Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação I - Individual (Cod 886988)

User badge image
Cassio Dias

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O design ocidental herdou o alfabeto romano, sofrendo poucas modificações com o passar dos anos. Inicialmente imitavam letras dos escribas que eram desenhadas com pena. Com o passar do tempo, a geometrização dos tipos, simetria e proporções passaram a ser objetos de pesquisas que buscavam elucidar questões referentes a padrões estéticos e progresso técnico imposto pelos meios de produção (HOLLIS, 2000).
Sobre a pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1895-1946) e Herbert Bayer (1900-1985) para a Bauhaus que a preocupação pela minimização dos ruídos da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Outro nome importante para o design é Edward Johnston (1872-1944), que desenhou o alfabeto para o metrô de Londres em 1917.
( ) Jan Tschichold (1902-1974) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia para criar uma organização visual.
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1845-1916) e Albert Baeer (1909-1965) para a Bauhaus que a preocupação pela minimização dos sons da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Jan Hollis (1922-1994) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia para criar uma organização visual.
A F - V - F - V - V.
B F - F - V - V - F.
C V - V - V - F - F.
D V - V - V - V - F.

Na perspectiva de Chaves (s.d.), cabe ao designer inteirar-se dos códigos vigentes e incorporá-los, uma vez que este profissional precisa estar a par de todos os elementos que estão além de suas práxis.
Com base na perspectiva de Chaves, assinale a alternativa CORRETA:
A Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do prédio, estamos, de fato, dizendo que tudo não é design.
B Oliveira apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer não é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.
C Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o jardineiro é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.
D Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.

O contexto da decadência dos livros perdurou até o final do século XIX e, a partir deste momento, os livros passaram a se destacar novamente. Com neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O movimento Arts and Crafts, que teve origem na Inglaterra, surgiu como uma reação aos problemas social, moral e artístico constituído pela Revolução Industrial.
II- Basicamente este movimento enaltecia o design e o retorno aos ofícios manuais e eram contra os bens resultantes da produção em massa.
III- William Morris (1834-1896) encabeçou o movimento e defendia que os propósitos fossem claros, e que se guardasse fidelidade à natureza dos materiais.
IV- William Mortis (1849-1899) encabeçou o movimento dos propósitos claros, e que se guardasse fidelidade à natureza dos materiais.
V- O movimento Arts and Crafts, que teve origem em Roma, surgiu como uma reação aos problemas social, moral e artístico constituído pela Revolução Mundial.
A As sentenças II, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, II e V estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.

Peter Behrens (1868-1940), propôs uma reforma no campo da tipografia, sendo o precursor no uso de tipos sem serifas e no uso de grids para delimitar os espaços em seus layouts. Com base no campo de tipografia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Serifa é um elemento da tipografia compostos por pequenos traços ou prolongamentos localizados ao final das hastes do tipo.
II- Essas tipografias são conhecidas como sans-serif, grotescas ou góticas.
III- O grid é uma estrutura geométrica que auxilia na distribuição e organização dos elementos no espaço.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

O design, nos Estados Unidos, foi influenciado por imigrantes europeus que trouxeram consigo as sementes da vanguarda europeia. Com base vanguarda europeia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao longo dos anos 1940, os Estados Unidos passaram a incorporar estes conceitos.
II- Enquanto o design europeu era marcado pela teoria e pela estruturação, os americanos desenvolveram um estilo mais pragmático e intuitivo.
III- Nova York se tornou o centro cultural estadunidense atraindo pessoas de grande talento, cuja sociedade valorizava a inovação técnica e a originalidade conceitual.
IV- Designers estadunidenses ganharam status internacional e mantiveram essa posição até os dias atuais.
V- Outro fator ao longo dos anos 1920, a Holanda passou a incorporar estes conceitos.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

Um projeto está relacionado às definições, requisitos, restrições, geração de ideias, organização da informação, reconhecimento das necessidades humanas, entre outras particularidades.
Com base nas definições de um design, assinale a alternativa CORRETA:
A Devido a sua informalidade, o design tem forte contexto estético o que denota um caráter astuto.
B Devido a sua linguagem formal, o design tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
C Devido a sua linguagem informal, o designer tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
D Reforçando a uma linguagem formal, o design de interiores e de moda tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.

