regra, ao
órgão estadual licenciador lavrar auto de
infração ambiental, em caso de sua inércia,
apenas a União poderia suplementar a
atividade de fiscalização ambiental.
34
----------------------------------------------------------------------
A sociedade empresária Alfa é fabricante e
comerciante de pilhas e baterias. Em matéria de
responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida
dos produtos, com base na Política Nacional de
Resíduos Sólidos, a autoridade competente vem
cobrando da sociedade empresária que promova o
retorno dos produtos após o uso pelo consumidor,
de forma independente do serviço público de
limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos. O
sócio administrador da sociedade empresária Alfa
entendeu que a responsabilidade pela destinação
final das pilhas e baterias deve ser exclusivamente
do consumidor final, razão pela qual contratou você,
como advogado(a), para prestar consultoria jurídica.
Levando em conta o que dispõe a Lei nº
12.305/2010, você informou a seu cliente que, no
caso em tela, de fato, ele está obrigado a
A) estruturar e implementar sistema de logística
reversa.
B) instituir o sistema de coleta seletiva no âmbito
do Município onde está instalada a sede social
da sociedade empresária.
C) contratar cooperativas de catadores de
materiais reutilizáveis e recicláveis para recolher
os produtos.
D) recomprar os produtos usados, não podendo
disponibilizar postos de entrega de resíduos
reutilizáveis e recicláveis.
35
----------------------------------------------------------------------
Alberto, adolescente, obteve autorização de seus
pais para casar-se aos dezesseis anos de idade com
sua namorada Gabriela. O casal viveu feliz nos
primeiros meses de casamento, mas, após certo
tempo de convivência, começaram a ter constantes
desavenças. Assim, a despeito dos esforços de
ambos para que o relacionamento progredisse, os
dois se divorciaram pouco mais de um ano após o
casamento. Muito frustrado, Alberto decidiu reunir
algumas economias e adquiriu um pacote turístico
para viajar pelo mundo e tentar esquecer o ocorrido.
Considerando que Alberto tinha dezessete anos
quando celebrou o contrato com a agência de
turismo e que o fez sem qualquer participação de
seus pais, o contrato é
A) válido, pois Alberto é plenamente capaz.
B) nulo, pois Alberto é absolutamente incapaz.
C) anulável, pois Alberto é relativamente incapaz.
D) ineficaz, pois Alberto não pediu a anuência de
Gabriela.
36
----------------------------------------------------------------------
João Paulo, Thiago, Ana e Tereza, amigos de infância,
consultam um advogado sobre a melhor forma de,
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
conjuntamente, desenvolverem atividade com o
propósito de auxiliar na educação formal de jovens
de uma comunidade da cidade ABC.
Os amigos questionam se deveriam constituir uma
pessoa jurídica para tal fim e informam ao advogado
que gostariam de participar ativamente da
administração e do desenvolvimento das atividades
de educação. Além disso, os amigos concordam que
a referida pessoa jurídica a ser constituída não deve
ter finalidade lucrativa.
Diante do cenário hipotético narrado, o advogado(a)
deverá indicar
A) a necessidade de constituição de uma
associaçãoe alertar aos amigos que o custeio
da referida associação deverá ser arcado por
eles, tendo em vista a ausência de finalidade
lucrativa.
B) a necessidade de constituição de uma
associação que poderá desenvolver atividade
econômica, desde que a totalidade dos valores
auferidos seja revertida para a própria
associação.
C) a constituição de uma fundação, porque é a
modalidade mais adequada para que os amigos
possam participar ativamente da administração
e das atividades de educação.
D) a constituição de uma fundação e alertar aos
amigos que o custeio da referida fundação
deverá ser arcado por eles, tendo em vista a
ausência de finalidade lucrativa e a
impossibilidade de aportes financeiros por
outras pessoas que não pertencem à fundação.
37
----------------------------------------------------------------------
Bruna visitou a mansão neoclássica que André
herdara de seu tio e cuja venda estava anunciando.
Bruna ficou fascinada com a sala principal, decorada
com um piano do século XIX e dois quadros do
conhecido pintor Monet, e com os banheiros,
ornados com torneiras desenhadas pelos melhores
profissionais da época. Diante disso, decidiu
comprá-la.
Na ausência de acordo específico entre Bruna e
André, por ocasião da transferência da propriedade,
Bruna receberá
A) a mansão com os quadros, o piano e as
torneiras, pois todos esses bens são
classificados como benfeitorias, que seguem o
destino do bem principal vendido.
B) apenas a mansão, eis que o princípio da
gravitação jurídica não é aplicável aos demais
bens citados no caso.
C) a mansão juntamente com as torneiras dos
banheiros, consideradas partes integrantes, mas
não os quadros e o piano, considerados
pertenças.
D) a mansão e os quadros, pois, sendo
considerados pertenças, impõe-se a regra de
que o acessório deve seguir o destino do
principal, mas o piano e as torneiras poderão
ser removidos por André antes da transferência.
38
A cidade de Asa Branca foi atingida por uma
tempestade de grandes proporções. As ruas ficaram
alagadas e a população sofreu com a inundação de
suas casas e seus locais de trabalho. Antônio, que
tinha uma pequena barcaça, aproveitou a ocasião
para realizar o transporte dos moradores pelo triplo
do preço que normalmente seria cobrado, tendo em
vista a premente necessidade dos moradores de
recorrer a esse tipo de transporte. 
Nesse caso, em relação ao citado negócio jurídico,
ocorreu
A) estado de perigo.
B) dolo.
C) lesão.
D) erro.
39
----------------------------------------------------------------------
Joaquim celebrou, por instrumento particular,
contrato de mútuo com Ronaldo, pelo qual lhe
emprestou R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), a
serem pagos 30 dias depois. No dia do vencimento
do empréstimo, Ronaldo não adimpliu a prestação.
O tempo passou, Joaquim se manteve inerte, e a
dívida prescreveu. Inconformado, Joaquim pretende
ajuizar ação de enriquecimento sem causa contra
Ronaldo.
Sobre os fatos narrados, assinale a afirmativa
correta.
A) A ação de enriquecimento sem causa é cabível,
uma vez que Ronaldo se enriqueceu
indevidamente à custa de Joaquim.
B) Como a ação de enriquecimento sem causa é
subsidiária, é cabível seu ajuizamento por não
haver, na hipótese, outro meio de recuperar o
empréstimo concedido.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
C) Não cabe o ajuizamento da ação de
enriquecimento sem causa, pois há título
jurídico a justificar o enriquecimento de
Ronaldo.
D) A pretensão de ressarcimento do
enriquecimento sem causa prescreve
simultaneamente à pretensão relativa à
cobrança do valor mutuado.
40
----------------------------------------------------------------------
Em 05 de dezembro de 2016, Sérgio, mediante
contrato de compra e venda, adquiriu de Fernando
um computador seminovo (ano 2014) da marca
Massa pelo valor de R$ 5.000,00. O pagamento foi
integralizado à vista, no mesmo dia, e foi previsto no
contrato que o bem seria entregue em até um mês,
devendo Fernando contatar Sérgio, por telefone,
para que este buscasse o computador em sua casa.
No contrato, também foi prevista multa de R$
500,00 caso o bem não fosse entregue no prazo
combinado.
Em 06 de janeiro de 2017, Sérgio, muito ansioso,
ligou para Fernando perguntando pelo computador,
mas teve como resposta que o atraso na entrega se
deu porque a irmã de Fernando, Ana, que iria trazer
um computador novo para ele do exterior, tinha
perdido o voo e só chegaria após uma semana. Por
tal razão, Fernando ainda dependia do computador
antigo para trabalhar e não poderia entregá-lo de
imediato a Sérgio.
