Buscar

RESENHA 2

Prévia do material em texto

Resenha Cap 3- Atenção e Consciência
Podemos definir a atenção como um meio pelo qual processamos ativamente uma quantidade limitada de informação a partir da enorme quantidade disponível através de nossos sentidos,nossas memórias,ou seja, uma habilidade para escolher e concentrar-se em um determinado estímulo.
A consciência "é a percepção do eu por si mesmo", portanto a atenção e a consciência são conjuntos sobrepostos.Um dos niveis da consciência é o pre-consciente incluindo memórias armazenada que não estamos usando,mas utilizamos quando necessitados.por exemplo quando somos instigado a lembrar de um cenário,um lugar ou um objeto.Os processos automáticos não envolvem controle consciente, na maior parte, são realizados sem consciência, mas pode-se estar consciente de está-los realizando, muitas operações ocorrem ao mesmo tempo ou, pelo menos, sem qualquer ordem seqüencial específica, sendo relativamente rápida.Já os processos controlados são realizados em série,ou seja em sequência utilizando passo a passo,eles levam um tempo longo a serem realizados comparado aos processos automáticos.
Muitas tarefas que começam como processos controlados acabam por se tornar automáticas, por exemplo, dirigir um carro começa como um processo controlado. No entanto, uma vez que aprendemos, toma-se automático em condições normais de direção(clima,tráfego,conhecimento referente ao percurso).
A automatização é um procedimento que passa de altamente consciente a relativamente automático,tendo como base sua própria experiência, a automatização acontece como resultado da prática.
Dois estudos foram realizados referente a automatização o primeiro investigou que de que forma os operadores de telégrafo automatizam gradualmente a tarefa de enviar e receber mensagens. (Bryan e Harter, 1899). A segunda investigação denominada com o nome de instance theory (teoria do exemplo). Logan (1988) sugeriu que a automatização ocorre porque acumulamos conhecimento de modo gradual sobre determinadas respostas a determinados estímulos. Por exemplo, quando uma criança aprende a somar ou subtrair, ela aplica um procedimento geral para lidar com cada par de números. Após a prática repetida, a criança armazena pouco a pouco o conhecimento sobre pares específicos de números específicos. Com o tempo, pode-se acessar na memória de respostas específicas a combinações específicas de números.
Durante a vida, automatizamos incontáveis tarefas cotidianas, mas um dos pares mais úteis de processos automáticos aparece pela primeira vez horas após o nascimento: a habituação é um exemplo de aprendizagem não associativa em que ocorre uma diminuição automática na intensidade de uma resposta a um estímulo repetitivo por exemplo ignorar ruídos , e seu oposto complementar, a adaptação sensorial é uma diminuição da atenção a um estímulo que não seja objeto de controle consciente.

Continue navegando