Os primeiros historiadores do design buscavam delinear o campo consagrando o que e quem produzia design, logo, um grande conjunto de obras de grande representatividade já estão disponíveis a todo e quaisquer interessados. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nos interessa aqui apresentar o contexto, de forma que designers e suas respectivas produções assumam a posição de representação de um espaço de tempo.
II- Conhecer o legado histórico, no campo do design, nos permitirá romper as barreiras dicotômicas que tanto assolam esta área: forma/função; aparência/uso; mercado/sociedade; arte/design.
III- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças decorativas com objetivos específicos já é identificado em artefatos que datam de 2 mil anos antes de Cristo.
IV- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças gráficas com objetivos específicos já é identificado em artefatos que datam de 25 mil anos antes de Cristo.
V- Os métodos de trabalho diferem-se, em muito, daquilo que entendemos como design hoje em dia, uma vez que designers comunicam por meio de mídias de massa para uma diversidade de público ampla.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, II, IV e V estão corretas.

A tipografia Curityba foi desenvolvida por Cyla Costa e foi inspirada em tipografias utilizadas na cidade de Curitiba no século XIX, que marcou o surgimento da Tipografia Paranaense.
Com base no contexto, como é classificada Cyla Costa em sua profissão, assinale a alternativa CORRETA:
A As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Manaus. Cyla da Silva Wagner é designer gráfica e artista tipográfica.
B As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer de moda e artista gráfica.
C As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer de interiores e artista plástica.
D As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer gráfica e artista tipográfica.

No Brasil, a revolução digital iniciada na década de 1980 firmou-se na década de 1990. O design foi afetado de forma rápida e radical em decorrência do uso de computadores pessoais. Designers passaram a abandonar a prancheta trocando-as pelas telas de computador. Esse comportamento alterou os processos de design gerados nos anos a seguir.
Sobre esse período do design brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A transição do analógico para o digital abriu oportunidades para os designers, marcando a era da desconstrução das imagens.
( ) Com o desenvolvimento de softwares gráficos, os designers passaram a atuar como produtores de imagens e surgiram os bancos de fotografias.
( ) Softwares como o Adobe Photoshop, próprios para a manipulação digital de imagens, transformaram a era fotográfica para a era pós-fotográfica, alargando o espaço entre fotografia documental e manipulada.
( ) A larga produção de videoclipes acentuou a convergência de elementos que geraram uma linguagem complexa e desconstruída.
A V - F - F - V.
B V - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Entendemos que o design perpassa a cultura de um país, tendo em vista que consumimos design diariamente, no entanto, raramente percebemos sua presença no cotidiano.
Com base nas características do crescimento das cidades, assinale a alternativa CORRETA:
A O design gráfico faz parte da cultura, portanto, precisa estar inserido dentro da memória internacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
B O design faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
C O design não faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e internacional não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
D O design faz parte da cultura, portanto, precisando estar inserido dentro da memória nacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação somente para os dias de hoje.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O design ocidental herdou o alfabeto romano, sofrendo poucas modificações com o passar dos anos. Inicialmente imitavam letras dos escribas que eram desenhadas com pena. Com o passar do tempo, a geometrização dos tipos, simetria e proporções passaram a ser objetos de pesquisas que buscavam elucidar questões referentes a padrões estéticos e progresso técnico imposto pelos meios de produção (HOLLIS, 2000).
Sobre a pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1895-1946) e Herbert Bayer (1900-1985) para a Bauhaus que a preocupação pela minimização dos ruídos da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Outro nome importante para o design é Edward Johnston (1872-1944), que desenhou o alfabeto para o metrô de Londres em 1917.
( ) Jan Tschichold (1902-1974) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia para criar uma organização visual.
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1845-1916) e Albert Baeer (1909-1965) para a Bauhaus que a preocupação pela minimização dos sons da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Jan Hollis (1922-1994) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia para criar uma organização visual.
A F - V - F - V - V.
B F - F - V - V - F.
C V - V - V - F - F.
D V - V - V - V - F.

Na perspectiva de Chaves (s.d.), cabe ao designer inteirar-se dos códigos vigentes e incorporá-los, uma vez que este profissional precisa estar a par de todos os elementos que estão além de suas práxis.
Com base na perspectiva de Chaves, assinale a alternativa CORRETA:
A Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do prédio, estamos, de fato, dizendo que tudo não é design.
B Oliveira apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer não é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.
C Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o jardineiro é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.
D Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é design.

O contexto da decadência dos livros perdurou até o final do século XIX e, a partir deste momento, os livros passaram a se destacar novamente. Com neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O movimento Arts and Crafts, que teve origem na Inglaterra, surgiu como uma reação aos problemas social, moral e artístico constituído pela Revolução Industrial.
II- Basicamente este movimento enaltecia o design e o retorno aos ofícios manuais e eram contra os bens resultantes da produção em massa.
III- William Morris (1834-1896) encabeçou o movimento e defendia que os propósitos fossem claros, e que se guardasse fidelidade à natureza dos materiais.
IV- William Mortis (1849-1899) encabeçou o movimento dos propósitos claros, e que se guardasse fidelidade à natureza dos materiais.
V- O movimento Arts and Crafts, que teve origem em Roma, surgiu como uma reação aos problemas social, moral e artístico constituído pela Revolução Mundial.
A As sentenças II, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, II e V estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.

