Buscar

Pti microeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Maria Eduarda da Silva PTI- Microeconomia 
1. Como os consumidores decidem pelo consumo de um bem em detrimento a outro, levando em conta a função utilidade e utilidade marginal decrescente.
A função utilidade representa a satisfação ou utilidade que um consumidor obtém ao consumir determinadas quantidades de bens e serviços. Essa função varia de pessoa para pessoa, a utilidade total aumenta à medida que o consumo de um bem aumenta, mas a uma taxa decrescente, o que é a base para a teoria do consumidor.
De acordo com Godoy (2020), a utilidade marginal é compreendida como o quanto o indivíduo se sente satisfeito em consumir uma unidade adicional do bem que ele adquire. Ou seja, a medida que um consumidor consome mais de um bem, a satisfação adicional obtida por cada unidade adicional diminui, por exemplo a primeira fatia de pizza pode ter uma utilidade marginal de 10 unidades, mas a segunda fatia pode ter uma utilidade marginal de apenas 7 unidades, e a terceira fatia pode ter uma utilidade marginal ainda menor. 
À medida em que se consome mais e mais pizzas, a satisfação e o prazer estão cada vez menores, por isso a utilidade marginal da pizza é de decrescente nesse caso. 
Para decidir entre os consumos, os consumidores buscam maximizar sua utilidade total sujeita às restrições orçamentárias. Eles alocam sua renda entre diferentes bens e serviços de modo a equacionar a utilidade marginal de cada bem ao seu preço. Isso significa que eles procuram consumir até o ponto em que a utilidade marginal de cada bem é proporcional ao preço do bem, garantindo a satisfação dada a renda disponível.
 
2. Os bens que serão consumidos pelos indivíduos podem ser divididos em 6 classificações. Cite as 6 classificações e explique o significado de 3 delas.
Essas classificações são importantes para entender o comportamento do consumidor e prever como mudanças nos preços ou na renda podem afetar a demanda por diferentes tipos de bens.
Bens de consumo duráveis: São bens que tem uma vida útil prolongada e são geralmente utilizados ao longo do tempo, exemplo carros, eletrodomésticos e móveis.
Bens de consumo não duráveis: São bens que são utilizados rapidamente e têm uma vida útil curta, exemplo incluem alimentos, produtos de limpeza e itens descartáveis.
Bens inferiores: São bens cuja a demanda aumenta quando a renda do consumidor diminui. Esses bens são vistos como de qualidade baixa, exemplo podem incluir alimentos de baixo custo e transporte público.
Bens Normais: São bens cuja demanda aumenta à medida que a renda do consumidor aumenta. Exemplos incluem roupas de marca, eletrônicos de alta qualidade e carros de luxo.
Bens Complementares: São bens que são geralmente consumidos juntos. O aumento no consumo de um bem leva ao aumento na demanda pelo outro. Exemplos incluem café e açúcar, carros e gasolina.
Bens Substitutos: São bens que podem ser usados para satisfazer a mesma necessidade ou desejo. Se o preço de um bem aumenta, a demanda pelo outro bem pode aumentar. Exemplos incluem manteiga e margarina, chá e café.

Continue navegando