Logo Passei Direto
Buscar

2oAno

User badge image
sorayalira43

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.
Com base no texto, é CORRETO afirmar que
a) as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.
b) a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.
c) o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar.
d) a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países.
e) uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão.

No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.
Segundo Malthus,
a) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
b) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
c) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
d) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
e) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

Observe os gráficos abaixo. Os gráficos, em forma de pirâmides, referem-se à distribuição da população, por continente, no ano de 2010, comparada à respectiva representação pontilhada de 1950.
Os gráficos retratam a distribuição da população, respectivamente, nos continentes
a) africano e americano.
b) europeu e americano.
c) americano e europeu.
d) asiático e africano.
e) europeu e africano.

Em relação ao quadro atual da população mundial, assinale a alternativa correta:
a) presença de um decréscimo dos indicadores de longevidade.
b) aumento do número de filhos por mulher nas nações ricas.
c) extinção dos processos migratórios entre países emergentes.
d) aceleração do processo de envelhecimento da população.
e) crescimento das taxas de mortalidade de crianças pequenas.

A empresa americana atribuiu a decisão à pandemia de coronavírus, afirmando que ela intensificou um quadro de vendas já ruim e 'prejuízos significativos' no país e na América do Sul. Calcula-se que cerca de 5 mil pessoas perderão seus empregos - o impacto sobre a cadeia indireta não está nesta conta. 'Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que estas são ações muito difíceis, mas necessárias, para criar um negócio saudável e sustentável'.
Esta situação, descrita em janeiro de 2021, refere-se a uma empresa que está fazendo uma reestruturação global para sanar sua situação financeira, tomando a decisão de encerrar suas atividades produtivas no Brasil. Essa empresa pertence ao setor:
a) Automobilístico.
b) Alimentício.
c) Têxtil.
d) Metalúrgico.
e) Petrolífero.

Sobre as principais potências industriais do mundo moderno, assinale a alternativa correta.
a) A Espanha cresceu, de maneira considerável, industrialmente nas últimas décadas, o que proporcionou sua ascensão ao mercado mundial como uma das principais potencias industriais.
b) A Itália, após o Brexit, perdeu o posto de potência industrial na Europa.
c) A Alemanha e França, atualmente, se comportam como as principais potências industriais da União Europeia.
d) A Rússia, apesar do fim da União Soviética, ainda é classificada como uma das maiores potências industriais do mundo.
e) O Canadá, mesmo com sua industrialização tardia, é umas das principais potências industriais do mundo, devido sua estreita relação com os EUA.

A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do território. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre separação material das atividades e unificação organizacional dos comandos.
No Brasil, a revolução das telecomunicações possibilitou
a) o avanço de indicadores sociais, uma vez que facilitou o contato entre pessoas que habitam regiões remotas.
b) o anonimato em mensagens eletrônicas, ainda que informações pessoais alimentem bancos de dados de empresas privadas.
c) a participação das cidades na globalização, o que uniformizou as possibilidades de apropriação dos espaços pelo capital.
d) a desconcentração industrial paulista, embora os centros corporativos estratégicos tenham permanecido centralizados.
e) o rompimento do paradigma técnico-científico-informacional, o que contribuiu para democratizar a troca de mensagens entre as pessoas.

Leia o texto. Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que: A 1ª revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX. A 2ª revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX. A 3ª revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX. Agora, no século XXI, a 4ª revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.
De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por
a) redes aéreas de comunicação e pela intensificação do uso do fordismo.
b) internet móvel e pela inteligência artificial.
c) viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral.
d) cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo.
e) computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para investigar 21 empresas e 59 pessoas físicas em licitações públicas para contratação de serviços de engenharia, construção e montagem industrial. Para o Cade, há evidências de que os investigados teriam celebrado acordos para fixar preços, dividir mercado e ajustar condições, vantagens ou abstenção em licitações.
A prática empresarial investigada pelo Cade, ilegal no Brasil, é denominada:
a) holding
b) dumping
c) cartel
d) monopólio
e) Truste

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou que vai estabelecer equipes no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A Embraer não é a primeira fabricante de aviões a se estabelecer nessa região. Em 2015, a Airbus contratou um ex-executivo do Google para dirigir seus negócios no Vale do Silício.
O Vale do Silício, importante cenário produtivo mundial, destaca-se por concentrar
a) empresas de alta tecnologia.
b) indústrias siderúrgicas.
c) empresas de tecnologia militar.
d) indústrias de monitoramento por radar.
e) agências de pesquisas espaciais.