Peter Behrens (1868-1940), propôs uma reforma no campo da tipografia, sendo o precursor no uso de tipos sem serifas e no uso de grids para delimitar os espaços em seus layouts. Com base no campo de tipografia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Serifa é um elemento da tipografia compostos por pequenos traços ou prolongamentos localizados ao final das hastes do tipo.
II- Essas tipografias são conhecidas como sans-serif, grotescas ou góticas.
III- O grid é uma estrutura geométrica que auxilia na distribuição e organização dos elementos no espaço.
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

O design, nos Estados Unidos, foi influenciado por imigrantes europeus que trouxeram consigo as sementes da vanguarda europeia. Com base vanguarda europeia, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao longo dos anos 1940, os Estados Unidos passaram a incorporar estes conceitos.
II- Enquanto o design europeu era marcado pela teoria e pela estruturação, os americanos desenvolveram um estilo mais pragmático e intuitivo.
III- Nova York se tornou o centro cultural estadunidense atraindo pessoas de grande talento, cuja sociedade valorizava a inovação técnica e a originalidade conceitual.
IV- Designers estadunidenses ganharam status internacional e mantiveram essa posição até os dias atuais.
V- Outro fator ao longo dos anos 1920, a Holanda passou a incorporar estes conceitos.
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

Um projeto está relacionado às definições, requisitos, restrições, geração de ideias, organização da informação, reconhecimento das necessidades humanas, entre outras particularidades.
Com base nas definições de um design, assinale a alternativa CORRETA:
A Devido a sua informalidade, o design tem forte contexto estético o que denota um caráter astuto.
B Devido a sua linguagem formal, o design tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
C Devido a sua linguagem informal, o designer tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
D Reforçando a uma linguagem formal, o design de interiores e de moda tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.

Os primeiros historiadores do design buscavam delinear o campo consagrando o que e quem produzia design, logo, um grande conjunto de obras de grande representatividade já estão disponíveis a todo e quaisquer interessados. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Nos interessa aqui apresentar o contexto, de forma que designers e suas respectivas produções assumam a posição de representação de um espaço de tempo.
II- Conhecer o legado histórico, no campo do design, nos permitirá romper as barreiras dicotômicas que tanto assolam esta área: forma/função; aparência/uso; mercado/sociedade; arte/design.
III- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças decorativas com objetivos específicos já é identificado em artefatos que datam de 2 mil anos antes de Cristo.
IV- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças gráficas com objetivos específicos já é identificado em artefatos que datam de 25 mil anos antes de Cristo.
V- Os métodos de trabalho diferem-se, em muito, daquilo que entendemos como design hoje em dia, uma vez que designers comunicam por meio de mídias de massa para uma diversidade de público ampla.
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, II, IV e V estão corretas.

A tipografia Curityba foi desenvolvida por Cyla Costa e foi inspirada em tipografias utilizadas na cidade de Curitiba no século XIX, que marcou o surgimento da Tipografia Paranaense.
Com base no contexto, como é classificada Cyla Costa em sua profissão, assinale a alternativa CORRETA:
A As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Manaus. Cyla da Silva Wagner é designer gráfica e artista tipográfica.
B As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer de moda e artista gráfica.
C As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer de interiores e artista plástica.
D As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é designer gráfica e artista tipográfica.

No Brasil, a revolução digital iniciada na década de 1980 firmou-se na década de 1990. O design foi afetado de forma rápida e radical em decorrência do uso de computadores pessoais. Designers passaram a abandonar a prancheta trocando-as pelas telas de computador. Esse comportamento alterou os processos de design gerados nos anos a seguir.
Sobre esse período do design brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A transição do analógico para o digital abriu oportunidades para os designers, marcando a era da desconstrução das imagens.
( ) Com o desenvolvimento de softwares gráficos, os designers passaram a atuar como produtores de imagens e surgiram os bancos de fotografias.
( ) Softwares como o Adobe Photoshop, próprios para a manipulação digital de imagens, transformaram a era fotográfica para a era pós-fotográfica, alargando o espaço entre fotografia documental e manipulada.
( ) A larga produção de videoclipes acentuou a convergência de elementos que geraram uma linguagem complexa e desconstruída.
A V - F - F - V.
B V - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.

