Buscar

DOS DELITOS QUE PERTURBAM A TRANQUILIDADE PÚBLICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

XXXIII. DOS DELITOS QUE PERTURBAM A TRANQUILIDADE PÚBLICA
Nesse grupo de crimes estão compreendidos atos de vandalismo e desordem que prejudicam a tranquilidade e a harmonia pública. Eles se baseiam no princípio que expressa que os cidadãos devem saber o que precisam fazer para serem culpados, e o que precisam evitar para serem inocentes.
As medidas para se prevenir tais delitos se encontram em medidas sociais como a vigilância ostensiva, leis de silêncio e de ordem entre outras. Além disso, é extremamente importante que haja mecanismos para garantir uma segurança jurídica e social, cuidando para que as medidas não se baseiem em abusos e arbitrariedades, pois estas somente causam revoltas na sociedade.
Quando Beccaria escreveu esse capitulo, eu imagino que na cabeça dele ele pensava nos grupos de bárbaros que invadiam os vilarejos ateando fogo e roubando as frutas e comidas das quitandas.
Comparando com a atualidade o que se encaixaria aqui seria as brigas entre torcidas de futebol ou protestos que acabam virando uma zona onde não se sabe quem é protestante e quem só tá passando na rua.
Uma das ideias de Beccaria é cuidar para que as medidas de segurança não se baseiem em abusos e arbitrariedades, mas na minha opinião o policial que espirrou spray de pimenta nos olhos dos protestantes que estavam sentados lá na praça em NY, foi completamente contrario a essa ideia.

Outros materiais