Acerca dos fatos narrados, assinale a afirmativa
correta.
A) Sérgio poderá exigir de Fernando a execução
específica da obrigação (entrega do bem) ou a
cláusula penal de R$ 500,00, não podendo ser
cumulada a multa com a obrigação principal.
B) Sérgio poderá exigir de Fernando a execução
específica da obrigação (entrega do bem)
simultaneamente à multa de R$ 500,00, tendo
em vista ser cláusula penal moratória.
C) Sérgio somente poderá exigir de Fernando a
execução específica da obrigação (entrega do
bem), não a multa, pois o atraso foi por culpa
de terceiro (Ana), e não de Fernando.
D) Sérgio somente poderá exigir de Fernando a
cláusula penal de R$ 500,00, não a execução
específica da obrigação (entrega do bem), que
depende de terceiro (Ana).
41
----------------------------------------------------------------------
Henrique, 50 anos, médico dermatologista, recebe
em seu consultório Nicola, 70 anos, dentista, para a
realização de um procedimento ambulatorial em sua
mão. 
Durante o procedimento, Henrique ministra
erroneamente ácido na mão de Nicola, que era
alérgico, fato conhecido por Henrique antes do início
do procedimento. Henrique imediatamente adota as
medidas preventivas necessárias à mitigação do
dano, mas Nicola fica com sequelas permanentes na
mão, inabilitando-o parcialmente para o exercício da
profissão, porque impede que ele realize
procedimentos ortodônticos que necessitam do uso
de ambas as mãos.
A respeito da indenização a que Nicola faz jus,
assinale a afirmativa correta.
A) Deve abranger os danos emergentes
correspondentes às despesas do tratamento e
não abrangerá indenização por lucros cessantes
considerando que Nicola ainda pode auferir
renda, excluindo o nexo de causalidade entre
possíveis danos decorrentes de lucros cessantes
e a conduta ilícita de Henrique.
B) Deve abranger as despesas do tratamento, os
lucros cessantes até o fim da convalescença e a
pensão correspondente à importância do
trabalho para que se inabilitou, ou da
depreciação que ele sofreu.
C) Caso a hipótese enseje a reparação por danos
estéticos, não se poderá cumular a indenização
por danos morais, à luz do princípio da
reparação integral, considerando que o dano
estético já indeniza a violação da integridade
física, tutelada pela cláusula geral de tutela da
dignidade da pessoa humana.
D) Henrique não pode ser condenado ao
pagamento da indenização de lucros cessantes
e danos materiais diretos de uma só vez,
devendo o pensionamento ser fixado em
pagamentos periódicos, tais quais seriam os
lucros decorrentes do trabalho de Nicola, sob
pena de enriquecimento ilícito.
42
----------------------------------------------------------------------
A entidade governamental Casa dos Anjos, destinada
a programa de internação de adolescentes em
conflito com a lei, recebeu inspeção de fiscalização
por parte do Ministério Público.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
Nesta visita, restou constatado que a instituição não
dispunha de diversos elementos essenciais para a
manutenção condigna dos adolescentes sujeitos à
medida socioeducativa, inexistindo, por exemplo,
cuidados médicos, psicológicos, odontológicos e
farmacêuticos adequados.
Com base nos fatos acima, assinale a afirmativa
correta.
A) Poderá ser interrompido o repasse de verbas
públicas para a entidade, enquanto ela não
sanar as irregularidades.
B) Poderá ser determinado o afastamentotemporário dos dirigentes da Casa dos Anjos.
C) Poderá haver a cassação do registro da
instituição em questão.
D) Tratando-se de entidade governamental, não há
medidas sancionatórias específicas cabíveis.
43
----------------------------------------------------------------------
Wilson, 13 anos, foi apreendido por Manoel quando
estava em fuga, após praticar ato de subtração de
uma caixa de mil unidades de doces em sua
vendinha. No curso da perseguição, os doces se
perderam porque Wilson os jogou em um bueiro
para, desembaraçado, correr melhor.
Esgotados todos os procedimentos legais para
apuração do ato infracional e constatada sua prática,
a autoridade competente fixou, além das medidas
socioeducativas pertinentes a Wilson, a
obrigatoriedade de reparar o dano, ou seja, restituir
o valor correspondente aos doces perdidos por
Manoel.
Acerca dos fatos acima, assinale a opção que
apresenta a medida compensatória adequada para o
caso concreto.
A) A compensação do dano não poderá ser exigida
dos pais de Wilson.
B) Wilson deverá prestar duas horas diárias de
serviços de empacotamento de compras na
vendinha, até que se compense o dano, caso ele
ou seus pais não possam custear
financeiramente o valor.
C) Havendo manifesta impossibilidade de Wilson
ou seus pais custearem a perda patrimonial de
Manoel, não há como substituir a compensação
por outra medida adequada.
D) A autoridade poderá determinar que Wilson
compense o prejuízo de Manoel, desde que não
configure trabalho forçado.
44
----------------------------------------------------------------------
A era digital vem revolucionando o Direito, que
busca se adequar aos mais diversos canais de
realização da vida inserida ou tangenciada por
elementos virtuais. Nesse cenário, consagram-se
avanços normativos a fim de atender às situações
jurídicas que se apresentam, sendo ponto
importante a recorrência dos chamados youtubers,
atividade não rara realizada por crianças e destinada
ao público infantil. Nesse contexto,
os youtubers mirins vêm desenvolvendo atividades
que necessitam de intervenção jurídica,
notadamente quando se mostram portadores de
prática publicitária.
A esse respeito, instrumentos normativos que visam
a salvaguardar interesses na publicidade infantil
estão em vigor e outros previstos em projetos de lei.
Sobre o fato narrado, de acordo com o CDC, assinale
a afirmativa correta.
A) A comunicação mercadológica realizada
por youtubers mirins para o público infantil não
pode ser considerada abusiva em razão da
deficiência de julgamento e experiência das
crianças, porque é realizada igualmente por
crianças.
B) A publicidade que se aproveita da deficiência de
julgamento e experiência da criança ou se
prevaleça da sua idade e conhecimento imaturo
para lhe impingir produtos ou serviços é
considerada abusiva.
C) A publicidade não pode ser considerada abusiva
ou enganosa se o público para a qual foi
destinado, de forma fácil e imediata, identifica a
mensagem mercadológica como tal.
D) A publicidade dirigida às crianças, que se
aproveite da sua deficiência de julgamento para
lhe impingir produtos ou serviços, é
considerada enganosa.
45
----------------------------------------------------------------------
O médico de João indicou a necessidade de realizar a
cirurgia de gastroplastia (bariátrica) como
tratamento de obesidade mórbida, com a finalidade
de reduzir peso. Posteriormente, o profissional de
saúde explicou a necessidade de realizar a cirurgia
plástica pós- gastroplastia, visando à remoção de
excesso epitelial que comumente acomete os
pacientes nessas condições, impactando a qualidade
de vida daquele que deixou de ser obeso mórbido.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
A) Nesse caso, nos termos do Código de Defesa do
Consumidor e do entendimento do STJ, o plano
de saúde de João
terá que custear ambas as cirurgias, porque
configuram tratamentos, sendo a cirurgia
plástica medida reparadora; portanto,
terapêutica.
B) terá que custear apenas a cirurgia de
gastroplastia, e não a plástica, considerada
estética e excluída da cobertura dos planos de
saúde.
C) não terá que custear as cirurgias, exceto
mediante previsão contratual expressa para
esses tipos de procedimentos.
D) não terá que custear qualquer das cirurgias até
que passem a integrar o rol de procedimentos
da ANS, competente para a regulação das
coberturas contratuais.