Analise a tirinha a seguir.
A partir da tirinha, é correto afirmar que a linha de montagem fordista
a) permite que o operário realize funções variadas, o que elimina o sobretrabalho e garante um salário justo.
b) exige uma qualificação diversificada do operário, o que permite sua participação nas várias etapas do processo produtivo.
c) aumenta a velocidade do processo produtivo, o que estimula a produtividade e a cogestão dos operários.
d) intensifica a participação do fator trabalho, o que garante a inclusão dos trabalhadores nas decisões do processo produtivo.
e) estabelece tarefas específicas para cada operário, o que restringe sua percepção sobre o bem final produzido.

Qual é a relação entre a Revolução Industrial e a redução da mortalidade?

Quais deverão ser as consequências econômicas nos países que apresentam crescimento natural nulo ou mesmo negativo?

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar.
Com base no texto, é CORRETO afirmar que
a) as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo.
b) a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento.
c) o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar.
d) a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países.
e) uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão.

No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos.
Segundo Malthus,
a) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam.
b) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente.
c) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza.
d) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética.
e) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos.

Observe os gráficos abaixo. Os gráficos, em forma de pirâmides, referem-se à distribuição da população, por continente, no ano de 2010, comparada à respectiva representação pontilhada de 1950.
Os gráficos retratam a distribuição da população, respectivamente, nos continentes
a) africano e americano.
b) europeu e americano.
c) americano e europeu.
d) asiático e africano.
e) europeu e africano.

Em relação ao quadro atual da população mundial, assinale a alternativa correta:
a) presença de um decréscimo dos indicadores de longevidade.
b) aumento do número de filhos por mulher nas nações ricas.
c) extinção dos processos migratórios entre países emergentes.
d) aceleração do processo de envelhecimento da população.
e) crescimento das taxas de mortalidade de crianças pequenas.

A empresa americana atribuiu a decisão à pandemia de coronavírus, afirmando que ela intensificou um quadro de vendas já ruim e 'prejuízos significativos' no país e na América do Sul. Calcula-se que cerca de 5 mil pessoas perderão seus empregos - o impacto sobre a cadeia indireta não está nesta conta. 'Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que estas são ações muito difíceis, mas necessárias, para criar um negócio saudável e sustentável'.
Esta situação, descrita em janeiro de 2021, refere-se a uma empresa que está fazendo uma reestruturação global para sanar sua situação financeira, tomando a decisão de encerrar suas atividades produtivas no Brasil. Essa empresa pertence ao setor:
a) Automobilístico.
b) Alimentício.
c) Têxtil.
d) Metalúrgico.
e) Petrolífero.

Sobre as principais potências industriais do mundo moderno, assinale a alternativa correta.
a) A Espanha cresceu, de maneira considerável, industrialmente nas últimas décadas, o que proporcionou sua ascensão ao mercado mundial como uma das principais potencias industriais.
b) A Itália, após o Brexit, perdeu o posto de potência industrial na Europa.
c) A Alemanha e França, atualmente, se comportam como as principais potências industriais da União Europeia.
d) A Rússia, apesar do fim da União Soviética, ainda é classificada como uma das maiores potências industriais do mundo.
e) O Canadá, mesmo com sua industrialização tardia, é umas das principais potências industriais do mundo, devido sua estreita relação com os EUA.

