Buscar

Introdução ao conceito de arte Desafio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Introdução ao conceito de arte
Desafio
Você sabia que a palavra "arte" vem do latim e significa técnica e habilidade? Sabendo da subjetividade desse tema, será possível conceituar arte?
Você é professor em uma escola do ensino fundamental e decide trabalhar o conceito de arte com seus alunos. Para isso, os desafia a criar uma obra de arte até o final do mês. Para expandir a reflexão sobre o tema, a turma assiste ao vídeo Ateliê do artista: Vik Muniz (2019), disponível em:
Clique aqui
https://www.youtube.com/embed/VDkR62s8l4s?v=1458030412
O artista brasileiro Vik Muniz tem uma produção extremamente variada e, em um dos seus projetos, trabalhou com materiais recolhidos em aterros sanitários para constituir suas obras. Isso não se deu ao acaso. A proposta dele era justamente promover a reflexão sobre o que é descartado na nossa sociedade, ao mesmo tempo em que criava arte com aquele material. Vik Muniz tem como marca a produção fotográfica, na qual trabalha com imagens formadas a partir de materiais não convencionais como chocolate ou geleia, que poderiam ser descartados no lixo, além de papéis e tintas.
Ao final da exibição, todos debatem sobre o que foi visto. Buscando expandir a visão dos estudantes sobre o assunto e considerando tudo o que estudou até o momento, como você explica para os estudantes a possibilidade da transformação do lixo em arte?
Padrão de resposta esperado
Deve-se enfatizar que o conceito de arte envolve a ressignificação de produtos e materiais já existentes. Com isso, o artista busca provocar, questionar e proporcionar uma reflexão sobre a quantidade de lixo que geramos e, ao mesmo tempo, dar utilidade para aquele material que foi descartado. Cabe, ainda, ressaltar que a arte não é aleatória ou arbitrária; ela tem um sentido, uma finalidade e uma intencionalidade política, de modo que trabalhar com o lixo e transformá-lo em arte é uma proposta do artista.
Exercícios
1. A arte é filha do seu tempo e, por isso, reflete e influencia aspectos do contexto social, econômico, político e religioso da sociedade em que vivemos. No entanto, essa não é uma área que se basta; pelo contrário, ela conta com outras ciências para complementá-la e ampará-la como história, antropologia, filosofia, arqueologia e sociologia, por exemplo. Aliás, muito do que conhecemos de sociedades primitivas e de momentos históricos de outros tempos devemos às manifestações artísticas que terminam por guardar esse legado da humanidade, dialogando com o tempo presente. Nesse contexto, podemos afirmar que:
A. a arte é uma forma de compreender o mundo, sendo restrita ao período histórico em que fora produzida.
B. é impossível aprender sobre o ser humano e sua evolução a partir das diversas expressões e manifestações artísticas dos diferentes povos.
C. as outras áreas do conhecimento, como antropologia, sociologia e filosofia, por exemplo, pouco contribuem para ampliar o conhecimento em arte.
D. as manifestações artísticas são herança da humanidade, possibilitando a compreensão de determinada sociedade, de seu modo de viver e de produzir conhecimento.
E. a arte, por não ter um conteúdo próprio e depender de outras ciências para sua análise, é um campo de conhecimento restrito aos historiadores.
2. Para o pesquisador italiano Ricciotto Canudo (1995), uma possibilidade de classificar a arte é agrupar suas manifestações a partir dos elementos básicos da linguagem. Inicialmente, esse agrupamento se refere a sete tipos de linguagens artísticas e, mais tarde, também passaram a ser consideradas outras quatro formas de conhecimento artístico, totalizando, assim, onze aspectos. Na primeira classificação de Canudo, os agrupamentos se dividem em:
A. música, artes cênicas, pintura, escultura, arquitetura, literatura e cinema.
B. artes visuais, dança, teatro, performance, música e arte digital.
C. fotografia, história em quadrinhos, escultura e jogos de vídeo e computador.
D. dança, música, poesia, arte digital e cinema.
E.arquitetura, literatura, artes plásticas, artes cênicas e fotografia.
3. Arte é um termo que vem do latim ars e significa técnica e habilidade. Portanto, podemos considerar que é a linguagem fundamental para estimular o ser humano na criação das práticas culturais de seu povo, pois é por meio da arte que se veicula à noção de estética e imprime a noção da beleza, permitindo materializar algo que inspira ou que se pretende questionar. Por muito tempo, a pintura foi a única maneira de registrar e reproduzir a imagem de pessoas e lugares, bem como do contexto social e cultural de um povo, situação essa que só se modificou com o surgimento de técnicas de reprodução de imagem pela máquina, pós-Revolução Industrial. Dentre essas técnicas e modos de fazer arte na contemporaneidade, é correto destacar:
A. a fotografia e o cinema.
B. o cinema, a escultura e o computador.
C. a escultura, a fotografia e a arte digital.
D. a invenção do computador, a fotografia e a pintura.
E. a fotografia, a câmera de vídeo, o computador e o cinema.
4. Azevedo Júnior (2007, p. 7) afirma que “[...] arte é uma experiência humana de conhecimento estético que transmite e expressa ideias e emoções.”. Logo, a obra realizada informa sobre elementos estéticos por meio da sua aparência, de seu conteúdo e até mesmo da sua relação com o ambiente no qual ela está exposta. Dentre uma infinitude de elementos estéticos, podemos considerar o seguinte:
I. A arte envolve formas de registrar a imaginação ou a realidade por meio de representações imagéticas carregadas de significados com valores artísticos. Esses valores também estão articulados à noção de estética, uma vez que a obra é produzida com intencionalidade, podendo variar conforme as pessoas, os locais e os períodos.
II. Cores, formas e conteúdo ajudam a compor a experiência estética do objeto artístico, voltado para o que é considerado belo na sociedade em que fora produzido e fazendo com que ele construa o modo de vida de determinada cultura.
III. As obras de artes carregam noções estéticas vinculadas aos posicionamentos políticos das pessoas e dos grupos sociais, de modo que o que é considerado belo em um contexto pode não ser visto da mesma forma em outro.
IV. Para a filosofia, a estética é um parâmetro universal que, ao desconsiderar o particular em sua análise, auxilia na compreensão da obra de arte e dos valores simbólicos que ela carrega.
Está correto o que se afirma em:
A. I, II, III e IV.
B. I e II.
C. I, II e III.
D. II e III.
E. IV.
5. A filosofia nos ensina que a estética é um parâmetro medido por meio de um julgamento realizado pelo ser humano, que considera o universal e o particular para essa análise. Ao observar uma obra, o indivíduo compara o que está vendo e percebendo ao que já conhece da sociedade em que vive, levando em consideração os elementos estéticos que compõem a obra, como sua intencionalidade, seu posicionamento político e social, suas cores, formas e conteúdo. Após essa análise mais minuciosa, é possível concluir um posicionamento sobre a obra, ao mesmo tempo em que se estabelece um acordo social entre os membros da sociedade, às vezes de forma mais inconsciente do que consciente, sobre o que é belo e o que não é. De uma forma mais simplificada, é correto afirmar que, nesse contexto, a concepção de estética na arte:
A. não é considerada porque o feio também é arte.
B. é considerada porque carrega sentidos abstratos e etéreos.
C. não é considerada porque estética é algo universal.
D. é considerada porque carrega significados com valores artísticos e estéticos.
E. não é considerada porque só é arte o que é belo.

Continue navegando