Buscar

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 4/5 - Ética e a Estética na Educação
“As relações entre ética e o direito, que são, pouco mais ou menos, relações entre conteúdo e continente. Divergem, porém, os dois termos, ou, se assim quisermos exprimir-nos, os dois direitos, quanto à sua estrutura: pelo lado de conteúdo, porque a norma jurídica não pode realizar a ética integralmente, e pelo lado do continente, porque a norma jurídica tem necessidade de uma fórmula, e a regra ética não se presta a ser prisioneira de qualquer fórmula”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, Thais N. Os princípios enquanto normas éticas e o mínimo irredutível da constituição. Revista Direitos Fundamentais e Alteridade, Salvador, v. 1, n. 1, jul./dez., p. 99-114, 2017. p. 100. https://cadernosdoceas.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade/article/download/431/350. Acesso em 13 de junho de 2019. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Ética, estética e educação sobre as normas jurídicas e seus elementos conceituais, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	A	As leis possuem aspectos sociais e culturais, no entanto, sua influência é limitada às regras morais.
	B	As normas jurídicas se baseiam em reflexões e princípios teóricos atrelados as ações humanas.
	C	As consequências legais, além da sujeição a moral, implicam aspectos legais que possuem elementos jurídicos.
	D	As leis são impostas apenas para mostrar autoridade ou poder, o que leva ao questionamento sobre sua validade.
	E	Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações.
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A alternativa correta é a opção E, pois, as leis não são impostas por mero diletantismo nem apenas para mostrar autoridade ou poder. Normas jurídicas visam manter a ordem, o bem-estar e a segurança dos cidadãos e prevenir possíveis consequências prejudiciais das infrações. As consequências, além da sujeição a penas legais, implicam aspectos ético-morais (livro-base, p. 41).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina