Buscar

aula 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. O Artigo 18 da Constituição Federal de 1988 afirma que a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende entes federativos autônomos. Assinale a opção que indica corretamente os entes federativos:
Escolha uma opção:
d.Municípios, Estados, Distrito Federal e União.
2. A partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, um dos entes federativos passou a integrar (conforme dispõe o art. 1º) a Federação brasileira e a compor a organização político-administrativa (art. 18), com autonomia nos termos da própria Constituição. Qual o ente federativo que ganhou autonomia a partir da CF/88?
Escolha uma opção:
Municípios.
3. As competências compartilhadas ou comuns são aquelas cujos serviços são prestados tanto pela União como pelos Estados e Municípios. Marque a opção que indica.
Escolha uma opção:
Assistência Social e saneamento básico.
4.Os Municípios, no âmbito da Federação brasileira, são entes autônomos e independentes, uma especificidade do Brasil quando comparado a outras federações existentes.
Contudo essa autonomia não é irrestrita, uma vez que está sujeita aos limites determinados pela própria Constituição Federal — CF/1988. 
Correlacione a forma de autonomia especificada na coluna na esquerda com a sua respectiva definição na coluna da direita:
	Consiste na capacidade para organizar os seus serviços;
	Administrativa
	Diz respeito à arrecadação de suas rendas e ao seu uso, sempre respeitada a orientação legal;
	Financeira
	Garante a eleição dos seus agentes políticos — Prefeita/o, Vice-Prefeita/o e Vereadoras/es;
	Política
	Reflete-se na elaboração da Lei Orgânica Municipal — LOM, sem interferência dos demais membros da Federação.
	Organizativa
5.Os Princípios Constitucionais que viabilizam a concretização de um Estado democrático constituem um instrumento necessário e indissociável para que a Administração Pública atue em consonância com os direitos individuais e coletivos, visando sempre o interesse público. O desrespeito a estes princípios representa prejuízo para o estado democrático de direito, que orienta toda e qualquer manifestação proveniente do Governo Municipal.
Correlacione os princípios com suas definições:
	A Administração Pública não pode, por simples ato administrativo, conceder direitos, criar obrigações ou impor vedações aos administrados. Para tanto, ela depende de Lei. Em outras palavras, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
	Legalidade
	Ordena o tratamento impessoal do cidadão e do agente público. Em outras palavras, a atuação da Administração deve pautar-se pela ausência de proteção ou tratamento privilegiado a alguém, tanto em relação aos administradores quanto aos administrados.
	Impessoalidade
	Mencionado também no art. 5º da CF/88, está vinculado ao respeito às regras básicas aceitas pela sociedade no que se refere à ação da autoridade pública.
	Moralidade
	Significa divulgação dos atos praticados pela Administração, exceto quando houver necessidade de proteger a privacidade e o sigilo fiscal do cidadão.
	Resposta Publicidade
	Está relacionado com bons resultados no exercício de suas atribuições, no sentido de reconhecer e valorizar a relação entre recursos disponíveis, estabelecimento de metas e resultados a alcançar e aplicação dos recursos.
	Eficiência
6.O Poder Executivo Municipal tem a atribuição de administrar o Município e é chefiado pelo(a) Prefeito(a) Municipal, que indica seus principais auxiliares — os(as) Secretários(as). 
O(a) Prefeito(a), ao chefiar o Poder Executivo, deve exercer as seguintes funções:
Escolha uma opção:
Política, Administrativa e Executiva.
7.Dá-se o nome de processo legislativo ao conjunto de normas que balizam a formação de leis. Sendo fundamental para o presente curso a questão do governo local, devemos focar no aspecto processual, de modo que fiquem mais inteligíveis os momentos chave de participação na constituição do arcabouço legal que regula a cidadania no âmbito municipal.
Resumidamente as principais etapas do processo legislativo são:
	Sua proposição pode ser feita por diferentes atores sociais, como das/os próprias/os Vereadoras/es, uma vez que esta é uma de suas principais funções (produzir leis e atos normativos), da/o Prefeita/o, como é o caso com as leis que compõem o sistema orçamentário (cuja iniciativa exclusiva de proposição compete ao Executivo), ou mesmo da população, segundo norma definida (CF 1988, art. 29).