46
----------------------------------------------------------------------
Luzia Betim pretende iniciar uma sociedade
empresária em nome próprio. Para tanto, procura
assessoria jurídica quanto à necessidade de inscrição
no Registro Empresarial para regularidade de
exercício da empresa.
Na condição de consultor(a), você responderá que a
inscrição do empresário individual é
A) dispensada até o primeiro ano de início da
atividade, sendo obrigatória a partir de então.
B) obrigatória antes do início da atividade.
C) dispensada, caso haja opção pelo
enquadramento como microempreendedor
individual.
D) obrigatória, se não houver enquadramento
como microempresa ou empresa de pequeno
porte.
47
----------------------------------------------------------------------
As sociedades empresárias Y e J celebraram contrato
tendo por objeto a alienação do estabelecimento da
primeira, situado em Antônio Dias/MG. Na data da
assinatura do contrato, dentre outros débitos
regularmente contabilizados, constava uma nota
promissória vencida havia três meses no valor de R$
25.000,00 (vinte e cinco mil reais). O contrato não
tem nenhuma cláusula quanto à existência de
solidariedade entre as partes, tanto pelos débitos
vencidos quanto pelos vincendos.
Sabendo-se que, em 15/10/2018, após averbação na
Junta Comercial competente, houve publicação do
contrato na imprensa oficial e, tomando por base
comparativa o dia 15/01/2020, o alienante
A) responderá pelo débito vencido com o
adquirente por não terem decorrido cinco anos
da publicação do contrato na imprensa oficial.
B) não responderá pelo débito vencido com o
adquirente em razão de não ter sido estipulada
tal solidariedade no contrato.
C) responderá pelo débito vencido com o
adquirente até a ocorrência da prescrição
relativa à cobrança da nota promissória.
D) não responderá pelo débito vencido com o
adquirente diante do decurso de mais de 1 (um)
ano da publicação do contrato na imprensa
oficial.
48
----------------------------------------------------------------------
Marco Araripe pretende iniciar uma empresa em
nome próprio e mediante responsabilidade ilimitada
pelas obrigações. Antes de realizar sua inscrição na
Junta Comercial, Marco Araripe precisa indicar o
nome que adotará para o exercício de empresa.
Consoante a determinação contida no Código Civil
quanto à formação de firma individual, ela deve ser
constituída
A) pelo nome do empresário, completo ou
abreviado, aditando-lhe, se quiser, designação
mais precisa da sua pessoa ou do gênero de
atividade.
B) pelo nome de fantasia livremente escolhido,
aditando-lhe, se quiser, designação do gênero
de atividade.
C) pelo nome abreviado do empresário ou pelo
nome de fantasia, aditando-lhe, se quiser,
designação mais precisa da sua pessoa.
D) em duas partes: a primeira, o nome completo
do empresário e, a segunda, o nome de
fantasia, sendo vedada a indicação do gênero
de atividade.
49
----------------------------------------------------------------------
Alexandre Larocque pretende constituir sociedade
do tipo limitada sem se reunir a nenhuma outra
pessoa e consulta sua advogada para saber a
possibilidade de efetivar sua pretensão. Assinale a
opção que apresenta a resposta dada pela advogada
ao seu cliente.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
A) É possível. A sociedade limitada pode ser
constituída por uma pessoa, hipótese em que
se aplicarão ao ato de instituição, no que
couberem, as disposições sobre o contrato
social.
B) Não é possível. A sociedade limitada só pode
ser unipessoal acidentalmentee pelo prazo
máximo de 180 dias, nos casos em que
remanescer apenas um sócio pessoa natural.
C) Não é possível. Apenas a empresa pública e a
subsidiária integral podem ser sociedades
unipessoais e constituídas com apenas sócio
pessoa jurídica.
D) É possível, desde que o capital mínimo da
sociedade limitada seja igual ou superior a 100
(cem) salários mínimos e esteja totalmente
integralizado.
50
----------------------------------------------------------------------
Tamandaré emitiu nota promissória no valor de R$
7.300,00 (sete mil e trezentos reais) em favor de
Altamira. Esta endossou o título em branco
para Ângulo Comércio de Tecidos Ltda.
Sendo inequívoco que a nota promissória em branco
circula ao portador, em caso de desapossamento é
correto afirmar que
A) Tamandaré ficará desonerado da
responsabilidade cambial se provar que o
desapossamento do título por parte de Ângulo
Comércio de Tecidos Ltda. não pode lhe ser
imputado.
B) Ângulo Comércio de Tecidos Ltda. poderá obter
novo título em Juízo bem como impedir que seu
valor seja pago a outrem.
C) Altamira não poderá opor ao novo portador
exceção fundada em direito pessoal ou em
nulidade de sua obrigação.
D) A pessoa que se apoderar da nota promissória
poderá exigir o pagamento de todos os
obrigados, à exceção de Altamira.
51
----------------------------------------------------------------------
Alcebíades ajuizou demanda de obrigação de fazer
pelo procedimento comum, com base em cláusula
contratual, no foro da comarca de Petrópolis. Citada
para integrar a relação processual, a ré Benedita
lembrou-se de ter ajustado contratualmente que o
foro para tratar judicialmente de qualquer
desavença seria o da comarca de Niterói, e
comunicou o fato ao seu advogado.
Sobre o procedimento a ser adotado pela defesa,
segundo o caso narrado, assinale a afirmativa
correta.
A) A defesa poderá alegar a incompetência de foro
antes da audiência de conciliação ou de
mediação.
B) A defesa poderá alegar a incompetência a
qualquer tempo.
C) A defesa só poderá alegar a incompetência de
foro como preliminar da contestação,
considerando tratar-se de regra de competência
absoluta, sob pena de preclusão.
D) A defesa tem o ônus de apresentar exceção de
incompetência, em petição separada, no prazo
de resposta.
52
----------------------------------------------------------------------
O fornecimento de energia elétrica à residência de
Vicente foi interrompido em 2 de janeiro de 2018,
porque, segundo a concessionária de serviço
público, haveria um “gato” no local, ou seja, o
medidor de energia teria sido indevidamente
adulterado.
Indignado, Vicente, representado por
um(a) advogado(a), propôs, aproximadamente um
mês depois, demanda em face da fornecedora e
pediu o restabelecimento do serviço, pois o medidor
estaria hígido. A fim de provar os fatos alegados, o
autor requereu a produção de prova pericial.
Citado poucos meses depois da propositura da
demanda, a ré defendeu a correção de sua conduta,
ratificou a existência de irregularidade no medidor
de energia e, tal qual o autor, requereu a produção
de perícia.
Em dezembro de 2018, após arbitrar o valor dos
honorários periciais e antes da realização da perícia,
o juiz atribuiu apenas ao autor, que efetivamente foi
intimado para tanto, o pagamento de tal verba.
Sobre a hipótese apresentada, assinale a
afirmativa correta.
A) A decisão judicial está correta, uma vez que, se
ambas as partes requererem a produção de
perícia, apenas o autor deve adiantar o
pagamento.
B) O juiz decidiu de modo incorreto, pois se ambas
as partes requererem a produção de perícia,
autor e réu devem adiantar os honorários
periciais.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
C) A decisão está equivocada, na medida em que
os honorários periciais são pagos apenas ao
final do processo.
D) A decisão está correta, pois o magistrado tinha
a faculdade de atribuir a apenas uma das partes
o pagamento do montante.
53
----------------------------------------------------------------------
Felipe, a fim de cobrar dívida proveniente de
contrato de mútuo firmado com Aline, ajuizou
demanda de conhecimento em face de João Alberto,
fiador. Surpreendido pela citação, João Alberto
procura, no mesmo dia, um(a) advogado(a).
