Buscar

prova discursiva urinálise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tipos de amostras de urinas:
1. Amostra aleatória: amostra que é coletada a qualquer hora do dia. Bastante utilizada em paciente em pronto atendimento, para triagem de rotina porque a composição da urina muda ao longo do dia.
2. Primeira amostra (jato médio): ideal para exames de rotina, por ser mais concentrada facilitando a cultura bacteriana e exames microscópicos e, ainda preferido para testes de gravidez. 
3. Coleta de urina 24 horas: utilizada para mensurar a quantidade exata de uma substância química na urina, ao invés de registrar apenas sua presença ou ausência. A amostra deve ser cronometrada para obtenção de resultados quantitativos exatos.
4. Coleta jato médio: é realizada a urocultura para verificação de infecção bacteriana.
5. Amostra cateterizada: este procedimento é realizado somente por equipe treinada, o qual consiste na inserção de um cateter ou tubo flexível estéril na bexiga através da uretra para retirar a urina. 
O diagnóstico da doença hemolítica do recém-nascido é realizado através da quantificação da bilirrubina no líquido amniótico. O líquido amniótico é coletado através de uma amniocentese, que é um procedimento invasivo que consiste na retirada de uma pequena quantidade de líquido amniótico da bolsa amniótica. A bilirrubina é medida no líquido amniótico e, se estiver elevada, indica que o feto está produzindo bilirrubina em excesso, o que pode ser um sinal de doença hemolítica do recém-nascido. Esse exame é importante para o diagnóstico precoce da doença e para a tomada de decisão sobre o tratamento adequado.

Continue navegando