Buscar

ATUALIDADES MERCADO FINANCEIRO

Prévia do material em texto

A invenção da blockchain para uso no bitcoin tornou-o a primeira moeda digital a resolver o problema do gasto duplo sem a necessidade de envolver uma autoridade confiável ou servidor central como mediador. A blockchain remove a característica de reprodutibilidade infinita de um ativo digital.
BANCOS DIGITAIS X BANCOS DIGITALIZADOS
Bancos digitais são bancos que não tem estrutura física, todo processo é feito digitalmente, exemplo: NUBANK; Bancos digitalizados são bancos que tem estrutura física, tem agÊncia bancária, mas também tem acessos e faz os processos digitalmente, a maioria dos bancos tem se digitalizado, principalmente depois da pandemia e liberação dos auxílios emergenciais.
INTERNET BANKING
Acesso aos serviços bancários pelo computador/navegador. Acesso a uma área pessoal dentro do site de uma instituição ou banco, podendo acessar os produtos e fazer transações por ali.
MOBILE BANKIN ou MOBILE BANK
Acesso aos serviços bancários pelo celular, geralmente APP. É o aplicativo do banco no celular. Principais desafios é a segurança e usuabilidade. De 2019 a 2020 cresceu em 20% em transações, devido a liberação do auxílio emergencial e a pandemia, pois não podia sair de casa.
OPEN BANKING – BANCO ABERTO
OPEN BANKING é um sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros, permitam o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BC por diferentes plataformas.
É um sistema em que ficam armazenados os dados do usuário do banco, ele pode autorizar ou não que seus dados fiquem disponíveis para outras instituições financeiras, o compartilhamento de seus dados com outras instituições financeiras, para entrarem em contato com novas propostas(por exemplo).
1ª FASE 01/02/2021: Nessa fase os bancos padronizaram os dados entre os bancos, n foi compartilhado nenhum dados dos clientes.
2ª FASE 13/08/2021: A partir dessa data, pode ser autorizado o compartilhamento de dados entre instituições financeiras, informações essas sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Pode ser cancelada essa autorização em qualquer momento.
3ª FASE 31/08/2021: Nessa fase surge a possibilidade de compartilhamento de serviços de iniciação de transações de pagamento e de encaminhamento de proposta de operações de crédito.
4ª FASE 15/12/2021: Agora outros serviços passam a fazer parte do escopo do Open Banking, como operações de câmbio, investimentos, seguros, previdência complementar aberta e contas-salário, bem como acessar informações sobre características dos produtos e serviços com essa natureza disponíveis para contratação no mercado.
BENEFÍCIOS DO OPEN BANKING: MAIS COMPETIÇÃO E MELHOR EXPERIÊNCIA.
Conceito novo de propriedade de dados, não pertence mais ao banco e sim ao cliente.
É disponibilizar o histórico que você tem com os bancos, aberto, regulada pelo BCB, para outros bancos, esses fazem propostas e entrar em contato com você. Eu posso ter vários produtos de vários bancos e não vários produtos de um único banco.
Compartilhamento de dados cadastrais, produtos e serviços pelas instituições financeiras, mediante prévia autorização, por meio de sistemas de informações integrados que garantam uma experiência simples e segura ao cliente.
A legislação esta mudando e agora a partir de 2021, que as informações de dados no geral, pertencem ao cliente e não ao banco que a retem, por isso cabe ao indivíduo decidir se quer que fique aberto ou não tds esses dados ao sistema, para outros bancos terem acesso e consequentemente entrarem em contato com outras propostas e assim sucessivamente.
Cross-selling significa venda cruzada
Venda cruzada - vende-se outro produto juntamente com o principal, tendo em vista os benefícios que podem ser proporcionados pela combinação de ambos. É permitida.
Venda casada - obriga o cliente a comprar outro produto para adquirir o produto principal, é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL x COMPUTAÇÃO CONGNITIVA=