Diante de tal quadro, assinale a opção que apresenta
a medida mais adequada a ser adotada
pelo(a) advogado(a) para obter a responsabilização
de Aline.
A) Realizar o chamamento ao processo de Aline.
B) Efetuar a denunciação da lide de Aline.
C) Sustentar a ilegitimidade passiva de João
Alberto, na medida em que somente após
eventual tentativa malsucedida de
responsabilização de Aline, João Alberto
poderia ser demandado.
D) Não promover a intervenção de terceiros e
aguardar a fase executiva, momento em que
deverá ser requerido o benefício de ordem, de
modo que os bens de Aline sejam executados
antes dos de João Alberto.
54
----------------------------------------------------------------------
Ainda no início da fase de conhecimento de
determinado processo, as partes e o magistrado, de
comum acordo, resolvem fixar calendário para a
prática de atos processuais. Estipulado que a
realização da audiência ocorreria em determinada
data, a parte ré não comparece e alega que não foi
devidamente intimada para o ato, requerendo a
designação de nova data. Nesse contexto você,
como advogado(a), é procurado(a) pela parte ré, que
busca avaliar as consequências de seu não
comparecimento.
Nesse sentido, é correto afirmar que
A) o calendário não vincula o juiz, apenas as
partes, as quais só podem requerer a
modificação de datas se apresentada justa
causa.
B) o calendário processual pode ser imposto pelo
magistrado em casos excepcionais, sem a
necessidade de prévio acordo com as partes,
com fundamento na importância do objeto dos
autos.
C) com exceção da audiência, dispensa-se a
intimação das partes para a prática dos demais
atos processuais cujas datas tiverem sido
designadas no calendário.
D) a ré não poderia deixar de comparecer à
audiência, pois a modificação do calendário
pelo juiz ou pelas partes somente é possível em
casos excepcionais, devidamente justificados.
55
----------------------------------------------------------------------
A sociedade empresária Vesta Construções e
Serviços Ltda. propôs tutela cautelar, requerida em
caráter antecedente, contra a sociedade empresária
Minerva Incorporações Ltda., fundada em contrato
de construção civil e fornecimento de serviços, que
contém cláusula arbitral para a resolução de
quaisquer controvérsias advindas desse contrato.
Vesta Construções e Serviços Ltda. figura como parte
contratada e Minerva Incorporações Ltda. como
parte contratante.
Vesta Construções e Serviços Ltda. alega que,
embora tenha executado os serviços previstos no
contrato, Minerva Incorporações Ltda. aplicou
multas contratuais em razão de atraso no
cronograma das obras, as quais alega que não
seriam devidas. Por essa razão, Vesta Construções e
Serviços Ltda. ingressou com a tutela cautelar em
caráter antecedente e requereu que fosse concedida
tutela de urgência para impedir que Minerva
Incorporações Ltda. realize quaisquer atos de
cobrança das multas aplicadas à Vesta Construções e
Serviços Ltda.
A tutela de urgência foi totalmente deferida pelo
magistrado em favor de Vesta Construções e
Serviços Ltda.
Na qualidade de advogado(a) de Vesta Construções
e Serviços Ltda. assinale a opção que apresente a
medida processual a ser adotada, em razão do
deferimento da tutela cautelar.
A) Formular o pedido principal nos mesmos autos
da tutela cautelar requerida em caráter
antecedente, dentro do prazo de 30 (trintdias a
contar da data da efetivação da tutela cautelar.
B) Requerer a instauração da arbitragem dentro do
prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da
efetivação da tutela cautelar.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
C) Formular o pedido principal nos mesmos autos
da tutela cautelar requerida em caráterantecedente, dentro do prazo de 15 (quinze)
dias, ou em outro prazo maior que o juiz fixar, a
contar da data da efetivação da tutela cautelar.
D) Requerer a instauração da arbitragem dentro do
prazo de 15 (quinze) dias, ou em outro prazo
maior que o juiz fixar, a contar da data da
efetivação da tutela cautelar.
56
----------------------------------------------------------------------
Luíza ajuizou ação de cobrança contra Ricardo. Em
sua petição inicial, informou que não possui
interesse na realização de audiência de conciliação
ou mediação. Ricardo, por sua vez, apresentou
manifestação informando que possui interesse na
realização da audiência de conciliação ou mediação.
Diante do interesse formalizado pelo réu, o juiz
competente da causa designou data e local para a
realização da audiência.
Considerando o caso narrado, Luiza
A) não precisa comparecer à audiência de
conciliação ou mediação, tendo em vista que já
manifestou desinteresse em sua realização na
petição inicial.
B) não deve comparecer à audiência de
conciliação ou mediação, sob pena de o seu
comparecimento representar anuência tácita
em compor, obrigando-a a firmar acordo com
Ricardo.
C) deve comparecer à audiência de conciliação ou
mediação, sob pena de ter seu processo extinto
sem resolução do mérito, por falta de interesse
processual.
D) deve comparecer à audiência de conciliação ou
mediação, e, caso de forma injustificada não
compareça, será sancionada com multa, tendo
em vista que sua ausência será considerada ato
atentatório à dignidade da justiça.
57
----------------------------------------------------------------------
O Condomínio do Edifício Residências, tendo
observado o surgimento de diversos vícios ocultos
nas áreas de uso comum do prédio construído
pela Mestre de Obras Engenharia S/A, ajuizou ação
de produção antecipada de provas, na qual requereu
a produção de prova pericial. Para tanto,
argumentou que o prévio conhecimento dos fatos,
sob o ângulo técnico, poderá evitar ou justificar uma
ação futura, a depender do resultado da perícia.
Devidamente citada, a Mestre de Obras Engenharia
S/A apresentou manifestação, na qual alega que não
há qualquer risco de perecimento da prova, pois os
vícios eventualmente constatados permaneceriam
no local, sendo impertinente, portanto, o
ajuizamento da produção antecipada de provas.
Considerando o caso narrado, assinale a
afirmativa correta.
A) A pretensão de prévio conhecimento dos fatos
para justificar ou evitar o ajuizamento de ação
futura em face da Mestre de Obras Engenharia
S/A, não é suficiente para a admissibilidade da
produção antecipada de provas proposta pelo
condomínio do Edifício Residências, faltando
interesse de agir.
B) A produção antecipada de provas proposta
pelo Condomínio do Edifício
Residências previne a competência para a ação
principal, eventualmente proposta em face
da Mestre de Obras Engenharia S/A.
C) Na produção antecipada de provas, o juiz não se
pronunciará sobre a ocorrência ou inocorrência
dos fatos alegados pelo Condomínio do Edifício
Residências, nem sobre suas respectivas
consequências jurídicas.
D) No procedimento de produção antecipada de
provas, não se admitirá defesa ou recurso, salvo
contra decisão que defira a produção da prova
pleiteada pelo Condomínio do Edifício
Residências.
58
----------------------------------------------------------------------
Inconformado com o comportamento de seu
vizinho, que insistia em importunar sua filha de 15
anos, Mário resolve dar-lhe uma “lição” e desfere
dois socos no rosto do importunador, nesse
momento com o escopo de nele causar diversas
lesões. Durante o ato, entendendo que o vizinho
ainda não havia sofrido na mesma intensidade do
constrangimento de sua filha, decide matá-lo com
uma barra de ferro, o que vem efetivamente a
acontecer.
Descobertos os fatos, o Ministério Público oferece
denúncia em face de Mário, imputando-lhe a prática
dos crimes de lesão corporal dolosa e homicídio, em
concurso material. Durante toda a instrução, Mário
confirma os fatos descritos na denúncia.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
Considerando apenas as informações narradas e
confirmada a veracidade dos fatos expostos, o(a)
advogado(a) de Mário, sob o ponto de vista técnico,
deverá buscar o reconhecimento de que Mário pode
ser responsabilizado
A) apenas pelo crime de homicídio, por força do
princípio da consunção, tendo ocorrido a
chamada progressão criminosa.