A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do território. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre separação material das atividades e unificação organizacional dos comandos.
No Brasil, a revolução das telecomunicações possibilitou
a) o avanço de indicadores sociais, uma vez que facilitou o contato entre pessoas que habitam regiões remotas.
b) o anonimato em mensagens eletrônicas, ainda que informações pessoais alimentem bancos de dados de empresas privadas.
c) a participação das cidades na globalização, o que uniformizou as possibilidades de apropriação dos espaços pelo capital.
d) a desconcentração industrial paulista, embora os centros corporativos estratégicos tenham permanecido centralizados.
e) o rompimento do paradigma técnico-científico-informacional, o que contribuiu para democratizar a troca de mensagens entre as pessoas.

Leia o texto. Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que: A 1ª revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX. A 2ª revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX. A 3ª revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX. Agora, no século XXI, a 4ª revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.
De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por
a) redes aéreas de comunicação e pela intensificação do uso do fordismo.
b) internet móvel e pela inteligência artificial.
c) viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral.
d) cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo.
e) computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para investigar 21 empresas e 59 pessoas físicas em licitações públicas para contratação de serviços de engenharia, construção e montagem industrial. Para o Cade, há evidências de que os investigados teriam celebrado acordos para fixar preços, dividir mercado e ajustar condições, vantagens ou abstenção em licitações.
A prática empresarial investigada pelo Cade, ilegal no Brasil, é denominada:
a) holding
b) dumping
c) cartel
d) monopólio
e) Truste

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou que vai estabelecer equipes no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A Embraer não é a primeira fabricante de aviões a se estabelecer nessa região. Em 2015, a Airbus contratou um ex-executivo do Google para dirigir seus negócios no Vale do Silício.
O Vale do Silício, importante cenário produtivo mundial, destaca-se por concentrar
a) empresas de alta tecnologia.
b) indústrias siderúrgicas.
c) empresas de tecnologia militar.
d) indústrias de monitoramento por radar.
e) agências de pesquisas espaciais.

Analise a tirinha a seguir.
A partir da tirinha, é correto afirmar que a linha de montagem fordista
a) permite que o operário realize funções variadas, o que elimina o sobretrabalho e garante um salário justo.
b) exige uma qualificação diversificada do operário, o que permite sua participação nas várias etapas do processo produtivo.
c) aumenta a velocidade do processo produtivo, o que estimula a produtividade e a cogestão dos operários.
d) intensifica a participação do fator trabalho, o que garante a inclusão dos trabalhadores nas decisões do processo produtivo.
e) estabelece tarefas específicas para cada operário, o que restringe sua percepção sobre o bem final produzido.

Qual é a relação entre a Revolução Industrial e a redução da mortalidade?

Quais deverão ser as consequências econômicas nos países que apresentam crescimento natural nulo ou mesmo negativo?

Prévia do material em texto

1. Tendências globais em fecundidade
A população mundial ultrapassou os 7 bilhões e está projetada para alcançar 9 bilhões até 2050. Em termos gerais, o crescimento populacional é maior nos países mais pobres, onde as preferências de fecundidade são mais altas, onde os governos carecem de recursos para atender à crescente demanda por serviços e infraestrutura, onde o crescimento dos empregos não está acompanhando o número de pessoas que entram para a força de trabalho e onde muitos grupos populacionais enfrentam grandes dificuldades no acesso à informação e aos serviços de planejamento familiar. 
Fonte: Population Reference Bureau, 2011.
Com base no texto, é CORRETO afirmar que 
a) as taxas de nascimento da população mundial têm declinado vagarosamente, contudo há grandes disparidades entre as regiões mais e menos desenvolvidas, como na África Subsaariana, onde as mulheres têm três vezes mais filhos, em média, que as das regiões mais desenvolvidas do mundo. 
b) a pobreza, a desigualdade de gênero e as pressões sociais revelam acesso desigual aos meios de prevenção à gravidez, mas não são consideradas nos índices demográficos como indicadores da persistente alta da taxa de fecundidade no mundo em desenvolvimento. 
c) o aumento do uso de contraceptivos é consideravelmente responsável pelo aumento das taxas de fecundidade nos países desenvolvidos. Globalmente, cerca de quatro mulheres escolarizadas, sexualmente ativas e na idade reprodutiva não adotam o planejamento familiar. 
d) a taxa de fecundidade total é uma medida mais direta do nível de longevidade que a taxa bruta de natalidade, uma vez que se refere ao envelhecimento da população feminina. Esse indicador mostra o potencial das mudanças de gênero nos países. 
e) uma média de cinco filhos por mulher é considerada a taxa de substituição de uma população, provocando uma relativa instabilidade em termos de números absolutos. Taxas acima de cinco filhos indicam população crescendo em tamanho cuja idade média está em ascensão. 
2. O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.
3. No final do século XVIII, o economista inglês Thomas Malthus escreveu um livro, no qual trabalhou a ideia de que a fome e a miséria são decorrentes do descompasso entre o crescimento populacional e a produção de alimentos. 
Segundo Malthus, 
a) o ritmo do crescimento populacional tende a diminuir à medida que os investimentos em educação aumentam. 
b) o crescimento demográfico acelera a retirada dos recursos naturais, causando danos irreversíveis ao meio ambiente. 
c) o crescimento acelerado da população nos países subdesenvolvidos é consequência e não a causa da miséria e da pobreza. 
d) o aumento da população ocorre em progressão geométrica e a produção de alimentos aumenta em progressão aritmética. 
e) o aumento da população faz com que os governos invistam cada vez mais em saúde, deixando de lado os investimentos produtivos. 
4. Observe os gráficos abaixo.
Os gráficos, em forma de pirâmides, referem-se à distribuição da população, por continente, no ano de 2010, comparada à respectiva representação pontilhada de 1950.
Os gráficos retratam a distribuição da população, respectivamente, nos continentes 
a) africano e americano. 
b) europeu e americano. 
c) americano e europeu. 
d) asiático e africano. 
e) europeu e africano. 
5. Em relação ao quadro atual da população mundial, assinale a alternativa correta:
a) presença de um decréscimo dos indicadores de longevidade.
b) aumento do número de filhos por mulher nas nações ricas.
c) extinção dos processos migratórios entre países emergentes.
d) aceleração do processo de envelhecimento da população.
 e) crescimento das taxas de mortalidade de crianças pequenas
6. Podemos extrair da expressão “guerra fiscal” a disputa praticada pelos entes federativos, por meio de ações concorrenciais extremas e não cooperativas no que diz respeito à gestão de suas políticas públicas, de modo a favorecer empresas interessadas em investir ou transferir investimentos para suas bases territoriais. Na “guerra fiscal”, os entes federativos concedem benefícios fiscais, financeiros e de infraestrutura às empresas.
(https://ipojur.com.br. Adaptado.)
Considerando o excerto, a expressão “guerra fiscal” estimula 
a) o avanço das privatizações. 
b) o processo de gentrificação. 
c) a industrialização tardia. 
d) a centralização da rede urbana. 
e) a desconcentração industrial. 
7. "A empresa americana atribuiu a decisão à pandemia de coronavírus, afirmando que ela intensificou um quadro de vendas já ruim e 'prejuízos significativos' no país e na América do Sul. Calcula-se que cerca de 5 mil pessoas perderão seus empregos - o impacto sobre a cadeia indireta não está nesta conta. 'Com mais de um século na América do Sul e no Brasil, sabemos que estas são ações muito difíceis, mas necessárias, para criar um negócio saudável e sustentável'".
Disponível em https://www.bbc.com/portuguese/brasil/.
Esta situação, descrita em janeiro de 2021, refere-se a uma empresa que está fazendo uma reestruturação global para sanar sua situação financeira, tomando a decisão de encerrar suas atividades produtivas no Brasil. Essa empresa pertence ao setor: 
a) Automobilístico. 
b) Alimentício. 
c) Têxtil. 
d) Metalúrgico. 
e) Petrolífero. 
8. Sobre as principais potências industriais do mundo moderno, assinale a alternativa correta. 
a) A Espanha cresceu, de maneira considerável, industrialmente nas últimas décadas, o que proporcionou sua ascensão ao mercado mundial como uma das principais potencias industriais. 
b) A Itália, após o Brexit, perdeu o posto de potência industrial na Europa. 
c) A Alemanha e França, atualmente, se comportam como as principais potências industriais da União Europeia. 
d) A Rússia, apesar do fim da União Soviética, ainda é classificada como uma das maiores potências industriais do mundo. 
e) O Canadá, mesmo com sua industrialização tardia, é umas das principais potências industriais do mundo, devido sua estreita relação com os EUA. 
9. A revolução das telecomunicações, iniciada no Brasil dos anos 70, foi um marco no processo de reticulação do território. Novos recortes espaciais, estruturados a partir de forças centrípetas e centrífugas, decorriam de uma nova ordem, de uma divisão territorial do trabalho em processo de realização. Do telégrafo ao telefone e ao telex, do fax e do computador ao satélite, à fibra óptica e à internet, o desenvolvimento das telecomunicações participou vigorosamente do jogo entre separação material das atividades e unificação organizacional dos comandos.
(Milton Santos e María Laura Silveira. O Brasil, 2006.)
No Brasil, a revolução das telecomunicações possibilitou 
a) o avanço de indicadores sociais, uma vez que facilitou o contato entre pessoas que habitam regiões remotas. 
b) o anonimato em mensagens eletrônicas, ainda que informações pessoais alimentem bancos de dados de empresas privadas. 
c) a participação das cidades na globalização, o que uniformizou as possibilidades de apropriação dos espaços pelo capital. 
d) a desconcentração industrial paulista, embora os centros corporativos estratégicos tenham permanecido centralizados. 
e) o rompimento do paradigma técnico-científico-informacional, o que contribuiu para democratizar a troca de mensagens entre as pessoas. 
10. Até fins da década de 1980, a industrialização brasileira estava baseada em uma política de importaçõessustentada por tarifas aduaneiras elevadas, controles discricionários, entre outros. Essa política viabilizou um parque industrial relativamente amplo e diversificado, mas acomodado ao protecionismo exagerado. Em 1990, o governo anunciou medidas que alteravam profundamente a condução da política de comércio exterior do país. Simultaneamente a uma flexibilização do regime cambial, foi deslanchado um programa de liberalização das importações. A nova política de importação buscava promover uma reestruturação produtiva.
(Honorio Kume et al. “A política brasileira de importação no período 1987-1998”. In: Carlos Henrique Corseuil e Honorio Kume (coords.). A abertura comercial brasileira nos anos 1990, 2003. Adaptado.)
O programa de liberalização das importações adotado no Brasil a partir da década de 1990 teve como consequências 
a) a falência de indústrias nacionais e o aumento do desemprego estrutural. 
b) a queda da qualidade dos produtos importados e o aumento da geração de lixo eletrônico. 
c) o crescimento da variedade dos produtos disponíveis e o superávit da balança comercial. 
d) o aumento dos preços dos produtos nacionais e a ampliação da oferta de mercadorias falsificadas. 
e) o acirramento da concorrência entre empresas e a interrupção de acordos comerciais com blocos econômicos. 
11. Leia o texto.
Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na
“Foreign Affairs”, que:
A 1ª revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.
A 2ª revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.
A 3ª revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.
Agora, no século XXI, a 4ª revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.
https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.
De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por 
a) redes aéreas de comunicação e pela intensificação do uso do fordismo. 
b) internet móvel e pela inteligência artificial. 
c) viagens interespaciais e pelo grande emprego de carvão mineral. 
d) cabeamento telegráfico submarino e pela adoção do taylorismo. 
