Buscar

Prévia do material em texto

Grupo 3
André Gonçalves Correa
Carlos Henrique 
Felipe Gomes 
Gabriel Matias
Rafael Germano
Valmir Junior
1
Terceirização na Manutenção
A terceirização é quando uma empresa contrata uma prestadora de serviço para realizar uma determinada atividade do seu processo de produção/manutenção.
2
A	terceirização
é	um	processo	comum	de	técnica	de	gestão
administrativa e operacional. Muito comum em países industrialmente competitivos, originou-se nos Estados Unidos depois do final da Segunda Guerra Mundial.
3
O que é?
4
Por que aconteceu?
Isso porque as indústrias bélicas precisavam concentrar-se na produção de armamentos e seu desenvolvimento para serem usadas contra as forças do eixo e, com isso, passaram a delegar algumas atividades às empresas prestadoras de serviços.
5
Terceirização no Brasil
A terceirização foi inserida em nosso país de forma diferente. O mercado estava cada vez mais restrito e com isso as oportunidades diminuíam. Isso fez com que fosse necessário encontrar novas abordagens buscando a minimização de perdas. Com isso, o exemplo do estrangeiro foi seguido.
A primeira autorização de terceirização no Brasil veio em 1974, através da lei 6.019 permitindo a terceirização de seguranças de bancos. No Brasil a terceirização intensificou-se à partir da década de 1990.
6
O que mudou com a nova lei da terceirização?
Anteriormente a está lei só poderiam ser terceirizadas em uma empresa
as atividades meios.
LEI Nº 13.4298/2017, DE 31 DE MARÇO DE 2017
Regulamenta a terceirização no Brasil tanto em empresas do setor privado quanto do setor público, incluem-se na lei as atividades meios e fins.
Atividade	meio:	É	aquela	não	relacionada,	diretamente,	com	a atividade-fim empresarial.
Exemplos: Serviços de segurança, limpeza e alimentação em industrias
metalúrgicas.
Atividade fim: É aquela que compreende as atividades essenciais e normais para as quais a empresa se constituiu. É o seu objetivo a exploração do seu ramo de atividade expresso em contrato social. Exemplos: Um funcionário da linha de produção de uma Metalúrgica ou Tecelagem.
7
8
Vantagens da terceirização
Centralização das atividades da empresa em suas atividades centrais de sua área de atuação específica;
Diminuição de desperdícios em torno das atividades, além da redução destas, aumento da qualidade, aumento de especialização, aprimoramento de custeio, entre outros;
Mais agilidade nas decisões, menor custo e maior lucratividade e crescimento, além do favorecimento da economia de mercado, otimização dos serviços, aumento da competitividade;
Acesso a expertise, empresas terceirizadas geralmente tem mais conhecimento em suas áreas específicas.
9
Desvantagens da terceirização
Risco de desemprego;
Demissões na fase inicial de implementação;
Aumento da dependência de terceiros;
Falta de controle do serviço;
Comprometer a segurança de dados;
Exemplos de terceirização
Parque de Produção: O setor de produção pode sim ser terceirizado, porém, ainda há controvérsias pois muitas vezes os setores de produção necessitam de mão de obra imediatamente disponível e especializada de acordo com as peculiaridades de cada empresa algo que muitas vezes a empresa terceirizada não possui.
10
Exemplos de terceirização
Área de utilidades: São áreas bem especificas que fornecem as condições básicas de funcionamento de toda planta de produção como área de cabines de alta tensão, área dos compressores, bombas e refrigeração. É improvável uma empresa ter mão de obra especializada para todos esses equipamentos, portanto, tem sido comum a terceirização nesses setores.
11
12
Exemplos de terceirização
Serviços de Preditiva: São atividades especializadas que necessitam de mão de obra especifica e por vezes certificada e ferramental muitas vezes caro. É comum a terceirização dessas atividades, pois poucas empresas dispõe de tais recursos. Exemplos : Termografia, Análise de vibrações e Inspeção em vasos de pressão.
13
Exemplos de terceirização
Manutenção Predial: É a área da manutenção onde é mais comum se terceirizar, há quase um consenso sobre a terceirização da manutenção de edificações em geral nas atividades de alvenaria, pintura, elétrica e hidráulica.
14
15
16
16
17
18

Mais conteúdos dessa disciplina