B) apenas pelo crime de homicídio, por força do
princípio da alternatividade, sendo aplicada a
regra do crime progressivo.
C) apenas pelo crime de homicídio, com base no
princípio da especialidade.
D) pelos crimes de lesão corporal e homicídio, em
concurso formal.
59
----------------------------------------------------------------------
Pedro, jovem rebelde, sai à procura de Henrique, 24
anos, seu inimigo, com a intenção de matá-lo, vindo
a encontrá-lo conversando com uma senhora de 68
anos de idade. Pedro saca sua arma, regularizada e
cujo porte era autorizado, e dispara em direção ao
rival. Ao mesmo tempo, a senhora dava um abraço
de despedida em Henrique e acaba sendo atingida
pelo disparo. Henrique, que não sofreu qualquer
lesão, tenta salvar a senhora, mas ela falece.
Diante da situação narrada, em consulta técnica
solicitada pela família, deverá ser esclarecido pelo
advogado que a conduta de Pedro, de acordo com o
Código Penal, configura
A) crime de homicídio doloso consumado, apenas,
com causa de aumento em razão da idade da
vítima.
B) crime de homicídio doloso consumado, apenas,
sem causa de aumento em razão da idade da
vítima.
C) crimes de homicídio culposo consumado e de
tentativa de homicídio doloso em relação a
Henrique.
D) crime de homicídio culposo consumado, sem
causa de aumento pela idade da vítima.
60
----------------------------------------------------------------------
Vitor foi condenado pela prática de um crime de
lesão corporal leve no contexto da violência
doméstica e familiar contra a mulher, sendo aplicada
pena privativa de liberdade de três meses de
detenção, a ser cumprida em regime aberto, já que
era primário e de bons antecedentes.
Considerando a natureza do delito, o juiz deixou de
substituir a pena privativa de liberdade por restritiva
de direitos e não aplicou qualquer outro dispositivo
legal que impedisse o recolhimento do autor ao
cárcere.
No momento da apelação, a defesa técnica de Vitor,
de acordo com a legislação brasileira,
A) não poderá requerer a substituição da pena
privativa de liberdade por restritiva de direitos,
mas poderá pleitear a suspensão condicional da
pena, que, inclusive, admite que seja fixada
prestação de serviços à comunidade e limitação
de final de semana por espaço de tempo.
B) não poderá requerer a substituição da pena
privativa de liberdade por restritiva de direitos,
mas poderá pleitear a suspensão condicional da
pena, que não admite que seja fixada como
condição o cumprimento de prestação de
serviços à comunidade.
C) não poderá requerer a substituição da pena
privativa de liberdade por restritiva de direitos e
nem a suspensão condicional da pena, mas
poderá pleitear que o regime aberto seja
cumprido em prisão domiciliar com tornozeleira
eletrônica.
D) poderá requerer a substituição da pena
privativa de liberdade por restritiva de direitos,
que, contudo, não poderá ser apenas de
prestação pecuniária por expressa vedação
legal.
61
----------------------------------------------------------------------
David, em dia de sol, levou sua filha, Vivi, de 03
anos, para a piscina do clube. Enquanto a filha
brincava na piscina infantil, David precisou ir ao
banheiro, solicitando, então, que sua amiga Carla,
que estava no local, ficasse atenta para que nada de
mal ocorresse com Vivi. Carla se comprometeu a
cuidar da filha de David.
Naquele momento, Vitor assumiu o posto de
salva-vidas da piscina. Carla, que sempre fora
apaixonada por Vitor, começou a conversar com ele
e ambos ficam de costas para a piscina, não
atentando paraas crianças que lá estavam.
Vivi começa a brincar com o filtro da piscina e acaba
sofrendo uma sucção que a deixa embaixo da água
por tempo suficiente para causar seu afogamento.
David vê quando o ato acontece através de pequena
janela no banheiro do local, mas o fecho da porta
fica emperrado e ele não consegue sair. Vitor e Carla
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
não veem o ato de afogamento da criança porque
estavam de costas para a piscina conversando.
Diante do resultado morte, David, Carla e Vitor ficam
preocupados com sua responsabilização penal e
procuram um advogado, esclarecendo que nenhum
deles adotou comportamento positivo para gerar o
resultado.
Considerando as informações narradas, o advogado
deverá esclarecer que:
A) Carla e Vitor, apenas, poderão responder por
homicídio culposo, já que podiam atuar e
possuíam obrigação de agir na situação.
B) David, apenas, poderá responder por homicídio
culposo, já que era o único com dever legal de
agir por ser pai da criança.
C) David, Carla, Vitor poderão responder por
homicídio culposo, já que os três tinham o
dever de agir.
D) Vitor, apenas, poderá responder pelo crime de
omissão de socorro.
62
----------------------------------------------------------------------
Caio, funcionário público, Antônio, empresário,
Ricardo, comerciante, e Vitor, adolescente, de forma
recorrente se reúnem, de maneira estruturalmente
ordenada e com clara divisão de tarefas, inclusive
Antônio figurando como líder, com o objetivo de
organizarem a prática de diversos delitos de
falsidade ideológica de documento particular (Art.
299 do CP: pena: 01 a 03 anos de reclusão e multa).
Apesar de o objetivo ser a falsificação de
documentos particulares, Caio utilizava-se da sua
função pública para obter as informações a serem
inseridas de forma falsa na documentação.
Descobertos os fatos, Caio, Ricardo e Antônio foram
denunciados, devidamente processados e
condenados como incursos nas sanções do Art. 2º da
Lei nº 12.850/13 (constituir organização criminosa),
sendo reconhecidas as causas de aumento em razão
do envolvimento de funcionário público e em razão
do envolvimento de adolescente. A Antônio foi,
ainda, agravada a pena diante da posição de
liderança.
Constituído nos autos apenas para defesa dos
interesses de Antônio, o advogado, em sede de
recurso, sob o ponto de vista técnico, de acordo com
as previsões legais, deverá requerer
desclassificação para o crime de associação
criminosa, previsto no Código Penal (antigo bando
ou quadrilha).
afastamento da causa de aumento em razão do
envolvimento de adolescente, diante da ausência de
previsão legal.
afastamento da causa de aumento em razão da
presença de funcionário público, tendo em vista que
Antônio não é funcionário público e nem
equiparado, devendo a majorante ser restrita a Caio.
afastamento da agravante, pelo fato de Antônio ser
o comandante da organização criminosa, uma vez
que tal incremento da pena não está previsto na Lei
nº 12.850/13.
63
----------------------------------------------------------------------
Em 16/02/2016, Gisele praticou um crime de lesão
corporal culposa simples no trânsito, vitimando
Maria Clara. Gisele, então, procura seu advogado
para saber se faz jus à transação penal, esclarecendo
que já foi condenada definitivamente por uma vez a
pena restritiva de direitos pela prática de furto e que
já se beneficiou do instituto da transação há 7 anos.
Deverá o advogado esclarecer sobre o benefício que
A) não cabe oferecimento de proposta de
transação penal porque Gisele já possui
condenação anterior com trânsito em julgado.
B) não cabe oferecimento de proposta de
transação penal porque Gisele já foi beneficiada
pela transação em momento anterior.
C) poderá ser oferecida proposta de transação
penal porque só quem já se beneficiou da
transação penal nos 3 anos anteriores não
poderá receber novamente o benefício.
D) a condenação pela prática de furto e a
transação penal obtida há 7 anos não impedem
o oferecimento de proposta de transação penal.
64
----------------------------------------------------------------------
Após concluído inquérito policial para apurar a
prática do crime de homicídio em desfavor de Jonas,
o Ministério Público requereu o seu arquivamento
por falta de justa causa, pois não conseguiu
identificar o(s) autor(es) do delito, o que restou
devidamente homologado pelo juiz competente. Um
mês após o arquivamento do inquérito policial, uma
testemunha, que não havia sido anteriormente
identificada, compareceu à delegacia de polícia
alegando possuir informações quanto ao autor do
homicídio de Jonas.
A família de Jonas, ao tomar conhecimento dos
fatos, procura você, como advogado(a) da família,
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
para esclarecimentos. Diante da notícia de existência
de novas provas aptas a identificar o autor do crime,
você deverá esclarecer aos familiares da vítima que
o órgão ministerial 
A) poderá promover o desarquivamento do
inquérito, pois a decisão de arquivamento não
faz coisa julgada material independentemente
de seu fundamento.
B) não poderá promover o desarquivamento do
inquérito, pois a decisão de arquivamento é
imutável na presente hipótese.
C) não poderá promover o desarquivamento do
inquérito, pois se trata de mera notícia,
inexistindo efetivamente qualquer prova nova
quanto à autoria do delito.
D) poderá promover o desarquivamento do
inquérito, pois a decisão de arquivamento fez
apenas coisa julgada formal no caso concreto.
65
----------------------------------------------------------------------
Durante uma festa em uma casa noturna, Michele se
desentende com sua amiga Flávia e lhe desfere um
tapa no rosto, causando-lhe lesão corporal de
natureza leve. Flávia, então, se dirige à autoridade
policial e registra o fato, manifestando
expressamente seu interesse em representar contra
Michele, tendo em vista a natureza de ação penal
pública condicionada à representação.
Findo o procedimento policial, os autos foram
encaminhados ao Juizado Especial competente e o
Ministério Público apresentou proposta de transação
penal à Michele, que não a aceitou. Após o
oferecimento de denúncia pelo Parquet, Flávia se diz
arrependida e manifesta ao seu advogado interesse
em se retratar da representação oferecida,
destacando que ainda não foi recebida a inicial
acusatória.
Considerando os fatos acima narrados, você, como
advogado(a) de Flávia, deverá esclarecer que
A) a representação será irretratável na hipótese,
por já ter sido oferecida a denúncia.
B) a retratação da representação poderá ser
realizada até o momento da sentença, não
dependendo de formalidades legais.
C) a retratação da representação será cabível até o
recebimento da denúncia, em audiência
perante o juiz, especialmente designada para tal
finalidade.
D) a representação será irretratável,
independentemente do momento processual,
por se tratar de ação penal de natureza pública,
de modo que o Ministério Público continua
sendo o titular da ação.
66
----------------------------------------------------------------------
Carlos, em relatório final conclusivo de inquérito
policial, foi indiciado pela prática do crime de
receptação qualificada (Art. 180, §1º, CP – pena: 3 a
8 anos de reclusão e multa). Recebido o
procedimento investigatório, o Promotor de Justiça
verificou, na Folha de Antecedentes Criminais, que
Carlos possuía uma única anotação e era
tecnicamente primário, mas que teria sido
beneficiado, oito anos antes da suposta nova prática
delitiva, por proposta de suspensão condicional do
processo em relação a crime de estelionato.
Considerando as informações expostas, você, como
advogado(a) de Carlos, deverá esclarecer que, de
acordo com o Código de Processo Penal,
A) poderá ser proposto acordo de não persecução
penal, independentemente da confissão do
indiciado, podendo, contudo, ser imposto
ressarcimento do dano e prestação de serviço à
comunidade portempo limitado em caso de
aceitação.
B) não poderá ser proposto o acordo de não
persecução penal, tendo em vista que o suposto
autor já foi beneficiado com suspensão
condicional do processo anteriormente.
C) poderá ser proposto acordo de não persecução
penal, considerando a pena e natureza do
crime, mas Carlos necessariamente deverá
confessar a prática delitiva.
D) não poderá ser proposto o acordo de não
persecução penal, em razão da pena máxima
prevista para o delito ultrapassar quatro anos
de reclusão.
67
----------------------------------------------------------------------
Gregório é defensor público no Estado do Rio de
Janeiro, cuja Constituição lhe assegura foro por
prerrogativa de função no Tribunal de Justiça local.
Durante o carnaval, na cidade de Salvador/BA,
Gregório por acaso se encontra com seu irmão e
inimigo capital Sandro em uma rua erma, durante a
dispersão de bloco carnavalesco. Gregório então se
aproveita da oportunidade para matar Sandro com
golpes de espada.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
Assinale a opção que indica o foro competente para
conhecer e julgar esse crime.
A) O Tribunal do Júri da Comarca de Salvador/BA.
B) O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia.
C) O Tribunal do Júri da Comarca do Rio de
Janeiro/RJ.
D) O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de
Janeiro.
68
----------------------------------------------------------------------
Lorena, em 01/01/2019, foi violentamente agredida
por seu ex-companheiro Manuel, em razão de
ciúmes do novo relacionamento, o que teria deixado
marcas em sua barriga.
Policiais militares compareceram ao local dos fatos,
após gritos da vítima, e encaminharam os envolvidos
à Delegacia, destacando os agentes da lei que não
presenciaram a briga e nem verificaram se Lorena
estava ou não lesionada. Por sua vez, Lorena, que
não precisou de atendimento médico, disse não ter
interesse em ver o autor do fato processado, já que
seria pai de suas filhas, não esclarecendo o ocorrido.
Manuel, arrependido, porém, confessou a agressão
na Delegacia, dizendo que desferiu um soco no
estômago de Lorena, que lhe deixou marcas.
A vítima foi para sua residência, sem realizar exame
técnico, mas, com base na confissão de Manuel, foi
o autor do fato denunciado pelo crime de lesão
corporal praticada no contexto de violência
doméstica e familiar contra a mulher (Art. 129, § 9º,
do CP, na forma da Lei nº 11.340/06). Durante a
instrução, foi juntada apenas a Folha de
Antecedentes Criminais de Manuel, sem outras
anotações, não comparecendo a vítima à audiência
de instrução e julgamento. Os policiais confirmaram
apenas que escutaram um grito de Lorena, não
tendo presenciado os fatos. Manuel, em seu
interrogatório, reitera a confissão realizada em sede
policial.
No momento das alegações finais, o novo advogado
de Manuel, constituído após audiência, poderá
pleitear
A) a absolvição sumária de seu cliente, tendo em
vista que não houve a indispensável
representação por parte da vítima e a lesão
causada seria de natureza leve.
B) a nulidade da decisão que recebeu a denúncia,
tendo em vista que não houve a indispensável
representação por parte da vítima e a lesão
identificada foi de natureza leve.
C) a absolvição de seu cliente, diante da ausência
de laudo indicando a existência de lesão, não
podendo a confissão do acusado suprir tal
omissão.
D) a suspensão condicional da pena, já que não se
admite a substituição da pena privativa de
liberdade por restritiva de direitos no crime,
mas a representação da vítima era dispensável,
assim como o corpo de delito.
69
----------------------------------------------------------------------
O Ministério Público ofereceu denúncia em face de
Tiago e Talles, imputando-lhes a prática do crime de
sequestro qualificado, arrolando como testemunhas
de acusação a vítima, pessoas que presenciaram o
fato, os policiais responsáveis pela prisão em
flagrante, além da esposa do acusado Tiago, que
teria conhecimento sobre o ocorrido.
