Buscar

FARMACOLOGIA APLICADA

Prévia do material em texto

FARMACOLOGIA APLICADA (FARMÁCIA) 
 
Nome: Geane Santos Souza
Matrícula: 01312888 
Curso: FARMÁCIA 
 
Os principais testes utilizados para identificar e, se possível, quantificar diferentes tipos de vírus e quais antivirais têm sido utilizados para como tratamento de doenças infecciosas virais?
É de grande importância a descoberta e identificações dos mais diversos vírus podendo provocar inúmeros impactos, sejam de pequena proporção, como uma gripe ou até mesmo em grandes proporções, como por exemplo, o HIV (Vírus da imunodeficiência humana). 
Nos últimos anos passamos por um processo da pandemia do COVID-19, onde teve diversos processos, nesse caminho houve um desaceleramento significativo nos números dos casos e nas gravidades deles. Existem vários testes utilizados no estudo farmacológico e que foram aliados dos profissionais da área de saúde para identificação e quantificação da presença desse vírus em amostras biológicas, como por exemplo: TRA (Teste rápido antígeno) e o RT PCR (Reação em cadeia da polimerase). 
 O TRA é um teste utilizado em indivíduos para detecção da proteína do núcleo capsídeo viral do SARS-COV-2 em sua fase ativa, que pode ser realizado através de coleta via swab nasal, e o resultado da reação positiva ou negativa pode ser lido em 15 minutos. 
O RT PCR tem uma eficácia menos inferior ao TRA no que diz respeito ao tempo do resultado, mas ambos possuem a mesmas propriedades para detecção em pacientes infectados, a coleta pode ser feita via swab nasal e orofaringe, a professora Glaucia explica “se o vírus Sars-CoV-2 for pesquisado muito precocemente após o contato suspeito, o indivíduo pode estar infectado, mas ainda sem vírus detectável (resultado de RT-PCR falso-negativo). O mesmo resultado pode ser encontrado se a amostra for coletada após o desaparecimento do vírus (mais de 3 semanas de doença)” e o tempo para ler a quantidade é de até dois dias úteis. 
Nesse processo de pandemia mundial, a indústria farmacêutica se viu desafiada em uma corrida incansável para desenvolver medicamentos que pudessem combater os efeitos danosos que a COVID-19 e o maior problema diante de tudo isso é conseguir atacar um patógeno que se esconde e nutre as células de nosso corpo. Os vírus por ser menores e complexos são muito difíceis de ser sanados apenas em laboratórios. 
 Os antivirais mais utilizados e que já estão no mercado farmacêutico foram: Remdesivir, sendo uma droga antiviral eficiente para inibição de uma infinidade de vírus, sendo promissor para vários tipos de variações da covid-19, o Favipiravir, sua função principal é o bloqueio de replicação do vírus no organismo e o Lopinavir -ritonavir que já é utilizado no tratamento do HIV e que possui propriedades efetivamente monoterapicas, quando aplicados em conjunto. 
REFERÊNCIAS 
 
ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE OS TESTES PARA A COVID-19.FM UFMG, 2020. Disponível em: < https://www.medicina.ufmg.br/rt-pcr-ou-sorologico- entenda-as-diferencas-entre-os-testes-para- a-covid-19/>. Acesso em: 31 de agosto de 2023 
CONHEÇA AS DIFERENÇAS ENTRE OS TESTES DE DIAGNÓSTICO DE COVID-19 E INFLUENZA. (Reportagem de Akemi Nitahara; edição de Fernando Fraga, da Agência Brasil). Disponível em:
https://www.cnnbrasil.com.br/saude/conheca-as-diferencas-entre-os-testes-de-diagnostico-de-covid-19-e-influenza/ >Acesso em 10 de setembro de 2023
TESTE RÁPIDO ANTÍGENO PARA COVID-19. Saúde MS, 2021. Disponível em: <saude. ms.gov.br/teste -covid19/>. Acesso e m: 17 de agosto de 2023.
USO DE ANTIVIRAIS NO TRATAMENTO DA COVID -19. CIM UFPB, 2020. Disponível em: <ufpb.br/cim/contents/ me nu/publicacoes/cimfor ma/uso - de-antivir ais- no -tratame nto -da-covid-19>. Acesso e m: 18 de agosto de 2023.

Continue navegando