Entendemos que o design perpassa a cultura de um país, tendo em vista que consumimos design diariamente, no entanto, raramente percebemos sua presença no cotidiano.
Com base nas características do crescimento das cidades, assinale a alternativa CORRETA:
A O design gráfico faz parte da cultura, portanto, precisa estar inserido dentro da memória internacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
B O design faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
C O design não faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e internacional não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
D O design faz parte da cultura, portanto, precisando estar inserido dentro da memória nacional e ser analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação somente para os dias de hoje.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação I - Individual (Cod.:886988)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 73770178
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
O design ocidental herdou o alfabeto romano, sofrendo poucas modificações com o passar dos anos. Inicialmente 
imitavam letras dos escribas que eram desenhadas com pena. Com o passar do tempo, a geometrização dos tipos, 
simetria e proporções passaram a ser objetos de pesquisas que buscavam elucidar questões referentes a padrões 
estéticos e progresso técnico imposto pelos meios de produção (HOLLIS, 2000). Sobre a pesquisa, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1895-1946) e Herbert Bayer (1900-1985) para a Bauhaus que 
a preocupação pela minimização dos ruídos da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Outro nome importante para o design é Edward Johnston (1872-1944), que desenhou o alfabeto para o metrô 
de Londres em 1917.
( ) Jan Tschichold (1902-1974) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia 
para criar uma organização visual.
( ) Foi com os trabalhos de László Moholy-Nagy (1845-1916) e Albert Baeer (1909-1965) para a Bauhaus que a 
preocupação pela minimização dos sons da comunicação se tornou mais evidente.
( ) Jan Hollis (1922-1994) é outro designer influenciado pelos construtivistas, que utilizou da tipografia para 
criar uma organização visual.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HOLLIS, R. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
A F - V - F - V - V.
B F - F - V - V - F.
C V - V - V - F - F.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
D V - V - V - V - F.
Na perspectiva de Chaves (s.d.), cabe ao designer inteirar-se dos códigos vigentes e incorporá-los, uma vez que 
este profissional precisa estar a par de todos os elementos que estão além de suas práxis.
Com base na perspectiva de Chaves, assinale a alternativa CORRETA:
A
Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar
materiais, cores e formas, observando as particularidades do prédio, estamos, de fato, dizendo que tudo não é
design.
B
Oliveira apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer não é o responsável por combinar
materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é
design.
C
Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o jardineiro é o responsável por combinar
materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é
design.
D
Chaves apresenta é que se nos limitarmos a pensar apenas que o designer é o responsável por combinar
materiais, cores e formas, observando as particularidades do projeto, estamos, de fato, dizendo que tudo é
design.
O contexto da decadência dos livros perdurou até o final do século XIX e, a partir deste momento, os livros 
passaram a se destacar novamente. Com neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- O movimento Arts and Crafts, que teve origem na Inglaterra, surgiu como uma reação aos problemas social, 
moral e artístico constituído pela Revolução Industrial.
II- Basicamente este movimento enaltecia o design e o retorno aos ofícios manuais e eram contra os bens 
resultantes da produção em massa.
III- William Morris (1834-1896) encabeçou o movimento e defendia que os propósitos fossem claros, e que se 
guardasse fidelidade à natureza dos materiais.
IV- William Mortis (1849-1899) encabeçou o movimento dos propósitos claros, e que se guardasse fidelidade à 
natureza dos materiais.
2
3
V- O movimento Arts and Crafts, que teve origem em Roma , surgiu como uma reação aos problemas social, 
moral e artístico constituído pela Revolução Mundial.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II, IV e V estão corretas.
B As sentenças I, II e V estão corretas.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D As sentenças II, III e V estão corretas.
Peter Behrens (1868-1940), propôs uma reforma no campo da tipografia, sendo o precursor no uso de tipos sem 
serifas e no uso de grids para delimitar os espaços em seus layouts. Com base no campo de tipografia, analise as 
sentenças a seguir:
I- Serifa é um elemento da tipografia compostos por pequenos traços ou prolongamentos localizados ao final das 
hastes do tipo.
II- Essas tipografias são conhecidas como sans-serif, grotescas ou góticas.
III- O grid é uma estrutura geométrica que auxilia na distribuição e organização dos elementos no espaço.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B Somente a sentença II está correta.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.
4
O design, nos Estados Unidos, foi influenciado por imigrantes europeus que trouxeram consigo as sementes da 
vanguarda europeia. Com base vanguarda europeia, analise as sentenças a seguir:
I- Ao longo dos anos 1940, os Estados Unidos passaram a incorporar estes conceitos.
II- Enquanto o design europeu era marcado pela teoria e pela estruturação, os americanos desenvolveram um 
