Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A bioética pode ser considerada o estudo dos problemas e implicações morais despertados pelas pesquisas científicas em biologia e medicina, assim como da atuação dos profissionais de saúde. Já a humanização em saúde é definida como a busca pelo melhor atendimento aos pacientes. Esses temas, bioética e humanização em saúde, são contemporâneos e têm sido inseridos no ambiente hospitalar. Perante essa realidade, é necessário considerarmos atos realizados e que fogem dos princípios da bioética e da humanização em saúde, pois são muito comuns nesse tipo de ambiente. São muito prevalentes os casos de desrespeito ao paciente, transmissão de informações sigilosas de pacientes a terceiros, discriminação racial, de gênero e orientação sexual, dentre outros.  
  
Nesse sentido, convido você a se posicionar, enquanto profissional da saúde, frente à falta de princípios bioéticos e de humanização de saúde em âmbito hospitalar que teve enfermeira Carmen. Seu posicionamento deve estar sustentado e fundamentado teoricamente. Você deve citar, pelo menos, dois autores, por meio de citação direta e indireta (com base nas normas da ABNT), escrever três princípios da bioética em saúde e citar, pelo menos, uma lei relacionada ao uso de informações de pacientes em pesquisa, sem a autorização de um comitê de ética em pesquisa com seres humanos. Seu texto deve contemplar, no mínimo, uma lauda completa e apresentar, ao menos, duas citações diretas.  
 
 RESPOSTA
Na questão da bioética o papel da liderança é fundamental para o desenvolvimento de uma cultura ética e segura, pois por meio da atuação de um líder, os demais profissionais conseguem criar estratégias, posturas e estruturas para promover cuidados de saúde com qualidade e privacidade do paciente (LEMOS et al ).
 O enfermeiro, por possuir um olhar integral as necessidades humanas básicas, está desde a sua formação, apto a favorecer o cuidado tanto para o paciente quanto à família ( MINISTÉRIO DA SAUDE , 2013 ).
 As instituições hospitalares estão cada vez mais preocupadas em prestar um atendimento humanizado com qualidade e ético , refletindo na segurança dos seus pacientes clientes e seus dados pessoais, com isso a busca pela qualidade engloba uma questão complexa, tendo que ser prioridade para instituições e profissionais de saúde que as integram. Dentre estes, destacam-se os profissionais de enfermagem, os quais possuem um papel fundamental nas organizações de saúde, tendo como foco a assistência individualizada e adequada às melhores práticas de qualidade e segurança. Sendo imprescindível que os enfermeiros e a equipe de enfermagem tenham conhecimento nas leis e questões que envolvam a bioética( CALDANA et al) .
O enfermeiro, por possuir um olhar integral as necessidades humanas básicas, esta desde a sua formação, apto a favorecer o cuidado tanto para o paciente quanto à família( MINISTÉRIO DA SAUDE , 2013 ) De acordo com Rodrigues (2015) para que os profissionais possam ser éticos com esses pacientes é necessário entender fundamentos éticos morais da conduta humana, em um contexto interdisciplinar em constante evolução, e como as regras são significadas no cotidiano para nortear sobre as formas de agir e fazer julgamentos diante de suas ações. 
A confidencialidade a LGPD podem ser definidas como um tipo de privacidade informacional e está vigente na assistência à saúde quando uma informação é exposta para o profissional no contexto da relação clínica e informações coletadas na consulta médica. Quando uma pessoa descobre o seu diagnóstico de HIV/Aids gera estresse a esse indivíduo, gerando sentimentos de medo, solidão e abandono. Esses sentimentos acabam, muitas vezes, gerando preocupação com o "segredo" da infecção(FERREIRA,2012)
Por outro lado, quando a mulher conta sobre seu diagnóstico e recebe apoio, ela se sente mais tranquila, diferente do caso em questão quando ninguém mais sabia além dos profissionais envolvidos.
 O sigilo sobre a doença é um dos direitos do paciente e dever do médico, junta equipe multidisciplinar, vale ressaltar as importantes posturas para relatar a necessidade de uma prestação de serviço de saúde conforme as diretrizes éticas legais envolvendo a profissão. 
“A Enfermagem é comprometida com a produção e gestão do cuidado prestado nos diferentes contextos socioambientais e culturais em resposta às necessidades da pessoa, família e coletividade. O profissional de Enfermagem atua com autonomia e em consonância com os preceitos éticos e legais, técnico-científico e teórico-filosófico; exerce suas atividades com competência para promoção do ser humano na sua integralidade, de acordo com os Princípios da Ética e da Bioética, e participa como integrante da equipe de Enfermagem e de saúde na defesa das Políticas Públicas, com ênfase nas políticas de saúde que garantam a universalidade de acesso, integralidade da assistência, resolutividade, preservação da autonomia das pessoas, participação da comunidade, hierarquização e descentralização político-administrativa dos serviços de saúde. O cuidado da Enfermagem se fundamenta no conhecimento próprio da profissão e nas ciências humanas, sociais e aplicadas e é executado pelos profissionais na prática social e cotidiana de assistir, gerenciar, ensinar, educar e pesquisar.” (CORENSP)
 REFERENCIAS
RODRIGUES C.C.F.M, SANTOS V.E.P, SOUSA P .Segurança do paciente e enfermagem: interface com estresse e Síndrome de Burnout. Rev Bras Enferm. 2017;70(5):1083-8. 
LEMOS G.C, AZEVEDO C, BERNARDES M.F.V.G, Et al. A Cultura de Segurança do Paciente no Âmbito da Enfermagem: Reflexão Teórica. Revista de Enfermagem do CentroOeste Mineiro.2018; 8:e2600. [Access 23-abril-2019];DOI: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/2600 
PONTESA,L.P.P; ROCHAB,T.P.O.; Dinizc,R.P.; Britod,G.M.C. Implantação da gestão de risco nos processos relacionados a medicamentos utilizados em unidade terapia intensiva. Revista baiana de saúde publica. São Luiz, Maranhão, 2018. FASSINI P, HAHN G.V. Risk management in hospital unit: conceptions for nursing staff. Rev Enferm UFSM. 2012; 2(2):290-9. Doi: http://dx.doi.org/10.5902/217976924966.
 CARVALHO D.O, SANTOS N.N.R.C, SILVA A.R.V, CARVALHO G.C.N. Perception the professional of nursing about humanized care in environment hospital. Available from: https://revistainterdisciplinar.uninovafapi.edu.br/index.php/revinter/article/view/680/pdf_237 MINISTÉRIO DA SAÚDE (BR), Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 2013 [cited 2017 Dec 28]. Available from:http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_humanizacao_pnh_folheto. pdf . 
 CALDANA G, GABRIEL C.S, BERNARDES A, PÁDUA R.X, VITURI D.W, ROSSANEIS M.A. Quality evaluation of nursing care in public hospital. Semina Ciênc Biol Saúde. 2013 July/Dec; 34(2):187-94. Doi: 10.5433/1679-0367.2013v34n2p187.
OLIVEIRA J.L.C, MATSUDA L.M. Benefits and difficulties in the implementation of hospital accreditation: The voice of quality managers. Esc Anna Nery.Available from: http://www.scielo.br/pdf/ean/v20n1/1414-8145-ean-20-01-0063.pdf COREN SP>ACESSO EM 09/11/2023

Mais conteúdos dessa disciplina