Buscar

artigos cientificos

Prévia do material em texto

O CONCRETO COMO MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
Este artigo visa apresentar o concreto como material de construção trazendo considerações sobre a sua origem, tipos, modos de fabricação e vida útil, apresentando também conceitos sobre a sua deterioração descrevendo de forma superficial as suas principais causas e características. O concreto é o principal material de construção utilizado na atualidade e quando associado a uma estrutura essa importância torna-se maior ante as diversas aplicações e da resistência que passa a adquirir. Há três tipos básicos de concreto que podem ser obtidos tanto no canteiro de obras com em centrais dosadoras. Ele possui tempo de vida útil indeterminado que irá depender de diversos fatores como compactação, cura, cobrimento das armaduras e dos materiais utilizados para a sua fabricação não podendo se esquecer do meio ambiente em que está inserido. A deterioração do concreto se manifesta se origina de fatores externos e internos em razão de ações físicas, químicas ou mecânicas e que apresenta como sintomas as fissuras, os desvios e as desagregações, sendo todos os sintomas visíveis e que podem ser facilmente constatados.
DESEMPENHO DE CONCRETOS AVANÇADOS PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL, FORMULADOS A PARTIR DO MÉTODO DE DOSAGEM COMPUTACIONAL
A busca por materiais com desempenho mecânico e durabilidade cada vez superiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Com base nos conceitos de empacotamento e dispersão de partículas é possível obter materiais com matrizes densas e trabalhabilidade adequada. Assim, as propriedades de concretos dosados com base nesses conceitos são apresentadas e comparadas àquelas de concretos de alto desempenho, adotados em pesquisas da construção civil. As propriedades no estado fresco foram avaliadas medindo-se o índice de fluidez e determinando-se o comportamento reológico do material. No estado endurecido, a resistência mecânica foi avaliada pelos ensaios de compressão uniaxial, tração por compressão diametral e flexão em 3 pontos, enquanto o módulo de elasticidade foi avaliado pelos métodos estático e dinâmico. Os concretos desenvolvidos se apresentaram trabalháveis por um período superior que o concreto de referência, sem a necessidade da incorporação de aditivos retardadores. Em termos de resistência mecânica, foi possível observar uma maior reprodutibilidade dos resultados obtidos para os concretos formulados por dosagem computacional. Além disso, os resultados possibilitaram estabelecer boas correlações entre as resistências medidas para esses concretos, bem como entre os módulos de elasticidade medidos por ambos os métodos de ensaio.
ALVENARIA ESTRUTURAL SISTEMA CONSTRUTIVO
O Sistema Construtivo de Alvenaria Estrutural é muito utilizado, atualmente, comparado ao de estrutura convencional de concreto armado com alvenaria de vedação como o sistema de vigas e pilares em concreto pré-fabricado e a estrutura de madeira, estrutura metálica etc. Este sistema é muito interessante quanto ao ponto de vista econômico quando bem projetado e bem executado. Para isso, devesse dispor de um bom gerenciamento de obra a fim de conseguir bons resultados. Materiais, equipamentos e aplicativos devem ser usados para uma boa prática de execução do sistema construtivo por causa de todas suas particularidades e técnicas exigidas. Muitos empreendedores adotam o sistema, visando uma obra prática, rápida e principalmente econômica, com bom resultado, custo baixo e boa qualidade do produto.
SISTEMAS DE IMPERMEABILIZAÇÕES (ÊNFASE EM MANTA ASFÁLTICA)
A impermeabilização é uma etapa muito importante para a segurança da edificação e para a integridade física do usuário, pois os agentes trazidos pela água e os poluentes existentes no ar causam danos irreversíveis à estrutura física e diversos prejuízos financeiros difíceis de serem contornados. O processo de impermeabilização vem sendo relegada, na maioria das vezes por contenção de custos e desinformação, resultando no aparecimento de patologias de impermeabilização. Os custos do reparo dessas patologias podem ser até quinze vezes maiores do que se fosse executado no andamento da obra. Sendo assim, esse estudo teve como metodologia inicial a pesquisa bibliográfica que consiste em buscar literatura consolidada acerca do tema escolhido para estudo. Esse estudo apresenta uma análise de múltiplos casos de patologias de impermeabilização, com sugestões de correções e indicações de como prevenir tais patologias. De forma a elucidar melhor sobre o assunto, primeiro foi realizado um levantamento dos principais tipos de materiais usados no processo de impermeabilização, assim como técnicas de uso, aplicação, manuseio, principais cuidados que se deve ter na execução e detalhes construtivos indispensáveis no processo.
PROJETO E EXECUÇÃO DE REVESTIMENTO CERÂMICO – INTERNO
As atividades de revestimento interno, que dependem de decisões tomadas nas diversas etapas do processo de acabamento dos edifícios, têm por objetivo maximizar o desempenho de cada subsistema que o constitui. A manutenção de cada um desses subsistemas está associada a uma série de atividades programadas que devem prolongar sua vida útil e minimizar a um custo compensador o processo de manutenção. Dentro deste contexto, o projeto de revestimento interno, em particular o sistema de revestimento cerâmico, reveste-se de grande importância uma vez que este sistema depende de vários outros subsistemas do acabamento da construção, e está intimamente relacionado com a estética e proteção dos ambientes, proporcionando robustidão à estrutura contra vários agentes de degradação. O trabalho demonstrou a necessidade da elaboração do projeto de revestimento cerâmico interno, que aborde especificações dos demais subsistemas de acabamento em etapas distintas abrangendo: projeto, execução e manutenção.

Continue navegando