estilo mais pragmático e intuitivo.
III- Nova York se tornou o centro cultural estadunidense atraindo pessoas de grande talento, cuja sociedade 
valorizava a inovação técnica e a originalidade conceitual.
IV- Designers estadunidenses ganharam status internacional e mantiveram essa posição até os dias atuais.
V- Outro fator ao longo dos anos 1920, a Holanda passou a incorporar estes conceitos.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II, III e IV estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.
Um projeto está relacionado às definições, requisitos, restrições, geração de ideias, organização da informação, 
reconhecimento das necessidades humanas, entre outras particularidades. 
Com base nas definições de um design, assinale a alternativa CORRETA:
A Devido a sua informalidade, o design tem forte contexto estético o que denota um caráter astuto.
B Devido a sua linguagem formal, o design tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
5
6
C Devido a sua linguagem informal, o designer tem forte apelo estético o que denota um caráter simbólico.
D Reforçando a uma linguagem formal, o design de interiores e de moda tem forte apelo estético o que denota
um caráter simbólico.
Os primeiros historiadores do design buscavam delinear o campo consagrando o que e quem produzia design, 
logo, um grande conjunto de obras de grande representatividade já estão disponíveis a todo e quaisquer 
interessados. Com base neste contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Nos interessa aqui apresentar o contexto, de forma que designers e suas respectivas produções assumam a 
posição de representação de um espaço de tempo.
II- Conhecer o legado histórico, no campo do design, nos permitirá romper as barreiras dicotômicas que tanto 
assolam esta área: forma/função; aparência/uso; mercado/sociedade; arte/design.
III- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças decorativas com objetivos 
específicos já é identificado em artefatos que datam de 2 mil anos antes de Cristo.
IV- Ao longo da história, é possível observar que o desenvolvimento de peças gráficas com objetivos específicos 
já é identificado em artefatos que datam de 25 mil anos antes de Cristo.
V- Os métodos de trabalho diferem-se, em muito, daquilo que entendemos como design hoje em dia, uma vez que 
designers comunicam por meio de mídias de massa para uma diversidade de público ampla.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças III e IV estão corretas.
B As sentenças I, III e V estão corretas.
C As sentenças II, III e V estão corretas.
D As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
7
A tipografia Curityba foi desenvolvida por Cyla Costa e foi inspirada em tipografias utilizadas na cidade de 
Curitibano século XIX, que marcou o surgimento da Tipografia Paranaense. 
Com base no contexto, como é classificada Cyla Costa em sua profissão, assinale a alternativa CORRETA:
A As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Manaus. Cyla da Silva
Wagner é designer gráfica e artista tipográfica.
B As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é
designer de moda e artista gráfica.
C As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é
designer de interiores e artista plástica.
D As referências para a tipografia vieram do acervo imagético da Casa da Memória de Curitiba. Cyla Costa é
designer gráfica e artista tipográfica.
No Brasil, a revolução digital iniciada na década de 1980 firmou-se na década de 1990. O design foi afetado de 
forma rápida e radical em decorrência do uso de computadores pessoais. Designers passaram a abandonar a 
prancheta trocando-as pelas telas de computador. Esse comportamento alterou os processos de design gerados nos 
anos a seguir. Sobre esse período do design brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as 
falsas:
( ) A transição do analógico para o digital abriu oportunidades para os designers, marcando a era da 
desconstrução das imagens.
( ) Com o desenvolvimento de softwares gráficos, os designers passaram a atuar como produtores de imagens e 
surgiram os bancos de fotografias.
( ) Softwares como o Adobe Photoshop, próprios para a manipulação digital de imagens, transformaram a era 
fotográfica para a era pós-fotográfica, alargando o espaço entre fotografia documental e manipulada.
( ) A larga produção de videoclipes acentuou a convergência de elementos que geraram uma linguagem 
complexa e desconstruída.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - F - V.
8
9
B V - V - V - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.
Entendemos que o design perpassa a cultura de um país, tendo em vista que consumimos design diariamente, no 
entanto, raramente percebemos sua presença no cotidiano. 
Com base nas características do crescimento das cidades, assinale a alternativa CORRETA:
A O design gráfico faz parte da cultura, portanto, precisa estar inserido dentro da memória internacional e ser
analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
B O design faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e ser
analisado não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período histórico.
C
O design não faz parte da cultura de massa, portanto, precisa estar inserido dentro da memória nacional e
internacional não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação de um período
histórico.
D O design faz parte da cultura, portanto, precisando estar inserido dentro da memória nacional e ser analisado
não somente como uma mera peça gráfica, mas sim como representação somente para os dias de hoje.
10
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina