Buscar

RESENHA 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESENHA CAPÍTULO 1
INTRODUÇÃO A PSICOLOGIA COGNITIVA
A psicologia cognitiva pode ser definida como o processo de aprendizagem e a idealização do conhecimento,o psicólogo cognitivo é responsável por estudar o que as pessoas pensam e por qual motivo determinado assunto pode ser esquecido ou como é aprendido o uso da linguagem.
Inicialmente é necessário compreendermos a nossa origem,história de vida e onde desejamos chegar, desta forma poderemos reconhecer determinados erros os quais são cometidos e que torna-se em novos ao decorrer da trajetória.Em última análise, pode-se aprender algo sobre o modo como as pessoas pensam estudando como as pessoas já pensaram sobre o pensar.
Este avanço diversas vezes inclui a dialética ( desenvolvimento de idéias que evoluem com o passar do tempo por meio de um modelo de transformações) na dialética podemos citar :a tese ( exposição de uma opinião, pronunciamento crítico),a antítese (contraposição de uma opinião expressada antes) temos como exemplo a visão alternativa que é influenciada pelo ambiente no qual vivemos podendo gerar alterações no comportamento humano,síntese( é a negação da antítese ou negação da negação).
O estudo da psicologia cognitiva segundo historiadores baseiam-se em duas abordagens que compreende a mente humana : a filosofia procurando saber por meio da análise racional,e a fisiologia que busca um estudo científico de funções vitais na matéria viva.
Platão e Aristóteles foram dois responsáveis por influenciar a psicologia moderna,porém ambos discordavam na forma de investigação.Platão era um racionalista , acreditava que o caminho para o conhecimento se dá pela análise lógica, já Aristóteles era um empirista acreditava que adquirimos conhecimento por meio das experiências e observações.No seculo XVII, surge o racionalista René descartes e o empirista John Locke ,sendo um concordava com Platão outro com aristóteles,surgir então no século XVIII, o filósofo alemão Immanuel Kant afirmando que tanto o racionalismo quanto o empirismo têm seu lugar, devendo trabalhar juntos na busca da verdade.
Uma das primeiras dialéticas na psicologia da cognição é o estruturalismo sendo a primeira grande escola de pensamento na psicologia buscando entender a mente e suas percepções,percepção em termos de cores, formas geométricas, relações de tamanho que a constituem. Wilhelm Wundt foi um filósofo cujas idéias mais tarde contribuíram para o desenvolvimento do estruturalismo . Wundt defendia o estudo das experiências sensoriais por meio da introspecção. 
A introspecção é um olhar interior para informações que passam pela consciência (Lyons, 2003). 
A segunda dialética é o funcionalismo que busca entender o que as pessoas fazem e por que o fazem.O funcionalismo levou ao surgimento do pragmatismo. Os pragmatistas acreditam que o conhecimento é validado por sua utilidade.Um líder na condução do funcionalismo em direção ao pragmatismo foi William James.
O associacionismo, assim como o funcionalismo, foi menos uma escola rígida de psicologia .O associacionismo origina-se da concepção de que a aprendizagem se dá por um processo de associação dessas idéias, está relacionada ao ato de fazer associações seja da característica ou propriedades semelhantes ou até mesmo as informações.O associacionista Hermann Ebbinghaus,foi o primeiro pesquisador a aplicar os princípios associacionistas de forma sistemática,por meio de auto-observações, estudou como as pessoas aprendem e lembram-se de conteúdos por meio da repetição,ele fez uma descoberta de que a repetição freqüente pode fixar associações na memória fazendo com que ocorra o processo de aprendizagem.
Foi percorrida uma linha entre o associacionismo e o campo do behaviorismo. O behaviorismo é uma perspectiva teórica segundo a qual a psicologia deveria concentrar-se apenas na relação entre comportamento observável, por um lado, e eventos ou estímulos ambientais, por outro.
O pai do behaviorismo radical John Watson,ele não via utilidade em conteúdos ou mecanismos mentais internos e acreditava que os psicólogos deveriam concentrar-se apenas no estudo do comportamento observável (Doyle, 2000). Então surgiram os experimentos realizados com animais, por exemplo com os ratos,a controversa é se o uso de animais determina se a pesquisa pode ser generalizada para seres humanos.
B. F. Skinner Acreditava que quase todas as formas de comportamento humano, e não apenas a aprendizagem, podiam ser explicadas por com­portamentos em resposta ao ambiente.

Continue navegando