e) computadores a válvula e pela utilização de linhas de produção. 
12. CADE ABRE PROCESSO CONTRA 21 EMPRESAS E 59 EXECUTIVOS
	O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão do Ministério da Justiça, instaurou processo administrativo para investigar 21 empresas e 59 pessoas físicas em licitações públicas para contratação de serviços de engenharia, construção e montagem industrial. Para o Cade, há evidências de que os investigados teriam celebrado acordos para fixar preços, dividir mercado e ajustar condições, vantagens ou abstenção em licitações.
Adaptado de O Globo, 23/12/2015.
A prática empresarial investigada pelo Cade, ilegal no Brasil, é denominada: 
a) holding 
b) dumping 
c) cartel 
d) monopólio 
e) Truste
13. A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, anunciou que vai estabelecer equipes no Vale do Silício, nos Estados Unidos. A Embraer não é a primeira fabricante de aviões a se estabelecer nessa região. Em 2015, a Airbus contratou um ex-executivo do Google para dirigir seus negócios no Vale do Silício.
(https://economia.uol.com.br, 14.03.2017. Adaptado.)
O Vale do Silício, importante cenário produtivo mundial, destaca- se por concentrar 
a) empresas de alta tecnologia. 
b) indústrias siderúrgicas. 
c) empresas de tecnologia militar. 
d) indústrias de monitoramento por radar. 
e) agências de pesquisas espaciais. 
14. Existe uma concorrência global, forçando redefinições constantes de produtos, processos, mercados e insumos econômicos, inclusive capital e informação.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
Nos últimos anos do século XX, o sistema industrial experimentou muitas modificações na forma de produzir, que implicaram transformações em diferentes campos da vida social e econômica. A redefinição produtiva e seu respectivo impacto territorial ocorrem no uso da 
a) técnica fordista, com treinamento em altas tecnologias e difusão do capital pelo território. 
b) linha de montagem, com capacitação da mão de obra em países centrais e aumento das discrepâncias regionais. 
c) robotização, com melhorias nas condições de trabalho e remuneração em empresas no Sudeste asiático. 
d) produção just in time, com territorialização das indústrias em países periféricos e manutenção das bases de gestão nos países centrais. 
e) fabricação em grandes lotes, com transferências financeiras de países centrais para países periféricos e diminuição das diferenças territoriais. 
15. Analise a tirinha a seguir.
A partir da tirinha, é correto afirmar que a linha de montagem fordista 
a) permite que o operário realize funções variadas, o que elimina o sobretrabalho e garante um salário justo. 
b) exige uma qualificação diversificada do operário, o que permite sua participação nas várias etapas do processo produtivo. 
c) aumenta a velocidade do processo produtivo, o que estimula a produtividade e a cogestão dos operários. 
d) intensifica a participação do fator trabalho, o que garante a inclusão dos trabalhadores nas decisões do processo produtivo. 
e) estabelece tarefas específicas para cada operário, o que restringe sua percepção sobre o bem final produzido. 
16. Observe o gráfico:
Com base na análise do gráfico, nos conhecimentos acerca da população mundial e no modelo teórico da transição demográfica, caracterize duas fases da evolução demográfica apresentadas no gráfico.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
17. Qual é a relação entre a Revolução Industrial e a redução da mortalidade?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
18. “Foi-se o tempo em que o casamento tinha função procriativa praticamente certa. Hoje, é cada vez maior o número de casais que resolvem não ter filhos. O problema é que nem sempre existe concordância entre os dois sobre o desejo de deixar descendentes, o que gera brigas e questionamentos sobre o relacionamento.” Portal Caras – Ed. 792- Ano 16 – nº 02 – por Célia Horta.
Por que atualmente os casais têm poucos ou nenhum filhos ?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
19. Na tabela a seguir são apresentadas as taxas de natalidade e de mortalidade de quatro países.
	País
	Natalidade (%o)
	Mortalidade (%o)
	A
	48.12
	12.24
	B
	9.98
	9.72
	C
	13.61
	7.53
	D
	38.60
	11.11
	
	(https://pt.wikipedia.org/wik_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_natalidade 
	
Analise os dados apresentados e indique os países desenvolvidos e os subdesenvolvidos, justificando a sua resposta. 
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________20. Quais deverão ser as consequências econômicas nos países que apresentam crescimento natural nulo ou mesmo negativo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
,

Mais conteúdos dessa disciplina