Na audiência de instrução e julgamento, por ter sido
arrolada como testemunha de acusação, Rosa,
esposa de Tiago, compareceu, mas demonstrou que
não tinha interesse em prestar declarações. O
Ministério Público insistiu na sua oitiva, mesmo com
outras testemunhas tendo conhecimento sobre os
fatos. Temendo pelas consequências, já que foi
prestado o compromisso de dizer a verdade perante
o magistrado, Rosa disse o que tinha conhecimento,
mesmo contra sua vontade, o que veio a prejudicar
seu marido. Por ocasião dos interrogatórios, Tiago,
que seria interrogado por último, foi retirado da sala
de audiência enquanto o corréu prestava suas
declarações, apesar de seu advogado ter participado
do ato.
Com base nas previsões do Código de Processo
Penal, considerando apenas as informações
narradas, Tiago
A) não teria direito de anular a instrução
probatória com fundamento na sua ausência
durante o interrogatório de Talles e nem na
oitiva de Rosa na condição de testemunha, já
que devidamente arrolada pelo Ministério
Público.
B) teria direito de anular a instrução probatória
com fundamento na ausência de Tiago no
interrogatório de Talles e na oitiva de Rosa na
condição de testemunha.
C) não teria direito de anular a instrução
probatória com base na sua ausência no
interrogatório de Talles, mas deveria questionar
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
a oitiva de Rosa como testemunha, já que ela
poderia se recusar a prestar declarações.
D) não teria direito de anular a instrução
probatória com base na sua ausência no
interrogatório de Talles, mas deveria questionar
a oitiva de Rosa como testemunha, pois, em
que pese seja obrigada a prestar declarações,
deveria ser ouvida na condição de informante,
sem compromisso legal de dizer a verdade.
70
----------------------------------------------------------------------
Rogério foi admitido, em 08/12/2017, em uma
locadora de automóveis, como responsável pelo
setor de contratos, razão pela qual não necessitava
comparecer diariamente à empresa, pois as locações
eram feitas on-line. Rogério comparecia à locadora
uma vez por semana para conferir e assinar as notas
de devolução dos automóveis. 
Assim, Rogério trabalhava em sua residência, com
todo o equipamento fornecido pelo empregador,
sendo que seu contrato de trabalho previa
expressamente o trabalho remoto a distância e as
atividades desempenhadas. 
Após um ano trabalhando desse modo, o
empregador entendeu que Rogério deveria trabalhar
nas dependências da empresa. A decisão foi
comunicada a Rogério, por meio de termo aditivo ao
contrato de trabalho assinado por ele, com 30 dias
de antecedência. 
Ao ser dispensado em momento posterior, Rogério
procurou você, como advogado(a), indagando sobre
possível ação trabalhista por causa desta situação.
Sobre a hipótese de ajuizamento, ou não, da referida
ação, assinale a afirmativa correta.
A) Não se tratando da modalidade de teletrabalho,
deverá ser requerida a desconsideração do
trabalho em domicílio, já que havia
comparecimento semanal nas dependências do
empregador.
B) Não deverá ser requerido o pagamento de
horas extras pelo trabalho sem limite de
horário, dado o trabalho em domicílio, porém
poderá ser requerido trabalho extraordinário
em virtude das ausências de intervalo de 11h
entre os dias de trabalho, bem como o intervalo
para repouso e alimentação.
C) Em vista da modalidade de teletrabalho, a
narrativa não demonstra qualquer
irregularidade a ser requerida em eventual
demanda trabalhista.
D) Deverá ser requerido que os valores
correspondentes aos equipamentos usados
para o trabalho em domicílio sejam
considerados salário-utilidade.
71
----------------------------------------------------------------------
Sílvio Luiz foi convidado pelo seu empregador para
ocupar interinamente o cargo de supervisor
administrativo; sendo certo que, em caso de
vacância do cargo, este seria preenchido por Sílvio
Luiz. Diante desta situação, você foi consultado,como advogado(a) do empregado, para saber acerca
dos seus direitos na hipótese.
Sobre o caso apresentado, de acordo com o texto
em vigor da CLT e a jurisprudência consolidada do
TST, assinale a afirmativa correta.
A) Caso não haja a vacância e cessada a
interinidade do cargo, Sílvio Luiz terá que ser
desligado da empresa por motivo econômico, o
que afasta o pagamento da multa de 40%, pois
a alteração contratual de reversão será ilícita e
autorizada a dispensa na hipótese por justo
motivo.
B) Sílvio Luiz, no caso de vacância definitiva do
cargo, passará a ocupá-lo e terá
necessariamente direito ao salário do seu
antecessor.
C) Sendo a hipótese de férias do efetivo supervisor
administrativo que ensejou o trabalho interino
de Sílvio Luiz no cargo, este último não faz jus
ao mesmo salário do substituído no período.
D) Considerando que o exercício do cargo será
interino, não havendo a vacância posterior,
Sílvio Luiz terá garantido o retorno ao seu cargo
anterior e a contagem de tempo de serviço no
cargo ocupado temporariamente.
72
----------------------------------------------------------------------
Pedro é empregado em uma indústria farmacêutica,
atuando como propagandista. Desejoso de lutar por
melhores condições para os brasileiros, Pedro se
filiou a um partido político e lançou sua candidatura
a deputado federal. Em razão disso, Pedro requereu
ao empregador uma licença remunerada por 30 dias
para poder se dedicar à campanha eleitoral e
aumentar suas chances de ser eleito, já informando
que, no caso de indeferimento, irá judicializar a
questão.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
Sobre o caso apresentado, sabendo-se que a norma
coletiva da categoria de Pedro nada diz a respeito
dessa situação, assinale a afirmativa correta.
A) Pedro não poderá exigir a interrupção do seu
contrato porque não há tal previsão na CLT.
B) A pretensão de Pedro somente teria cabimento
se a campanha fosse para cargo político
estadual ou municipal, não prevalecendo se for
federal.
C) O contrato de trabalho de Pedro ficará
automaticamente suspenso a partir do
lançamento da candidatura.
D) Pedro poderá ser dispensado por justa causa,
pelo fato de concorrer às eleições sem
comunicar previamente o empregador.
73
----------------------------------------------------------------------
Rachel foi contratada como empregada em 2019 por
uma sociedade empresária fabricante de
automóveis. Ocorre que a fábrica fica em um lugar
longínquo, não servido por transporte público
regular, e por isso a sociedade empresária
disponibiliza um ônibus para buscar os empregados
pela manhã e deixá-los em casa, ao final da jornada.
Raquel gasta diariamente, em média, 50 minutos
para chegar ao emprego e outros 50 minutos para
retorno.
Considerando esses fatos e o que dispõe a CLT,
assinale a afirmativa correta.
A) Os 50 minutos gastos na ida e os 50 minutos
gastos na volta devem ser pagos como horas
extras, na condição de hora in itinere.
B) O tempo despendido pelo empregado desde
sua residência até o posto de trabalho e para
seu retorno não será computado na jornada de
trabalho.
C) O tempo gasto no transporte deverá ser pago
porque será computado na jornada de trabalho,
mas sem adicional.
D) O juiz, no caso concreto, após a análise da
geografia do local, deverá decidir se o tempo
gasto no transporte deverá, ou não, ser quitado
como hora extra.
74
----------------------------------------------------------------------
A sociedade empresária Soluções Perfeitas Ltda.
pretende implantar banco de horas com
compensação das eventuais horas extras cumpridas
em até 2 meses e, caso não compensadas, com
pagamento ao empregado com adicional legal.
Considerando esses fatos e o que dispõe a CLT,
assinale a afirmativa correta.
A) A instituição do banco de horas depende de
norma coletiva para sua validade, porque a
compensação será superior a 30 dias.
