Buscar

Resumo sobre a act

Prévia do material em texto

**Resumo sobre Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT):**
A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) é uma abordagem terapêutica baseada na psicologia comportamental e cognitiva que enfatiza a aceitação dos pensamentos e sentimentos negativos, enquanto encoraja ação positiva e compromisso com valores pessoais. Desenvolvida por Steven C. Hayes, a ACT é fundamentada na ideia de que tentar eliminar ou controlar emoções e pensamentos indesejados muitas vezes leva a um maior sofrimento emocional.
Na ACT, os indivíduos são encorajados a aceitar plenamente suas experiências internas, incluindo emoções perturbadoras, pensamentos negativos e sensações físicas desconfortáveis. Em vez de lutar contra essas experiências, a terapia foca em desenvolver uma relação mais saudável com elas, permitindo que os indivíduos se movam em direção a seus valores e objetivos de vida.
A terapia ACT utiliza seis processos principais para promover a aceitação e a ação comprometida:
1. **Aceitação:** Encoraja os indivíduos a aceitar suas experiências internas, mesmo aquelas que são desconfortáveis ou dolorosas, em vez de lutar contra elas.
2. **Defusão:** Ajuda a distanciar-se dos pensamentos negativos, vendo-os como eventos mentais passageiros, em vez de verdades absolutas.
3. **Momento Presente:** Foca na atenção plena e na consciência do momento presente, ajudando os indivíduos a se envolverem mais completamente em suas atividades cotidianas.
4. **Eu Observador:** Encoraja a capacidade de observar a si mesmo e suas experiências a partir de uma perspectiva mais distante e objetiva.
5. **Valores:** Ajuda os indivíduos a identificar e agir de acordo com seus valores pessoais e significativos, criando uma vida com significado e propósito.
6. **Ação Comprometida:** Incentiva os indivíduos a tomar medidas significativas e orientadas para os valores, mesmo em face do desconforto emocional.
A ACT tem mostrado eficácia no tratamento de uma variedade de condições, incluindo ansiedade, depressão, transtornos de ansiedade social, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), transtorno do estresse pós-traumático (TEPT) e muitas outras condições de saúde mental. Ela capacita os indivíduos a viverem uma vida mais rica, cheia de significado, mesmo quando enfrentam desafios emocionais.

Continue navegando

Outros materiais