Buscar

atividade (1) cooperativismo e associativismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Professora: Ana Paula Dalmagro Delai
	Disciplina: Cooperativismo e Associativismo 
	Atividade 01
	Aulas 01 e 02 
01. Contextualize a origem do cooperativismo: 
R: O cooperativismo teve início na organização dos trabalhadores na Inglaterra, no período da Revolução Industrial. Em 21 de dezembro de 1844, em Rochdale, bairro da cidade de Manchester. Segundo a Organização das Cooperativas Brasileiras – Sistema OCB, o cooperativismo surgiu no momento em que o mundo experimentou o início da doutrina econômica liberal, sistematizada por Adam Smith, filósofo e economista britânico, que defendia o afastamento do Estado nas atividades econômicas da sociedade.
02. Quais as características fundamentais do cooperativismo que o diferencia das demais organizações?
R: 1– Variabilidade ou dispensa do capital social; 2– Concurso de sócios em número mínimo necessário para compor a administração da sociedade, sem limitação de número máximo; 3– Limitação do valor da soma de quotas do capital social que cada sócio poderá tomar; • 4– Instransferibilidade das quotas do capital a terceiros estranhos à sociedade, ainda que por herança; 5– Quórum, para a Assembleia geral funcionar e deliberar, fundado no número de sócios presentes à reunião, e não no capital social representado; 6– Direito de cada sócio a um só voto nas deliberações, tenha ou não capital na sociedade, e qualquer que seja o valor de sua participação; 7 – Distribuição dos resultados, proporcionalmente ao valor das operações efetuadas pelo sócio com a sociedade, podendo ser atribuído juro fixo ao capital realizado; 8– Indivisibilidade do fundo de reserva entre os sócios, ainda que em caso de dissolução da sociedade.
03. Descreva as distinções entre cooperativas e associações: 
R: Associação: patrimônio formado por taxas pagas pelos associados, doações, fundos e reservas. Não possui capital social, o que dificulta a obtenção de financiamentos em instituições financeiras. 
Cooperativa: tem capital social, facilitando, portanto, financiamentos em instituições financeiras.
04. É correto afirmar que o cooperativismo surgiu no Brasil por meio de uma cooperativa de crédito situada no estado do Rio de Janeiro? Explicite: 
R: Não. O cooperativismo no Brasil surgiu por influência do cooperativismo europeu. No Brasil, a primeira cooperativa de crédito foi a Caixa de Economia e Empréstimo Amstad, fundada em 28 de dezembro de 1902. Baseada no princípio do auxílio mútuo, em 1847 o movimento cooperativista começa a se estruturar no Brasil. Em 1902 surgiram as cooperativas de crédito no Rio Grande do Sul, por incentivo do padre suíço, Theodor Amstadt. 
05. Qual a representatividade das cooperativas brasileiras em nível de empregos e números de cooperados? 
R: Atualmente o cooperativismo brasileiro está estruturado em três níveis diferentes: no primeiro nível as cooperativas formadas com até 20 pessoas, chamadas de singulares; no segundo nível estão as centrais ou federações formadas por três cooperativas singulares, ou mais, e no terceiro nível as confederações que são formadas por três centrais e/ou federações.
Em 2018, foi possível perceber que o número de cooperativas teve uma pequena queda, porém, o número de cooperados e de empregos gerados não teve queda, e sim um aumento de 2,5% e 6,8% respectivamente. Enquanto a população brasileira ocupada cresceu 5% de 2014 para 2018, o cooperativismo gerou 17,8% a mais de empregos no mesmo período (OCB, 2019). Da mesma forma que o número de cooperados cresceu, o número de empregos gerados também teve um aumento de 2,5% de 2018 para 2019, saindo de 425,3 mil empregos para 427,5 mil. 
06. Comente em quais ramos de atividade existem cooperativas no Brasil e comente sobre a importância de um setor no seu ponto de vista. 
R: Os ramos de atividades são: crédito, saúde, agropecuário, consumo, especial, turismo e lazer, habitacional, mineração, produção, transporte, trabalho e infraestrutura. Ramo de crédito As cooperativas de crédito são autorizadas a oferecer os mesmos serviços de outras instituições financeiras, como cartão de crédito, financiamento, consórcio, plano de previdência privada, e são também reguladas pelo Banco Central do Brasil. I Conforme resolução, Art. 1º: Composto por cooperativas que se destinam, precipuamente, a prover, por meio da mutualidade, a prestação de serviços financeiros a seus cooperados, sendo-lhes assegurado o acesso aos instrumentos do mercado financeiro. No meu ponto de vista, a importância das cooperativas vai além dos beneficios económicos, elas promovem valores como solidariedade, gualdade, cooperação e responsabilidade social, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa, possibilitando que as pessoas se unam em prol de um objetivo comum, isso fortalece os laços comunitários e aumenta as chances de sucesso e bem estar coletivos

Continue navegando