Buscar

Tópicos Integradores II (Pedagogia)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

GRUPO SER EDUCACIONAL 
ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA 
 TÓPICOS INTEGRADORES II (PEDAGOGIA) 
Sandra Souza da Purificação da Silva 
Matrícula: 01426981
Curso: Pedagogia 
Considerando os estudos da nossa disciplina e o conteúdo do e-book, elabore um texto argumentativo-dissertativo sobre o perfil do professor no contexto da escola inclusiva.
Nesta conjuntura, especialmente, os professores,são os protagonistas, pois no fim das contas, é da competência deles ter conhecimento das dificuldades de seus alunos, assim como de suas particularidades próprias. A partir daí, propor atividades mais inclusivas são plausíveis, assegurando metodologias de ensino realmente satisfatório.
É constatado que um professor bem estruturado, sobretudo com base nas habilidades associadas à educação inclusiva deve estar adequado para atender qualquer criança, independente de suas características fenotípicas e ou deficiências que apresentam dentro do cotidiano escolar, assim percebendo no dia a dia alguns comportamentos proveniente de alunos que têm algum tipo de dificuldade para aprender como a disgrafia.
Sendo assim a escola juntamente com os professores podem trabalhar para eliminar o racismo e incentivar a valorização das diferenças e diversidades, com ações bem programadas e desenvolvidas pelo corpo pedagógico do estabelecimento. Poderão trabalhar novas ideias e orientar os alunos por meio das ferramentas pedagógicas que dispõe. Um exemplo de material é um livro que trata de assuntos sobre diversidades, podendo ser abordado em aula no coletivo, com o livro os professores poderão ler, explicar como somos diferentes e que as diversidades de pele, cabelo e cultura, fazem parte do nosso cotidiano. Além disso, o livro poderá também ser usado como base para que os alunos explorem suas palavras, rodas de conversas poderão ser elaboradas e desenvolvidas para que possam trocar ideias e experiências.
Referências	
Material Didático Interativo 
Portal ODS.2018. 5 maneiras eficientes para trabalhar a diversidade na sala de aula. Disponível em: https://portalods.com.br/dicas/5-maneiras-eficientes-para-trabalhar-a-diversidade-na-sala-de-aula/. Acesso em 09.09.2023.
Rede Nacional Primeira Infância. Primeira Infância Org. 2017. A importância de tratar a diversidade na Educação Infantil. Disponível em:. Acesso em 15.09.2023.
MORALES, P. V. A relação professor-aluno - o que é, como se faz. São Paulo. Editorial y Distribuidora, 2001.
_____. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como se faz? São Paulo: Moderna, 2003.

Outros materiais