B) O banco de horas poderá ser pactuado por
acordo individual escrito, porque a
compensação será feita em menos de 6 meses.
C) O banco de horas é proibido por Lei,
independentemente do tempo previsto para
compensação das horas.
D) O banco de horas pode ser feito por acordo
individual ou coletivo independentemente do
tempo para compensação, desde que seja pago
o adicional legal para as horas não
compensadas.
75
----------------------------------------------------------------------
A sociedade empresária Beta Ltda. está passando
por grave crise econômica e financeira e, em razão
disso, resolveu reduzir drasticamente suas
atividades, encerrando unidades e terceirizando
grande parte dos seus serviços. Por conta disso, a
empresa, que possuía 500 empregados, dispensou
450 deles no dia 23 de janeiro de 2018.
Diante do caso apresentado e dos preceitos da CLT,
assinale a afirmativa correta.
A) Trata-se de dispensa em massa, sendo nula
porque não autorizada em norma coletiva.
B) Equivocou-se a empresa, porque para realizar a
dispensa coletiva ela é obrigada a oferecer
antes adesão ao Programa de Demissão
Voluntária (PDV).
C) A ordem de antiguidade obrigatoriamente deve
ser respeitada, pelo que os 50 empregados mais
antigos não poderão ser dispensados.
D) A dispensa ocorreu validamente, pois a
dispensa coletiva é equiparada à dispensa
individual.
76
----------------------------------------------------------------------
Pedro, Luzia e Rogério são empregados da sociedade
empresária ABC e ajuizaram reclamação trabalhista
individual contra ela. Pedro tem 55 anos de idade e
postula na sua ação horas extras; Luzia tem 42 anos
de idade e em sua ação requer o pagamento de 2
períodos de férias vencidas; Rogério tem 34 anos de
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
idade e, na sua demanda, postula o pagamento dos
salários retidos dos últimos 2 meses de trabalho. 
Em razão do alto salário que os três empregados
recebiam, todas as ações tramitam pelo rito
ordinário.
A respeito dessas reclamações trabalhistas, assinale
a opção que indica, de acordo com a CLT, a(as) que
terá(ão) preferência na tramitação processual.
A) A de Rogério.
B) A de Luzia.
C) A de Pedro.
D) A de Luzia e a de Pedro.
77
----------------------------------------------------------------------
Em 7 de fevereiro de 2022 (uma segunda-feira),
Carlos ajuizou reclamação trabalhista pelo rito
ordinário contra a Sociedade Empresária Calçados
Ícaro Ltda., postulando vários direitos que afirma
terem sido lesados ao longo dos 3 (três) anos nos
quais trabalhou na empresa.
A Vara para a qual o processo foi sorteado é
extremamente organizada, tendo comprovadamente
ocorrido a citação em 9 de fevereiro (quarta-feira) e
designada a audiência una para o dia 11 de fevereiro
(sexta-feira). Todos os dias da referida semana são
úteis. 
Diante dos fatos e do que dispõe a CLT, assinale a
afirmativa correta.
A) A audiência deve ser remarcada, se houver
pedido do reclamado, porque não se observou
prazo mínimo de 5 (cinco) dias úteis contados
da citação.
B) A Justiça do Trabalho deve primar pela
celeridade, daí porque a designação de
audiência breve é válida, pois respeitado o
prazo legal de 48 (quarenta e oito) horas.
C) Inválida a data marcada para a audiência
porque a Lei determina um interregno mínimo
de 8 (oito) dias úteis contados da citação.
D) Se a audiência fosse na modalidade presencial
não seria válida pelo curto espaço para
deslocamento, mas se fosse telepresencial seria
válida.
78
----------------------------------------------------------------------
Após tentar executar judicialmente seu
ex-empregador (a empresa Tecidos Suaves Ltda.)
sem sucesso, o credor trabalhista Rodrigo instaurou
o incidente de desconsideração de personalidade
jurídica, objetivando direcionar a execução contra os
sócios da empresa, o que foi aceito pelo magistrado.
De acordo com a CLT, assinale a opção que indica o
ato seguinte.
A) O sócio será citado por oficial de justiça para
pagar a dívida em 48 horas.
B) O sócio será citado para manifestar-see
requerer as provas cabíveis no prazo de 15 dias.
C) O juiz determinará de plano o bloqueio de bens
e valores do sócio, posto que desnecessária a
sua citação ou intimação.
D) Será conferida vista prévia ao Ministério Público
do Trabalho, para que o parquet diga se
concorda com a desconsideração pretendida.
79
----------------------------------------------------------------------
Tomás teve o pedido de sua reclamação trabalhista
julgado procedente em parte. Com o trânsito em
julgado, adveio a fase executória e o juiz lhe conferiu
prazo para apresentar os cálculos atualizados, o que
foi feito. Desse cálculo, a executada foi intimada a se
manifestar, mas quedou-se inerte. Em seguida, após
ratificação pelo calculista da Vara, o juiz homologou
o cálculo de Tomás e citou o executado para
pagamento.
O executado apresentou guia de depósito do valor
homologado e, 5 dias após, ajuizou embargos à
execução, questionando os cálculos homologados,
entendendo que estavam majorados.
Diante da situação retratada e da previsão da CLT,
assinale a afirmativa correta.
A) Os embargos não serão apreciados porque
intempestivos, já que o prazo é de 3 dias úteis.
B) Cabíveis embargos à execução no prazo de até 5
dias úteis após a garantia do juízo, daí, o mérito
dele será apreciado.
C) Há preclusão porque a empresa silenciou acerca
dos cálculos, logo o mérito dos embargos não
será apreciado.
D) Os embargos são tempestivos, não há preclusão
mas faltou realizar o preparo com acréscimo de
30%, daí o mérito não será apreciado.
80
----------------------------------------------------------------------
Uma sociedade empresária de grande porte,
condenada na Justiça do Trabalho, verificando a
nulidade de sua citação em uma reclamação
trabalhista que se encontra na fase executória,
pretende ajuizar ação rescisória. Seus advogados se
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
dedicaram à peça e agora chegou o momento do
ajuizamento da ação.
Em relação a custas e depósito prévio, de acordo
com a CLT, assinale a afirmativa correta.
A) Nas ações rescisórias, não há custas no depósito
prévio.
B) A sociedade empresária sujeita-se ao depósito
prévio de 20% (vinte por cento) do valor da
causa.
C) Não haverá necessidade de qualquer preparo
porque, estando a causa na fase de execução,
não cabe ação rescisória.
D) Devem ser recolhidas custas no importe de 2%
sobre o valor da condenação.
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR
80 | OAB EXAME 39 | FOCUS ANOVA | APLICAÇÃO 2023.2
GABARITO | OAB EXAME 39 | SIMULADO 2
1 A 21 C 41 B 61 A
2 A 22 D 42 B 62 A
3 B 23 D 43 D 63 D
4 A 24 B 44 B 64 D
5 B 25 A 45 A 65 A
6 B 26 C 46 B 66 C
7 D 27 B 47 D 67 A
8 A 28 A 48 A 68 C
9 B 29 B 49 A 69 C
10 A 30 A 50 B 70 C
11 C 31 D 51 A 71 D
12 B 32 B 52 B 72 A
13 C 33 B 53 A 73 B
14 B 34 A 54 D 74 B
15 A 35 A 55 B 75 D
16 B 36 B 56 D 76 A
17 C 37 C 57 C 77 A
18 C 38 C 58 A 78 B
19 B 39 C 59 B 79 C
20 C 40 B 60 A 80 B
WWW.FOCUSCONCURSOS.COM.BR
WWW.ANOVAPROVA.COM.BR

Mais conteúdos dessa disciplina