Buscar

_ATIVIDADE_REFLEXIVA_PPP DEMOCRATICO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

4-Qual a importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola?
É de suma importância do PPP no sentido de efetivar uma gestão democrático-participativa na Escola visto que o Projeto Político-Pedagógico deve ser visto como algo pensado diariamente, e não simplesmente no momento de sua elaboração. Isso demanda um tempo para que as ideias sejam organizadas e colocadas em prática em consonância com os objetivos que se pretende atingir.
Segundo Vasconcelos (2006)O Projeto Político Pedagógico (PPP) consiste no plano global de uma instituição, resultado da sistematização de um planejamento participativo. É um instrumento teórico-metodológico, direcionado à intervenção e à mudança da realidade, responsável por definir claramente o tipo de ação educativa que a escola pretende realizar.
O Projeto Político-Pedagógico é algo que deve estar inserido no contexto escolar, pois é nele onde será definido o currículo, a maneira de avaliar, dentre outras questões importantes e este, deverá ser construído coletivamente envolvendo a gestão, docentes, discentes e a comunidade local. Todos devem ser pensados de forma que sejam beneficiados com o projeto, já que se espera a qualidade no ensino aprendizagem, que é o objetivo fundamental das instituições de ensino.
Para Gadin(2001) Construir um processo de planejamento em que todos, com seu saber próprio, com sua consciência, com sua adesão específica, organizam seus problemas, suas idéias, seus ideais, seu conhecimento da realidade, suas propostas e suas ações. Todos crescem juntos, transformam a realidade, criam o novo, em proveito de todos e com o trabalho coordenado.
 Participação dos educadores é fundamental para que o projeto traga mudanças significativas para o desenvolvimento educacional e consequentemente a construção do indivíduo cidadão. Além de compreender que esse instrumento deve, além de capturar a realidade na qual a escola está inserida, refletir as necessidades das comunidades escolares e locais, condições favoráveis para cumprir seu papel na formação do cidadão.
GANDIN, Danilo. A prática de planejamento participativo: na educação e em outras instituições, grupos e movimentos dos campos • 39 • cultural, social, político, religioso e governamental. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Reflexões sobre a Escola da Ponte. Revista de Educação – AEC, n. 141, out./ dez. 2006.
Disponível em:<https://educere.bruc.com.br>Acesso em:02 de Nov.2021

Continue navegando