(criar, desenvolver novas soluções – a máquina é um ser pensante) X (realinhar o que já existe, direcionar, facilitar ao que já existe – baseado na postura, no pensamento humano)
NOVOS MODELOS DE NEGÓCIOS FINANCEIROS
FINTECHS – FINANÇAS + TECNOLOGIA
É uma startups que usa exclusivamente a internet pra oferecer facilidades financeiras. Exemplo: NUBANK, que também é um Banco Digital, e que ele atua como uma fintech também, trazendo facilidades atreladas as finanças utilizando a tecnologia como canal. EXEMPLO: PICPAY.
Banco Digitais não são fintechs, os Bancos Digitais tem fintechs vinculadas a eles. FINTECH é uma empresa que presta serviços para Bancos Digitais, como correspondentes bancários.
STARTUPS
Uma startup, de modo geral, usam a internet pra criar facilidades, inovar, pode atuar em qualquer segmento de mercado, como alimentação, tecnologia, vestuário, seguros e outros, que usa tecnologia para inovar e n ser um modelo tradicional.
BIGTECHS
São grandes empresas de tecnologia que dominaram o mercado nos últimos anos. Inicialmente eram pequenas startups, agora são gigantes da tecnologia que a maioria são pioneira sem serviços de software e afins, geralmente são localizadas no Vale do Sílicio.
CRIPTOMOEDAS
BOLETO FLASH
Para compras com Boleto Flash, o pagamento pode ser processado em 1 hora se você pagar durante o horário comercial no mesmo banco em que o Boleto é emitido. Caso contrário, a compra será processada em 1-2 dias úteis.
BANCOS SOMBRA – SHADOW BANKING
Bancos sombra são instituições legitimas, NÃO BANCÁRIAS e NÃO PERTENCENTES AO SFN, como no exemplo abaixo, só não são reguladas pelo SFN, nem controladas pelo BANCO CENTRAL, bancos sombra atua em outro ramo, é um sistema financeiro informal, mas NÃO SÃO OS AGIOTAS ou coisa do tipo. Bancos sombra é aquele banco que oferece crédito pra quem é negativado, pra que não tem comprovação de renda, pra pessoas que os bancos tradicionais não conseguem oferecer crédito por alguma dessas situações.
EMPRÉSTIMOS DESCENTRALIZADOS (PEER-TO-PEER LENDING)
São instituições, em que quem tem dinheiro se cadastra pra emprestar e quem não tem se cadastra pra pegar o dinheiro emprestado e as regras serão feitas entre os dois interessados e não pela instituição que no caso é só um site.
MARKTPLACE
É o shopping center, é uma estrutura comercial, modelo de negócios, markplace existe físico e esse que agora esta muito conhecido é o virtual, é o 
I-MARKTPLACE. Características:
1- Relação entre 3: intermediário que conecta o vendedor e o comprador.
2- Mesmo produto com preços diferentes.
3- Várias lojas com mesmo produto.
ELEMENTOS ENVOLVIDOS: 
1- Proprietário da infraestrutura
2- Logista/ vendedor
3- Cliente
PIX
PIX- é um sistema de pagamento do BANCO CENTRAL DO BRASIL. 
O pix no 1º semestre de 2021, ele ultrapassou as movimentações do TED e do DOC somados. 
Para pessoa jurídica o pix tem uma tarifação, dependendo do tipo de movimentação ou valor.
PIX, é um sistema instantâneo, mas a saída do dinheiro de uma conta pra chegar na outra conta não é instantâneo, demora alguns segundos, logo não é INSTANTÂNEO.
Para cadastrar o pix, é preciso ter uma conta em algum banco, logo para os bancos isso aumentou a clientela.
CARTÃO DE DÉBITO VIRTUAL
Automação de fluxos: é criar um método, utilizando tecnologia para em vez de ter automatização física, ter automatizado eletronicamente, para agilizar, facilitar tudo. Automação de fluxo tem a ver sempre com rotinas, processos plurais e não em situações singulares que ai são os projetos.
Robotização: novidade é biometria, autorização de habilitação de smartfone. Não precisa da presença de um humano, a máquina agiliza os processos, ter seleridade. Robotização é mais importante fora das agências, nas agências você resolve com o gerente, então é mais importante fora da agência.
CHATBOT: Chat robotizado, tanto pelo whatsap quantonos sites, importante pra sanar as dúvidas mais recorrentes.

Continue navegando