Buscar

PROVA ESTUDOS SURDOS 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1A partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de 2008, as escolas regulares passam a ser palco para a inclusão pois são consideradas como direitos de todos. Porém, para a realidade do povo surdo, há algumas peculiaridades no processo de inclusão a serem consideradas. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) A didática e pedagogia da maioria dos professores não é adaptada para o público surdos, pois a inclusão numa classe regular com intérprete dá a falsa ideia de que ele vai dar conta de traduzir a aula e que apenas isso basta para que o aluno surdo compreenda os conteúdos, atividades e seja capaz de realizar as avaliações. ( ) Os conteúdos estudados em todas as matérias, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva surda. ( ) Nem sempre são contratados profissionais para a interpretação, as pessoas que farão a interpretação não têm o conhecimento específico de todas as matérias e, às vezes, nem mesmo da Libras. ( ) A inclusão é mais uma proposta ouvinte, apenas mascarada de certo respeito através da presença (às vezes) de intérpretes. ( ) Facilidade da criação e manutenção de uma comunidade surda, pois os surdos ficam reunidos em escolas de inclusão, tendo o contato, com diversos membros da comunidade surda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - F - V.
B
F - F - F - V - V.
C
V - V - V - F - F.
D
V - F - V - V - F.
2A visão da história cultural dos surdos é de extrema importância para que a sociedade modifique sua percepção histórica e social em relação aos surdos. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A
A língua de sinais é prejudicial aos surdo.
B
A língua de sinais é usada como apoio ou recurso.
C
A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural.
D
Os surdos têm capacidade, mas são dependentes.
3No artigo 3° a Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (1996, p. 5) detalha quais os aspectos referentes aos direitos linguísticos individuais e dos grupos linguísticos. Com base nesses direitos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ser reconhecido como membro de uma comunidade linguística que, no caso do surdo, é a LIBRAS, ( ) O uso da língua em público e no privado também é assegurado, tendo em vista que a língua de sinais já foi proibida em outros tempos. ( ) O próprio novo é um dever para com o Estado e, por isso, só é permitido na língua oficial. ( ) Devem ser respeitados apenas os surdos credenciados a alguma comunidade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS LINGUÍSTICOS, UNESCO, 1996. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/direitos/deconu/a_pdf/dec_universal_direitos_linguisticos.pdf. Acesso em: 15 abr. 2021.
A
V - F - V - F.
B
V - V - V - F.
C
V - V - F - F.
D
F - V - F - F.
4A forma como a história do povo surdo é contada influencia no contexto de políticas públicas apresentadas e, com isso, também delineia as possibilidades para o povo surdo em termos de cidadania e escolarização. Assim, há diferentes perspectivas de compreensão da trajetória dos surdos, como o historicismo, a história camuflada e a história cultural. A partir do quadro de percepções sobre o surdo apresentado por Strobel (2008), é possível fazer algumas conclusões sobre a História Cultural. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: I- Os surdos narrados como sujeitos com experiências visuais. II- As identidades surdas são múltiplas e multifacetadas. III- A educação de surdos deve ter consideração à diferença cultural. IV- A educação deve ter um caráter clínico-terapêutico e de reabilitação. V- A língua de sinais é a manifestação da diferença linguística-cultural relativa aos surdos. Assinale a alternativa CORRETA: FONTE: STROBEL, Karin Lilian. Surdos: vestígios culturais não registrados na história. 2008. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
A
As sentenças I, II, III e V estão corretas.
B
As sentenças III e IV estão corretas.
C
As sentenças II e IV estão corretas.
D
Somente a sentença IV está correta.
5Os estudos têm apontado para a proposta do bilinguismo como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como língua natural e parte deste pressuposto para o ensino da língua escrita. O reconhecimento dos surdos enquanto pessoas surdas e da sua comunidade linguística assegura o reconhecimento das línguas de sinais dentro de um conceito mais geral de bilinguismo. Com base no exposto sobre o bilinguismo, assinale a alternativa CORRETA:
A
A proposta didática bilíngue pressupõe que somente a Língua Portuguesa seja ensinada dentro da instituição de ensino em todas as suas instâncias.