	Iniciativa
	Uma vez elaborada uma proposta de lei, é do fundamento da democracia que haja oportunidade de debate sobre a mesma, que a sociedade seja informada e participe de sua elaboração. Como em qualquer espaço em que existam interesses em conflito, a proposta deve ser negociada para que as partes cheguem a um acordo e elaborem uma proposta que contemple os interesses em debate, promovendo o bem comum. No caso de não haver consenso, a proposta de lei não deverá progredir.
	Discussão e votação
	Após ser aprovada na Câmara mediante debate e votação, é encaminhada para o chefe do Poder Executivo, que também manifesta sua opinião quanto à proposta através da sua aprovação, ou não.
	Sanção e veto
	Ato de transformar o projeto em lei, o que se dá após a aprovação da proposta pelo(a) Prefeito(a) ou a derrubada de algum veto na Câmara.
	Promulgação
	É quando a lei é tornada pública e, portanto, nenhum cidadão poderá dizer que a desconhece. Para tanto, é feita publicação em meio de comunicação público, historicamente em órgão oficial. Nos Municípios brasileiros, não encontraremos em cada localidade uma imprensa oficial.
	Publicação
8.É a “engrenagem” que permite que a Câmara funcione, estabelecendo as normas que devem ser seguidas para que o cumprimento de suas atribuições ocorra de modo eficiente, público e ordenado. Segundo o Manual do Prefeito do IBAM, “sua missão é disciplinar o procedimento legislativo e os trabalhos dos Vereadores, da Mesa e da Presidência, bem como o das comissões (permanentes ou especiais) que se constituírem para determinado fim. No seu bojo cabem todas as disposições normativas da atividade interna da Câmara, (p.68)”
Assinale a alternativa que apresenta o conceito que define corretamente esse enunciado:
Escolha uma opção:
Regimento Interno.
9.Leia o trecho do relatório de Graciliano Ramos sobre a situação que encontrou a Prefeitura quando assumiu o cargo de Prefeito:
“SOBRE A PREFEITURA
O principal, o que sem demora iniciei, o de que dependiam todos os outros, segundo creio, foi estabelecer alguma ordem na administração.
Havia em Palmeira innumeros prefeitos: os cobradores de impostos, o commandante do destacamento, os soldados, outros que desejassem administrar. Cada pedaço do Municipio tinha a sua administração particular, com prefeitos coroneis e prefeitos inspectores de quarteirões. Os fiscaes, esses, resolviam questões de policia e advogavam.
Para que semelhante anomalia desapparecesse luctei com tenacidade e encontrei obstaculos dentro da Prefeitura e fóra della — dentro, uma resistencia molle, suave, de algodão em rama; fora, uma campanha sorna, obliqua, carregada de bilis. Pensavam uns que tudo ia bem nas mãos de Nosso Senhor, que administra melhor do que todos nós; outros me davam tres mezes para levar um tiro.
Dos funccionarios que encontrei em Janeiro do anno passado restam poucos: sahiram os que faziam politica e os que não faziam coisa nenhuma. Os actuaes não se mettem onde não são necessarios, cumprem as suas obrigações e, sobretudo, não se enganam em contas. Dêvo muito a elles.
Não sei se a administração do Municipio é boa ou ruim. Talvez pudesse ser peor.(...)
Palmeira dos Indios, 
10 de Janeiro de 1929.
GRACILIANO RAMOS.”
O texto aponta para um problema grave e recorrente das administrações públicas, onde todo mundo utiliza seu espaço de trabalho como ferramenta de poder, acreditando ser a encarnação do poder do Estado enquanto instituição, ao invés de ser agente para a implementação dos princípios do Estado:
Esse problema pode ser definido como:
Escolha uma opção:Falta de institucionalidade.
10. O art. 29 da CF/88, em seu inciso VIII, garantiu aos(às) Vereadores(as) a inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos, o que significa que não poderão ser processados por calúnia, injúria e difamação, quando houver relação com o exercício do mandato. No entanto, não possuem qualquer privilégio se praticarem os chamados crimes comuns. Assim, podemos dizer que os Vereadores não tem cobertura do princípio da:
Escolha uma opção:
Imunidade.

Continue navegando

Outros materiais