Buscar

Aula 02 - Estrutura da Petição Inicial (17 03 2022)

Prévia do material em texto

ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL
Disciplina: Prática Simulada do Trabalho
Unidade: Online
Aula: 17/03/2022
SUMÁRIO
Aplicação do CPC no processo do trabalho
Conceito de Petição Inicial
 Estrutura da Petição Inicial
2
I) Aplicação do CPC no Processo do Trabalho
O Processo do Trabalho não possui um código próprio, como ocorre no Processo Civil (Código Civil x Código de Processo Civil – CLT x ?).
As regras de Direito Material e Processual do Trabalho estão previstas, essencialmente, na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)
O que acontece quando a CLT não trata integralmente de determinado tema ou mesmo quando é totalmente omissa? (por exemplo, a possibilidade de interposição de recurso adesivo*)
*Art. 997. Cada parte interporá o recurso independentemente, no prazo e com observância das exigências legais.
§ 1º Sendo vencidos autor e réu, ao recurso interposto por qualquer deles poderá aderir o outro.
§ 2º O recurso adesivo fica subordinado ao recurso independente, sendo-lhe aplicáveis as mesmas regras deste quanto aos requisitos de admissibilidade e julgamento no tribunal, salvo disposição legal diversa, observado, ainda, o seguinte:
I - será dirigido ao órgão perante o qual o recurso independente fora interposto, no prazo de que a parte dispõe para responder;
II - será admissível na apelação, no recurso extraordinário e no recurso especial;
III - não será conhecido, se houver desistência do recurso principal ou se for ele considerado inadmissível.
3
Art. 769, CLT - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.
5
Omissão
Compatibilidade
Fonte Subsidiária
(Art. 769, CLT)
II) CONCEITO DE PETIÇÃO INICIAL
O QUE É A PETIÇÃO INICIAL?
A petição inicial é o ponto de partida para uma ação trabalhista/processo trabalhista/dissídio trabalhista/reclamação ou reclamatória trabalhista.
É o instrumento de demanda: meio utilizado pelo autor (empregado ou empregador) para o exercício do direito fundamental de acesso à justiça.
A petição inicial também é pressuposto processual de existência da relação jurídica que se formará em juízo. Sem a petição inicial o processo não existe.
O período aquisitivo é aquele que terá de ser cumprido pelo empregado para que ele adquira o direito às férias, e como regra é o lapso temporal de um ano de serviços prestados ao empregador, isto é, corresponde a cada ciclo de doze meses do contrato de trabalho.
6
II) ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL
Art. 840 - A reclamação poderá ser escrita ou verbal.
§ 1º - Sendo escrita, a reclamação deverá conter a designação do juízo, a qualificação das partes, a breve exposição dos fatos de que resulte o dissídio, o pedido, que deverá ser certo, determinado e com indicação de seu valor, a data e a assinatura do reclamante ou de seu representante. 
§ 2o Se verbal, a reclamação será reduzida a termo, em duas vias datadas e assinadas pelo escrivão ou secretário, observado, no que couber, o disposto no §1º deste artigo.
Requisitos da Petição Inicial 
(Art. 840, CLT)
II) ESTRUTURA DA PETIÇÃO INICIAL
(CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL) 
Art. 319. A petição inicial indicará:
I - o juízo a que é dirigida; (endereçamento: competência)
II - os nomes, os prenomes, o estado civil, a existência de união estável, a profissão, o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas ou no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, o endereço eletrônico, o domicílio e a residência do autor e do réu; (qualificação das partes: Consolidação dos Provimentos da Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho, de 28/10/2008*)
III - o fato e os fundamentos jurídicos do pedido; (fundamentação: os motivos da ação)
IV - o pedido com as suas especificações; (o que se pleiteia?)
V - o valor da causa; (quanto se pleiteia?)
VI - as provas com que o autor pretende demonstrar a verdade dos fatos alegados; (como se demonstrará as alegações)
VII - a opção do autor pela realização ou não de audiência de conciliação ou de mediação. (inaplicável ao processo trabalhista: art. 764, CLT – Princípio da Conciliação)
III) SILOGISMOS NAS PETIÇÕES
“Um silogismo é um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a conclusão deduzida de premissas, a argumentação lógica perfeita. É um argumento dedutivo constituído de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que, a partir das duas primeiras, é possível deduzir uma conclusão”
EXEMPLO A
Premissa Maior
Todos os homens são mortais
Premissa Menor
Henrique é mortal
Conclusão
Logo, Henrique é homem
EXEMPLO B
Premissa Maior
Todos os homens são mortais
Premissa Menor
Henrique é homem
Conclusão
Logo, Henrique é mortal
PETIÇÃO NA PRÁTICA
VAMOS VER UMA 
PETIÇÃO NA PRÁTICA?

Continue navegando