B
As pessoas surdas não têm o direito de ter suas especificidades linguísticas e culturais respeitadas bem como não necessitam aprenderem os conteúdos escolares sistematizados a partir de sua realidade linguística.
C
A escola bilíngue não traz vantagens para a comunicação de pessoas surdas.
D
O bilinguismo é uma proposta de ensino usada por escolas que propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar.
6O processo de escolarização para estudantes surdos teve várias fases históricas, contando com luta por direito e inclusão do povo do surdo, passando pelo modelo oralista, o modelo bimodalista e a escola bilíngue. Sobre o processo de escolarização nas escolas inclusivas, em relação ao modelo bilíngue, assinale a alternativa CORRETA:
A
Os conteúdos estudados em todas as matérias são na perspectiva majoritária, ou seja, a história, a geografia, o ensino de Língua Estrangeira Moderna e todos os demais conhecimentos são na perspectiva ouvinte.
B
O surdo tem a permissão de utilizar a língua de sinais, porém ela é utilizada apenas como um meio para aprender a língua portuguesa.
C
Traz vantagens para comunicação, cultura, conhecimento, oportunidade no mercado de trabalho e auto estima para as pessoas surdas.
D
Ocorre muitas reprovações e permanências nas mesmas séries, às vezes, até retrocessos.
7A escolarização e o processo de inserção social e garantia de direitos perpassam todas as discussões sobre a participação social dos surdos. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As crianças surdas nascem envolvidas de uma realidade linguística ouvinte. ( ) A escola bilíngue é a abordagem que pode proporcionar uma dose generosa de trocas linguísticas e culturais. ( ) A oralização como abordagem de aprendizagem está em alta nas escolas e nas políticas brasileiras. ( ) O ambiente escolar regular é totalmente apropriado para trocas linguísticas para estudantes surdos. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
F - V - V - V.
B
V - V - V - F.
C
V - V - F - F.
D
V - F - V - V.
8A Lei n° 10.436/2002 abriu caminho para que a Libras fosse inserida nas discussões oficiais, nas instituições e nas repartições públicas de modo a validar um processo de inserção linguística dos surdos na sociedade majoritariamente ouvinte. Com base nessa lei e sua importância, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Esta Lei é regulamentada pelo Decreto n° 5626/2005 que também dispõem de elementos muito importantes sobre o uso e fomento à Libras em território nacional. ( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados. ( ) O sistema educacional devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras). ( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm.Acesso em: 15 abr. 2021.
A
V - V - F - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
F - V - F - F.
9Quadros (2020) destaca que as crianças surdas têm o direito de aprenderem tanto a Libras quanto a partir da língua de sinais, tendo em vista que a linguagem é uma necessidade humana. Com base nesse aspecto da linguagem para o povo surdo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) As crianças surdas têm o direito de terem acesso à educação, à saúde e à vida em sociedade, na sua língua de sinais. ( ) O direito à língua de sinais faz parte de vários documentos internacionais. ( ) As pesquisas sustentam a importância e o impacto da língua de sinais na vida das crianças surda. ( ) A linguagem para as pessoas surdas perpassa a vida em sociedade e traz em si o direito às demais situações que caracterizam o direito a ser cidadão dentro de sua sociedade Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: . Acesso em: 15 abr. 2021.
A
F - V - F - V.
B
V - F - V - V.
C
V - V - V - F.
D
V - V - V - V.
Atenção: Esta questão foi cancelada, porém a pontuação foi considerada.
10As políticas públicas voltadas para a surdez são levadas em consideração no âmbito educacional. Dessa forma, devemos estar atentos ao que essas políticas garantem e assegurem. Com base nas políticas públicas voltadas para a surdez, analise as sentenças a seguir: I- A Resolução n° 4/2009 é um documento normativo no que diz respeito ao Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. II- O Decreto n° 7.611/2011 assegura o uso das libras nos territórios educacionais. III- O Decreto n° 10.502/2020 retira a prioridade da inclusão nas escolas regulares. IV- A Lei n° 13.146/ 2015 é o documento que normatiza os currículos nas escolas, criando uma base comum. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As sentenças II e III estão corretas.
B
As sentenças I e III estão corretas.
C
As sentenças III e IV estão corretas.
D
As sentenças I e II estão corretas.

Continue navegando